Questões de Concursos Engenharia Biomédica

Resolva questões de Engenharia Biomédica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1016554 | Engenharia Biomédica, Ciência e Tecnologia em Saúde, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Com relação a aplicações tecnológicas da fotônica, julgue o item a seguir.

A geração de imagens médicas em alta resolução na tomografia por coerência óptica, para visualização de estruturas internas do corpo, é um exemplo de aplicação tecnológica da fotônica.

  1. ✂️
  2. ✂️

2Q995899 | Engenharia Biomédica, Engenheiro Clínico, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

A Análise do Modo de Falha e Efeitos na Assistência Médica (HFMEA) é um processo usado para identificar possíveis falhas e suas causas antes que serviços futuros sejam fornecidos. A gravidade de cada efeito é selecionada com base no impacto/perigo para o paciente. É exemplo, de acordo com as categorias de gravidade, do Evento catastrófico (9-10 no FMEA tradicional):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q995900 | Engenharia Biomédica, Avaliação de Tecnologia em Saúde, Engenheiro Clínico, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

RDC Nº 509/2021 define “O conjunto de equipamentos, de medicamentos, de insumos e de procedimentos utilizados na prestação de serviços de saúde, bem como das técnicas de infraestrutura desses serviços e de sua organização”, como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q995902 | Engenharia Biomédica, Engenheiro Clínico, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

ABNT NBR 13.534 – Hospitais, centros de saúde, clínicas e locais similares devem dispor de fonte de segurança que, em caso de falha da alimentação normal, seja capaz de alimentar, por um período de tempo especificado e dentro do tempo de tolerância admissível. Uma fonte de segurança deve ser capaz de manter a alimentação por no mínimo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q995904 | Engenharia Biomédica, Características e Tipos, Engenheiro Clínico, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Equipamento Biomédico refere-se aos dispositivos destinados a cuidados médicos e cirúrgicos, diagnóstico, tratamento e reabilitação. Sobre exemplo desses equipamentos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q995906 | Engenharia Biomédica, Instalações, Engenheiro Clínico, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Os banheiros instalados nos estabelecimentos assistenciais de saúde são objeto de condições e instalações específicas. Nos locais de serviços de saúde que comportem internações de pacientes, ______ com no mínimo um dos sanitários em apartamentos deve ser acessível. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q995908 | Engenharia Biomédica, Manutenção e Segurança, Engenheiro Clínico, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Nas instalações hospitalares, as verificações periódicas na manutenção, devem ser realizadas em intervalos especificados por NBR 13.534. Este intervalo, na medição da corrente de fuga dos transformadores IT médicos, é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q995909 | Engenharia Biomédica, Características e Tipos, Engenheiro Clínico, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Os EMHs (Equipamentos Médico-Hospitalares) também podem ser classificados de acordo com a sua complexidade tecnológica (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2013). A classificação é dividida em baixa, média e alta complexidade. De acordo com os critérios de classificação, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1003943 | Engenharia Biomédica, Equipamentos Biomédicos, Grupo Engenheiro Clínico, EBSERH, FGV, 2024

No documento “Procedimentos Operacionais Padrão de Manutenção Preventiva, Calibração, Qualificação e Teste de Segurança Elétrica em Equipamentos de Saúde para os Hospitais da Rede Ebserh”, há uma classificação para as partes aplicadas, que são aquelas que entram em contato com os pacientes durante a utilização dos equipamentos.
Uma das categorias se aplica à situação em que, se uma tensão não prevista for aplicada ao paciente, não fluirá pelo paciente corrente maior do que a corrente de fuga através do paciente.

Essa categoria é do tipo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1003944 | Engenharia Biomédica, Normas Técnicas em EAS, Grupo Engenheiro Clínico, EBSERH, FGV, 2024

O Decreto nº 7.082, de 27 de janeiro de 2010, instituiu o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF).
Nesse decreto, definiu-se o regime de pactuação global, que estabelece a relação dos hospitais universitários federais com o Ministério da Educação, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o Ministério da Saúde e demais gestores do SUS.

Esse regime consiste na pactuação de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1004461 | Engenharia Biomédica, Características e Tipos, Eltetroencefalografia, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

A respeito das montagens e derivações, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1000892 | Engenharia Biomédica, Características e Tipos, Grupo Engenheiro Clínico, EBSERH, FGV, 2024

Em equipamentos biomédicos, os amplificadores operacionais são amplamente utilizados para o processamento de sinais fisiológicos, como os captados por eletrodos em exames de eletrocardiograma (ECG).
Uma característica básica dos amplificadores operacionais em instrumentação biomédica é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1000895 | Engenharia Biomédica, Manutenção e Segurança, Grupo Engenheiro Clínico, EBSERH, FGV, 2024

Para garantir a segurança no uso equipamentos biomédicos é fundamental a existência de programas de manutenção corretiva e preditiva para esses equipamentos. Sobre esses tipos de manutenção, avalie as afirmativas a seguir.

I. A manutenção corretiva é realizada regularmente, seguindo um cronograma, para evitar falhas e prolongar a vida útil do equipamento.
II. A manutenção preventiva pode aumentar a vida útil dos equipamentos e reduzir custos com reparos emergenciais, mas, se mal planejada, pode gerar intervenções desnecessárias e aumentar os custos operacionais.
III. Equipamentos hospitalares críticos, como ventiladores pulmonares e monitores cardíacos, não precisam de manutenção preventiva, pois são projetados para operar continuamente sem risco de falhas inesperadas.

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1000896 | Engenharia Biomédica, Normas Técnicas em EAS, Grupo Engenheiro Clínico, EBSERH, FGV, 2024

Na higienização hospitalar, diversos produtos são utilizados e a escolha do mais adequado depende fundamentalmente da unidade/sala a ser higienizada.
Assim, na rede Ebserh, para a limpeza concorrente e terminal, bem como a desinfecção de equipamentos e mobiliários de unidades críticas, tais como, UTIs e berçários de alto risco, a substância mais recomendada é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1000897 | Engenharia Biomédica, Avaliação e Gerenciamento, Grupo Engenheiro Clínico, EBSERH, FGV, 2024

A aquisição e manutenção de equipamentos médicos de alta complexidade pela rede Ebserh pode seguir diferentes estratégias com o objetivo de minimizar os problemas associados a esses processos e, simultaneamente, seguir as boas práticas de governança.
Nesse sentido, a melhor prática para a aquisição de torres de videoendoscopia é a aquisição
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1000898 | Engenharia Biomédica, Normas Técnicas em EAS, Grupo Engenheiro Clínico, EBSERH, FGV, 2024

Sobre os planos de gerenciamento de tecnologias em saúde, tratados na RDC nº 509, de 27 de maio de 2021, avalie as afirmativas a seguir.

I. Esses planos, que devem ser elaborados e implantados pelos estabelecimentos de saúde, limitam-se ao gerenciamento dos produtos de saúde, incluindo equipamentos, e medicamentos utilizados no estabelecimento.
II. A elaboração e implantação desses planos cabe exclusivamente a médicos, cujos registros devem estar ativos nos respectivos Conselhos Regionais de Medicina (CRM).
III. A terceirização de qualquer das atividades de gerenciamento não isenta o estabelecimento de saúde contratante da responsabilização perante a autoridade sanitária.

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1000899 | Engenharia Biomédica, Normas Técnicas em EAS, Grupo Engenheiro Clínico, EBSERH, FGV, 2024

De acordo com a RDC nº 579, de 25 de novembro de 2021, para a comercialização e doação de equipamentos usados de uso profissional, enquadrados na classe de risco III ou IV, é exigido laudo técnico atestando que esses equipamentos atendem às especificações técnicas e de uso definidas pelo fabricante.
No entanto, alguns equipamentos pertencentes a essas classes estão dispensados desse laudo técnico como, por exemplo, os(as):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1000900 | Engenharia Biomédica, Equipamentos Biomédicos, Grupo Engenheiro Clínico, EBSERH, FGV, 2024

Na fabricação de produtos médicos e produtos para diagnóstico de uso in vitro, a compilação de documentos contendo especificações, instruções e procedimentos para a obtenção de um produto acabado, bem como para a sua instalação, assistência técnica e manutenção, é conhecida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1000902 | Engenharia Biomédica, Avaliação e Gerenciamento, Grupo Engenheiro Clínico, EBSERH, FGV, 2024

Os serviços hospitalares possuem características como intangibilidade, indivisibilidade, variabilidade e perecibilidade. Esse último aspecto está relacionado ao fato de que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1000903 | Engenharia Biomédica, Engenharia Clínica, Grupo Engenheiro Clínico, EBSERH, FGV, 2024

Uma das tecnologias de controle de pacientes e equipamentos nos hospitais é por meio de RFID.
Nesse tipo de controle, o rastreamento e a localização são feitos com o uso de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.