Questões de Concursos Jornalismo

Resolva questões de Jornalismo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1012226 | Jornalismo, Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, Técnico em Comunicação Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

No que diz respeito a ética e legislação em comunicação social, julgue o item a seguir.

O Código de Ética dos Jornalistas dedica diversos artigos exclusivamente voltados ao uso ético da imagem do cidadão em publicações, com ênfase em mídias digitais.

  1. ✂️
  2. ✂️

2Q1012227 | Jornalismo, Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, Técnico em Comunicação Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

No que diz respeito a ética e legislação em comunicação social, julgue o item a seguir.

O Código de Ética dos Jornalistas trata expressamente da responsabilidade do jornalista em respeitar a privacidade e a honra dos cidadãos.

  1. ✂️
  2. ✂️

3Q1045003 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

Leia alguns títulos de editoriais de O Globo, publicados em julho de 2025.

I. Independência da Justiça e democracia são inegociáveis
II. Parasitismo dos robôs de IA precisa ter fim
III. Confusão em torno do Jaé é reflexo da inépcia de estado e município
IV. Endurecimento da progressão de pena representa passo na direção certa

Eles representam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1045004 | Jornalismo, Linguagem Jornalística, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

Sobre a organização das informações nos textos jornalísticos destinados à mídia impressa, leia o trecho a seguir.

Nas edições em papel o espaço é finito e, como tal, toda a organização informativa segue um modelo que procura rentabilizar a mancha disponível. O jornalista recorre a técnicas que procuram encontrar o equilíbrio perfeito entre o que se pretende dizer e o espaço disponível para o fazer, pelo que o recurso à pirâmide invertida faz todo o sentido. O editor pode sempre cortar um dos últimos parágrafos sem correr o risco de cortar o sentido à notícia.
CANAVILHAS, J. Webjornalismo: Da pirâmide invertida à pirâmide deitada. In BARBOSA, S. (org.). Jornalismo Digital de Terceira Geração. Covilhã: Universidade da Beira, 2006, p. 7.

Esse tipo de corte, informado pelo autor, é possível, pois, de acordo com o modelo de pirâmide invertida,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1045005 | Jornalismo, Teorias do Jornalismo, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

Em seu livro Teoria do Jornalismo, Felipe Pena (2005) retoma autores clássicos para apresentar os valores-notícia que impactam a produção jornalística cotidiana. Ele apresenta cinco opções de categorias: substantivas, relativas ao produto, à concorrência, ao público e ao meio de informação.

A categoria relativa à concorrência refere-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1045009 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

Leia o texto a seguir sobre os releases.

A manutenção de um bom relacionamento com os jornalistas é ajudada pelo envio de releases de boa qualidade. Textos encaminhados por assessores que conquistaram respeito são, certamente, mais bem examinados, e até telefonemas passam a ser bem-vindos. Inclusive pela farta circulação de releases, editores tendem a estabelecer critérios que chegam a impedir a publicação na forma como foram recebidos.
DUARTE, J (org.). Assessoria de Imprensa e Relacionamento Com A Mídia - Teoria e Técnica. São Paulo: Atlas, 2018, p. 284.

É desaconselhável a publicação de um release na íntegra, sem qualquer modificação, porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1045013 | Jornalismo, Técnicas Jornalísticas, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

Segundo Nilson Lage, o lead clássico é aquele cuja ordenação dos elementos da proposição – Quem? O quê? Fez o que? Quando? Onde? Como? Porque? Para que? - se dá a partir da notação mais importante.

Mas, quando fatos sucessivos são alinhados para conduzir ao clímax, como um conto de poucas linhas, temos o lead
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1035030 | Jornalismo, Legislação da Comunicação, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Avalie a seguinte situação:
Uma ONG internacional pretende criar uma emissora de rádio comunitária em uma região de fronteira no Brasil. Para obtenção de concessão, argumenta que a emissora promoverá a integração cultural entre os países fronteiriços.
Considerando o Capítulo V da Constituição Federal, a nova empresa deve ser constituída, em território nacional, com uma emissora
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1035031 | Jornalismo, Ética Jornalística, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Avalie a seguinte situação:
Um repórter investigativo de um jornal local obteve acesso exclusivo a gravações feitas durante um interrogatório policial de um suspeito de tráfico de drogas, nas quais ele assume a autoria de alguns assassinatos. As gravações mostram que o suspeito sofreu pressão psicológica e violência física durante o longo interrogatório.
Considerando o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, o veículo noticioso deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1035033 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir:

“Nenhuma empresa, por mais sólida, admirada e moderna que seja, está imune à crise. Esse princípio básico da gestão de crise, mesmo repetido, ainda continua esquecido por muitas organizações” (FORNI, 2018)
Nesse contexto, avalie as seguintes afirmativas

I. A crise é notícia, porque preenche os requisitos básicos do conceito de notícia: é um fato grave, inusitado, que afeta a vida das pessoas ou o interesse da sociedade.

