Início Questões de Concursos Libras Resolva questões de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Libras Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q840708 | Libras, Educação dos Surdos, Prefeitura de Bagé RS Professor de Libras, FUNDATEC, 2020No Congresso de Milão (1880) a Língua de Sinais foi banida dando lugar a um método que restringia a comunicação apenas a fala. Esse método passou a ser referência para a Educação de Surdos, sendo ele(a) o(a): ✂️ a) Bilinguismo. ✂️ b) Comunicação total. ✂️ c) Oralismo. ✂️ d) Leitura labial. ✂️ e) Português sinalizado. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q693851 | Libras, Técnico Especializado em Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC, 2019De acordo com Perlin (2010), sobre as Identidades surdas é correto afirmar: ✂️ a) A autora afirma que as identidades surdas são múltiplas, chegando a um total de 5 tipos. ✂️ b) O primeiro tipo de identidade, é a “Identidade surda”, definida como aquela costumeiramente presente nos surdos envolvidos com a cultura e o movimento político surdo. ✂️ c) As “identidades surdas de transição” estão presentes nos surdos que não conseguem se organizar e nem frequentar as comunidades surdas. É uma identidade que nega a representação surda. ✂️ d) A “identidade surda incompleta” é aquela referente aos surdos que nasceram ouvintes e que com o tempo se tornaram surdos. São pessoas que têm forte relação com a língua oral majoritária do país. ✂️ e) As “identidades surdas híbridas” são aquelas presentes nos surdos que podem estar conscientes ou não de serem surdos, mas que determinam seus comportamentos pela ideologia ouvintista e que costumam desprezar a cultura surda. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q694321 | Libras, Técnico Especializado em Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC, 2019Sobre cultura e surdez é correto afirmar: ✂️ a) Endoculturação é um conceito da Antropologia segundo o qual a cultural seria um elemento inato a cada indivíduo. Baseado nesse conceito é possível afirmar que todo surdo tem cultura. ✂️ b) Etnocentrismo é a tentativa de compreender a cultura do outro e de ajudá-lo a compreender a sua. Essa prática tem sido muito reivindicada por minorias culturais, assim como a dos surdos. ✂️ c) Cada grupo tem uma cultura específica que iguala os sujeitos pertencentes aquele grupo, apesar das suas diferenças individuais. Para os surdos que compartilham da cultura surda, é possível afirmar que, culturalmente são todos iguais. ✂️ d) Para a Antropologia contemporânea é possível hierarquizar as culturas, sendo algumas consideradas mais primitivas do que outras. A cultura surda é considerada mais primitiva que a cultura ouvinte, já que somente recentemente pode de fato se desenvolver. ✂️ e) A Cultura pode ser compreendida como um campo de produção de significados no qual os diferentes grupos sociais, situados em posições diferenciadas de poder, lutam pela imposição de seus significados à sociedade mais ampla. É possível identificar essa luta cultural também na relação entre surdos e ouvintes. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q688357 | Libras, Técnico Especializado em Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC, 2019Sobre a relação entre as comunidades surdas e a cultura é correto afirmar: ✂️ a) Cultura é sinônimo de arte, assim só há cultura nas comunidades surdas quando ocorrem apresentações culturais de teatro, dança, etc. ✂️ b) Para Strobel (2008) o artefato cultural mais presente nas comunidades surdas são os artefatos “artes visuais” e “ linguístico”. ✂️ c) Todos os surdos que pertencem a alguma comunidade surda têm cultura surda, até mesmo aqueles surdos oralizados ou com implante coclear. ✂️ d) Para Strobel (2008) as associações de Surdos deveriam, mas não contemplam o artefato cultural “político”, pois se dedicam apenas às atividades esportivas e de lazer. ✂️ e) Para Strobel (2008) as associações e federações de surdos têm sido espaços mais ativos na transmissão da cultura surda para as crianças surdas do que as escolas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q690161 | Libras, Técnico Especializado em Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC, 2019De acordo com Brito (1995), há vários tipos de empréstimos linguísticos em Libras aos quais os usuários da língua recorrem. São eles: empréstimo lexical, empréstimo por inicialização, empréstimo de sinais de outras línguas de sinais, empréstimo de domínio semântico e empréstimo de ordem fonética. Sobre o empréstimo linguístico por inicialização é correto afirmar: ✂️ a) Um exemplo de empréstimo por inicialização é o sinal N-U-N-C-A, exatamente por ser constituído pela soletração manual. ✂️ b) Um exemplo de empréstimo linguístico por inicialização é o sinal ANO, cuja a origem é outro sinal de mesmo valor semântico da ASL. ✂️ c) Tipo de empréstimo linguístico que recorre à utilização de uma configuração de mão correspondente à primeira letra da palavra equivalente em português. ✂️ d) O empréstimo por inicialização é obtido pela tentativa de representação visual do som que constitui a palavra em português, tal como ela é percebida pelo surdo. ✂️ e) No empréstimo por inicialização a soletração ganha uma velocidade própria da Libras, sendo necessária apenas a indicação da primeira e última letra da palavra em português, como no sinal A-ZU-L. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q845831 | Libras, Educação dos Surdos, Prefeitura de Bagé RS Professor de Libras, FUNDATEC, 2020A Educação de Surdos no Brasil teve início em 1855 com a chegada de um professor surdo que utilizava a Língua de Sinais Francesa. Esse professor foi também diretor do Imperial Instituto de Surdos-Mudos no Rio de Janeiro, permanecendo no cargo de 1857 até 1862. Assinale abaixo a alternativa que corresponde ao nome desse professor. ✂️ a) Abade lEpée. ✂️ b) Samuel Heinicke. ✂️ c) Álvaro Marchesi. ✂️ d) Eduard Miner Gallaudet. ✂️ e) Hernest Huet. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q859397 | Libras, Educação dos Surdos, Prefeitura de Passira PE Intérprete de Libras, CONTEMAX, 2020LS e LIBRAS faz referência a duas especificidades no plano da linguagem. Marque a alternativa correta: ✂️ a) Linguagem de Sinais e Língua de Sinais Brasileira ✂️ b) Língua de Sinais e Linguagem de Sinais Brasileira ✂️ c) Língua de Sinais e Língua Brasileira de Sinais ✂️ d) Linguagem Surda e Linguagem Brasileira de Sinais ✂️ e) Língua dos Surdos e Língua Brasileira de Sinais Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q859461 | Libras, Educação dos Surdos, Prefeitura de Passira PE Intérprete de Libras, CONTEMAX, 2020Não é verdadeiro afirmar que:I - a LIBRAS é linguagem e não língua. II - a LIBRAS é restrita aos surdos. III - a LIBRAS usada em Portugal é a mesma usada no Brasil. IV - a LIBRAS é mímicaSão falsas: ✂️ a) Somente I e IV ✂️ b) Somente IV e III ✂️ c) Somente II e I ✂️ d) Quase todas ✂️ e) Todas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q686642 | Libras, Técnico Especializado em Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC, 2019De acordo com Quadros e Karnopp (2004), os verbos na Libras estão basicamente divididos em três classes: verbos simples, verbos com concordância e verbos espaciais.São exemplos de verbos com concordância: ✂️ a) IR e PERGUNTAR. ✂️ b) DAR e INVENTAR. ✂️ c) CHEGAR e VIAJAR. ✂️ d) DIZER e COLOCAR. ✂️ e) PROVOCAR e ENSINAR. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q845165 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, FURB SC SC Tradutor e Interprete de Libras, FURB, 2020Pagura (2003) destaca que, para traduzir ou interpretar, não basta apenas a competência linguística, importa também: ✂️ a) A sua formação inicial. ✂️ b) A sua capacidade de interpretar duas culturas. ✂️ c) O seu domínio linguístico em todas as áreas de conhecimentos. ✂️ d) A sua profissionalização na área específica. ✂️ e) A sua bagagem cognitiva, suas capacidades lógicas e que leve em conta o sentido da comunicação e os sentidos produzidos nas relações concretas de interações. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q845062 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Educação Básica, CESPE CEBRASPE, 2020Entre os processos de criação de novos sinais na LIBRAS inclui-se a composição, processo no qual se juntam duas bases preexistentes para se criar um novo sinal, chamado de sinal composto. Assinale a opção em que todos os sinais apresentados são compostos na LIBRAS. ✂️ a) BOM DIA; BOA TARDE; BOA NOITE ✂️ b) GUARDA-ROUPA; GUARDA-CHUVA; GUARDA-COSTAS ✂️ c) SEGUNDA-FEIRA; TERÇA-FEIRA; QUARTA-FEIRA ✂️ d) PÉ DE MOLEQUE; PÉ-DE-CABRA; PÉ-DE-MEIA ✂️ e) AUTOESTIMA; AUTORRETRATO; AUTOMÓVEL Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q687985 | Libras, Técnico Especializado em Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC, 2019Sobre o estatuto linguístico das línguas de sinais é correto afirmar que: ✂️ a) São sistemas de comunicação não-verbal, onde o corpo fala através de gestos, expressões faciais e posturas. ✂️ b) São sistemas linguísticos equivalentes às línguas orais de seus países que se materializam no uso do corpo e do espaço. ✂️ c) As línguas