Questões de Concursos Gestão de Produtos e Operações

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1Q203411 | Gestão de Produtos e Operações, Técnicas de Vendas, Escriturário, Banco do Brasil, FCC

Geralmente, as empresas não determinam um preço único para um produto, mas criam uma estrutura de determinação de preços que reflete diferentes estratégias. O preço “isca” ocorre, por exemplo, quando supermercados e lojas de departamentos reduzem o preço de marcas conhecidas para estimular um movimento maior nas lojas. Esta estratégia corresponde ao Preço

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2Q186934 | Gestão de Produtos e Operações, Logística, Administrador, TermoMacaé, CESGRANRIO

A gestão da distribuição física e os sistemas de estoque de múltiplos estágios são muito utilizados pelas empresas. Na rede de suprimentos, os armazéns e centros de distribuição têm, entre outras, as funções abaixo, EXCETO a de

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3Q203325 | Gestão de Produtos e Operações, Técnicas de Vendas, Escriturário, Banco do Brasil, FCC

Após estabelecer claramente objetivos e opositores, as empresas precisam definir quais as estratégias de ataque, visando ao alcance de vantagem competitiva. A empresa atacante se iguala à sua oponente, no que se refere a produto, propaganda, preço e distribuição, por meio da estratégia de

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4Q192050 | Gestão de Produtos e Operações, Administrador Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

Uma fábrica de móveis produz cadeiras de ferro e mesas de madeira. São produzidas cadeiras do tipo 1, 2 e 3. As mesas produzidas são do tipo X e Y. Sabe-se que os recursos de produção utilizados para produzir as cadeiras e as mesas são distintos e não compartilhados, logo, o gerente de planejamento central precisa definir o planejamento de produção nos níveis estratégico, tático e operacional.

Para que o planejamento da produção esteja de acordo com os princípios hierárquicos do PCP, o gerente deve

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5Q201111 | Gestão de Produtos e Operações, Técnicas de Vendas, Escriturário, Banco do Brasil, FCC

Até que o cliente receba e aceite a mercadoria constante em seu pedido, a venda é um compromisso de compra e venda. Por isso, as empresas têm investido em Adminis- tração de Vendas, tratando, principalmente, de três temas centrais: o planejamento do que deverá ser feito; a coordenação daquilo que está sendo feito; e o controle daquilo que já foi feito. Deve fazer parte do planejamento:

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6Q228813 | Gestão de Produtos e Operações, Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas, Petrobras, Petrobrás Profissional de Comunicação Júnior Relações Públicas

O sistema de produção japonês, tal como é estruturado atualmente, surgiu nos vinte e cinco anos seguintes à Segunda Guerra Mundial, na Toyota Motor Co, decorrendo daí o sistema Toyota de produção ou ohnoísmo, o qual apresenta como uma de suas características o uso de um sistema de informação visual que aciona e controla a produção. Esse sistema de informação é denominado

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7Q187343 | Gestão de Produtos e Operações, Administrador, UFF, UFF

As prioridades competitivas estratégicas de uma operação podem ser classificadas em grupos gerais. O lead time dos fornecedores diz respeito ao grupo relacionado a:

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8Q189032 | Gestão de Produtos e Operações, Planejamento Agregado da Produção, Administrador, TermoMacaé, CESGRANRIO

A monitoração e o controle da produção são atividades doPlanejamento e Controle da Produção (PCP). Dentre osmétodos de controle mais usados pelas empresas, estão o controle puxado e o controle empurrado, sobre os quaisforam feitas as afirmações que se seguem.

I - No controle puxado, o posto de trabalho a jusante é o que determina o ritmo de produção dos postos detrabalho anteriores.
II - No controle puxado, o posto de trabalho passa osseus itens ao posto de trabalho seguinte, conformetermina a produção do lote programado.
III - O controle empurrado faz com que as ordens de produção de itens sejam colocadas para produção quando o estoque de segurança começa a ser usado.
IV - O controle empurrado está relacionado ao momento da entrada do pedido de um cliente na área comercial.

