Questões de Concursos Jornalismo

Resolva questões de Jornalismo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q145592 | Jornalismo, Analista Judiciário Jornalista, TJ RO, CESGRANRIO

A imagem de um planeta atravessado por "auto-estradas da informação" ajuda a configurar o que o sociólogo Zygmunt Bauman denominou de "tempos líquidos". Segundo este conceito, o mundo atual seria marcado pela(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q657740 | Jornalismo, Tecnologia e Comunicação, FADESP, 2020

A sociedade midiatizada contemporânea aprendeu a lidar com as tecnologias digitais como um sistema complexo que envolve a dualidade entre informação e comunicação, como formas interligadas dos processos de mediação do conhecimento e dos fatos. Neste sentido, pode-se afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q708696 | Jornalismo, Analista de Desenvolvimento Organizacional, Prefeitura de Curitiba PR, FUNPAR NC UFPR, 2019

Para o desenvolvimento da ciência e de inovações tecnológicas a pesquisa é um instrumento fundamental. De acordo com a metodologia científica, existem diversas técnicas para a realização de uma pesquisa. Sobre as técnicas de pesquisa, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q147679 | Jornalismo, Analista Judiciário Jornalista, TRT 23a REGIÃO, FCC

Na impressão colorida,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q677401 | Jornalismo, Escriturário, BRB, IADES, 2020

Acerca da Internet das Coisas, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q675268 | Jornalismo, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

A sociedade da informação transformou a comunicação social em um produto de
grande valor não apenas como a narrativa de fatos do cotidiano, mas principalmente
pela possibilidade de influenciar pessoas através de conteúdos nas plataformas
digitais, como Twitter, Facebook, WhatsApp. Mas ao mesmo tempo vive-se um
paradoxo, ou seja, dispõem-se de mais informações, mas acelera-se um processo de
desinformação com a disseminação de fake news. A produção de fake news
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q674146 | Jornalismo, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

A sociedade midiatizada contemporânea aprendeu a lidar com as tecnologias digitais
como um sistema complexo que envolve a dualidade entre informação e
comunicação, como formas interligadas dos processos de mediação do conhecimento
e dos fatos. Neste sentido, pode-se afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q833059 | Jornalismo, Linguagem Jornalística, MSGás Analista de Processos Comunicação, IESES, 2021

Uma das principais habilidades de um fotojornalista é saber enquadrar uma cena com técnica e criatividade. Imagine a seguinte situação hipotética: você é um fotojornalista e está prestes a sair para uma cobertura. O evento é a concessão de um prêmio a uma grande pesquisadora da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (MS), concedido por uma organização internacional. Seu editor solicita que você crie imagens que ilustrem a grandiosidade da cientista, que destaquem sua estatura e importância para a ciência brasileira. A partir dessas indicações para a pauta, qual o ângulo você escolheria para enquadrar a pesquisadora, se tivesse oportunidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q841983 | Jornalismo, Linguagem Jornalística, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, de 06 de novembro de 2019, o historiador Robert Darnton, da Universidade Harvard, afirma que as notícias falsas são relatadas pelo menos desde a Idade Antiga. Ele se refere ao Século VI, quando o historiador bizantino Procópio escreveu um texto contendo inverdades sobre o Imperador Justiniano e sobre outros Imperadores. Contudo, apesar de não traduzir um fenômeno novo, Fake News é um termo atual, usado para se referir a informações falsas publicadas como se fossem matérias jornalísticas e, sobretudo, divulgadas em redes sociais. Os efeitos nocivos da divulgação de Fake News provocou a criação, nos últimos anos, de agências com propósitos de verificar se uma notícia é verdadeira ou falsa.
Marque a opção correspondente às agências especializadas em checar a veracidade de notícias suspeitas e de boatos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q834921 | Jornalismo, Tecnologia e Comunicação, MSGás Analista de Processos Comunicação, IESES, 2021

A liberdade de expressão é uma conquista relativamente recente, ela surge com as revoluções liberais do século XVIII. A mais famosa é a Revolução Francesa, com seus ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade. No Brasil, a Constituição de 1988 garante a livre manifestação do pensamento, da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação. No limite dessa liberdade potencializada pelas redes, surgiram os fenômenos da pós-verdade, da desinformação (mais conhecida como fake news) e do firehosing. Essas temáticas atuais não podem ser desconsideradas pelos profissionais da comunicação social, pois são características da linguagem dos meios de comunicação. Sobre essas questões é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q196576 | Jornalismo, Analista, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os próximos itens, relativos à história do jornalismo.

Dado o seu caráter panfletário, as primeiras gazetas da história, que se ocupavam em tão somente transmitir, em muitos casos, as versões que os reis encomendavam para os fatos, não fazem parte da história do jornalismo.