de sinais são sistemas de comunicação gestual artificial, baseadas nas comunicações de gestos espontâneos dos ouvintes. ✂️ d) São sistemas de comunicação compostos por elementos de duas ou mais línguas, utilizada como forma de comunicação entre comunidades linguísticas diferentes. ✂️ e) São línguas naturais e, consequentemente, compartilham uma série de características que lhes atribui caráter específico e as distingue dos demais sistemas de comunicação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q694459 | Libras, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFF, COSEAC, 2019Observa-se, nas conquistas na área da surdez, uma evolução histórica das formas de ver e classificar os surdos. Tais formas correspondem ao seguinte processo: ✂️ a) de “surdez” para “ser surdo” para “deficiência auditiva”. ✂️ b) de “ser surdo” para “deficiência auditiva” para “surdez cultural”. ✂️ c) de “deficiência auditiva” para “ser surdo” para “surdez funcional”. ✂️ d) de “deficiência auditiva” para “surdez” para “ser surdo”. ✂️ e) de “ser surdo” para “surdo oralizado” para “surdo empoderado”. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q841270 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, FURB SC SC Tradutor e Interprete de Libras, FURB, 2020Supalla e Newport observaram que os pares de sinais que diferenciam nomes de verbos são identificados no/na: ✂️ a) Configuração de mão. ✂️ b) Expressão facial. ✂️ c) Tipo de movimento. ✂️ d) Orientação de palmas. ✂️ e) Ponto de articulação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q692258 | Libras, Técnico Especializado em Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC, 2019Sobre o Interprete Educacional, é correto afirmar: ✂️ a) Segundo Lacerda (2006) apesar de existirem diversas problemáticas nas experiências de escolarização inclusiva com alunos surdos, constata-se que a relação entre professores e intérpretes é tranquila, sem dificuldades. ✂️ b) Para Tuxi (2009), quando o intérprete educacional e o professor regente atuam como co-docentes não beneficiam o processo de ensino-aprendizagem da turma. ✂️ c) De acordo com o Decreto 5626/05, a partir de 2010, as instituições federais de ensino da educação básica e da educação superior deveriam incluir, em seus quadros, em todos os níveis, etapas e modalidades, o tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa, para viabilizar o acesso à comunicação, à informação e à educação de alunos surdos. ✂️ d) De acordo com o Decreto 5626/05, uma das funções do intérprete de Libras- Português nas instituições de ensino é a participação nos processos seletivos para cursos dessa instituição. ✂️ e) De acordo com o Decreto 5626/05 o Interprete Educacional deve ter formação em nível superior em cursos de Pedagogia ou de outras licenciaturas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q688213 | Libras, Técnico Especializado em Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC, 2019O fato das línguas de sinais se apresentarem na modalidade visual-espacial implica uma estrutura fonética e fonológica pautada na articulação dos sinais, envolvendo braços, mãos, dedos, tronco e face. Conforme os estudos teóricos da fonética e fonologia das línguas de sinais, em Quadros (2019), é correto afirmar que: ✂️ a) A fonética das línguas de sinais vai se ocupar de todas as unidades de produção e percepção de articuladores manuais e não manuais manifestadas de forma gradiente na sua expressão física. ✂️ b) A diferença na modalidade das línguas de sinais e das línguas orais implica formas fonéticas visual-manuais não muito diferentes das formas acústicas identificadas nas línguas faladas. ✂️ c) A fonética dá um passo além. Ela analisa a representação mental dos sinais identificando quais desses elementos são contrastivos, ou seja, quais deles apresentam propriedades distintivas. ✂️ d) Stokoe apresentou um estudo das unidades mínimas (configuração de mãos, localização e movimento) e propôs uma nova terminologia para o estudo fonético das línguas de sinais – querologia (no lugar de fonética). ✂️ e) Os estudos das línguas de sinais se concentram na fonética desde Stokoe (1960), primeiro linguista a propor um modelo fonético de análise das línguas de sinais a partir da Língua de Sinais Americana (ASL). Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q859388 | Libras, Educação dos Surdos, Prefeitura de Passira PE Intérprete de Libras, CONTEMAX, 2020Sobre a língua de sinais, oficializada em 2002 no Brasil pela lei 10.436 denominada Lei de LIBRAS, é possível considerar todas falsas as alternativas que contém as seguintes proposições: I) Libras é a sigla que indica Língua Brasileira de Sinais II) Libras é a sigla que indica Língua de Sinais Brasileira III) Libras é sigla que indica Língua Portuguesa Sinalizada IV) Libras é a sigla que indica Língua de Sinais Portuguesa V) Libras é a sigla que indica Língua de Sinais dos Surdos São falsas as seguintes afirmações: ✂️ a) IV I III V ✂️ b) V IV III I ✂️ c) II V III IV ✂️ d) I V II III ✂️ e) III II V I Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q681577 | Libras, Técnico Especializado em Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC, 2019Sobre o Decreto 5626/05 é correto afirmar que: ✂️ a) Não compete aos Estados e Municípios, definir os instrumentos para a efetiva implantação e o controle do uso e difusão de Libras e de sua tradução e interpretação. ✂️ b) Os órgãos da administração pública federal, direta e indireta, devem incluir em seus orçamentos anuais e plurianuais dotações destinadas a viabilizar ações previstas neste Decreto. ✂️ c) No âmbito da administração pública federal, direta e indireta, bem como das empresas que detêm concessão e permissão de serviços públicos federais, os serviços prestados por servidores e empregados capacitados para utilizar a Líbras e realizar a tradução e interpretação de Líbras - Língua Portuguesa não estão sujeitos a padrões de controle de atendimento e a avaliação da satisfação do usuário. ✂️ d) Para garantir o efetivo e amplo atendimento das pessoas surdas ou com deficiência auditiva, o Poder Público, as empresas concessionárias e permissionárias de serviços públicos e os órgãos da administração pública federal, direta e indireta, poderão utilizar intérpretes contratados especificamente para essa função ou central de intermediação de comunicação que garanta a oferta de atendimento preferencialmente presencial. ✂️ e) A partir de um ano da publicação do Decreto, o Sistema Único de Saúde - SUS e as empresas que detêm concessão ou permissão de serviços públicos de assistência à saúde, deveriam garantir, prioritariamente aos alunos matriculados nas redes de ensino da educação básica, a atenção integral à sua saúde, nos diversos níveis de complexidade e especialidades médicas, efetivando diversas ações, dentre elas, o acompanhamento médico e fonoaudiológico e terapia fonoaudiológica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q859473 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Prefeitura de Cabedelo PB Intérprete de Libras, EDUCA, 2020O Código de Ética é um instrumento que orienta o profissional intérprete na sua atuação. A sua existência justifica-se a partir do tipo de relação que o intérprete estabelece com as partes envolvidas na interação. Sobre os deveres fundamentais do intérprete, segundo o Código de Ética (integrante do Regimento Interno do Departamento Nacional de Intérpretes- FENEIS), assinale a opção INCORRETA. ✂️ a) O intérprete deve ser uma pessoa de alto caráter moral, honesto, consciente, confidente e de equilíbrio emocional. Ele guardará informações confidenciais e não poderá trair confidências, as quais foram confiadas a ele. ✂️ b) O intérprete deve manter uma atitude imparcial durante o transcurso da interpretação, evitando interferências e opiniões próprias, a menos que seja requerido pelo grupo a fazê-lo. ✂️ c) O intérprete deve interpretar fielmente e com o melhor da sua habilidade, sempre transmitindo o pensamento, a intenção e o espírito do palestrante. Ele deve lembrar-se de sua função e ir além de sua responsabilidade. ✂️ d) O intérprete deve reconhecer seu próprio nível de competência e ser prudente em aceitar tarefas, procurando assistência de outros intérpretes e/ou profissionais, quando necessário, especialmente em palestras técnicas. ✂️ e) O intérprete deve adotar uma conduta adequada de se vestir, sem adereços, mantendo a dignidade da profissão e não chamando atenção indevida sobre si mesmo, durante o exercício da função. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q683905 | Libras, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFF, COSEAC, 2019Há diferença entre a atividade de traduzir e a de interpretar. Dentre as peculiaridades elencadas abaixo, aquela que NÃO caracteriza o trabalho de interpretes, mas de tradutores, é: ✂️ a) precisam tomar decisões rápidas em relação ao significado do que traduzem. ✂️ b) têm opção de perguntar diretamente à fonte quando desejam esclarecer alguma informação. ✂️ c) não podem voltar atrás em partes do discurso ou rever o trabalho antes do conhecimento do público. ✂️ d) não podem fazer uso de dicionários no momento da tradução. ✂️ e) podem retornar constantemente ao texto fonte. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q840708 | Libras, Educação dos Surdos, Prefeitura de Bagé RS Professor de Libras, FUNDATEC, 2020No Congresso de Milão (1880) a Língua de Sinais foi banida dando lugar a um método que restringia a comunicação apenas a fala. Esse método passou a ser referência para a Educação de Surdos, sendo ele(a) o(a): ✂️ a) Bilinguismo. ✂️ b) Comunicação total. ✂️ c) Oralismo. ✂️ d) Leitura labial. ✂️ e) Português sinalizado. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q693851 | Libras, Técnico Especializado em Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC, 2019De acordo com Perlin (2010), sobre as Identidades surdas é correto afirmar: ✂️ a) A autora afirma que as identidades surdas são múltiplas, chegando a um total de 5 tipos. ✂️ b) O primeiro tipo de identidade, é a “Identidade surda”, definida como aquela costumeiramente presente nos surdos envolvidos com a cultura e o movimento político surdo. ✂️ c) As “identidades surdas de transição” estão presentes nos surdos que não conseguem se organizar e nem frequentar as comunidades surdas. É uma identidade que nega a representação surda. ✂️ d) A “identidade surda incompleta” é aquela referente aos surdos que nasceram ouvintes e que com o tempo se tornaram surdos. São pessoas que têm forte relação com a língua oral majoritária do país. ✂️ e) As “identidades surdas híbridas” são aquelas presentes nos surdos que podem estar conscientes ou não de serem surdos, mas que determinam seus comportamentos pela ideologia ouvintista e que costumam desprezar a cultura surda. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q694321 | Libras, Técnico Especializado em Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC, 2019Sobre cultura e surdez é correto afirmar: ✂️ a) Endoculturação é um conceito da Antropologia segundo o qual a cultural seria um elemento inato a cada indivíduo. Baseado nesse conceito é possível afirmar que todo surdo tem cultura. ✂️ b) Etnocentrismo é a tentativa de compreender a cultura do outro e de ajudá-lo a compreender a sua. Essa prática tem sido muito reivindicada por minorias culturais, assim como a dos surdos. ✂️ c) Cada grupo tem uma cultura específica que iguala os sujeitos pertencentes aquele grupo, apesar das suas diferenças individuais. Para os surdos que compartilham da cultura surda, é possível afirmar que, culturalmente são todos iguais. ✂️ d) Para a Antropologia contemporânea é possível hierarquizar as culturas, sendo algumas consideradas mais primitivas do que outras. A cultura surda é considerada mais primitiva que a cultura ouvinte, já que somente recentemente pode de fato se desenvolver. ✂️ e) A Cultura pode ser compreendida como um campo de produção de significados no qual os diferentes grupos sociais, situados em posições diferenciadas de poder, lutam pela imposição de seus significados à sociedade mais ampla. É possível identificar essa luta cultural também na relação entre surdos e ouvintes. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q688357 | Libras, Técnico Especializado em Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC, 2019Sobre a relação entre as comunidades surdas e a cultura é correto afirmar: ✂️ a) Cultura é sinônimo de arte, assim só há cultura nas comunidades surdas quando ocorrem apresentações culturais de teatro, dança, etc. ✂️ b) Para Strobel (2008) o artefato cultural mais presente nas comunidades surdas são os artefatos “artes visuais” e “ linguístico”. ✂️ c) Todos os surdos que pertencem a alguma comunidade surda têm cultura surda, até mesmo aqueles surdos oralizados ou com implante coclear. ✂️ d) Para Strobel (2008) as associações de Surdos deveriam, mas não contemplam o artefato cultural “político”, pois se dedicam apenas às atividades esportivas e de lazer. ✂️ e) Para Strobel (2008) as associações e federações de surdos têm sido espaços mais ativos na transmissão da cultura surda para as crianças surdas do que as escolas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q690161 | Libras, Técnico Especializado em Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC, 2019De acordo com Brito (1995), há vários tipos de empréstimos linguísticos em Libras aos quais os usuários da língua recorrem. São eles: empréstimo lexical, empréstimo por inicialização, empréstimo de sinais de outras línguas de sinais, empréstimo de domínio semântico e empréstimo de ordem fonética. Sobre o empréstimo linguístico por inicialização é correto afirmar: ✂️ a) Um exemplo de empréstimo por inicialização é o sinal N-U-N-C-A, exatamente por ser