Questões de Concursos Governança de TI

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1Q118914 | Governança de TI , Gerência de Configuração, Analista de Sistemas, Senado Federal, FGV

Um software de gerência de configuração deve ser capaz de:

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2Q699057 | Governança de TI, Técnico Judiciário Informática, TRF 3a, FCC, 2019

Entre as ferramentas ordinariamente utilizadas na gestão de projetos pelas organizações, pode-se citar o COBIT, que
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3Q113437 | Governança de TI , Arquitetura, Analista de Gestão em Saúde, FIOCRUZ, FGV

Assinale a alternativa que apresenta os principais componentes da arquitetura de Tecnologia da Informação.

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4Q156165 | Governança de TI, Gerência de Projetos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TJ PI, FCC

O PMBOK mapeia os processos de gestão de projeto em 5 grupos e em 9 áreas de conhecimento. Numa dessas áreas de conhecimento são encontrados os processos de desenvolvimento do plano do projeto, de execução do plano do projeto e de controle de mudanças no projeto. Essa área de conhecimento é identificada por

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5Q109552 | Governança de TI, Planejamento e Gestão de Sistemas de TI, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE AM, FCC

Sobre a gestão estratégica de TI e o alinhamento estratégico entre TI e negócios, é correto afirmar:

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6Q117454 | Governança de TI , Gerência de Projetos, Analista de Sistemas, ELETROBRÁS, CESGRANRIO

Determinado gerente de projetos, ao analisar a documentação de um projeto de infraestrutura de rede, observou que o gerenciamento de recursos humanos descreve os processos necessários para

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7Q107211 | Governança de TI , Gerência de Projetos, Analista Administrativo Tecnologia da Informação, ANA, ESAF

Analise as seguintes afirmações a respeito de gerência de projetos:

I. Operação é um empreendimento temporário destinado à criação de um produto ou serviço.
II. Os processos são iterativos, por natureza.
III. O escopo do projeto, prazo e custos são restrições típicas com as quais o gerente de projetos tem de lidar.

Assinale a opção correta.

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8Q120849 | Governança de TI , ITIL, Analista de Suporte de Sistemas, Senado Federal, FGV

Analise as afirmativas a seguir, a respeito do ITIL (INFORMATION TECHNOLOGY INFRASTRUCTURE LIBRARY).

I. A ITIL define os processos a serem implementados na área de TI e demonstra as melhores práticas que podem ser utilizadas no Gerenciamento de Serviços.
II. A ITIL descreve a base para a organização dos processos de TI, visando à sua orientação para o Gerenciamento de Serviços de TI; em particular, os objetivos, atividades gerais, pré-requisitos necessários e resultados esperados dos vários processos.
III. A ITIL é composta por um conjunto de melhores práticas para a definição de processos necessários ao funcionamento de uma área de TI, visando permitir o máximo alinhamento entre ela e as demais áreas de negócio para garantir agregação de valor à organização.

Assinale:

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9Q32748 | Governança de TI, Técnico em Informática, DNPM, MOVENS Instituto

O Service Desk, muitas vezes chamado de Help Desk, é uma das principais unidades de um departamento de informática, já que é o ponto de contato direto entre o departamento de informática e os usuários. Grande parte da imagem da TI dentro de uma empresa devese à eficiência e à eficácia desse serviço. No tocante às funções do Service Desk, definidas pelo ITIL, assinale a opção INCORRETA.
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10Q262111 | Governança de TI, Gerência de Projetos, Técnico Judiciário Programação de Sistemas, TRE MT, CESPE CEBRASPE

Acerca de gerenciamento de projetos, assinale a opção correta.

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11Q849747 | Governança de TI, Gerência de Serviços, TJ RN Coordenador Técnico de Atendimento e Suporte, COMPERVE, 2020

A combinação de uma ou mais falhas de um equipamento e/ou erros humanos causa a perda da função do sistema. Diversos fatores geralmente influenciam na falha dos equipamentos, tais como: erro de projeto, falha de material, operação inadequada etc. Para calcular a disponibilidade de um sistema, observe as seguintes informações:

? Tempo em que o sistema deveria trabalhar: 36 horas

? Tempo total em que o sistema não está funcionando: 24 horas

? No total, ocorreram quatro falhas no sistema.

