Questões de Concursos Linguística

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1Q845379 | Linguística, Interpretação de Textos, Professor de Língua Portuguesa, FADESP, 2020

O reconhecimento da diversidade linguística no ensino da língua portuguesa implica
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2Q859457 | Linguística, Tipos de Gramática ? Normativa, Professor de Educacao Basica II, EDUCA, 2020

Para estudiosos, o trabalho com a gramática na escola deve dar prioridade para a leitura, para a escrita, a narrativa oral, o debate e todas as formas de interpretação e, também precisa trabalhar as variedades linguísticas.
No que diz respeito aos diferentes conceitos de gramática, analise os itens a seguir.
I. Para a gramática ________________, as regras operaram como obrigações a serem seguidas a rigor e, por esse motivo, tudo aquilo que foge à norma de prestígio seria reprovado, taxado como um erro. Temos aí uma perspectiva de língua em que a modalidade culta deve servir de referência a todo custo, desconsiderando-se assim, as demais variedades. II. A gramática _______________, por sua vez, segundo o autor, formula regras mediante a observação da realidade da língua, sem atribuir valor a uma variedade linguística ou outra. Por levar em consideração o fator de variação na língua, são considerados erros apenas as construções que não integram nenhum dialeto, que sejam, portanto, agramaticais (inexistentes) na língua. III. Na gramática ______________, o conhecimento sistemático que o falante tem da língua expressa suas regras de uso, sem apresentar nenhuma preocupação de cunho valorativo. Portanto, nesse caso, erros aconteceriam somente quando o falante acionasse hipóteses que foram interiorizadas de maneira equivocada.
Assinale a opção CORRETA que completa as lacunas dos itens respectivamente.
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3Q840015 | Linguística, Divisões da Linguística, Professor de Educação Básica, Avança SP, 2020

No tocante à Fonologia, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - Não existe distinção entre Fonética e Fonologia.
II - A Fonologia estuda os sons da língua, sua capacidade de combinação e sua capacidade de distinção.
III - A Fonologia ocupa-se da função dos sons dentro da língua.
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4Q842941 | Linguística, Fundamentos da Linguística, Professor de Língua Portuguesa, AV MOREIRA, 2020

Pronominais

Dê-me um cigarro

Diz a gramática

Do professor e do aluno

E do mulato sabido

Mas o bom negro e o bom branco

Da Nação Brasileira

Dizem todos os dias

Deixa disso camarada

Me dá um cigarro.

(ANDRADE, O. de. Obras completas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1972)

Para definir o que é ou não adequado para o uso da língua, a prescrição da linguagem e a gramática tradicional estabelecem normas que definem a estética ideal para a escrita, taxando como “erro” as demais convenções. Diante disso, a escola age como disseminadora do “falso uso da língua”, como evidenciado no poema, unificando a gramática.

Diante do texto poético apresentado, aponte como o professor de Língua Portuguesa pode trabalhar o ensino de gramática em sala de aula.

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5Q841999 | Linguística, Linguística e outras ciências ? Neurolinguística, Professor de Ensino Fundamental, FEPESE, 2020

De acordo com os estudiosos da área da linguística, são consideradas facetas do letramento:
1. Incentivo das práticas meritocráticas. 2. Imersa?o das crianc?as na cultura escrita. 3. Participac?a?o em experie?ncias variadas com a leitura e a escrita. 4. Conhecimento e interac?a?o com diferentes tipos e ge?neros de material escrito.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
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6Q842011 | Linguística, Linguística e outras ciências ? Neurolinguística, Professor de Ensino Fundamental, FEPESE, 2020