constituído pela soletração manual. ✂️ b) Um exemplo de empréstimo linguístico por inicialização é o sinal ANO, cuja a origem é outro sinal de mesmo valor semântico da ASL. ✂️ c) Tipo de empréstimo linguístico que recorre à utilização de uma configuração de mão correspondente à primeira letra da palavra equivalente em português. ✂️ d) O empréstimo por inicialização é obtido pela tentativa de representação visual do som que constitui a palavra em português, tal como ela é percebida pelo surdo. ✂️ e) No empréstimo por inicialização a soletração ganha uma velocidade própria da Libras, sendo necessária apenas a indicação da primeira e última letra da palavra em português, como no sinal A-ZU-L. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q845831 | Libras, Educação dos Surdos, Prefeitura de Bagé RS Professor de Libras, FUNDATEC, 2020A Educação de Surdos no Brasil teve início em 1855 com a chegada de um professor surdo que utilizava a Língua de Sinais Francesa. Esse professor foi também diretor do Imperial Instituto de Surdos-Mudos no Rio de Janeiro, permanecendo no cargo de 1857 até 1862. Assinale abaixo a alternativa que corresponde ao nome desse professor. ✂️ a) Abade lEpée. ✂️ b) Samuel Heinicke. ✂️ c) Álvaro Marchesi. ✂️ d) Eduard Miner Gallaudet. ✂️ e) Hernest Huet. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q859397 | Libras, Educação dos Surdos, Prefeitura de Passira PE Intérprete de Libras, CONTEMAX, 2020LS e LIBRAS faz referência a duas especificidades no plano da linguagem. Marque a alternativa correta: ✂️ a) Linguagem de Sinais e Língua de Sinais Brasileira ✂️ b) Língua de Sinais e Linguagem de Sinais Brasileira ✂️ c) Língua de Sinais e Língua Brasileira de Sinais ✂️ d) Linguagem Surda e Linguagem Brasileira de Sinais ✂️ e) Língua dos Surdos e Língua Brasileira de Sinais Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q859461 | Libras, Educação dos Surdos, Prefeitura de Passira PE Intérprete de Libras, CONTEMAX, 2020Não é verdadeiro afirmar que:I - a LIBRAS é linguagem e não língua. II - a LIBRAS é restrita aos surdos. III - a LIBRAS usada em Portugal é a mesma usada no Brasil. IV - a LIBRAS é mímicaSão falsas: ✂️ a) Somente I e IV ✂️ b) Somente IV e III ✂️ c) Somente II e I ✂️ d) Quase todas ✂️ e) Todas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q686642 | Libras, Técnico Especializado em Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC, 2019De acordo com Quadros e Karnopp (2004), os verbos na Libras estão basicamente divididos em três classes: verbos simples, verbos com concordância e verbos espaciais.São exemplos de verbos com concordância: ✂️ a) IR e PERGUNTAR. ✂️ b) DAR e INVENTAR. ✂️ c) CHEGAR e VIAJAR. ✂️ d) DIZER e COLOCAR. ✂️ e) PROVOCAR e ENSINAR. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q845165 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, FURB SC SC Tradutor e Interprete de Libras, FURB, 2020Pagura (2003) destaca que, para traduzir ou interpretar, não basta apenas a competência linguística, importa também: ✂️ a) A sua formação inicial. ✂️ b) A sua capacidade de interpretar duas culturas. ✂️ c) O seu domínio linguístico em todas as áreas de conhecimentos. ✂️ d) A sua profissionalização na área específica. ✂️ e) A sua bagagem cognitiva, suas capacidades lógicas e que leve em conta o sentido da comunicação e os sentidos produzidos nas relações concretas de interações. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q845062 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Educação Básica, CESPE CEBRASPE, 2020Entre os processos de criação de novos sinais na LIBRAS inclui-se a composição, processo no qual se juntam duas bases preexistentes para se criar um novo sinal, chamado de sinal composto. Assinale a opção em que todos os sinais apresentados são compostos na LIBRAS. ✂️ a) BOM DIA; BOA TARDE; BOA NOITE ✂️ b) GUARDA-ROUPA; GUARDA-CHUVA; GUARDA-COSTAS ✂️ c) SEGUNDA-FEIRA; TERÇA-FEIRA; QUARTA-FEIRA ✂️ d) PÉ DE MOLEQUE; PÉ-DE-CABRA; PÉ-DE-MEIA ✂️ e) AUTOESTIMA; AUTORRETRATO; AUTOMÓVEL Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q687985 | Libras, Técnico Especializado em Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC, 2019Sobre o estatuto linguístico das línguas de sinais é correto afirmar que: ✂️ a) São sistemas de comunicação não-verbal, onde o corpo fala através de gestos, expressões faciais e posturas. ✂️ b) São sistemas linguísticos equivalentes às línguas orais de seus países que se materializam no uso do corpo e do espaço. ✂️ c) As línguas de sinais são sistemas de comunicação gestual artificial, baseadas nas comunicações