II. A organização não deve entrar em conflito com os veículos de mídia porque estes noticiaram a crise, mas sim ter uma estratégia, mensagens-chave e bons porta-vozes para explicála.

III. A mídia motiva a ocorrência de eventos negativos na organização, que não tem qualquer responsabilidade sobre como os efeitos dessa crise serão comunicados à opinião pública.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1052707 | Jornalismo, Teorias do Jornalismo, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Jornalismo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

A noticiabilidade é um conceito fundamental para o jornalismo, pois se refere aos critérios utilizados pelas redações para selecionar e hierarquizar os acontecimentos que serão transformados em notícia. Entre esses critérios se destacam a relevância social, a atualidade, a proximidade (geográfica ou cultural), o impacto, o ineditismo e o interesse público, entre outros. No entanto, a definição de quais fatos merecem cobertura e destaque não é um processo meramente técnico: envolve valores jornalísticos, pressões de mercado e perspectivas políticas e éticas. Assim, compreender o que torna um evento “noticiável” exige um olhar crítico sobre as rotinas produtivas e as implicações sociais do jornalismo. Considere que a editoria de um grande jornal receba uma denúncia sobre a possível contaminação no sistema de abastecimento de água de uma pequena cidade do interior. A fonte afirma que uma substância química, liberada por uma fábrica local, estaria se infiltrando e em lençóis freáticos, com potencial de causar doenças graves a longo prazo. Ao mesmo tempo, a redação está voltada à cobertura de uma crise política que mobiliza as atenções em nível nacional. Diante desse cenário, os editores debatem se a notícia local sobre contaminação tem “peso” suficiente para disputar espaço com o noticiário político já em curso. Com base nos critérios de noticiabilidade, para decidir se a pauta sobre a suposta contaminação na água deverá ser publicada e como ela poderá ser enquadrada, é necessário:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q1052710 | Jornalismo, Comunicação Organizacional no Jornalismo, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Jornalismo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

O debate sobre as práticas jornalísticas no âmbito da comunicação organizacional tem se intensificado, especialmente diante da convergência de funções e do papel estratégico que o jornalismo pode assumir na gestão da imagem e do relacionamento com os públicos internos e externos. A perspectiva de Margarida Kunsch sugere que as atividades jornalísticas, quando integradas à comunicação organizacional, vão além da mera divulgação de releases ou do gerenciamento de crises; elas envolvem processos participativos, construção de sentido e fortalecimento da credibilidade das organizações perante a sociedade.
(KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Comunicação organizacional: linguagem, gestão e perspectivas. Vol. São Paulo: Saraiva, 2009.)

Reflete a complexidade da atividade jornalística no contexto da comunicação organizacional, considerando os desafios e responsabilidades envolvidos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q1007911 | Jornalismo, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

“Os jornalistas funcionam apoiados em algum tipo de método, altamente pessoal, para testar e fornecer a informação – sua própria disciplina individual de verificação. Essa disciplina consiste, entre outras práticas, em procurar várias testemunhas de um fato, descobrir novas fontes, indagar sobre os vários lados de uma questão.” (KOVACH, Bill e ROSENSTIEL, Tom. Os elementos do jornalismo. São Paulo: Geração Editorial, 2003, p. 112)

Um determinado jornal impresso resolveu produzir uma grande reportagem para a edição dominical. O tema abordado foi a preservação de fachadas de arquitetura barroca no Brasil. Dessa maneira, o repórter recorreu a fontes de informação do tipo oficial/direta, independente/indireta e oficiosa/adicional, compreendendo, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1052713 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Jornalismo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

A delimitação dos gêneros jornalísticos segue sendo um desafio teórico e prático para os estudiosos e profissionais da área. As clássicas tipologias (notícia, reportagem, entrevista, crônica, editorial, artigo de opinião etc.) foram inicialmente estabelecidas a partir de padrões de linguagem, formatação e propósito comunicativo. Contudo, as transformações tecnológicas e sociais – como o surgimento do jornalismo digital e a multiplicação de plataformas – trouxeram novas possibilidades de construção discursiva, levando a sobreposições de características genéricas. Em função disso, os estudos contemporâneos questionam até que ponto os gêneros jornalísticos podem ser definidos com rigidez ou se, na prática, eles se tornam cada vez mais híbridos. Considerando as discussões sobre a evolução dos gêneros jornalísticos na atualidade, especialmente diante da convergência midiática e das mudanças nas práticas profissionais, expressa a complexidade de definir esses gêneros no ambiente contemporâneo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q1052714 | Jornalismo, Teorias do Jornalismo, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Jornalismo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

A ideia de “interesse público” costuma ser apontada como o fundamento ético e social do jornalismo. Porém, há debates que questionam até que ponto as produções jornalísticas, sobretudo em ambientes competitivos e comerciais, conseguem de fato priorizar questões relevantes para a coletividade. Entre o que interessa ao público (aquilo que desperta curiosidade ou audiência) e o que é efetivamente de interesse público (temas que impactam direitos, deveres, políticas e responsabilidade social) há uma tensão contínua. Além disso, fatores como a influência de grupos econômicos ou políticos e a busca por audiência podem desvirtuar o compromisso com a cidadania. Considerando os desafios que envolvem a definição e a prática do interesse público no jornalismo, expressa uma compreensão teórica e prática consistente sobre essa categoria fundamental da profissão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q1052715 | Jornalismo, Técnicas Jornalísticas, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Jornalismo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Nas teorias avançadas de jornalismo, o “fato jornalístico” não é simplesmente um reflexo automático de ocorrências do mundo real. Sua importância reside na capacidade de mediar a relação entre os acontecimentos e a sociedade, funcionando como um pilar essencial para a formação de opinião, o exercício da cidadania e o fortalecimento da democracia. Ele contribui para informar, contextualizar e estimular o debate público, sendo uma peça-chave na compreensão e reflexão sobre o mundo contemporâneo. Assim, há um debate contínuo sobre até que ponto o fato jornalístico corresponde objetivamente ao que “aconteceu” e em que medida esse processo de construção confere novos sentidos ao evento original. Assinale como um “acontecimento” se transforma em “fato jornalístico” no contexto da prática profissional e das rotinas de produção de notícias.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q1007915 | Jornalismo, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

Sobre os formatos que integram o gênero opinativo no jornalismo, considere as definições a seguir.

1. Costuma ser elaborado por um especialista, que julga um acontecimento passível de controvérsia a partir de seu repertório.

2. É produzido por um jornalista experiente que analisa certa ocorrência – em geral, relacionada a algum assunto trabalhado, na mesma edição, por um formato informativo –, relacionando-a a fatos anteriores e fazendo projeções de possíveis desdobramentos.

3. Registra um posicionamento institucional do veículo e não é assinado.

As definições referem-se, respectivamente, aos seguintes formatos opinativos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1052716 | Jornalismo, Linguagem Jornalística, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Jornalismo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Os elementos básicos da linguagem jornalística – como lide, sublide, título e intertítulo – foram consolidados ao longo do tempo para conferir clareza, objetividade e hierarquização das informações em textos noticiosos. A estrutura clássica em pirâmide invertida ou modalidades afins ajudou a estabelecer padrões de leitura e de ordenação das ideias principais. Porém, o surgimento de plataformas digitais e a intensa competição pela atenção dos leitores trouxeram desafios adicionais. Hoje, aspectos como atratividade, escaneabilidade, relevância contextual e até parâmetros de SEO passam a influenciar a forma como o conteúdo é organizado e apresentado. Dessa forma, a escolha e a disposição de lide, sublide, título e intertítulo não são apenas um exercício de estilo, mas também parte de uma estratégia mais ampla para captar e manter o interesse do público, sempre respeitando a clareza e a ética jornalística. Tendo em vista a evolução das técnicas de redação e os novos cenários de consumo de informação, como estruturar o texto jornalístico a partir dos elementos básicos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q1007916 | Jornalismo, Técnicas Jornalísticas, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

Ao comparar a redação jornalística para os meios impressos e para a web, o professor João Canavilhas propõe a estruturação das matérias digitais em forma de pirâmide deitada, com quatro níveis de leitura.

Levando em conta as seis perguntas tradicionais do lead, as informações referentes ao “como?” e “por quê?” seriam fornecidas no(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1052717 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Jornalismo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Os processos de produção de notícias e sua veiculação no jornalismo usam procedimentos e técnicas que procuram tornar a informação mais atraente, considerando as especificidades do veículo, como tamanho, dimensões, linguagem e público-alvo. Sobre o texto jornalístico, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.