Questões de Concursos Engenharia de Transportes e Trânsito

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1Q879616 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Acidentes de Trânsito, Motorista II, Prefeitura de Maringá PR, FAUEL, 2024

Leia com atenção as alternativas a seguir, divulgadas pelo Detran-PR, sobre aquaplanagem (ou hidroplanagem) e assinale a que traz apenas informações CORRETAS.
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2Q873053 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Pavimentação e Malhas Rodoviárias, Auxiliar De Serviços Externos, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Quando falamos de pavimentação urbana, estamos nos referindo às ruas, avenidas, rodovias, pontes, viadutos, estradas, entre outros. Locais estes que recebem constante tráfego de pessoas e veículos, diariamente, e podem apresentar diferentes tipos de materiais aplicados na superfície de rolamento. A ação do tráfego aliada ao tempo, danifica a camada de revestimento, necessitando de manutenções frequentes.
Qual o nome do serviço de pavimentação em que ocorre o recorte da camada asfáltica danificada, a limpeza do local, a pintura de ligação e a recolocação de nova camada de material asfáltico?
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3Q878374 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Pavimentação e Malhas Rodoviárias, Serviço de Pavimentação, Prefeitura de Londrina PR, FUNDATEC, 2024

Os pavimentos intertravados, também conhecidos como pavers, estão em desenvolvimento devido aos benefícios urbanos. Referente às características dos pavers, analise as assertivas abaixo:

I. São definidos como pré-moldados e maciços.

II. Utilizar pavers permite infiltração de água mais eficiente, quando comparado ao asfalto.

III. Os pavers têm um aspecto arquitetônico a fim de proporcionar melhores efeitos paisagísticos.

IV. Há registro de rodovias no mundo com o uso de pavers.

Quais estão corretas?

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4Q878377 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Pavimentação e Malhas Rodoviárias, Serviço de Pavimentação, Prefeitura de Londrina PR, FUNDATEC, 2024

Referente ao controle de qualidade da pavimentação asfáltica, são ensaios de controle de qualidade de material para pavimentação, EXCETO:
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5Q878376 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Pavimentação e Malhas Rodoviárias, Serviço de Pavimentação, Prefeitura de Londrina PR, FUNDATEC, 2024

Referente à preparação da base, analise as assertivas abaixo:

I. O material conhecido como rachão é considerado base.
II. É imprescindível compactar a base com rolo compactador para uma boa estrutura de pavimento.
III. A imprimação do asfalto deve ser preparada antes da camada de base.
IV. A dimensão de base no projeto varia de acordo com o solo.

Quais estão corretas?
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6Q870317 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Pavimentação e Malhas Rodoviárias, Operador de Equipamentos CNH categoria D, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

Durante a construção de uma nova estrada em uma área rural, uma equipe de engenharia foi encarregada de realizar os serviços de terraplanagem, aterro e revestimento. Para garantir a durabilidade e a segurança da estrada, a equipe deve aplicar métodos adequados para cada etapa do processo. Considerando os principais métodos de terraplanagem, aterros e revestimentos de estradas, assinale a alternativa correta:
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7Q878375 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Pavimentação e Malhas Rodoviárias, Serviço de Pavimentação, Prefeitura de Londrina PR, FUNDATEC, 2024

Em uma reparação de um pavimento, a equipe de topografia informou que a seção a ser aterrada tinha dimensões de 8,00 m x 9,00 m x 1,50 m, sendo a profundidade, largura e altura, respectivamente. O volume a ser aterrado em metros cúbicos (m³) será de:
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8Q918478 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Projetos de Sinalização, Técnico Laboratório/Área Trânsito, CEFETMG, CEFET MG, 2025

A situação em que se proíbe o uso de tachão na sinalização viária é:
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9Q914077 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Operador de Máquinas, Prefeitura de Campo Verde MT, SELECON, 2023

De acordo com o Artigo 26 da Resolução nº 5.998, de 3 de novembro de 2022 do Ministério da Infraestrutura, através da Agência Nacional de Transportes Terrestres, o transbordo de carga é permitido em vias públicas:
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10Q918483 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Técnico Laboratório/Área Trânsito, CEFETMG, CEFET MG, 2025

Os principais modos de transportes são:
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11Q918486 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Planejamento Urbano, Técnico Laboratório/Área Trânsito, CEFETMG, CEFET MG, 2025

No horário de pico da manhã, uma linha transporta 380 passageiros por hora; tem 320 passageiros por hora no Trecho Crítico; a lotação de projeto do veículo é de 50 passageiros; o tempo de ciclo é 35 minutos e é maior que o Período Típico.
Nessas condições, a frequência de viagens, por hora, no horário de pico da manhã é:
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12Q918485 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Transporte Público, Técnico Laboratório/Área Trânsito, CEFETMG, CEFET MG, 2025

O sistema de transporte coletivo urbano de uma cidade possui uma frota total de 115 midiônibus, sendo a frota reserva de 15 veículos. O PMM (Percurso Médio Mensal) dos veículos do sistema é de 5.000 km. A quantidade média de passageiros transportados por mês é de 265.000, sendo 15.000 gratuidades. O custo fixo do sistema é de R$800.000,00/mês e o custo variável de R$1,50/km. Não incidem sobre o sistema: taxas de gerenciamento, ISS, PIS e Confins.
Considerando que a prefeitura desse município repassa para os usuários o custo total do sistema, a Frota Operacional, o passageiro equivalente e a tarifa desse Sistema de transporte coletivo urbano, respectivamente, são:
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13Q976442 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta:

A Ponte Juscelino Kubitschek, parte vital da BR-226, desabou em 22 de dezembro de 2024 após 63 anos de operação, causando 14 mortes e três desaparecidos. A estrutura, que cruzava o Rio Tocantins – um dos maiores rios totalmente brasileiros –, era crítica para o transporte de cargas no corredor Belém-Brasília. Sua queda interrompeu a ligação entre _______________ e _______________, gerando crise logística e ambiental devido à ameaça de vazamento de ácido sulfúrico dos caminhões submersos.
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14Q971135 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Geradores, Controle, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2024

Julgue o item a seguir, acerca do tráfego urbano.

O fluxo de tráfego de veículos em uma via é determinado pela contagem dos veículos que transitam em certa seção da via durante determinado período.

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15Q918487 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Mobilidade Urbana, Técnico Laboratório/Área Trânsito, CEFETMG, CEFET MG, 2025

Sobre a circulação de pedestres, é INCORRETO afirmar:
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16Q983894 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Perito Técnico de Polícia Civil, Polícia Civil BA, IBADE, 2025

Defina linha de bordo.
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17Q971132 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Geradores, Controle, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2024

Julgue o item a seguir, acerca do tráfego urbano.

A implantação de semáforos em interseções viárias justifica-se pelo descrédito dos usuários em relação à sinalização realizada por outros meios, como faixas e placas indicativas de parada obrigatória.

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18Q982566 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Engenharia Civil, MPERS, AOCP, 2025

A operação e o dimensionamento dos modais do transporte público estão ligados às formas de determinação da tarifa de remuneração. Uma das formas de cálculo da Tarifa de Remuneração é denominada Cost-plus contract, a respeito da qual é correto afirmar que
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19Q987566 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Operador de Frota, CISDESTE MG, IBADE, 2024

Considere os seguintes aspectos das ferramentas de navegação e mapeamento GIS (Geographic Information Systems) em operações de emergência médica. Julgue as proposições a seguir:


I. O GIS permite a integração de dados em tempo real sobre tráfego, condições meteorológicas e incidentes, facilitando a tomada de decisão rápida e informada na seleção de rotas.

II. Apesar de sua eficiência, o uso de GIS é limitado pela sua alta dependência de dados continuamente atualizados, o que pode ser um desafio em áreas menos desenvolvidas ou em situações de falha de comunicação.

III. A capacidade do GIS de fornecer visualizações detalhadas e em várias camadas não contribui significativamente para a melhoria das operações de resposta a emergências, pois os operadores são geralmente treinados em procedimentos padrão que não utilizam essas informações complexas.


Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões):
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20Q918484 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Transporte Público, Técnico Laboratório/Área Trânsito, CEFETMG, CEFET MG, 2025

A frequência de uma linha de transporte coletivo é
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