Questões de Concursos Estatística

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1Q973163 | Estatística, Medidas de Posição, Análise de Dados, TJDFT, FGV, 2022

Considere um conjunto de dados com n = 10 observações, cujas nove primeiras observações são
7,6 4,1 8,8 4,2 5,1 7,4 8,8 5,9 3,1
Sabendo-se que a média amostral do conjunto completo é x_bar = 4,2, a amplitude dos dados é:
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2Q986672 | Estatística, Medidas de Posição, Anos Iniciais e Educação Infantil 20h e 40h, Prefeitura de Pitangueiras PR, OBJETIVA, 2025

Em uma análise sobre o tempo diário de estudo de um grupo de 8 estudantes, os tempos registrados (em horas) foram: 2, 3, 1, 5, 4, 6, 2, 3. Considerando os dados obtidos, assinalar a alternativa que representa a mediana dos tempos registrados.
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3Q960248 | Estatística, Medidas de Posição, Estatística, TRF 2a REGIÃO, AOCP, 2024

Considere uma amostra aleatória com tamanho n = 5 do tempo de conclusão de processos, em meses, de indivíduos que respondem a processos em uma determinada Vara Federal: 2, 3, 1, 5, 3. Então, é correto afirmar que a variável tempo de conclusão de processos pode ser descrita pelas estatísticas amostrais média, mediana, desvio-padrão e coeficiente de variação cujos valores são, respectivamente:
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4Q961860 | Estatística, Medidas de Posição, Área Administrativa, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Considere o conjunto de sete medidas 12, X, 7, 5, 7, 15, 14, onde X é um número natural. Sabe-se que a moda é única e que a mediana é 3 unidades maior do que a moda.
A soma da mediana com a média é:
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5Q932740 | Estatística, Estatística Descritiva, Vestibular UERJ, UERJ, UERJ, 2019

A população de uma espécie animal fica multiplicada pelo mesmo fator após intervalos de tempo iguais. No
período de 1984 a 1996, essa população passou de 12500 para 25000 indivíduos. Considere que, para o mesmo
intervalo de tempo nos anos seguintes, o fator permanece constante.
O número de indivíduos dessa população em 2032 será aproximadamente igual a:
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6Q932873 | Estatística, Estatística Descritiva, UERJ Vestibular Segundo Exame UERJ, UERJ, UERJ, 2018

Texto associado.
A população de uma espécie animal fica multiplicada pelo mesmo fator após intervalos de tempo iguais. No
período de 1984 a 1996, essa população passou de 12500 para 25000 indivíduos. Considere que, para o mesmo
intervalo de tempo nos anos seguintes, o fator permanece constante.
O número de indivíduos dessa população em 2032 será aproximadamente igual a:
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7Q930751 | Estatística, Estatística Descritiva, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto associado.
Um produtor de café irrigado em Minas Gerais recebeu um relatório de consultoria estatística, constando, entre outras informações, o desvio padrão das produções de uma safra dos talhões de sua propriedade. Os talhões têm a mesma área de 30 000 m² e o valor obtido para o desvio padrão foi de 90 kg/talhão. O produtor deve apresentar as informações sobre a produção e a variância dessas produções em sacas de 60 kg por hectare (10 000 m²).
A variância das produções dos talhões expressa em (sacas/hectare)² é
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8Q931580 | Estatística, Cálculo de Probabilidades, UNICAMP Vestibular UNICAMP, UNICAMP, COMVEST

Um dado não tendencioso de seis faces será lançado duas vezes. A probabilidade de que o maior valor obtido nos lançamentos seja menor do que 3 é igual a
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9Q931407 | Estatística, Estatística Descritiva, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto associado.
José, Paulo e Antônio estão jogando dados não viciados, nos quais, em cada uma das seis faces, há um número de 1 a 6. Cada um deles jogará dois dados simultaneamente. José acredita que, após jogar seus dados, os números das faces voltadas para cima lhe darão uma soma igual a 7. Já Paulo acredita que sua soma será igual a 4 e Antônio acredita que sua soma será igual a 8.
Com essa escolha, quem tem a maior probabilidade de acertar sua respectiva soma é
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10Q931567 | Estatística, Cálculo de Probabilidades, UNICAMP Vestibular UNICAMP, UNICAMP, COMVEST

Sabe-se que, em um grupo de 10 pessoas, o livro A foi lido por 5 pessoas e o livro B foi lido por 4 pessoas. Podemos afirmar corretamente que, nesse grupo,
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11Q944813 | Estatística, Modelos lineares, Tecnologia em Gestão Pública, MEC, INEP, 2022

Uma Organização não Governamental (ONG) desenvolve trabalho social em um município, visando o combate à desnutrição de crianças carentes até a idade escolar. Quando completa 4 anos, a criança sai do programa e é direcionada a uma escola do governo municipal, juntamente com uma ficha que contém dados relacionados ao seu desenvolvimento. Em 2022, o governo municipal decidiu implantar um programa similar que acompanhará a nutrição de crianças até que elas concluam os primeiros anos do ensino fundamental. Para efeitos de monitoramento e avaliação, foram geradas estatísticas sobre as variáveis peso (P) e altura (A) das primeiras crianças que participamdo programa. A distribuição das alturas apresentou média de 91 cm e variância de 56,25 cm2, enquanto a distribuição dos pesos apresentou média de 39 kg e variância de 16 kg2.

Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A distribuição da variável P apresentou um coeficiente de variação maior do que a da distribuição da variável A.
PORQUE
II. O desvio padrão de A é maior do que o desvio padrão de P.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
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13Q960256 | Estatística, Estatística, TRF 2a REGIÃO, AOCP, 2024

A Razão das Chances é definida pela razão entre a probabilidade de sucesso e a probabilidade de insucesso, ou seja,p/1–p. Então, assumindo y = β0+β1X1 + ... +βp-1Xp-1= X'β,tem-se no Modelo Logístico p =p(X)=p(X1, X2, ... , Xp-1)=ey/ey+1 =1/1+e-y= 1/1+e-x'β.Portanto, a Razão das Chances no Modelo Logístico é

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14Q981740 | Estatística, Estatístico, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Supondo-se que Tn siga uma distribuição t de Student com n graus de liberdade, e que An convirja em probabilidade para 1 como resultado da aplicação da lei fraca dos grandes números, então é correto afirmar que, à medida que n aumentar, a distribuição da soma Tn + An tenderá para uma distribuição
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15Q960260 | Estatística, Amostragem aleatória simples, Estatística, TRF 2a REGIÃO, AOCP, 2024

Seja a amostra aleatória de tamanho pequeno [X1, X2, ... , X10]de uma variável aleatória X com distribuição de probabilidade normal com médiaμ evariância σ2,então, as estatísticasx̄–μ/σ/√10,x̄–μ/s/√10,x̄–μ/σ ex̄–μ/stêm quais distribuições, respectivamente?

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16Q978701 | Estatística, Principais distribuições de probabilidade, Especialista em Urgência e Emergência, Prefeitura de Flores de Goiás GO, IV UFG, 2025

Um lote de 5 unidades de um produto está sendo inspecionado, e cada unidade pode ser aprovada ou reprovada, de forma independente, com probabilidades iguais para ambos os resultados. Qual é a probabilidade de exatamente 3 unidades serem aprovadas?
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17Q952381 | Estatística, Estatística descritiva análise exploratória de dados, Auxiliar Administrativo, FCS MG, MS CONCURSOS, 2025

Dizer que “O perfume possui um cheiro doce ou a colônia não possui um aroma cítrico”, é logicamente equivalente a dizer que:
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18Q959372 | Estatística, Medidas de Dispersão Amplitude, Área 6, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando que a análise de uma amostra de minério de chumbo tenha apresentado os seguintes resultados percentuais (%): 8,10; 8,32; 8,12; 8,22; 7,99; 8,31, julgue o item a seguir, relativo a esses dados.
O valor médio do teor de chumbo presente na amostra foi superior a 8%.
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19Q977671 | Estatística, Estatística descritiva análise exploratória de dados, Conhecimentos Específicos II, SEFAZRJ, CESPE CEBRASPE, 2025

Assinale a opção em que é apresentada a denominação da ferramenta que, usada na gestão de qualidade, é caracterizada pela representação de seus resultados em um gráfico de pontos cartesianos que permite verificar se existe relação de causa e efeito entre duas variáveis de natureza quantitativa e possibilita encontrar a intensidade da relação entre as variáveis pesquisadas.
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20Q964946 | Estatística, Medidas de Dispersão Amplitude, Perfil Interno, Banco do Brasil, FGV, 2023

Acerca do desvio padrão de um conjunto de números, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para afalsa.

( )E sempre maior ou igual a zero.
( )Pode ser definido como a raiz quadrada da soma dos quadrados dos desvios em torno da média.
( ) Quanto mais concentrados os números estão em torno da media, maior é o desvio padrão.

As afirmativas são, respectivamente.
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