  1. ✂️
  2. ✂️

12Q846115 | Jornalismo, Formatos Midiáticos, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

Marque a opção abaixo que NÃO corresponde a um podcast.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q694133 | Jornalismo, Jornalista, UFSC, UFSC, 2019

Podcasts sobre os mais diversos temas ganharam espaço nos últimos anos. Sobre esse tipo de mídia, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q844544 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Jornalismo, FCC, 2020

Considere as definições abaixo:

I. Texto que expressa a opinião do veículo e que comumente não é assinado.

II. Flerta com a literatura e, em seu conteúdo, denota-se a opinião do seu autor.

III. Em geral é composta por pequenas notas, muitas delas carregadas de opinião.

Essas definições são, respectivamente, de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q235820 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Profissional de Comunicação Júnior, COPEL, PUC PR

Dentre as teorias da comunicação de massa, destaca-se a escola funcionalista. Conforme os estudos dessa corrente, as articulações internas dos meios de comunicação de massa estabelecem a distinção entre gêneros e meios específicos, o que acentua as funções exercidas por esse sistema. Assim, do conjunto de suas características, é correto afirmar que:

I. O professor de psicologia Harold D. Laswell representa um importante nome da escola, tendo defendido, dentre outras idéias, que a mídia afeta o público com seu conteúdo e que os conteúdos da mídia se inserem a partir dos contextos social, cultural e ideológico.

II. A escola surge na primeira metade do século XX, abordando estudos da publicidade e da propaganda política e questões de jornalismo e opinião pública, na busca por tornar a linguagem política e publicitária mais eficaz

III. O estudo científico do processo comunicativo tende se a concentrar em algumas das seguintes interrogações: Quem? Diz o quê? Através de que canal? Com que efeito?

IV. A conclusão dos estudos dessa teoria aponta que as pessoas não buscam conteúdos que tenham a ver com o que pensam.

V. A idéia central da teoria funcionalista configura-se na construção analítica dos fenômenos que investiga.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q229525 | Jornalismo, Comunicação organizacional, Profissional de Comunicação Júnior, COPEL, PUC PR

A comunicação interna representa um dos maiores desafios para empresas de todos os segmentos. Uma política bem estruturada, voltada para a valorização dos funcionários e para o acesso e qualidade da informação, é crucial inclusive para a comunicação com públicos externos, tais como clientes, fornecedores, órgãos do governo, comunidade e concorrência. Para a organização de tal política (comunicação interna), as empresas contam com diversos instrumentos. A respeito dos instrumentos de comunicação interna é correto afirmar que:

I. Uma política de comunicação interna tem por objetivo promover o equilíbrio do clima interno por meio de análise e monitoração do ambiente.

II. O planejamento de comunicação interna prevê a utilização de técnicas combinadas, dirigidas e estruturadas a partir do planejamento estratégico da empresa e das atividades que se voltam à disseminação de informações da organização (livre fluxo) e à valorização dos indivíduos.

III. O mascote - instrumento bastante utilizado em campanhas internas, pode ser entendido como personagem (objeto ou ser) escolhido para representar visual e positivamente um conceito ou uma idéia e deve fixar positivamente a imagem da empresa, de seus produtos ou serviços, junto aos públicos, visando à formação de uma opinião favorável.

IV. Como técnica, as homenagens são prova de reconhecimento, gratidão, importância, admiração ou outro sentimento intenso e positivo produzidas para determinada pessoa por meio de variadas formas de celebração, eventos ou registros. Têm como objetivo fortalecer o relacionamento da empresa com os públicos por meio de reconhecimento público a determinada pessoa, à qual se confere destaque por razões valorizadas.

V. A técnica de datas comemorativas visa ao registro e à comemoração de datas de grande importância para determinado público da organização, tendo como objetivo utilizar datas comemorativas e de grande significado para o público, objetivando retorno de imagem para a empresa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q146182 | Jornalismo, Telejornalismo, Analista Judiciário Comunicação Social, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

 

Não há como fugir à realidade televisiva: primeiro, o cinema,

depois, a televisão e, por fim, os computadores e a imagem via

Internet. A comunicação televisiva é alvo de debates e grandes

discussões éticas, mas suas técnicas e linguagem são específicas

e particulares. No Brasil, é o segundo maior meio de

comunicação, só inferior ao rádio em alcance e presença nos

domicílios nacionais. Em um país de poucos letrados, a televisão

aumenta sua participação e importância. Com relação a esse

assunto e a respeito da técnica operacional, da linguagem, da

produção e do texto no sistema televisivo, julgue os itens

subseqüentes.

 

Dependendo do programa de televisão, as equipes variam em tamanho e em tipos e funções profissionais. Alguns são básicos: o diretor e o assistente de estúdio; o diretor artístico; o diretor de fotografia; o produtor; o iluminador; os câmeras; o técnico de som; o diretor de corte; e apresentadores, atores, locutores etc. No caso do telejornalismo, em que as gravações externas são rotina, há os repórteres, o motorista e, na redação, editores de jornalismo, editores de imagem, redatores, chefia de reportagem e a direção de jornalismo.

  1. ✂️
  2. ✂️

18Q841261 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Analista Legislativo, FCC, 2020

O elemento mais básico do jornalismo, aquele que precede qualquer ação do repórter e precisa orientar toda a produção de conteúdo, da apuração à publicação, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q843528 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Analista Legislativo, FCC, 2020

Em Dialética do Esclarecimento, Theodor Adorno e Max Horkheimer propõem o conceito de “indústria cultural” na crítica à ideia sociológica de que no século XX havia se formado uma cultura típica da sociedade massificada. No conceito dos autores frankfurtianos, o motivo das pessoas pensarem e consumirem de forma semelhante é porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q237066 | Jornalismo, Assessoria de Imprensa, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Transformar ocorrências institucionais em acontecimentos públicos é o que fazem as empresas ao produzir notícias para a imprensa. Essa divulgação das instituições na mídia tem um caráter

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.