Questões de Concursos Ciências Sociais

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1Q170567 | Ciências Sociais, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

A investigação quantitativa tem como campo de práticas e objetivos trazer à luz dados, indicadores e tendências observáveis. Deve ser utilizada para abarcar, do ponto de vista social, grandes aglomerados de dados, de conjuntos demográficos, por exemplo, classificando-os e tornando-os inteligíveis por meio de varáveis. A investigação qualitativa trabalha com valores, crenças, representações, hábitos, atitudes e opiniões. Adequa-se a profundar a complexidade dos fenômenos, fatos e processos particulares e específicos de grupos mais ou menos delimitados em extensão e capazes de serem abrangidos intensamente.

MINAYO, M. C.; SANCHES, O. Quantitativo-Qualitativo: oposição ou complementaridade? Cadernos de Saúde Pública,
Rio de Janeiro, 9 (3): 239-262, jul/set 1993. (com adaptações)

As Ciências Sociais dispõem de métodos quantitativos e qualitativos, descritos sinteticamente no texto acima. Considerando essas definições, analise as afirmações que se seguem.

I. Os métodos qualitativos e quantitativos não podem ser empregados em uma mesma pesquisa.
II. Os métodos quantitativos são mais científicos que os qualitativos.
III. Os métodos qualitativos são utilizados em estudos de caso ou contextos delimitados.
IV. Métodos quantitativos e qualitativos não são mutuamente excludentes.

É correto apenas o que se afirma em

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2Q169901 | Ciências Sociais, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

Entre o conjunto das técnicas de pesquisa das Ciências Sociais, o questionário destaca-se como uma das ferramentas mais habituais e tem como características a simplicidade e a economia. Seu uso é necessário sempre que o pesquisador não dispõe de dados previamente coletados pelas instituições públicas sobre determinadas características da população, e sempre que se quer obter levantamentos específicos sobre certos aspectos, opiniões e comportamentos de uma população. Não obstante, além de ser utilizado para fins mais explicitamente exploratórios, o questionário tem por função principal dar à pesquisa uma extensão maior e possibilitar que se verifique com dados estatísticos até que ponto são generalizáveis as informações e hipóteses da pesquisa previamente construídas. Todavia, a elaboração dos questionários deve se pautar em algumas regras simples.

COMBESSIE, J.C. O método em sociologia. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

Com relação às regras que devem ser observadas para a pesquisa sociológica feita com elaboração e aplicação de questionários, observa-se que

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3Q171046 | Ciências Sociais, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

O conceito de habitus, desenvolvido por Pierre Bourdieu, constituiu-se como a chave-mestra de sua sociologia. De modo geral, o habitus refere-se a um sistema de disposições duráveis adquiridos pelo indivíduo no curso de seu processo de socialização. Apresenta-se como um produto das condições sociais passadas e como princípio gerador das práticas e das representações, permitindo ao indivíduo construir as estratégias antecipadoras. Segundo Bourdieu, essa noção contribui para a superação da oposição entre os pontos de vista objetivista e subjetivista, entre as forças exteriores da estrutura social e as forças interiores resultantes das decisões livres dos indivíduos.

FERREOL, G. Dictionnaire de Sociologie. Paris: Armand Colin, 1991. (com adaptações)

Considerando o texto acima, analise as afirmações a seguir. I. O termo habitus, adotado para marcar a diferença com conceitos correntes, tais como hábito, costume, praxe e tradição, faz a mediação entre a função e a ordem.

II. A instituição escolar tem por função produzir indivíduos dotados de sistema de esquemas inconscientes que constituem sua cultura, ou melhor, o seu habitus, com potencial para transformar a sua herança coletiva em inconsciente individual e comum.

III. Nas sociedades onde inexiste a escola, a função de inculcação do habitus é garantida pelas formas primitivas de classificação (bem/mal, bonito/feio, bom/mau), constituídas pelos mitos e pelos ritos.

IV. O habitus, como capacidade de engendrar as novas práticas, funciona como uma gramática geradora da conduta, ou seja, como um sistema de esquemas interiorizados que permitem engendrar todos os pensamentos, as percepções e as ações características de uma cultura.

