Questões de Concursos Fonoaudiologia

Resolva questões de Fonoaudiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q985344 | Fonoaudiologia, Motricidade Orofacial, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Horizontina RS, OBJETIVA, 2025

Em relação às características das dispraxias em crianças, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q978944 | Fonoaudiologia, Audiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que descreve uma prática pedagógica eficaz para promover a inclusão de alunos com deficiência auditiva em salas de aula regulares.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q985345 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Horizontina RS, OBJETIVA, 2025

Os princípios de reabilitação vocal auxiliam a delinear o trabalho clínico do fonoaudiólogo. Quanto aos princípios relacionados ao paciente, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q978945 | Fonoaudiologia, Motricidade Orofacial, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que apresenta uma afirmativa correta sobre os efeitos das disfunções da ATM.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q978946 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Durante a produção vocal, os músculos intrínsecos da laringe atuam em sinergia para controlar o fechamento, alongamento e ajuste fino das pregas vocais.

O músculo responsável principalmente pelo alongamento e pelo aumento da tensão das pregas vocais é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q978947 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O processamento fonológico é uma habilidade fundamental no processo de alfabetização.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente um componente do processamento fonológico e sua função.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q978948 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Diversas teorias foram propostas para explicar o processo de aquisição da linguagem. Cada uma delas enfatiza diferentes aspectos – biológicos, sociais, cognitivos ou comportamentais.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a correlação entre o autor e sua concepção teórica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q985349 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Horizontina RS, OBJETIVA, 2025

A disartrofonia espástica ocorre devido a uma lesão bilateral dos tratos corticoespinais que inervam os músculos da fala. São características dela:

I. Voz tensa-estrangulada com pitch variável, podendo ser grave (quando há mais massa vibrante) ou aguda (quando há maior tensão).
II. Podem ocorrer quebras de sonoridade e ressonância laringo-faríngea.


Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q978949 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Durante a avaliação estroboscópica de um paciente com queixa de voz rouca e fadiga vocal, observa-se assimetria no movimento mucoso, redução da amplitude de vibração e presença de uma lesão esbranquiçada arredondada em borda livre da prega vocal direita.

Esses achados são compatíveis com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q985350 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Horizontina RS, OBJETIVA, 2025

Sobre o processo de envelhecimento e os aspectos relevantes à atuação fonoaudiológica junto ao paciente idoso, analisar os itens.

I. Nas pessoas idosas, a qualidade vocal tende a ser instável e trêmula, sendo a frequência fundamental comumente mais aguda nos homens e mais grave nas mulheres.

II. A presbiacusia é tipicamente caracterizada por uma perda auditiva bilateral para tons de alta frequência.

III. As mudanças no sistema sensório-motor oral são consideradas condições normais inerentes ao processo de envelhecimento humano, portanto não necessitam de acompanhamento fonoaudiológico.

IV. Os quadros demenciais pouco se distinguem dos casos afásicos, pois em ambos há comprometimento progressivo da função intelectiva e lesão cerebral do tipo difusa.


Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q1035302 | Fonoaudiologia, Legislação e Ética Profissional da Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Durante uma ação de capacitação promovida por uma prefeitura para profissionais da saúde e da educação, foram discutidos os direitos das pessoas surdas, incluindo o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos serviços públicos. A fonoaudióloga presente ressaltou a importância da formação em Libras nos cursos de graduação, inclusive na Fonoaudiologia, como forma de garantir a comunicação e o acesso à cidadania.
De acordo com a Lei nº 10.436/2002, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1035305 | Fonoaudiologia, Legislação e Ética Profissional da Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

A Lei nº 6.965/1981 dispõe sobre a regulamentação da profissão de Fonoaudiólogo no Brasil.
De acordo com essa lei, quanto às disposições legais sobre o exercício profissional, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1004083 | Fonoaudiologia, Grupo Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2025

No estudo do desenvolvimento da linguagem alguns fatores do ambiente e os da constituição orgânica e psíquica da criança são considerados os principais responsáveis e decisivos para o desenvolvimento.
Em relação aos fatores intervenientes do desenvolvimento da linguagem, avalie as afirmativas a seguir:

I. É possível compreender a linguagem como estrutura capaz de ordenar ideias e pensamentos, e viabilizar a conduta interativa, condição esta essencial para a comunicação e a socialização do ser humano.