de gestos espontâneos dos ouvintes. ✂️ d) São sistemas de comunicação compostos por elementos de duas ou mais línguas, utilizada como forma de comunicação entre comunidades linguísticas diferentes. ✂️ e) São línguas naturais e, consequentemente, compartilham uma série de características que lhes atribui caráter específico e as distingue dos demais sistemas de comunicação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q694459 | Libras, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFF, COSEAC, 2019Observa-se, nas conquistas na área da surdez, uma evolução histórica das formas de ver e classificar os surdos. Tais formas correspondem ao seguinte processo: ✂️ a) de “surdez” para “ser surdo” para “deficiência auditiva”. ✂️ b) de “ser surdo” para “deficiência auditiva” para “surdez cultural”. ✂️ c) de “deficiência auditiva” para “ser surdo” para “surdez funcional”. ✂️ d) de “deficiência auditiva” para “surdez” para “ser surdo”. ✂️ e) de “ser surdo” para “surdo oralizado” para “surdo empoderado”. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q841270 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, FURB SC SC Tradutor e Interprete de Libras, FURB, 2020Supalla e Newport observaram que os pares de sinais que diferenciam nomes de verbos são identificados no/na: ✂️ a) Configuração de mão. ✂️ b) Expressão facial. ✂️ c) Tipo de movimento. ✂️ d) Orientação de palmas. ✂️ e) Ponto de articulação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q692258 | Libras, Técnico Especializado em Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC, 2019Sobre o Interprete Educacional, é correto afirmar: ✂️ a) Segundo Lacerda (2006) apesar de existirem diversas problemáticas nas experiências de escolarização inclusiva com alunos surdos, constata-se que a relação entre professores e intérpretes é tranquila, sem dificuldades. ✂️ b) Para Tuxi (2009), quando o intérprete educacional e o professor regente atuam como co-docentes não beneficiam o processo de ensino-aprendizagem da turma. ✂️ c) De acordo com o Decreto 5626/05, a partir de 2010, as instituições federais de ensino da educação básica e da educação superior deveriam incluir, em seus quadros, em todos os níveis, etapas e modalidades, o tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa, para viabilizar o acesso à comunicação, à informação e à educação de alunos surdos. ✂️ d) De acordo com o Decreto 5626/05, uma das funções do intérprete de Libras- Português nas instituições de ensino é a participação nos processos seletivos para cursos dessa instituição. ✂️ e) De acordo com o Decreto 5626/05 o Interprete Educacional deve ter formação em nível superior em cursos de Pedagogia ou de outras licenciaturas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q688213 | Libras, Técnico Especializado em Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC, 2019O fato das línguas de sinais se apresentarem na modalidade visual-espacial implica uma estrutura fonética e fonológica pautada na articulação dos sinais, envolvendo braços, mãos, dedos, tronco e face. Conforme os estudos teóricos da fonética e fonologia das línguas de sinais, em Quadros (2019), é correto afirmar que: ✂️ a) A fonética das línguas de sinais vai se ocupar de todas as unidades de produção e percepção de articuladores manuais e não manuais manifestadas de forma gradiente na sua expressão física. ✂️ b) A diferença na modalidade das línguas de sinais e das línguas orais implica formas fonéticas visual-manuais não muito diferentes das formas acústicas identificadas nas línguas faladas. ✂️ c) A fonética dá um passo além. Ela analisa a representação mental dos sinais identificando quais desses elementos são contrastivos, ou seja, quais deles apresentam propriedades distintivas. ✂️ d) Stokoe apresentou um estudo das unidades mínimas (configuração de mãos, localização e movimento) e propôs uma nova terminologia para o estudo fonético das línguas de sinais – querologia (no lugar de fonética). ✂️ e) Os estudos das línguas de sinais se concentram na fonética desde Stokoe (1960), primeiro linguista a propor um modelo fonético de análise das línguas de sinais a partir da Língua de Sinais Americana (ASL). Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q859388 | Libras, Educação dos Surdos, Prefeitura de Passira PE Intérprete de Libras, CONTEMAX, 2020Sobre a língua de sinais, oficializada em 2002 no Brasil pela lei 10.436 denominada Lei de LIBRAS, é possível considerar todas falsas as alternativas que contém as seguintes proposições: I) Libras é a sigla que indica Língua Brasileira de Sinais II) Libras é a sigla que indica Língua de Sinais Brasileira III) Libras é sigla que indica Língua Portuguesa Sinalizada IV) Libras é a sigla que indica Língua de Sinais Portuguesa V) Libras é a sigla que indica Língua de Sinais dos Surdos São falsas as seguintes afirmações: ✂️ a) IV I III V ✂️ b) V IV III I ✂️ c) II V III IV ✂️ d) I V II III ✂️ e) III II V I Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q681577 | Libras, Técnico Especializado em Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC, 2019Sobre o Decreto 5626/05 é correto afirmar que: ✂️ a) Não compete aos Estados e Municípios, definir os instrumentos para a efetiva implantação e o controle do uso e difusão de Libras e de sua tradução e interpretação. ✂️ b) Os órgãos da administração pública federal, direta e indireta, devem incluir em seus orçamentos anuais e plurianuais dotações destinadas a viabilizar ações previstas neste Decreto. ✂️ c) No âmbito da administração pública federal, direta e indireta, bem como das empresas que detêm concessão e permissão de serviços públicos federais, os serviços prestados por servidores e empregados capacitados para utilizar a Líbras e realizar a tradução e interpretação de Líbras - Língua Portuguesa não estão sujeitos a padrões de controle de atendimento e a avaliação da satisfação do usuário. ✂️ d) Para garantir o efetivo e amplo atendimento das pessoas surdas ou com deficiência auditiva, o Poder Público, as empresas concessionárias e permissionárias de serviços públicos e os órgãos da administração pública federal, direta e indireta, poderão utilizar intérpretes contratados especificamente para essa função ou central de intermediação de comunicação que garanta a oferta de atendimento preferencialmente presencial. ✂️ e) A partir de um ano da publicação do Decreto, o Sistema Único de Saúde - SUS e as empresas que detêm concessão ou permissão de serviços públicos de assistência à saúde, deveriam garantir, prioritariamente aos alunos matriculados nas redes de ensino da educação básica, a atenção integral à sua saúde, nos diversos níveis de complexidade e especialidades médicas, efetivando diversas ações, dentre elas, o acompanhamento médico e fonoaudiológico e terapia fonoaudiológica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q859473 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Prefeitura de Cabedelo PB Intérprete de Libras, EDUCA, 2020O Código de Ética é um instrumento que orienta o profissional intérprete na sua atuação. A sua existência justifica-se a partir do tipo de relação que o intérprete estabelece com as partes envolvidas na interação. Sobre os deveres fundamentais do intérprete, segundo o Código de Ética (integrante do Regimento Interno do Departamento Nacional de Intérpretes- FENEIS), assinale a opção INCORRETA. ✂️ a) O intérprete deve ser uma pessoa de alto caráter moral, honesto, consciente, confidente e de equilíbrio emocional. Ele guardará informações confidenciais e não poderá trair confidências, as quais foram confiadas a ele. ✂️ b) O intérprete deve manter uma atitude imparcial durante o transcurso da interpretação, evitando interferências e opiniões próprias, a menos que seja requerido pelo grupo a fazê-lo. ✂️ c) O intérprete deve interpretar fielmente e com o melhor da sua habilidade, sempre transmitindo o pensamento, a intenção e o espírito do palestrante. Ele deve lembrar-se de sua função e ir além de sua responsabilidade. ✂️ d) O intérprete deve reconhecer seu próprio nível de competência e ser prudente em aceitar tarefas, procurando assistência de outros intérpretes e/ou profissionais, quando necessário, especialmente em palestras técnicas. ✂️ e) O intérprete deve adotar uma conduta adequada de se vestir, sem adereços, mantendo a dignidade da profissão e não chamando atenção indevida sobre si mesmo, durante o exercício da função. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q683905 | Libras, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFF, COSEAC, 2019Há diferença entre a atividade de traduzir e a de interpretar. Dentre as peculiaridades elencadas abaixo, aquela que NÃO caracteriza o trabalho de interpretes, mas de tradutores, é: ✂️ a) precisam tomar decisões rápidas em relação ao significado do que traduzem. ✂️ b) têm opção de perguntar diretamente à fonte quando desejam esclarecer alguma informação. ✂️ c) não podem voltar atrás em partes do discurso ou rever o trabalho antes do conhecimento do público. ✂️ d) não podem fazer uso de dicionários no momento da tradução. ✂️ e) podem retornar constantemente ao texto fonte. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro