Início Questões de Concursos Educação Artística Resolva questões de Educação Artística comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Educação Artística Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q387772 | Educação Artística, Professor de Educação Básico, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSAA arte digital surgiu a partir dos meios tecnológicos computacionais e diferencia-se de outras categorias artísticas pelo uso ✂️ a) de produtos químicos conhecidos por mordentes para gravar. ✂️ b) da cor luz para pintar e desenhar. ✂️ c) do metal fundido na manufatura para esculpir. ✂️ d) da argila e de outras matérias-primas inorgânicas para modelar. ✂️ e) de pigmentos líquidos para pintar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q387580 | Educação Artística, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEOs museus de arte constituem espaços em que estão presentes as mais diversas manifestações artístico-culturais, tais como pintura, teatro, música, dança, desenho, cinema, expressão corporal, fotografias e esculturas, considerando as diferentes linguagens que se expressam de forma singular. A convivência com as obras em um museu propicia ao estudante o conhecimento de várias formas de expressão de artistas brasileiros e estrangeiros. Acerca desse tema e a respeito da relação da arte com a educação no ambiente de museu, assinale a opção correta. ✂️ a) O olhar de um estudante para uma obra é ingênuo, descomprometido com o passado e com as suas experiências e referenciais. ✂️ b) A educação do olhar por meio das visitas aos museus é um exercício, uma construção em que não se permitem questionamentos. ✂️ c) A proximidade com as obras em um museu de arte provoca o gosto pela descoberta das impressões sensoriais, a curiosidade e o prazer. ✂️ d) Os prédios dos museus, em sua maioria, oferecem um espaço inócuo, incapazes de interferir nas expectativas e no imaginário de cada visitante. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q387779 | Educação Artística, Policial Civil Perito, Polícia Civil PA, CESPE CEBRASPEO expressionismo foi uma reação ao impressionismo. Teve início no fim dos anos 40 e no início dos anos 50 do século XX. Considerando as características desse movimento artístico, assinale a opção correta. ✂️ a) As pinturas expressionistas seguiam as regras tradicionais de equilíbrio da composição e regularidade da forma. ✂️ b) As imagens das obras impressionistas resultavam de idéia preconcebida, evidenciando os limites do artista. ✂️ c) O expressionismo procurou expressar as emoções humanas e interpretar as angústias que caracterizavam psicologicamente o homem do início do século XX. ✂️ d) A técnica utilizada pelos artistas expressionistas era a aplicação da tinta utilizando como referência a realidade visual. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q39110 | Educação Artística, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESESA "história da arte" é uma ciência multidisciplinar que procura estudar de modo objetivo a arte através do tempo, classificando as diferentes formas de cultura, estabelecendo a sua periodização e salientando as características artísticas distintivas e influentes. O estudo da história da arte teve início durante: ✂️ a) Imperialismo. ✂️ b) Período Paleolítico. ✂️ c) Renascimento. ✂️ d) Romantismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q387750 | Educação Artística, Técnico em Gestão Cultural, FCPTN PA, CESPE CEBRASPEEnquanto os expressionistas alemães imergiam nos sentimentos profundos, um grupo de artistas holandeses, com destaque ao pintor Piet Mondrian (1872-1944), tentou eliminar a emoção da arte. Com relação a esse artista e suas obras, assinale a opção correta. ✂️ a) Com seu estilo particular, Piet Mondrian se consagrou na história da arte como pintor pós-moderno. ✂️ b) Em sua pintura típica, que o consagrou como artista, Mondrian fez uso de linhas diagonais, pois de acordo com sua gramática visual elas representariam vitalidade. ✂️ c) As cores laranja, verde e azul foram os cromas mais importantes na obra do artista. ✂️ d) Nas pinturas de Mondrian, a harmonia e o equilíbrio eram conseguidos, principalmente, por meio de composições