II. Quando se considera a constituição biológica e psíquica e as circunstâncias envolventes como fundamentais para o processo da linguagem, torna-se relevante abordar alguns fatores intervenientes nesse processo.

III. A correlação entre fatores de risco e de proteção é probabilística e acontece na confluência das perspectivas individuais e sociais.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1004084 | Fonoaudiologia, Grupo Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2025

O atraso do desenvolvimento que se caracteriza por uma alteração de linguagem em contextos sociais, situacionais e comunicativos, ou seja, relaciona-se ao conjunto de regras que explicam ou regulam o uso intencional da linguagem, considerando que se trata de um sistema social compartilhado e com normas para a correta utilização em contextos sociais configura um transtorno na perspectiva do desenvolvimento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1004085 | Fonoaudiologia, Grupo Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2025

O Programa de Saúde Auditiva tem como um dos seus principais objetivos realizar o diagnóstico precoce das alterações auditivas.
O procedimento recomendado para cumprir a primeira etapa desse programa é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1004086 | Fonoaudiologia, Grupo Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2025

Em relação a fatores de risco para as alterações da linguagem na educação infantil, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A identificação precoce de problemas na linguagem na infância é um indicador significativo de possíveis dificuldades educacionais e sociais futuras.

( ) O desenvolvimento da linguagem oral é fundamental para expressar ideias e assimilar novos conceitos, porém as habilidades linguísticas não interferem no sucesso acadêmico.

( ) Os principais fatores de risco para o desenvolvimento da linguagem incluem aspectos biológicos e individuais, fatores ambientais, características individuais e alterações associadas.


As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1004087 | Fonoaudiologia, Grupo Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2025

Em relação à voz e seus distúrbios nos diferentes ciclos de vida, associe os ciclos de vida a seguir às suas respectivas características vocais:

1. Infância 2. Adolescência 3. Vida Adulta 4. Senescência
( ) há diminuição da eficiência vocal e da estabilidade provocadas pelo crescimento laríngeo, das cavidades de ressonância, da traqueia e do pulmão.
( ) as queixas e as mudanças vocais podem não ser semelhantes entre homens e mulheres, uma vez que há dimorfismo sexual, especialmente pela relação direta entre os hormônios sexuais e a voz.
( ) quanto à voz, características de soprosidade, rugosidade e instabilidade são consideradas os principais marcadores esperados desse ciclo de vida
( ) é a fase de maior estabilidade e eficiência vocal, pois a laringe e a voz alcançam sua maturidade estrutural e funcional.


A relação correta, na ordem apresentada, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1004088 | Fonoaudiologia, Grupo Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2025

A disfagia que decorre de alterações estruturais com causas relacionadas com pós-operatório de cirurgia de cabeça e pescoço, efeitos de radioquimioterapia, edema na oro e hipofaringe, sequelas após intubação orotraqueal, traqueostomia prolongada, sonda nasoentérica para alimentação e refluxo gastro-esofágico, entre outras, denomina-se disfagia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1004089 | Fonoaudiologia, Grupo Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2025

Em relação ao Protocolo de Avaliação Miofuncional Orofacial com Escores (Amiofe), avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O Amiofe contém escores predeterminados, sendo o escore máximo atribuído ao padrão normal, sem desvios.
( ) São avaliados os seguintes itens: Aparência / postura; Mobilidade e Funções (respiração, deglutição e mastigação).
( ) A realização do exame miofuncional é uma etapa que possibilita a compreensão da disfunção apresentada e esclarece o paciente quanto a queixa referida.


As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1004090 | Fonoaudiologia, Grupo Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2025

A avaliação de linguagem e comunicação nas demências deve ser feita, preferencialmente, de forma objetiva, isto é, através de utilização de instrumentos padronizados.
O instrumento, de avaliação abrangente, mais utilizado na prática clínica atualmente por possuir dados normativos para a população brasileira e avaliar as funções linguísticas mais relevantes é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.