Questões de Concursos Gestão Documental Pública

Resolva questões de Gestão Documental Pública comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q205588 | Gestão Documental Pública, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, SEPLAG RJ, CEPERJ

" Ambiente humano dentro do qual as pessoas de uma organização executam seu trabalho" , é uma defi nição de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q252533 | Gestão Documental Pública, Técnico Judiciário Área Administrativa, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da produção e do trâmite de documentos, julgue os itens a seguir.

Para que a produção documental se dê de forma racionalizada, é recomendável evitar a reprodução desnecessária de documentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

3Q258066 | Gestão Documental Pública, Técnico Judiciário Área Administrativa, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Ao implantar um programa de gestão documental, o arquivo do STJ fará uso de instrumentos auxiliares. Com referência a esses instrumentos e às práticas arquivísticas, julgue os itens subseqüentes.

As minutas de documentos devem receber classificações individualizadas em função do prazo de guarda a elas atribuído.

  1. ✂️
  2. ✂️

4Q204627 | Gestão Documental Pública, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, SEPLAG RJ, CEPERJ

Compete ao gestor desenvolver esforços com o objetivo de manter os movimentos que compõem o processo de qualidade total, de forma que seja possível a sua rápida internalização. Essa afi rmativa faz parte da etapa conhecida como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q203526 | Gestão Documental Pública, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, SEPLAG RJ, CEPERJ

No ciclo de avaliação de contrato de gestão, as auditorias que se restringem à verifi cação dos resultados pactuados e à utilização de recursos públicos devem ser realizadas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q256793 | Gestão Documental Pública, Técnico Judiciário Área Administrativa, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Ao implantar um programa de gestão documental, o arquivo do STJ fará uso de instrumentos auxiliares. Com referência a esses instrumentos e às práticas arquivísticas, julgue os itens subseqüentes.

Cumpridos os prazos estabelecidos pela tabela de temporalidade para os documentos da fase corrente, aqueles que não forem descartados devem ser recolhidos à fase intermediária.

  1. ✂️
  2. ✂️

7Q211373 | Gestão Documental Pública, Gestao documental, Executivo Público, Casa Civil SP, FCC

Considere as disposições a seguir.

I. Cada Secretaria do Estado de São Paulo deverá ter uma Comissão de Avaliação de Documentos de Arquivo, visando à elaboração de tabela de temporalidade dos documentos mantidos nos respectivos arquivos.

II. Ao Arquivo Público do Estado de São Paulo compete orientar o desenvolvimento, a implementação e o aperfeiçoamento contínuo de sistema informatizado unificado de gestão arquivística de documentos e informações, em conformidade com a política estadual de arquivos.

III. O Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo tem, entre outras competências, as de propor e coordenar programa de institucionalização de arquivos públicos municipais.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q207372 | Gestão Documental Pública, Lei Federal n159 de 08 01 91Prazos maximos de sigilo, Executivo Público, Casa Civil SP, FCC

Contrariando a Lei Federal nº .159 de 08/01/91, que fixa prazos máximos de sigilo aplicáveis aos órgãos públicos, a Lei Federal no 11.111, de 05/05/2005, atribuiu à Comissão de Averiguação e Análise de Informações Sigilosas o poder de "manter a permanência da ressalva ao acesso do documento pelo tempo que estipular", sempre que julgar ameaçadas a soberania, a integridade territorial nacional ou as relações internacionais do país. Os críticos dessa medida passaram a mencioná-la como defensora

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q209402 | Gestão Documental Pública, Transferencia e recolhimento de documentos de arquivo, Executivo Público, Casa Civil SP, FCC

Os documentos cujo destino é a eliminação ou o descarte, como resultado do processo de avaliação, devem ser consignados em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q210465 | Gestão Documental Pública, Transferencia e recolhimento de documentos de arquivo, Executivo Público, Casa Civil SP, FCC

A transferência e o recolhimento de documentos de arquivo devem ser acompanhados, nos órgãos do poder público, de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q211005 | Gestão Documental Pública, Transferencia e recolhimento de documentos de arquivo, Executivo Público, Casa Civil SP, FCC

Considere as disposições a seguir.

I. Cabem à administração pública, na forma da lei, a gestão da documentação governamental e as providências para franquear sua consulta a quantos dela necessitem.

II. Competem ao Arquivo Nacional a gestão e o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelos poderes executivo, legislativo e judiciário federais.

III. Os documentos oficiais ou públicos, com valor de guarda permanente, não poderão ser eliminados após a microfilmagem, devendo ser recolhidos ao arquivo público de sua esfera de atuação ou preservados pelo próprio órgão detentor.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q206274 | Gestão Documental Pública, Gestao documental, Executivo Público, Casa Civil SP, FCC

A fim de garantir, de modo duradouro e estável, o acesso a seu conteúdo, os documentos digitais demandam a criação de um sistema eletrônico de gestão que adote, segundo o Conselho Nacional de Arquivos, determinados requisitos e metadados. A utilização de padrões abertos, a tramitação e o código de classificação ilustram, respectivamente, a aplicação de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q206334 | Gestão Documental Pública, Disposições no Código Civil, Executivo Público, Casa Civil SP, FCC

Com base no Código Civil de 1916 (art. 131), no Novo Código Civil de 2002 (art. 219) e na Medida Provisória n o 2.200-2, de 24/08/2001, que institui a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, é possível afirmar que as declarações constantes de documentos assinados se presumem verdadeiras em relação aos signatários,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q204044 | Gestão Documental Pública, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, SEPLAG RJ, CEPERJ

Com referência aos ajustes assinados pela Administração Pública, constantes na Lei no 8.666/93, o contrato é considerado facultativo em casos da seguinte modalidade:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q204827 | Gestão Documental Pública, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, SEPLAG RJ, CEPERJ

O tutorial de boas práticas que tem como fi nalidade otimizar a comunicação e fornecimento de informações e serviços prestados por órgãos do Governo Federal nos meios eletrônicos é intitulado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q205621 | Gestão Documental Pública, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, SEPLAG RJ, CEPERJ

Conforme a GesPública (2010), um bom modelo de gestão para resultados deve ter um conjunto de atributos específi cos sendo esse:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q207437 | Gestão Documental Pública, Fundação Energia e Saneamento, Executivo Público, Casa Civil SP, FCC

A Fundação Patrimônio Histórico da Energia e Saneamento, também designada Fundação Energia e Saneamento, é entidade de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia jurídica, administrativa e financeira, sediada na cidade de São Paulo (SP). Instituída no âmbito do Programa Estadual de Desestatização, de 1996, tem seu acervo formado, em grande parte, pelos arquivos das empresas que se responsabilizaram pelo setor energético paulista ao longo do tempo. De acordo com a Lei Federal no 8.159, de 08/01/1991, são considerados públicos os documentos originários de instituições encarregadas da gestão de serviços públicos, independentemente de sua natureza jurídica. Levando em consideração a Resolução no 19, de 28/10/2003, do Conselho Nacional de Arquivos, relativa aos documentos públicos que integram o acervo das empresas em processo de desestatização e das pessoas jurídicas de direito privado que lhes sucederam, o destino dos fundos hoje custodiados pela Fundação Energia e Saneamento deveria ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q246458 | Gestão Documental Pública, Técnico de Administração, TC DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere ao gerenciamento da informação e à gestão de documentos, julgue os itens subsequentes.

A acumulação de massas documentais resulta da ausência de tratamento adequado durante o período em que o valor primário dos documentos é maior.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.