Questões de Concursos Engenharia Aeronáutica

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1Q207104 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação ao processo de transmissão e recepção de sinais

analógicos modulados em AM e FM, julgue os itens que se seguem.

Um sinal FM necessita de um recuo de potência (backoff) menor que o de um sinal AM ao serem ambas alimentadas em amplificadores de potência de RF, tendo, assim, uma melhor eficiência de amplificação do que o AM

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2Q208128 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da identificação de auxílios de rádio-navegação e da utilização dos sistemas de navegação, julgue os itens a seguir.

A identificação de um NDB pode ser feita por meio de

modulação de sinal audível emitido em código Morse com

duas ou três letras. Os de duas letras, quando usados como

marcadores de posição nas proximidades de aeródromos, não

se prestam a balizar aerovias para os voos em rota.

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3Q748800 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

A estabilidade lateral estática das aeronaves pode ser definida como um momento restaurador, criado sempre que suas asas saem de uma condição nivelada. Além disso, a referida estabilidade é influenciada pela posição da asa em relação à fuselagem (alta, média ou baixa), pelo enflechamento, pelo ângulo de diedro e pela superfície vertical da empenagem. Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.

O ângulo de diedro, ângulo formado entre o plano da asa e um plano horizontal, contribui para a estabilidade lateral estática de um avião. O referido ângulo será positivo se a ponta da asa estiver em uma posição acima da raiz e, se a ponta da asa estiver em uma posição abaixo da raiz, será negativo.

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4Q749056 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação a gerenciamento e controle da manutenção, julgue os seguintes itens.

A generalização de critérios e a flexibilização de regras e condutas de trabalho são práticas que contribuem para a garantia da qualidade dos serviços de manutenção.

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6Q209922 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com referência às superfícies de controle normalmente acionadas pelos pilotos para controlar o deslocamento de aeronaves, julgue os itens a seguir.

Leme é uma superfície de controle pivoteada à parte traseira da empenagem horizontal que controla o movimento de rolagem do avião. O piloto controla o leme por meio de dois pedais, de modo que, pressionando o pedal da esquerda, o avião move-se para e esquerda e reciprocamente para a direita.

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7Q748802 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com relação aos projetos de aeroportos, julgue os itens que se seguem.

A vantagem das pistas de rolamento perpendiculares à pista de pouso é que elas permitem à aeronave uma rápida saída da pista, liberando seu uso à outra aeronave.

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8Q749058 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos à proteção de circuitos elétricos.

O condutor neutro do circuito que fornece a potência elétrica possui o mesmo potencial elétrico que o condutor terra: ambos estão ligados ao sistema de aterramento e por esses condutores somente circulam correntes transitórias, em caso de falhas no sistema, por exemplo.

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9Q748803 | Engenharia Aeronáutica, Pesquisador, DCTA SP, VUNESP

Uma asa elíptica, sem torção e formada com um único tipo de perfil, cuja área em planta vale 24 m2 e a envergadura 11 m, sustenta um avião que está com velocidade verdadeira de 360 km/h e pesa 35000 N. A altitude de voo corresponde a uma massa específica de 1,0 kg/m3. Pela teoria da linha sustentadora de Prandtl, o ângulo de ataque induzido se escreve como ?i = CL / (? ?), onde CL é o coeficiente de sustentação da asa e ?, seu alongamento.

A velocidade induzida prevista pela teoria é de aproximadamente:
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10Q749059 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

Uma aeronave com estabilidade estática longitudinal ao sofrer uma perturbação que aumente seu ângulo de ataque

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11Q748804 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação aos sistemas existentes nas aeronaves, julgue os itens a seguir.

Os sistemas de ar refrigerado utilizados na aviação podem ser do tipo ciclo de vapor com mudança de fase ou do tipo ciclo de ar sem mudança de fase.

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12Q749060 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca do sistema de coordenadas geográficas, de marcações, linhas de posição e do uso de cartas aeronáuticas em navegação aérea, julgue os itens a seguir.

A marcação relativa (MR) formada entre um avião com proa norte e uma estação de rádio situada a oeste é igual a 090

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13Q748805 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

A respeito da capacidade dos sistemas aeroportuários, julgue os itens que se seguem.

Em geral, a regra de voo por instrumentos (IFR) permite acomodar mais pousos e decolagens do que a regra de voo visual (VFR), pois pressupõe condições meteorológicas mais apropriadas.

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14Q749061 | Engenharia Aeronáutica, Pesquisador, DCTA SP, VUNESP

Para obtenção de um plano de luz laser em sistemas PLIF (fluorescência induzida por laser planar), é usado o seguinte dispositivo ótico:

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15Q209414 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Um equipamento transponder (TDR) modo C tem capacidade de resposta automática de altitude para um serviço de Controle de Aproximação por Radar. Acerca desse equipamento, julgue o item a seguir.

A cada vez que o TDR responde automaticamente a uma interrogação do radar, um led verde ou letras TX piscam e, ao se pressionar momentaneamente o botão IDENT do TDR, é gerado um sinal de retorno distintivo que permanece visível na tela do radar do controle de tráfego aéreo por 30 s. Por essa razão, o botão IDENT não deve ser pressionado sem que o órgão de controle de voo o solicite.

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16Q748806 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

O que são device drivers no âmbito de um sistema computacional?

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17Q749062 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com relação aos recursos aprimorados pela engenharia aeronáutica no intuito de incrementar o desempenho da aeronave, os parâmetros de velocidade e peso/balanceamento, julgue os próximos itens.

A posição do CP e do CG normalmente é dada, em polegadas, da corda média aerodinâmica, a partir do bordo de ataque, ou em porcentagem, a partir do datum line.

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19Q209159 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base em conhecimentos técnicos de planejamento de voo para operação de aviões e helicópteros, julgue os itens de 56 a 58.

Nenhuma pessoa devidamente habilitada pode começar um voo visual VFR, em operação regida pelo RBHA 91, em avião a menos que, considerados o vento e as condições meteorológicas conhecidas, haja combustível suficiente para voar até o local previsto para primeiro pouso e, durante o dia, voar por pelo menos mais 30 min ou, durante a noite, voar por pelo menos mais 45 min. No caso do voo de helicóptero, além das mesmas condições estabelecidas para voo em avião, exige-se quantidade de combustível suficiente para voar mais 30 min, de dia ou de noite.

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20Q748807 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação a processamento, tratamento e comportamento dos materiais, julgue os itens subseqüentes.

Considerando dois corpos de prova de aços-carbonos em estado normalizado, o corpo de prova com teor de carbono mais elevado irá absorver mais energia antes de se romper por impacto.

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