assimétricas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q387849 | Educação Artística, Professor, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDBA arte acadêmica desenvolvida no Primeiro Império, na Academia de Belas Artes, revela características: ✂️ a) barrocas; ✂️ b) neoclássicas; ✂️ c) românticas; ✂️ d) modernas; ✂️ e) contemporâneas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q387518 | Educação Artística, Técnico em Gestão Cultural, FCPTN PA, CESPE CEBRASPEEm relação aos folguedos e às danças folclóricas brasileiras, julgue os itens abaixo. I O pastoril é uma dança circular que marca o início das homenagens do ciclo do gado na região nordeste. II O bumba-meu-boi, originário da região sudeste, versa sobre a morte e ressurreição de um boi. III No boi-bumbá, uma versão do bumba-meu-boi presente no Amazonas e no Pará, os personagens humanos principais eram Pai Francisco e Catirina. IV O Boi de Parintins apresenta duas facções rivais, o Boi Caprichoso e o Boi Garantido. Estão certos apenas os itens ✂️ a) I e II. ✂️ b) I e IV. ✂️ c) II e III. ✂️ d) III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q387684 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCPara Ana Mae Barbosa, arte-educação é uma ✂️ a) área dos cursos universitários responsável pela preparação dos professores de arte e, portanto, visa capacitar para a compreensão dos objetivos e metodologias do ensino de artes visuais, música, teatro e dança. ✂️ b) designação para o campo de trabalho de educadores que desenvolvem processos educativos em arte para crianças e adolescentes. ✂️ c) designação que serve para garantir que a arte seja exigida e definida como uma matéria, uma disciplina igual às outras no currículo. ✂️ d) expressão que a partir dos anos setenta e oitenta rompe com a livre-expressão como objetivo no ensino de arte e, portanto, oficializa a proposta triangular nas escolas. ✂️ e) certa epistemologia da arte e, portanto, é a investigação dos modos pelos quais se aprende arte. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q387686 | Educação Artística, Policial Civil Perito, Polícia Civil PA, CESPE CEBRASPEUm dos principais pontos de mutação da arte do século XX, o cubismo durou como forma pura de 1908 a 1914. Acerca desse estilo, assinale a opção correta. ✂️ a) A pintura cubista tratava as formas da natureza com realismo, representadas fielmente. ✂️ b) Os cubistas representavam os objetos com todas as suas partes em um mesmo plano. ✂️ c) As duas grandes tendências do cubismo — analítico e sintético — tinham como base a pintura sem interferência de outros materiais ou objetos. ✂️ d) Nos temas apresentados nas pinturas cubistas, os artistas trabalhavam com muitas cores, especialmente o vermelho e o amarelo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q387753 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCSegundo Maria Fusari e M. Heloisa Ferraz, quanto aos procedimentos de ensino e aprendizagem, será preciso que as aulas de Arte sigam orientações que propiciem ✂️ a) o fazer artístico e a apreciação de obras visuais, sonoras e cênicas, com atividades incorporadas às datas comemorativas do calendário escolar para oportunizar aos alunos a reelaboração da cultura artística vivida pela humanidade. ✂️ b) o aprender a fazer e a analisar produções artísticas e estéticas visuais, sonoras, e cênicas, de tal maneira que os alunos apresentem progressos em seu saber artístico e estético nas dimensões técnica, inventiva, representacional e expressiva do mundo por eles conhecido. ✂️ c) o aprender a fazer e contextualizar produções artísticas visuais, sonoras, e cênicas, de tal maneira que os alunos apresentem progressos em suas faculdades cognitivas, imaginativas, técnicas e de memória. ✂️ d) o fazer artístico com atividades de releitura de produções artísticas visuais, sonoras e cênicas, que proponham a integração do saber artístico e estético com os demais componentes curriculares, para possibilitar os alunos a utilizar os conhecimentos em arte e mostrar suas habilidades. ✂️ e) o aprender a fazer e a fruição de produções visuais, sonoras e cênicas com atividades de leitura comparativa para que os alunos apresentem progressos na aprendizagem de ver, descrever e julgar obras