V. O habitus é totalmente dependente, pois reside entre o inconsciente-condicionado e o intencional calculado.

É correto apenas o que se afirma em

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4Q171413 | Ciências Sociais, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

A cultura legítima, referendada pelos exames e diplomas, vem a ser aquela pertencente às classes privilegiadas. Logo, para os filhos de camponeses, de operários, de empregados ou de pequenos comerciantes, a cultura escolar é aculturação

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. Les héritiers: les étudiants et la culture.
Paris: Minuit, 1964, p. 37 (com adaptações).

No fragmento acima, Bourdieu e Passeron

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5Q169798 | Ciências Sociais, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

Onde quer que tenha conquistado o poder, a burguesia calcou aos pés as relações feudais, patriarcais e idílicas. Todos os complexos e variados laços que prendiam o homem feudal a seus superiores naturais ela os despedaçou sem piedade, para só deixar subsistir, de homem para homem, o laço do frio interesse, as duras exigências do pagamento à vista. A burguesia só pode existir com a condição de revolucionar incessantemente os instrumentos de produção, por conseguinte, as relações de produção e, com isso, todas as relações sociais. [] Essa revolução contínua da produção, esse abalo constante de todo o sistema social, essa agitação permanente e essa falta de segurança distinguem a época burguesa de todas as precedentes. Dissolvem-se todas as relações sociais antigas e cristalizadas, com seu cortejo de concepções e de ideias secularmente veneradas, as relações que as substituem tornam-se antiquadas antes de se ossificar. Tudo que era sólido e estável se esfuma, tudo o que era sagrado é profanado e os homens são obrigados finalmente a encarar com serenidade suas condições de existência e suas relações recíprocas. [] As relações burguesas de produção e de troca, o regime burguês de propriedade, a sociedade burguesa moderna, que conjurou gigantescos meios de produção e de troca, assemelham-se ao feiticeiro que já não pode controlar as potências infernais que pôs em movimento com suas palavras mágicas.

MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto do partido comunista. (com adaptações). A partir do texto acima e considerando as ideias de Marx e Engels, baseadas numa perspectiva dialética, avalie as afirmações que se seguem.

I. A burguesia desempenhou um papel revolucionário na história.
II. A classe social burguesa e a classe proletária surgiram a partir da sociedade capitalista.
III. Nas sociedades capitalistas as relações sociais estão em constante transformação.
IV. O proletariado possui a missão histórica de negar e superar a sociedade capitalista.

É correto apenas o que se afirma em

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6Q171004 | Ciências Sociais, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

Já se disse, numa expressão feliz, que a contribuição brasileira para a civilização será de cordialidade - daremos ao mundo o homem cordial. A lhaneza [afabilidade] no trato, a hospitalidade, a generosidade, virtudes tão gabadas por estrangeiros que nos visitam, representam, com efeito, um traço definido do caráter brasileiro, na medida, ao menos, em que permanece ativa e fecunda a influência ancestral dos padrões de convívio humano, informados no meio rural e patriarcal. Seria engano supor que essas virtudes possam significar boas maneiras, civilidade. São antes expressões de um fundo emotivo extremamente rico e transbordante. Nossa forma ordinária de convívio social é, no fundo, justamente o contrário da polidez.

HOLANDA, S. B. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, pp. 146-147.

Em Raízes do Brasil, Sérgio Buarque de Holanda utiliza o conceito de homem cordial

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7Q170413 | Ciências Sociais, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

Mesmo entre gente humilde, porém, funcionava o sistema de obrigações recíprocas. O nonagentário Nhô Samuel lembrava com saudade o dia em que o pai, sitiante perto de Tatuí, lhe disse que era tempo de irem buscar a novilha dada pelo padrinho... Diz que era costume, se o pai morria, o padrinho ajudar a comadre até arranjar a vida. Hoje, diz Nhô Roque, a gente paga o batismo e, quando o afilhado cresce, nem vem dar louvado (pedir a benção).

CANDIDO, A. Os Parceiros do Rio Bonito. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1982. p. 247.

Considerando que o texto acima pode ser articulado ao trabalho do antropólogo francês Marcel Mauss, para quem as relações de troca são fundamentais em todas as sociedades, analise as afirmações que se seguem.

I. O ato de presentear instaura e reforça as alianças e os vínculos sociais.

II. A troca de presentes é baseada em relações de reciprocidade.

III. O que fundamenta as relações de troca de presentes é o ganho econômico obtido a partir dos bens trocados.

IV. A prática social da troca de presentes origina-se com a consolidação do modo capitalista de produção.

É correto apenas o que se afirma em

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8Q169979 | Ciências Sociais, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

Cada vez que somos levados a qualificar uma cultura humana de inerte ou estacionária, devemos, portanto, nos perguntar se este imobilismo aparente não resulta da ignorância que temos de seus interesses verdadeiros, conscientes ou inconscientes, e se, tendo critérios diferentes dos nossos, esta cultura não é, a nosso respeito, vítima da mesma ilusão.