É(São) correta(s) APENAS a(s) afirmação(ões)

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9Q191076 | Gestão de Produtos e Operações, Sistema de Estoques, Administrador, TermoMacaé, CESGRANRIO

A técnica do Lote Econômico de Compra é usada para determinar a quantidade do pedido de reposição de um item de estoque. Ela tem como objetivo encontrar o ponto de custo mínimo entre as classes de custos de

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10Q100867 | Gestão de Produtos e Operações, Analista Processos Organizacionais, PRODEB, AOCP

Em um cenário de extrema competição empresarial, no qual o acesso à informação correta não importa onde ela esteja localizada e em qual dispositivo, pode indicar o sucesso ou o fracasso de uma determinada negociação. Assim, correio eletrônico, browser, planilhas eletrônicas, banco de dados, processador de texto, software e editores de apresentação, por exemplo, são considerados como

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11Q188832 | Gestão de Produtos e Operações, Administrador, UFF, UFF

O método de melhoria contínua da qualidade que visa à redução das variabilidades é denominado:

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12Q102954 | Gestão de Produtos e Operações, Analista Processos Organizacionais, PRODEB, AOCP

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas. Planos __________ são planos que se aplicam à organização como um todo, estabelecendo seus objetivos globais e posicionando-a em termos de ambiente. Planos _____________ são planos que especificam os detalhes de como devem ser alcançados os objetivos organizacionais globais.

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13Q102271 | Gestão de Produtos e Operações, Analista Processos Organizacionais, PRODEB, AOCP

Associe a coluna 1 com a coluna 2 e assinale a alternativa que apresenta a ordem correta, de cima para baixo, da coluna 2

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14Q100221 | Gestão de Produtos e Operações, Analista Processos Organizacionais, PRODEB, AOCP

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. ____________ é um processo de análise do comportamento das pessoas em relação ao cargo que ocupam. Ela se justifica porque facilita e viabiliza alguns procedimentos em relação ao ocupante do cargo e à empresa. Através dela, é possível uma melhor adequação do indivíduo ao cargo, determinar mais claramente as carências, que indicam necessidades de treinamento, identificar o potencial humano dos empregados e facilitar as ações de promoção, fica mais transparente o processo de recompensas, pois atribui incentivo salarial ao bom desempenho, criando estímulo à maior produtividade.

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15Q192738 | Gestão de Produtos e Operações, Administrador, UFF, UFF

No fluxo de materiais ao longo da cadeia de suprimentos, a tendência de ocorrer um efeito de multiplicação da demanda, à medida que os pedidos vão sendo passados dos varejistas para os atacadistas e destes para os fabricantes, é conhecida como efeito:

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16Q193765 | Gestão de Produtos e Operações, Amostragem, Administrador, TermoMacaé, CESGRANRIO

Analise as afirmações a seguir.

A amostragem é uma técnica de Controle Estatístico de Processos (CEP) usada para realizar inspeções em todos os produtos fabricados.

PORQUE

A inspeção de 100% das unidades produzidas é um requisito para certificação ABNT NBR ISO 9001:2000.

A esse respeito, conclui-se que

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17Q189869 | Gestão de Produtos e Operações, Sistema de Estoques, Administrador, DNOCS, FCC

Os estoques precisam ser gerenciados e monitorados em termos de valor e necessidade. O ordenamento dos itens em estoque, de acordo com o seu valor durante determinado período, é uma característica da ferramenta de gestão de materiais denominada

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18Q103901 | Gestão de Produtos e Operações, Analista Processos Organizacionais, PRODEB, AOCP

O processo de planejamento tem a finalidade básica de propor ações que antecipem situações previstas, criando condições práticas à empresa de enfrentá-las com sucesso, a fim de se manter em condições no futuro. Assim, pode-se dizer que avaliação das condições atuais, fator tempo, problemas de previsão, coleta e análise dos dados e coordenação dos planos são atividades fundamentais básicas ao processo de planejamento. Realizar análise ambiental (análise de oportunidade de mercado); definir a missão, os objetivos, as políticas e estratégias da empresa; e elaborar planos (Administrativo/Financeiro, de Produção, de Marketing/Comercial) de ação por área, podem ser definidos como

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19Q193574 | Gestão de Produtos e Operações, Administrador, UFF, UFF

Nos trabalhos de Hayes e Wheelwright, foram elaborados conceitos importantes sobre estratégia de manufatura, dentre eles o modelo de quatro estágios de avanço na posição estratégica que o setor de manufatura pode ter numa empresa. O estágio no qual se encontram as empresas cujo setor de manufatura procura NÃO ser pior do que as práticas usuais do mercado é denominado:

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20Q191801 | Gestão de Produtos e Operações, Administrador, UFF, UFF

A produção de pequenos lotes, de uma grande variedade de produtos, com múltiplos roteiros de fabricação, caracteriza o processo produtivo do tipo:

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