de arte em aliança com comportamentos apreciativos como empatia, distanciamento ou fusão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q387498 | Educação Artística, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEO desenho, a pintura, o grafite, a escultura, a música, a dança e o teatro são formas de arte que estão presentes no dia-a-dia, como atividades humanas, desde a pré-história. Considerando essas manifestações de arte, assinale a opção correta. ✂️ a) As mais antigas figuras feitas pelo ser humano foram desenhadas em suporte de madeira, como a tela de pintura utilizada hoje em dia. ✂️ b) A arte dos artistas pré-históricos, principalmente aqueles do período Neolítico, era limitada à pintura em que se utilizavam corantes naturais. ✂️ c) As mãos em negativo, correspondentes a representação encontrada nas paredes das cavernas, foram feitas pelo artista pré-histórico com o auxílio de pincéis e tinta. ✂️ d) Nas pinturas rupestres, os desenhos e as pinturas de animais eram reproduzidos como uma representação de como os olhos os captavam. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q387858 | Educação Artística, Professor de Educação Básico, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSANo teatro, a maquiagem tem uma importância particular na evolução da cena teatral, pois ✂️ a) é sempre imutável em suas origens, permanecendo a mesma tanto na iluminação a gás quanto com o uso da luz elétrica. ✂️ b) encontra-se, entre suas funções, o poder de embelezar, codificar o rosto, teatralizar a fisionomia, estender as formas teatrais além do rosto. ✂️ c) não é mais usada em peças pós-dramáticas, principalmente nas realizadas na rua. ✂️ d) todos os atores que entram em cena em certas peças, como no teatro Kabuki, usam a mesma maquiagem. ✂️ e) ela tem caráter ritual nas peças representadas no século XIX. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q387456 | Educação Artística, Policial Civil Perito, Polícia Civil PA, CESPE CEBRASPEA pintura é o ramo da arte visual em que, com o uso de tinta para criar linhas, cores e formas, são representadas, sobre uma superfície, as criações do artista. A respeito dos tipos de tintas e técnicas utilizadas nas pinturas, assinale a opção correta. ✂️ a) A tinta acrílica é solúvel em água, no entanto, é mais resistente que a tinta guache porque tem um componente com função semelhante à de uma cola branca. ✂️ b) A aquarela, como o guache, é solúvel em água. Entretanto, enquanto o guache é transparente, a aquarela tem cores opacas. ✂️ c) A tinta a óleo permite ao artista o uso de vários efeitos e formas de acabamento por ser uma tinta que seca rapidamente. ✂️ d) Com a tinta a óleo é possível desenvolver a técnica do empastamento, em que a imagem é definida por pontos ou pequenas manchas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q387854 | Educação Artística, Professor de Educação Básico, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSACom a chegada da Família Real portuguesa em 1808, o Rio de Janeiro passava a abrigar a Corte. Em 1816, desembarcou a Missão Francesa, com a proposta de modernizar e embelezar a cidade. O estilo que eles trouxeram para o Brasil é conhecido como ✂️ a) Barroco. ✂️ b) Moderno. ✂️ c) Pós-moderno. ✂️ d) Neoclássico. ✂️ e) Renascentista. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q387547 | Educação Artística, Analista Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPENo que se refere a características histórico-culturais dos museus e dos objetos neles expostos, julgue os próximos itens. Embora exerçam função tipicamente colecionadora, os museus evitam contar histórias que já foram contadas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q387561 | Educação Artística, Professor, SEE SP, VUNESPA Sagração da Primavera, com música de Igor Stravinsky e coreografia de Vaslav Nijinski (século XX), inspirou-se num ritual cuja origem encontra-se nas mais remotas organizações sociais. Trata-se do ritual de ✂️ a) colheita. ✂️ b) sepultamento. ✂️ c) caça. ✂️ d) guerra. ✂️ e) fertilidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q39108 | Educação Artística, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESESApós 30 anos de atividade no Brasil, ele foi substituído pela Educação Musical, criada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira de 1961. Referimo-nos ao: ✂️ a) Canto Harmônico ✂️ b) Canto Orfeônico. ✂️ c) Canto Sinfônico. ✂️ d) Canto Gregoriano. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q387503 | Educação Artística, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESSO escultor Bruno Giorgi sofreu, entre outros, a influência de um dos mais importantes escultores do Modernismo europeu - Henry Moore -, cuja retrospectiva se encerrou recentemente no Rio de Janeiro. Assinale a obra de Bruno Giorgi na cidade do Rio de Janeiro. ✂️ a) O Monumento aos Pracinhas ✂️ b) O Monumento às Bandeiras ✂️ c) A escultura "Meteoro" ✂️ d) A escultura "Dois Guerreiros" ✂️ e) O Monumento à Juventude Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q39107 | Educação Artística, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESESNa contemporaneidade são muitos os estudos que comprovam a eficácia da música como ferramenta auxiliar em sala de aula em diversos níveis da educação básica e até mesmo no ensino superior. Também conhecida como antropologia da música, é uma teoria formulada pelo americano Alan P. Merrian que defende a arte musical como um poderoso meio de interação que através do estímulo da percepção possibilita o ser humano organizar e vivenciar informações de origem sensorial. Referimo-nos a(o): ✂️ a) Etnomusicologia. ✂️ b) Harmonicologia. ✂️ c) Ritmologia. ✂️ d) Musicologia. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q387477 | Educação Artística, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESSA metodologia triangular, proposta defendida pela arte-educadora Ana Mae Barbosa, tem por base um trabalho pedagógico integrador de três facetas do conhecimento em arte. Além do fazer artístico, outros dois elementos compõem o triângulo. Assinale a afirmativa que os indique. ✂️ a) a análise da obra de arte e a História da Arte ✂️ b) a livre expressão e o conhecimento da arte brasileira ✂️ c) o "laissez-faire" e a História da Arte Universal ✂️ d) o desenho geométrico e a História da Arte Geral ✂️ e) o conhecimento da linguagem da arte e a História da Arte Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q387772 | Educação Artística, Professor de Educação Básico, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSAA arte digital surgiu a partir dos meios tecnológicos computacionais e diferencia-se de outras categorias artísticas pelo uso ✂️ a) de produtos químicos conhecidos por mordentes para gravar. ✂️ b) da cor luz para pintar e desenhar. ✂️ c) do metal fundido na manufatura para esculpir. ✂️ d) da argila e de outras matérias-primas inorgânicas para modelar. ✂️ e) de pigmentos líquidos para pintar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q387580 | Educação Artística, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEOs museus de arte constituem espaços em que estão presentes as mais diversas manifestações artístico-culturais, tais como pintura, teatro, música, dança, desenho, cinema, expressão corporal, fotografias e esculturas, considerando as diferentes linguagens que se expressam de forma singular. A convivência com as obras em um museu propicia ao estudante o conhecimento de várias formas de expressão de artistas brasileiros e estrangeiros. Acerca desse tema e a respeito da relação da arte com a educação no ambiente de museu, assinale a opção correta. ✂️ a) O olhar de um estudante para uma obra é ingênuo, descomprometido com o passado e com as suas experiências e referenciais. ✂️ b) A educação do olhar por meio das visitas aos museus é um exercício, uma construção em que não se permitem questionamentos. ✂️ c) A proximidade com as obras em um museu de arte provoca o gosto pela descoberta das impressões sensoriais, a curiosidade e o prazer. ✂️ d) Os prédios dos museus, em sua maioria, oferecem um espaço inócuo, incapazes de interferir nas expectativas e no imaginário de cada visitante. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q387779 | Educação Artística, Policial Civil Perito, Polícia Civil PA, CESPE CEBRASPEO expressionismo foi uma reação ao impressionismo. Teve início no fim dos anos 40 e no início dos anos 50 do século XX. Considerando as características desse movimento artístico, assinale a opção correta. ✂️ a) As pinturas expressionistas seguiam as regras tradicionais de equilíbrio da composição e regularidade da forma. ✂️ b) As imagens das obras impressionistas resultavam de idéia preconcebida, evidenciando os limites do artista. ✂️ c) O expressionismo procurou expressar as emoções humanas e interpretar as angústias que caracterizavam psicologicamente o homem do início do século XX. ✂️ d) A técnica utilizada pelos artistas expressionistas era a aplicação da tinta utilizando como referência a realidade visual. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q39110 | Educação Artística, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESESA "história da arte" é uma ciência multidisciplinar que procura estudar de modo objetivo a arte através do tempo, classificando as diferentes formas de cultura, estabelecendo a sua periodização e salientando as características artísticas distintivas e influentes. O estudo da história da arte teve início durante: ✂️ a) Imperialismo. ✂️ b) Período Paleolítico. ✂️ c) Renascimento. ✂️ d) Romantismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q387750 | Educação Artística, Técnico em Gestão Cultural, FCPTN PA, CESPE CEBRASPEEnquanto os expressionistas alemães imergiam nos sentimentos profundos, um grupo de artistas holandeses, com destaque ao pintor Piet Mondrian (1872-1944), tentou eliminar a emoção da arte. Com relação a esse artista e suas obras, assinale a opção correta. ✂️ a) Com seu estilo particular, Piet Mondrian se consagrou na história da arte como pintor pós-moderno. ✂️ b) Em sua pintura típica, que o consagrou como artista, Mondrian fez uso de linhas diagonais, pois de acordo com sua gramática visual elas representariam vitalidade. ✂️ c) As cores laranja, verde e azul foram os cromas mais importantes na obra do artista. ✂️ d) Nas pinturas de Mondrian, a harmonia e o equilíbrio eram conseguidos, principalmente, por meio de composições assimétricas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q387849 | Educação Artística, Professor, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDBA arte acadêmica desenvolvida no Primeiro Império, na Academia de Belas Artes, revela características: ✂️ a) barrocas; ✂️ b) neoclássicas; ✂️ c) românticas; ✂️ d) modernas; ✂️ e) contemporâneas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q387518 | Educação Artística, Técnico em Gestão Cultural, FCPTN PA, CESPE CEBRASPEEm relação aos folguedos e às danças folclóricas brasileiras, julgue os itens abaixo. I O pastoril é uma dança circular que marca o início das homenagens do ciclo do gado na região nordeste. II O bumba-meu-boi, originário da região sudeste, versa sobre a morte e ressurreição de um boi. III No boi-bumbá, uma versão do bumba-meu-boi presente no Amazonas e no Pará, os personagens humanos principais eram Pai Francisco e Catirina. IV O Boi de Parintins apresenta duas facções rivais, o Boi Caprichoso e o Boi Garantido. Estão certos apenas os itens ✂️ a) I e II. ✂️ b) I e IV. ✂️ c) II e III. ✂️ d) III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q387684 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCPara Ana Mae Barbosa, arte-educação é uma ✂️ a) área dos cursos universitários responsável pela preparação dos professores de arte e, portanto, visa capacitar para a compreensão dos objetivos e metodologias do ensino de artes visuais, música, teatro e dança. ✂️ b) designação para o campo de trabalho de educadores que desenvolvem processos educativos em arte para crianças e adolescentes. ✂️ c) designação que serve para garantir que a arte seja exigida e definida como uma matéria, uma disciplina igual às outras no currículo. ✂️ d) expressão que a partir dos anos setenta e oitenta rompe com a livre-expressão como objetivo no ensino de arte e, portanto, oficializa a proposta triangular nas escolas. ✂️ e) certa epistemologia da arte e, portanto, é a investigação dos modos pelos quais se aprende arte. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q387686 | Educação Artística, Policial Civil Perito, Polícia Civil PA, CESPE CEBRASPEUm dos principais pontos de mutação da arte do século XX, o cubismo durou como forma pura de 1908 a 1914. Acerca desse estilo, assinale a opção correta. ✂️ a) A pintura cubista tratava as formas da natureza com realismo, representadas fielmente. ✂️ b) Os cubistas representavam os objetos com todas as suas partes em um mesmo plano. ✂️ c) As duas grandes tendências do cubismo — analítico e sintético — tinham como base a pintura sem interferência de outros materiais ou objetos. ✂️ d) Nos temas apresentados nas pinturas cubistas, os artistas trabalhavam com muitas cores, especialmente o vermelho e o amarelo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q387753 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCSegundo Maria Fusari e M. Heloisa Ferraz, quanto aos procedimentos de ensino e aprendizagem, será preciso que as aulas de Arte sigam orientações que propiciem ✂️ a) o fazer artístico e a apreciação de obras visuais, sonoras e cênicas, com atividades incorporadas às datas comemorativas do calendário escolar para oportunizar aos alunos a reelaboração da cultura artística vivida pela humanidade. ✂️ b) o aprender a fazer e a analisar produções artísticas e estéticas visuais, sonoras, e cênicas, de tal maneira que os alunos apresentem progressos em seu saber artístico e estético nas dimensões técnica, inventiva, representacional e expressiva do mundo por eles conhecido. ✂️ c) o aprender a fazer e contextualizar produções artísticas visuais, sonoras, e cênicas, de tal maneira que os alunos apresentem progressos em suas faculdades cognitivas, imaginativas, técnicas e de memória. ✂️ d) o fazer artístico com atividades de releitura de produções artísticas visuais, sonoras e cênicas, que proponham a integração do saber artístico e estético com os demais componentes curriculares, para possibilitar os alunos a utilizar os conhecimentos em arte e mostrar suas habilidades. ✂️ e) o aprender a fazer e a fruição de produções visuais, sonoras e cênicas com atividades de leitura comparativa para que os alunos apresentem progressos na aprendizagem de ver, descrever e julgar obras de arte em aliança com comportamentos apreciativos como empatia, distanciamento ou fusão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q387498 | Educação Artística, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEO desenho, a pintura, o grafite, a escultura, a música, a dança e o teatro são formas de arte que estão presentes no dia-a-dia, como atividades humanas, desde a pré-história. Considerando essas manifestações de arte, assinale a opção correta. ✂️ a) As mais antigas figuras feitas pelo ser humano foram desenhadas em suporte de madeira, como a tela de pintura utilizada hoje em dia. ✂️ b) A arte dos artistas pré-históricos, principalmente aqueles do período Neolítico, era limitada à pintura em que se utilizavam corantes naturais. ✂️ c) As mãos em negativo, correspondentes a representação encontrada nas paredes das cavernas, foram feitas pelo artista pré-histórico com o auxílio de pincéis e tinta. ✂️ d) Nas pinturas rupestres, os desenhos e as pinturas de animais eram reproduzidos como uma representação de como os olhos os captavam. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q387858 | Educação Artística, Professor de Educação Básico, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSANo teatro, a maquiagem tem uma importância particular na evolução da cena teatral, pois ✂️ a) é sempre imutável em suas origens, permanecendo a mesma tanto na iluminação a gás quanto com o uso da luz elétrica. ✂️ b) encontra-se, entre suas funções, o poder de embelezar, codificar o rosto, teatralizar a fisionomia, estender as formas teatrais além do rosto. ✂️ c) não é mais usada em peças pós-dramáticas, principalmente nas realizadas na rua. ✂️ d) todos os atores que entram em cena em certas peças, como no teatro Kabuki, usam a mesma maquiagem. ✂️ e) ela tem caráter ritual nas peças representadas no século XIX. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q387456 | Educação Artística, Policial Civil Perito, Polícia Civil PA, CESPE CEBRASPEA pintura é o ramo da arte visual em que, com o uso de tinta para criar linhas, cores e formas, são representadas, sobre uma superfície, as criações do artista. A respeito dos tipos de tintas e técnicas utilizadas nas pinturas, assinale a opção correta. ✂️ a) A tinta acrílica é solúvel em água, no entanto, é mais resistente que a tinta guache porque tem um componente com função semelhante à de uma cola branca. ✂️ b) A aquarela, como o guache, é solúvel em água. Entretanto, enquanto o guache é transparente, a aquarela tem cores opacas. ✂️ c) A tinta a óleo permite ao artista o uso de vários efeitos e formas de acabamento por ser uma tinta que seca rapidamente. ✂️ d) Com a tinta a óleo é possível desenvolver a técnica do empastamento, em que a imagem é definida por pontos ou pequenas manchas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q387854 | Educação Artística, Professor de Educação Básico, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSACom a chegada da Família Real portuguesa em 1808, o Rio de Janeiro passava a abrigar a Corte. Em 1816, desembarcou a Missão Francesa, com a proposta de modernizar e embelezar a cidade. O estilo que eles trouxeram para o Brasil é conhecido como ✂️ a) Barroco. ✂️ b) Moderno. ✂️ c) Pós-moderno. ✂️ d) Neoclássico. ✂️ e) Renascentista. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q387547 | Educação Artística, Analista Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPENo que se refere a características histórico-culturais dos museus e dos objetos neles expostos, julgue os próximos itens. Embora exerçam função tipicamente colecionadora, os museus evitam contar histórias que já foram contadas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q387561 | Educação Artística, Professor, SEE SP, VUNESPA Sagração da Primavera, com música de Igor Stravinsky e coreografia de Vaslav Nijinski (século XX), inspirou-se num ritual cuja origem encontra-se nas mais remotas organizações sociais. Trata-se do ritual de ✂️ a) colheita. ✂️ b) sepultamento. ✂️ c) caça. ✂️ d) guerra. ✂️ e) fertilidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q39108 | Educação Artística, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESESApós 30 anos de atividade no Brasil, ele foi substituído pela Educação Musical, criada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira de 1961. Referimo-nos ao: ✂️ a) Canto Harmônico ✂️ b) Canto Orfeônico. ✂️ c) Canto Sinfônico. ✂️ d) Canto Gregoriano. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q387503 | Educação Artística, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESSO escultor Bruno Giorgi sofreu, entre outros, a influência de um dos mais importantes escultores do Modernismo europeu - Henry Moore -, cuja retrospectiva se encerrou recentemente no Rio de Janeiro. Assinale a obra de Bruno Giorgi na cidade do Rio de Janeiro. ✂️ a) O Monumento aos Pracinhas ✂️ b) O Monumento às Bandeiras ✂️ c) A escultura "Meteoro" ✂️ d) A escultura "Dois Guerreiros" ✂️ e) O Monumento à Juventude Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q39107 | Educação Artística, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESESNa contemporaneidade são muitos os estudos que comprovam a eficácia da música como ferramenta auxiliar em sala de aula em diversos níveis da educação básica e até mesmo no ensino superior. Também conhecida como antropologia da música, é uma teoria formulada pelo americano Alan P. Merrian que defende a arte musical como um poderoso meio de interação que através do estímulo da percepção possibilita o ser humano organizar e vivenciar informações de origem sensorial. Referimo-nos a(o): ✂️ a) Etnomusicologia. ✂️ b) Harmonicologia. ✂️ c) Ritmologia. ✂️ d) Musicologia. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q387477 | Educação Artística, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESSA metodologia triangular, proposta defendida pela arte-educadora Ana Mae Barbosa, tem por base um trabalho pedagógico integrador de três facetas do conhecimento em arte. Além do fazer artístico, outros dois elementos compõem o triângulo. Assinale a afirmativa que os indique. ✂️ a) a análise da obra de arte e a História da Arte ✂️ b) a livre expressão e o conhecimento da arte brasileira ✂️ c) o "laissez-faire" e a História da Arte Universal ✂️ d) o desenho geométrico e a História da Arte Geral ✂️ e) o conhecimento da linguagem da arte e a História da Arte Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro