Questões de Concursos Engenharia Aeronáutica

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1Q1063952 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Operação de Sistemas Espaciais Embarcados, INPE, FGV, 2024

As plataformas espaciais de Observação da Terra possuem, em seu payload, diversos sensores que coletam dados de diferentes tipos.

A missão espacial de observação da Terra que realiza a observação dos elementos relativos ao clima, tais como temperatura, ventos, formações de tornados, furacões e nuvens é classificada como

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2Q1063953 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Operação de Sistemas Espaciais Embarcados, INPE, FGV, 2024

O satélite é composto de diversos subsistemas, onde cada um possui uma função bem específica. O subsistema que tem como objetivo realizar a estabilização de altitude e determinação de órbita é conhecido como subsistema de
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3Q1063954 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Operação de Sistemas Espaciais Embarcados, INPE, FGV, 2024

Deseja-se relacionar a taxa de transmissão necessária do enlace de descida de um satélite de observação da Terra e a área total imageada. O primeiro passo é o cálculo da capacidade máxima de armazenamento do gravador de dados digitais a bordo da plataforma espacial.

Considere um satélite de sensoriamento remoto hipotético em órbita circular com velocidade orbital igual a 7500m/s. Possui uma câmera imageadora de alta resolução que possui a capacidade de realizar o imageamento de uma faixa de largura igual a 30 km, o que produz uma taxa de dados bruta igual a 200Mb/s.

Sabendo-se que o satélite possui uma capacidade de armazenamento igual a 1TB, a capacidade de armazenamento máxima, em milhares de km2 é, aproximadamente, igual a

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4Q1063956 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Operação de Sistemas Espaciais Embarcados, INPE, FGV, 2024

O sistema de telemetrias é utilizado para transmitir dados digitais e analógicos do satélite para as estações terrenas, e daí para o centro de controle da missão, onde esses dados permitem monitorar e controlar de maneira correta o satélite.

Em relação aos dados de telemetrias recebidos em solo, analise as afirmativas a seguir.

I. Telemetrias do tipo “housekeeping” indicam a saúde e o estado do satélite.

II. Relatórios periódicos de conjuntos de parâmetros predefinidos não podem ser enviados na telemetria “housekeeping”.

III. Relatórios de eventos podem ser reportados via telemetrias quando detectada alguma anomalia a bordo.

IV. Telemetrias do tipo armazenadas fornecem um resumo do comportamento do satélite e de seus subsistemas durante os períodos sem contato com as estações terrenas.

Está correto o que se afirma em

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5Q1063958 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Operação de Sistemas Espaciais Embarcados, INPE, FGV, 2024

Telecomandos são as instruções que permitem o controle da espaçonave a partir do Solo. Embora nem todos os telecomandos definidos para a espaçonave sejam utilizados durante operações de rotina, o sistema de Monitoração e Controle deverá ter acesso a todas as ações de controle possíveis a bordo. Isto garante que o sistema de solo tenha capacidade de comandar a execução de qualquer uma das ações disponíveis, incluindo operações de contingência ou de emergência da espaçonave. Em relação aos telecomandos, analise as afirmativas a seguir.

I. O telecomando do tipo direto deve ser executado diretamente numa unidade de distribuição de pulso de comando (CPDUs) sem passar pelo software do Computador de bordo.

II. No caso de uma anomalia percebida pelo controlador de satélite durante um rastreio, um ou mais telecomandos podem ser enviados ao satélite sem estarem previamente definidos no Planejamento de Operação de Solo da passagem sendo controlada (linha do tempo de solo).

III. Manobras orbitais no satélite são feitas em várias etapas usando tanto telecomandos de execução imediata quanto aqueles temporizados a bordo.

Está correto o que se afirma em

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6Q1063959 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Operação de Sistemas Espaciais Embarcados, INPE, FGV, 2024

O FDIR (Fault Detection, Isolation and Recovery = Detecção, Isolamento e Recuperação de Falha) embarcado de um satélite disparou em um instante de tempo ti quando uma telemetria TM123 alcançou o valor limite superior de +5,0.

Sabendo-se que a TM123 é amostrada a cada um minuto, e que seus valores eram +4,2 em t = 13:53, +4,4 em t = 13:54 e +4,6 em t = 13:55, o horário mais provável para o tempo ti é:

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7Q1063961 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Operação de Sistemas Espaciais Embarcados, INPE, FGV, 2024

No ciclo de vida do desenvolvimento de uma missão espacial, as fases individuais do Segmento Solo não estão necessariamente alinhadas com as do Segmento Espacial, mas existe uma forte interdependência entre elas.

Relacione as fases do ciclo de vida do Segmento Solo, que inclui a engenharia de sistemas e a engenharia de operações, com um dos seus propósitos.

1. Fase A

2. Fase B

3. Fase C

4. Fase D

5. Fase E

6. Fase F

( ) Definir a baseline do segmento Solo, para confirmar sua capacidade de atender aos requisitos de operação da missão.

( ) Retirar o Segmento Espacial de serviço.

( ) Adquirir todos os sistemas de solo e integrá-los num Segmento Solo operacional .

( ) Avaliar as restrições operacionais envolvidas na missão espacial.

( ) Completar o projeto do Segmento Solo ao nível dos sistemas individuais.

( ) Operar o Segmento Espacial de acordo com o Plano de Operação da Missão.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.

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8Q1063963 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Operação de Sistemas Espaciais Embarcados, INPE, FGV, 2024

Durante o período de contato de um satélite de baixa órbita com a estação terrena, vários tipos de dados podem ser obtidos, entre eles estão os dados de medidas que são entradas para o sistema de Dinâmica de Voo para que possa determinar a órbita do satélite.

Assinale a opção que contém apenas dados de medidas utilizados para a determinação de órbita.

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9Q1063964 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Operação de Sistemas Espaciais Embarcados, INPE, FGV, 2024

Sabendo que o segmento solo de uma Agência Espacial é o responsável por garantir o sucesso de uma missão e que este segmento é composto por Centro de Controle, Centro de Missão, Estações Terrenas e Rede de Comunicação de Dados.

Com relação às reponsabilidades de um Centro de Controle, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O Centro de Controle é o responsável por armazenar, recuperar e disponibilizar dados históricos de telecomandos enviados e telemetrias recebidas.

( ) O Centro de Controle é o responsável por adquirir e processar os dados de carga útil dos satélites.

( ) O Centro de Controle é o responsável por comandar a execução de manobras com os satélites.

( ) O Centro de Controle é o responsável por gerar as previsões de passagem dos satélites pelas estações terrenas.

( ) O Centro de Controle é o responsável por gerar a programação de operação de bordo (linha do tempo de bordo) e solo (linha do tempo de solo) dos satélites operados.

As afirmativas são, respectivamente,

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10Q1063965 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Operação de Sistemas Espaciais Embarcados, INPE, FGV, 2024

Em relação à Fase de Comissionamento de uma missão espacial, analise as afirmativas a seguir.

I. Esta fase da missão é dedicada à ativação e verificação da carga útil do satélite.

II. A fase de comissionamento costuma durar uma semana e se inicia horas antes do lançamento do satélite.

III. Durante a fase de comissionamento são realizadas calibrações nos instrumentos.

IV. A operação da fase de comissionamento é realizada exclusivamente pela equipe do Centro de Controle.

V. Durante a fase de comissionamento é verificado se o desempenho geral do sistema atende aos requisitos.

Está correto apenas o que se afirma em

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11Q1063969 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Operação de Sistemas Espaciais Embarcados, INPE, FGV, 2024

Com relação aos sistemas de coordenadas ECI (Earth-Centered Inertial = Inercial Centrado na Terra) e ECEF (Earth-Centered, Earth-Fixed = Centrado e Fixo na Terra), analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A origem do sistema de coordenadas se encontra no centro da Terra, tanto no ECI quanto no ECEF.

( ) O eixo Z se alinha com o eixo de rotação da Terra, apontando para o Polo Sul, tanto no ECI quanto no ECEF.

( ) O eixo X se encontra no plano do Equador da Terra, apontando para o Meridiano de Greenwich no ECEF e para o Equinócio Vernal no ECI.

( ) O eixo Y se encontra no plano do Equador da Terra, definindo um sistema de coordenadas junto com os eixos X e Z conforme a Regra da Mão Direita, tanto no ECI quanto no ECEF.

As afirmativas são, respectivamente,

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12Q1059796 | Engenharia Aeronáutica, Sistemas Aviônicos, Missões Espaciais, INPE, FGV, 2024

O controle de atitude é um dos diversos subsistemas que compõem um satélite artificial, sendo responsável pela manutenção e/ou alteração da altitude e posição do satélite. Para o seu correto funcionamento é empregado um conjunto de sensores e atuadores, propiciando ao satélite a capacidade de conhecer sua orientação e posição no espaço e de corrigi-las, caso necessário.
Entre os diversos sensores que podem ser empregados na constituição desse sistema, um deles se baseia na detecção de radiação infravermelha para identificar a zona de transição entre a temperatura do espaço e da Terra.
Esse sensor é denominado
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13Q1064169 | Engenharia Aeronáutica, Sistemas Aviônicos, Projeto e Análise Estrutural, INPE, FGV, 2024

Uma empresa da área aeroespacial está desenvolvendo um novo tipo de aeronave que apresenta uma fuselagem inovadora. Para otimizar o design estrutural da fuselagem e garantir sua resistência e segurança, a equipe de engenharia decidiu utilizar o Método dos Elementos Finitos (MEF). Porém, ficou em dúvida se utilizaria elementos finitos de baixa ordem ou de alta ordem.

Considerando as peculiaridades de um projeto de fuselagem, assinale a opção que indica a(s) principal(is) desvantagem(ens) dos elementos finitos de baixa ordem em comparação com os de alta ordem.
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14Q1064170 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Projeto e Análise Estrutural, INPE, FGV, 2024

Na indústria aeroespacial, prioriza-se a otimização de veículos e estruturas para combinar leveza e resistência sem sacrificar segurança ou integridade estrutural. Placas, cascas e chapas são estruturas fundamentais nesse setor, destacando-se por ter espessura muito menor em relação ao comprimento e à largura, conferindo-lhes propriedades mecânicas ideais para aplicações aeroespaciais.

Dado esse contexto, analise as afirmativas a seguir.

I. Chapas são peças planas, nas quais os carregamentos são supostamente contidos nesse plano. São empregadas em revestimentos e componentes menores que necessitam de resistência e leveza, como painéis de acesso e revestimentos internos.
II. Cascas são estruturas planas, nas quais carregamentos são supostamente perpendiculares a esse plano, gerando flexão e cisalhamento. São utilizadas em áreas que requerem grande rigidez e resistência a cargas, tais como como as asas de aeronaves e painéis de controle.
III. Placas são peças estruturais que não são necessariamente planas, nas quais os carregamentos podem ser tanto tangenciais como normais à superfície da casca. São empregadas em componentes que precisam resistir a cargas distribuídas de maneira complexa, como fuselagens de aeronave.

Está correto o que se afirma em
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15Q748803 | Engenharia Aeronáutica, Pesquisador, DCTA SP, VUNESP

Uma asa elíptica, sem torção e formada com um único tipo de perfil, cuja área em planta vale 24 m2 e a envergadura 11 m, sustenta um avião que está com velocidade verdadeira de 360 km/h e pesa 35000 N. A altitude de voo corresponde a uma massa específica de 1,0 kg/m3. Pela teoria da linha sustentadora de Prandtl, o ângulo de ataque induzido se escreve como ?i = CL / (? ?), onde CL é o coeficiente de sustentação da asa e ?, seu alongamento.

A velocidade induzida prevista pela teoria é de aproximadamente:
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16Q749059 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

Uma aeronave com estabilidade estática longitudinal ao sofrer uma perturbação que aumente seu ângulo de ataque

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17Q749061 | Engenharia Aeronáutica, Pesquisador, DCTA SP, VUNESP

Para obtenção de um plano de luz laser em sistemas PLIF (fluorescência induzida por laser planar), é usado o seguinte dispositivo ótico:

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18Q748806 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

O que são device drivers no âmbito de um sistema computacional?

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19Q748809 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

Durante o torneamento de uma peça de alumínio de diâmetro = 200 mm, utilizaram-se os seguintes parâmetros de corte: vc=500 m/min; f = 0,05 mm/v; ap=2,5 mm. Supondo que a operação necessite retirar 5 mm no diâmetro da peça em um comprimento de 200 mm, é correto afirmar que a peça será usinada em

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20Q749068 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Júnior, DCTA SP, VUNESP

A manutenção de máquinas e equipamentos merece a máxima atenção. Sua realização exige decisões e atitudes que envolvem custos, razão pela qual o conhecimento técnico é essencial. Entre os componentes das instalações hidráulicas, as bombas centrífugas radiais são importantes e muito utilizadas. Sua vedação pode ser feita por gaxetas ou selo mecânico. É correto afirmar que o uso de selo mecânico, e não gaxetas, pode representar um custo inicial significativamente

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