Nesse caso, o valor da disponibilidade do sistema é de

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12Q186977 | Governança de TI, Gestão de Conhecimento, Administrador, Senado Federal, FGV

Certo tipo de liderança cria entre os membros do grupo mais hostilidade e rivalidade, maior identificação com o líder do que com o grupo, ansiedade em relação ao futuro, agressões aos outros,criação de bodes expiatórios, superdependência e submissão ao líder e inflexibilidade de comportamento. Essa liderança é do tipo:

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13Q120923 | Governança de TI , Segurança da Informação, Analista de Tecnologia da Informação, MPE RN, FCC

Instrumento que define as normas a serem aplicadas na empresa e praticadas por seus funcionários, colaboradores, prestadores de serviço, clientes e fornecedores, com o objetivo de preservar os ativos de informação livres de risco, assegurando a continuidade dos negócios. É a definição de

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15Q119891 | Governança de TI , CRM, Analista de Tecnologia da Informação, MPE RN, FCC

A sigla CRM, no contexto da Tecnologia da Informação significa

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16Q851702 | Governança de TI, ITIL, AL AP Analista Legislativo Desenvolvedor de Sistemas, FCC, 2020

Com a finalidade de controlar o cumprimento de regras de trabalho e monitorar os resultados das atividades desempenhadas por uma central de suporte técnico ao usuário de informática, uma empresa que segue a proposta da ITIL V3 edição 2011 deve alocar, ao menos, um profissional no papel de
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17Q152407 | Governança de TI, CMMI, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 6a Região, FCC

Existem diversos modelos CMMI disponíveis, gerados a partir do CMMI Framework. Em consequência disso, é preciso estar preparado para decidir qual modelo CMMI melhor atende às necessidades de melhoria de processos de uma organização específica. É possível selecionar uma representação, contínua ou em estágios, e determinar as áreas de conhecimento que serão incluídas no modelo que essa organização irá utilizar. Sobre essas representações, considere:

I. Oferecerá uma sequência comprovada de melhorias, começando com práticas básicas de gerenciamento e progredindo por um caminho pré-definido e comprovado de níveis sucessivos, cada um servindo como base para o próximo.

II. Oferecerá uma classificação única que resume os resultados de avaliações e permite comparações entre organizações.

III. Possibilitará comparações dentro e entre organizações em uma área de processo em termos de área de processo ou pela comparação de resultados através do uso de estágios equivalentes.

IV. Permitirá comparação dentro da organização e entre organizações pelo uso de níveis de maturidade.

V. Permitirá selecionar a sequência de melhorias que melhor atende aos objetivos de negócios e reduz as áreas de risco da organização.

Os itens apresentados referem-se, respectivamente, às representações

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18Q114519 | Governança de TI, Gestão de Conhecimento, Analista de Planejamento e Orçamento, MPOG, ESAF

Em relação à gestão do conhecimento e da informação, é correto afirmar que

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19Q834086 | Governança de TI, COBIT, Banco da Amazônia Técnico Científico, CESGRANRIO, 2021

Com a situação de Calamidade Pública decorrente da pandemia de Covid-19, uma parcela significativa dos funcionários de um banco foi instruída a exercer suas atividades, temporariamente, no modo de teletrabalho. Constatou-se, porém, que tal situação causaria uma sobrecarga das atividades de infraestrutura de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Em função desse quadro, foram convocados representantes das diversas subáreas de TIC para elaborar um plano de governança para esse teletrabalho.
Com base no Cobit 2019, para tratar dessa situação, deve-se priorizar a gestão de
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20Q119222 | Governança de TI , Gerência de Projetos, Analista de Sistemas, CAPES, CESGRANRIO

Segundo o PMBOK, terceira edição, a função básica do patrocinador é

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