Questões de Concursos Engenharia de Transportes e Trânsito

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1Q985627 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Agente Municipal de Trânsito, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

A engenharia de tráfego estuda e aplica conceitos técnicos para organizar e melhorar o fluxo de trânsito. Sobre alguns dos elementos envolvidos na engenharia de tráfego, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Volume de tráfego. (2) Capacidade viária. (3) Velocidade do fluxo.

( ) Refere-se ao número máximo de veículos que uma via pode suportar sem causar congestionamentos excessivos.
( ) Mede a quantidade de veículos que passam por um ponto específico em determinado período.
( ) Inclui a velocidade média dos veículos em diferentes condições (livre, congestionada, ideal).
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2Q982566 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Engenharia Civil, MPERS, AOCP, 2025

A operação e o dimensionamento dos modais do transporte público estão ligados às formas de determinação da tarifa de remuneração. Uma das formas de cálculo da Tarifa de Remuneração é denominada Cost-plus contract, a respeito da qual é correto afirmar que
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3Q976442 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta:

A Ponte Juscelino Kubitschek, parte vital da BR-226, desabou em 22 de dezembro de 2024 após 63 anos de operação, causando 14 mortes e três desaparecidos. A estrutura, que cruzava o Rio Tocantins – um dos maiores rios totalmente brasileiros –, era crítica para o transporte de cargas no corredor Belém-Brasília. Sua queda interrompeu a ligação entre _______________ e _______________, gerando crise logística e ambiental devido à ameaça de vazamento de ácido sulfúrico dos caminhões submersos.
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4Q983894 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Perito Técnico de Polícia Civil, Polícia Civil BA, IBADE, 2025

Defina linha de bordo.
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5Q977765 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Engenheiro Agrimensor, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O posicionamento das vias urbanas está diretamente ligado ao planejamento urbano, garantindo acesso, mobilidade, segurança e integração entre diferentes áreas da cidade. As vias que têm a função de ligar diferentes regiões da cidade, com tráfego intenso e rápido e cruzamentos em nível, são as chamadas
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7Q918478 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Projetos de Sinalização, Técnico Laboratório/Área Trânsito, CEFETMG, CEFET MG, 2025

A situação em que se proíbe o uso de tachão na sinalização viária é:
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8Q1072336 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Trânsito, Condutor II, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

As placas suspensas podem ser utilizadas, conforme estudos de engenharia de tráfego, nas seguintes situações:

I. Controle de uso de faixa de trânsito.
II. Interseção complexa.
III. Três faixas ou mais por sentido.

Julgue os itens e assinale a alternativa correta:
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9Q918483 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Técnico Laboratório/Área Trânsito, CEFETMG, CEFET MG, 2025

Os principais modos de transportes são:
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10Q1030355 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Infraestrutura de Transporte, Específica de Engenharia Manhã, TCE PI, FGV, 2025

Em uma obra em rodovia sob circunscrição do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), deve-se prever uma sinalização, conforme Publicação IPR 738 (Manual de Sinalização de Obras e Emergências em Rodovias).
Em relação ao planejamento dessa atividade, assinale a afirmativa correta.
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11Q918484 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Transporte Público, Técnico Laboratório/Área Trânsito, CEFETMG, CEFET MG, 2025

A frequência de uma linha de transporte coletivo é
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12Q918485 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Transporte Público, Técnico Laboratório/Área Trânsito, CEFETMG, CEFET MG, 2025

O sistema de transporte coletivo urbano de uma cidade possui uma frota total de 115 midiônibus, sendo a frota reserva de 15 veículos. O PMM (Percurso Médio Mensal) dos veículos do sistema é de 5.000 km. A quantidade média de passageiros transportados por mês é de 265.000, sendo 15.000 gratuidades. O custo fixo do sistema é de R$800.000,00/mês e o custo variável de R$1,50/km. Não incidem sobre o sistema: taxas de gerenciamento, ISS, PIS e Confins.
Considerando que a prefeitura desse município repassa para os usuários o custo total do sistema, a Frota Operacional, o passageiro equivalente e a tarifa desse Sistema de transporte coletivo urbano, respectivamente, são:
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13Q918486 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Planejamento Urbano, Técnico Laboratório/Área Trânsito, CEFETMG, CEFET MG, 2025

No horário de pico da manhã, uma linha transporta 380 passageiros por hora; tem 320 passageiros por hora no Trecho Crítico; a lotação de projeto do veículo é de 50 passageiros; o tempo de ciclo é 35 minutos e é maior que o Período Típico.
Nessas condições, a frequência de viagens, por hora, no horário de pico da manhã é:
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14Q918487 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Mobilidade Urbana, Técnico Laboratório/Área Trânsito, CEFETMG, CEFET MG, 2025

Sobre a circulação de pedestres, é INCORRETO afirmar:
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15Q918488 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Infraestrutura de Transporte, Técnico Laboratório/Área Trânsito, CEFETMG, CEFET MG, 2025

Analise as afirmativas sobre os conceitos de alguns dos elementos básicos que caracterizam a concepção do controle semafórico.

I. Grupo de movimentos: conjunto de movimentos presentes em uma mesma aproximação que recebem simultaneamente o direito de passagem.

II. Fase: sequência completa dos estágios de uma sinalização semafórica cuja duração em uma interseção, ou seção de via, é definida pela soma dos tempos de todos os estágios programados para o controle do tráfego no local.

III. Estágio: intervalo de tempo em que um ou mais grupos de movimentos recebem simultaneamente o direito de passagem, compreendendo o tempo de verde e o tempo de entreverdes.

IV. Entreverdes: intervalo de tempo compreendido entre o final do verde de um estágio e o início do verde do estágio subsequente.

V. Ciclo: conjunto de semáforos (grupos focais) com indicações luminosas idênticas que controlam grupos de movimentos que recebem simultaneamente o direito de passagem.


Estão corretas apenas as afirmativas
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16Q958170 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Mobilidade Urbana, Educador de Trânsito, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O aumento dos problemas associados à mobilidade urbana, que se agravaram nas últimas décadas, estão fortemente relacionados ao crescimento do/da
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17Q958172 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Mobilidade Urbana, Educador de Trânsito, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Assinale a opção que indica os limites de ação do Plano de Mobilidade Urbana (PMU) como instrumento de orientação dos investimentos de mobilidade urbana.
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18Q958173 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Transporte Público, Educador de Trânsito, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Em relação ao uso de tecnologias de propulsão sustentáveis, analise as afirmativas a seguir.

I. Os biocombustíveis liberam uma quantidade de CO2 similar aos combustíveis convencionais, embora em um ciclo fechado de carbono.
II. Além das vantagens do ponto de vista ambiental, os veículos elétricos possuem uma eficiência superior ao dos motores a combustão.
III. A célula de combustível combina hidrogênio e oxigênio para produzir eletricidade.

Está correto o que se afirma em
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19Q958174 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Geradores, Educador de Trânsito, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Assinale a opção que indica o benefício, em relação à melhoria na mobilidade das cidades, do avanço das tecnologias e dos sistemas inteligentes de transporte.
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20Q958175 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Gestão de Sistemas Viários, Educador de Trânsito, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A respeito do planejamento do sistema de transportes de uma cidade, assinale a opção que apresenta uma característica de uma via coletora.
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