LÉVI-STRAUSS, C. Raça e História. In: Antropologia Estrutural Dois,
Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1976, p. 346.

O fragmento de texto acima foi utilizado por um professor de Antropologia em uma atividade preparatória para uma pesquisa de campo em uma pequena localidade urbana, envolvendo seus alunos, em sua maioria jovens moradores de uma metrópole. A qual objetivo metodológico presente na obra de Lévi-Strauss atende a proposta desse professor?

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9Q170266 | Ciências Sociais, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

Com base em uma perspectiva semiótica, Clifford Geertz concebe cultura como teias de significados construídos pelos homens em sociedade. Essa perspectiva se contrapõe às concepções de cultura como algo externo ao homem ou como algo superorgânico. Opõe-se também, à concepção de que a Antropologia é uma ciência experimental que busca a descoberta de leis. No que diz respeito ao posicionamento desse autor, analise as seguintes asserções.

A etnografia não corresponde ao discurso social bruto de determinada cultura.

PORQUE

Os textos antropológicos são interpretações de segunda ou de terceira mão.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

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10Q171691 | Ciências Sociais, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

A família, nos dois sentidos do termo (parentesco e grupo doméstico), é uma estrutura que atravessa e anima a sociedade inteira. Seu papel econômico é essencial, mesmo em nossas sociedades, nas quais consumo e produção estão descasados, já que a linhagem é um canal maior de redistribuição de bens e serviços.

MENDRAS, H. O que é sociologia? São Paulo, 2004 (com adaptações)

. Analise as proposições a seguir, a respeito do fragmento do texto de Mendras.

A família é uma importante célula de consumo e movimentação de recursos financeiros nas sociedades capitalistas, independentemente do tamanho do grupo doméstico.

PORQUE

O trabalho e o rendimento dos membros da família potencializam a capacidade de aquisição de bens e serviços. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

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11Q171820 | Ciências Sociais, Etnografia, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

Às vezes ouço dizer que qualquer pessoa pode observar e escrever um livro sobre um povo primitivo. Talvez qualquer pessoa possa, mas não vai estar necessariamente acrescentando algo à antropologia. Na ciência, como na vida, só se acha o que se procura. Não se pode ter respostas quando não se sabe quais são as perguntas. Por conseguinte, a primeira exigência para que se possa realizar uma pesquisa de campo é um treinamento rigoroso em teoria antropológica, que dê as condições de saber o quê e como observar, e o que é teoricamente significativo. É essencial percebermos que os fatos em si não têm significado. Para que o possuam, devem ter certo grau de generalidade. É inútil partir para campo às cegas.

EVANS-PRITCHARD, E. E. Bruxaria, oráculos e magia entre os Azande.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005, p. 243 (com adaptações).

Nesse fragmento de texto, Evans-Pritchard argumenta que

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12Q187521 | Ciências Sociais, Agente de Defensoria Cientista Social, DPE SP, FCC

Prolongamento do mais-trabalho corresponderia à redução do trabalho necessário, ou seja, uma parte do tempo de trabalho que o trabalhador até agora utilizava de fato, para si mesmo, transforma-se em tempo de trabalho para o capitalista. O que teria mudado não seria a jornada de trabalho, mas a sua divisão em trabalho necessário e mais-trabalho.
(Karl Marx. O Capital, Vol. 1, Livro 1, 1980, p. 250)

A partir do trecho acima, pode-se inferir que se trata do conceito de

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13Q170456 | Ciências Sociais, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

Se o homem no estado de natureza é tão livre, conforme dissemos, se é senhor absoluto da sua própria pessoa e posses, igual ao maior e a ninguém sujeito, por que abrirá ele mão dessa liberdade, por que abandonará o seu império e sujeitar-se-á ao domínio e controle de qualquer outro poder? Ao que é óbvio responder que, embora no estado de natureza tenha tal direito, a fruição do mesmo é muito incerta e está constantemente exposta à invasão de terceiros porque, sendo todos reis tanto quanto ele, todo homem igual a ele, e na maior parte pouco observadores da equidade e da justiça, a fruição da propriedade que possui nesse estado é muito insegura, muito arriscada. Estas circunstâncias obrigam-no a abandonar uma condição que, embora livre, está cheia de temores e perigos constantes; e não é sem razão que procura de boa vontade juntar-se em sociedade com outros que estão.+ já unidos, ou pretendem unir-se, para a mútua conservação da vida, da liberdade e dos bens a que chamo de propriedade.

LOCKE, J. Segundo Tratado Sobre o Governo, São Paulo: Abril Cultural, 1983, p. 82.

Considerando as ideias de Locke expostas no texto acima, assinale a alternativa correta.

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14Q170574 | Ciências Sociais, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

Mas esse Estado hobbesiano continua marcado pelo medo. Veja-se a capa da primeira edição de Leviatã (1651), que mostra um príncipe, cuja armadura é feita de escamas que são seus súditos, brandindo ameaçador a espada. Ou veja o próprio nome, Leviatã, que é um monstro bíblico, que aparece no livro de Jó. Hobbes diz: o soberano governa pelo temor (awe) que inflige a seus súditos. Porque, sem medo, ninguém abriria mão de toda a liberdade que tem naturalmente; se não temesse a morte violenta, que homem renunciaria ao Direito que possui, por natureza, a todos os bens e corpos?

WEFFORT, F. C. Os clássicos da Política, v. II. São Paulo: Atlas, 2008 (com adaptações).

Com relação ao Estado hobbesiano e às ideias de Hobbes, conclui-se que

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15Q171552 | Ciências Sociais, Antropologia, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

Laudos antropológicos que se baseiam no conceito de etnicidade devem levar em conta as especificidades culturais das populações analisadas.

PORQUE

Os laudos devem ser redigidos com ênfase na etnografia do modo de viver dessas comunidades, na busca de uma chave de leitura que permita retratar a continuidade cultural, social e histórica desses grupos.

Considerando a relação proposta entre essas asserções, assinale a opção correta.

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16Q170988 | Ciências Sociais, Movimentos Sociais, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

O movimento operário é considerado o modelo clássico de movimento social. Contudo, autores como Alain Touraine indicaram o esgotamento desse modelo e apontaram o surgimento dos novos movimentos sociais a partir dos anos 1960. Esses novos movimentos sociais

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17Q185924 | Ciências Sociais, Agente de Defensoria Cientista Social, DPE SP, FCC

A chamada "escola sociológica de Chicago" se constitui como uma tradição de pesquisa na sociologia norte-americana na primeira metade do século XX. Considere as seguintes proposições:

I. O crescimento da estrutura urbana nas cidades apresenta dois padrões: o central e o axial.

II. A moderna cidade industrial pode ser caracterizada como um mecanismo psicofísico dotado concomitantemente de uma ordem moral e de uma estrutura física.

III. Uma das características típicas da moderna cidade industrial é a mobilidade propiciada aos indivíduos ou grupos, seja compreendida como locomoção espacial, seja como mobilidade vertical na ordem social.

É correto o que se afirma em

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18Q192589 | Ciências Sociais, Agente de Defensoria Assistente Social, DPE SP, FCC

Controle Social é expressão de uso recente e corresponde a uma moderna compreensão da relação Estado- sociedade, onde a esta cabe estabelecer práticas de vigilância e controle sobre aquele. (Carvalho, 1995:8)
Dessa forma, ao analisar os conselhos, é correto afirmar que

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19Q188324 | Ciências Sociais, Agente de Defensoria Cientista Social, DPE SP, FCC

A política eleitoral constitui o mecanismo pelo qual o indivíduo, enquanto cidadão, pode reivindicar seu direito a bens e serviços. Embora como produtores imediatos os trabalhadores não tenham direito legal ao produto, como cidadãos podem obter tal direito via sistema político. Ademais, novamente como cidadãos e não como produtores imediatos, podem intervir na própria organização da produção e na alocação dos lucros.

(Adam Przeworsky. Capitalismo e Social-democracia, 1989, p. 24)

Neste trecho, o autor interpreta que

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20Q190243 | Ciências Sociais, Agente de Defensoria Cientista Social, DPE SP, FCC

Bronislaw Malinowski (1884-1942), autor de obras como Os Argonautas do Pacífico Ocidental e Crime e costume na sociedade selvagem, pode ser considerado um dos fundadores da moderna Antropologia Social britânica. A respeito de sua teoria funcionalista é possível afirmar que

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