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Questões de Concursos Engenharia Aeronáutica

Resolva questões de Engenharia Aeronáutica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q21623 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civi, ANAC, CESPE CEBRASPE

Desenho técnico de aeronaves é um método de transposição de ideias que dizem respeito à construção ou montagem de objetos. O método é realizado com a ajuda de linhas, notas, abreviações e símbolos. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Um desenho pictorial, similar a uma fotografia, dispensa a projeção ortográfica, uma vez que representa o objeto como ele aparece aos olhos, o que é extremamente útil para mostrar formas e formatos complexos.
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2Q21625 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civi, ANAC, CESPE CEBRASPE

Desenho técnico de aeronaves é um método de transposição de ideias que dizem respeito à construção ou montagem de objetos. O método é realizado com a ajuda de linhas, notas, abreviações e símbolos. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

O diagrama, método de ilustração, é definido como a taquigrafia de um conjunto ou sistema. Usa-se o diagrama esquemático, principalmente, na solução de problemas (troubleshooting).
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3Q207272 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A dinâmica dos gases trata de escoamentos em regimes compressíveis de fluidos considerados invíscidos. Acerca dos conceitos relativos a esse tema, julgue os itens a seguir.

O número de Mach, M, é a razão entre a velocidade do escoamento e a velocidade de propagação do som através do fluido. Trata-se de um número adimensional, que quantifica a importância dos efeitos de compressibilidade no escoamento, além de discernir os escoamentos subsônicos (M < 1) dos supersônicos (M > 1).

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4Q21624 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civi, ANAC, CESPE CEBRASPE

Desenho técnico de aeronaves é um método de transposição de ideias que dizem respeito à construção ou montagem de objetos. O método é realizado com a ajuda de linhas, notas, abreviações e símbolos. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

O esboço ou rascunho de um desenho técnico de uma peça deve prover todas as informações necessárias para aqueles que fabricarão a peça.
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5Q748959 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Técnico de Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, CESPE CEBRASPE

Acerca do Método dos Elementos Finitos (MEF), um método utilizado na solução de problemas de engenharia estrutural, hidráulica e térmica, entre outros, julgue os itens a seguir. No NASTRAN, como em outros códigos de cálculo que usam o MEF, as funções deslocamento no elemento finito podem ter continuidade Cn se suas derivadas de ordem “n” são contínuas. Pode-se dizer que a continuidade C1 assegura que, em elementos fletidos de placas existe a continuidade de deflexões e rotação entre elementos finitos adjacentes.
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6Q749157 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

A norma técnica X estabelece que, em determinada aplicação, o diâmetro de um parafuso deve ser maior ou igual a 10 mm. Já a norma técnica Y estabelece que o diâmetro desse mesmo parafuso deve ser maior que 10 mm.

A respeito dessas informações, julgue o item abaixo.

Do ponto de vista metrológico, é correto afirmar que a norma técnica Y é tão rigorosa quanto a norma X.

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7Q21622 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civi, ANAC, CESPE CEBRASPE

Desenho técnico de aeronaves é um método de transposição de ideias que dizem respeito à construção ou montagem de objetos. O método é realizado com a ajuda de linhas, notas, abreviações e símbolos. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Planta é uma representação gráfica detalhada, em uma dada escala, de um edifício, cidade, aeronave etc. Em aeronaves, a planta é o elo entre o engenheiro, que projeta o avião, e o homem que o constrói, mantém e conserta. Em uma planta, pode ser também representado um desenho de trabalho para uma peça de avião ou para um modelo de um sistema.
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8Q209922 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com referência às superfícies de controle normalmente acionadas pelos pilotos para controlar o deslocamento de aeronaves, julgue os itens a seguir.

Leme é uma superfície de controle pivoteada à parte traseira da empenagem horizontal que controla o movimento de rolagem do avião. O piloto controla o leme por meio de dois pedais, de modo que, pressionando o pedal da esquerda, o avião move-se para e esquerda e reciprocamente para a direita.

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9Q24521 | Engenharia Aeronáutica, Piloto de Helicóptero, CHESF, CESGRANRIO

Como se chama a parte de um motor turbo-eixo, responsável por transmitir a potência gerada pelo motor por meio de um eixo à transmissão principal?
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10Q21630 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civi, ANAC, CESPE CEBRASPE

Os aviões são desenhados ou modelados de forma a minimizar a resistência durante o deslocamento através do ar, pois sofrem com o atrito desde a decolagem até o pouso. Acerca da aerodinâmica em voo, julgue os itens de 05 a 10.

Estabilidade é o estado físico em que a aeronave mantém as características de voo em trajetória reta e nivelada, e maneabilidade, a qualidade de uma aeronave quanto à sua dirigibilidade ao longo de uma trajetória de voo, para resistir aos esforços que lhes são impostos. Controlabilidade, por sua vez, é a qualidade de resposta de uma aeronave ao comando do piloto, quando manobrada.
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11Q748871 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Técnico de Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, CESPE CEBRASPE

Acerca do Método dos Elementos Finitos (MEF), um método utilizado na solução de problemas de engenharia estrutural, hidráulica e térmica, entre outros, julgue os itens a seguir. Aguns elementos finitos usados para o estudo de estruturas espessas, quando utilizados no estudo de estruturas finas ou delgadas, apresentam rigidez exagerada devido à geração de excessiva energia de deformação proveniente das deformações cisalhantes, sendo esse fenômeno conhecido na literatura como travamento ao cisalhamento.
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12Q21631 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civi, ANAC, CESPE CEBRASPE

Os aviões são desenhados ou modelados de forma a minimizar a resistência durante o deslocamento através do ar, pois sofrem com o atrito desde a decolagem até o pouso. Acerca da aerodinâmica em voo, julgue os itens de 05 a 10.

Os ailerons, profundores e lemes de direção permitem as manobras e acrobacias da aeronave nos eixos lateral, longitudinal e vertical, respectivamente.
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13Q24523 | Engenharia Aeronáutica, Piloto de Helicóptero, CHESF, CESGRANRIO

Em algumas situações específicas, o piloto deve acionar códigos chamados “não discretos" no transponder.
Qual é a relação correta entre o código e cada situação específica?
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14Q749126 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Técnico de Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, CESPE CEBRASPE

Acerca do Método dos Elementos Finitos (MEF), um método utilizado na solução de problemas de engenharia estrutural, hidráulica e térmica, entre outros, julgue os itens a seguir. Comparando-se a formulação em elementos finitos pelo método da rigidez (ou modelo em deslocamentos) e o método da flexibilidade (ou modelo das forças), é correto afirmar que a solução em descolamento encontrada pelo primeiro método, geralmente, é maior que a solução encontrada pelo segundo método.
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15Q749080 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Técnico de Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, CESPE CEBRASPE

Com base nas experiências, modelos numéricos podem ser desenvolvidos e até adotados na substituição experimental mas para isso a comprovação laboratorial é muito importante. A respeito das análises e testes exprimentais, julgue os itens que seguem. A madeira é um dos mais antigos materiais utilizados pelo homem. A madeira é um material barato, leve, resistente e muito utilizado na indústria da construção civil. Basicamente as células da madeira são compostas de fibras de celulose e lignina. Portanto, é correto afirmar que durante os ensaios de caracterização mecânica da madeira, esta apresenta excelentes características mecânicas igualmente em todas as direções.
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16Q24522 | Engenharia Aeronáutica, Piloto de Helicóptero, CHESF, CESGRANRIO

A perda da efetividade do rotor de cauda é comumente conhecida como PERC. Caso o Bell 206 Jet Ranger III esteja em voo pairado, com vento vindo a 90 graus pela direita, com intensidade de 30 nós, é possível que ocorra uma PERC causada
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17Q749234 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Técnico de Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, CESPE CEBRASPE

Com base nas experiências, modelos numéricos podem ser desenvolvidos e até adotados na substituição experimental mas para isso a comprovação laboratorial é muito importante. A respeito das análises e testes exprimentais, julgue os itens que seguem. Uma das formas de ensaio à fadiga consiste no ensaio de flexão rotativa. Entre os principais resultados deste ensaio estão o limite de resistência à fadiga e a resistência à fadiga. Pode-se afirmar ainda que a maioria dos materiais não-ferrosos apresenta um limite de resistência à fadiga e os materiais ferrosos uma resistência à fadiga.
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19Q24520 | Engenharia Aeronáutica, Piloto de Helicóptero, CHESF, CESGRANRIO

Como se chama o componente do sistema de propulsão do helicóptero que permite que o rotor principal continue girando com velocidades (rotações por minuto) normais de voo, mesmo após uma falha do motor?
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20Q748803 | Engenharia Aeronáutica, Pesquisador, DCTA SP, VUNESP

Uma asa elíptica, sem torção e formada com um único tipo de perfil, cuja área em planta vale 24 m2 e a envergadura 11 m, sustenta um avião que está com velocidade verdadeira de 360 km/h e pesa 35000 N. A altitude de voo corresponde a uma massa específica de 1,0 kg/m3. Pela teoria da linha sustentadora de Prandtl, o ângulo de ataque induzido se escreve como ?i = CL / (? ?), onde CL é o coeficiente de sustentação da asa e ?, seu alongamento.

A velocidade induzida prevista pela teoria é de aproximadamente:
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