De acordo com os estudiosos da área da linguística, são consideradas facetas da alfabetização:
1. Conscie?ncia fonolo?gica e fone?mica. 2. Identificac?a?o das relac?o?es fonema-grafema. 3. Habilidades de codificac?a?o e decodificac?a?o da li?ngua escrita. 4. Capacidade de memorizar as famílias silábicas. 5. Conhecimento e reconhecimento dos processos de traduc?a?o da forma sonora da fala para a forma gra?fica da escrita.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
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7Q975555 | Linguística, Linguística e outras ciências – Neurolinguística, Libras, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A Respeito da aprendizagem de uma primeira língua (L1) e a segunda língua (L2), analise as alternativas e assinale a INCORRETA:
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8Q1009184 | Linguística, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Cada opção a seguir indica uma marca da língua falada com uma frase que serve de exemplo. Assinale a opção em que o exemplo não corresponde à marca indicada.
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9Q979493 | Linguística, Língua Portuguesa Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

De acordo com Luiz Antônio Marcuschi (Produção textual, análise de gêneros e compreensão, 2008), “no século XIX, a linguística desenvolvia-se como linguística histórica, com grande empenho dos neogramáticos e dos comparatistas, que buscavam as leis gerais que subjaziam a todas as línguas. Eles legaram ao século XX um arsenal de conhecimentos e algumas posturas teóricas que seriam incorporadas por Saussure”.

Entre essas posições, está a percepção da língua como
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10Q1041996 | Linguística, Divisões da Linguística, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Leia a primeira estrofe de um poema de alusões linguísticas.

Quando um rio corta, corta-se de vez o discurso-rio de água que ele fazia; cortado, a água se quebra em pedaços, em poços de água, em água paralítica.
Em situação de poço, a água equivale a uma palavra em situação dicionária: isolada, estanque no poço dela mesma, e porque assim estanque, estancada; e mais: porque assim estancada, muda, e muda porque com nenhuma comunica, porque cortou-se a _____ desse rio, o fio de água que por ele discorria.


MELO NETO, João Cabral de. Antologia Poética. 7ª ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1989.

Consoante o significado da estrofe, o vocábulo que preenche corretamente o penúltimo verso, é
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11Q1009344 | Linguística, Habilitação Língua Portuguesa, SEDUCMT, FGV, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.


O professor Tirésias decidiu trabalhar com seus estudantes da 2ª Série do Ensino Médio a questão do preconceito linguístico. Para introduzir a questão, selecionou o seguinte texto:


“As pessoas sem instrução falam tudo errado”: trata-se de outra afirmação preconceituosa bastante difundida. O preconceito linguístico se baseia na crença de que só existe uma única língua portuguesa digna deste nome e que seria a língua ensinada nas escolas, explicada nas gramáticas e catalogada nos dicionários. Qualquer manifestação linguística que escape desse triângulo escola-gramática-dicionário é considerada, sob a ótica do preconceito linguístico, “errada, feia, estropiada, rudimentar, deficiente”, e não é raro a gente ouvir que “isso não é português”.


BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. Adaptado.
Tendo em vista o texto selecionado para introduzir a discussão e o propósito de Tirésias de desconstrução do preconceito linguístico, cumpre então ao professor, em consonância com a atual Sociolinguística, esclarecer e desenvolver o conceito de
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12Q977440 | Linguística, Língua Portuguesa Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

De acordo com Roberto Gomes Camacho (“Sociolinguística” – Parte II, em: Mussalim e Bentes, 2005), a consequência do desenvolvimento na teoria linguística de um sentimento de aversão ao caos e à variação foi
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13Q1017668 | Linguística, Linguística e Outras Ciências Neurolinguística, Linguista, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue os itens que se seguem, relativos a abordagens linguísticas.

I A sociolinguística investiga a relação entre linguagem e sociedade, ao passo que o funcionalismo enfatiza a linguagem como ferramenta de interação social.

II O estruturalismo, influenciado pelas ideias de Saussure, enfoca a língua como um sistema de signos e regras.

III O gerativismo, liderado por Noam Chomsky, destaca a capacidade inata do ser humano para aprender a linguagem.

IV A linguística cognitiva analisa a linguagem em contextos discursivos.

V A linguística textual investiga a relação entre linguagem, cognição e experiência do mundo físico.

Assinale a opção correta.

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14Q1043735 | Linguística, Fundamentos da Linguística, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Leia o segmento expositivo a seguir.

No Curso de Linguística Geral, Saussure estabeleceu a possibilidade de uma língua ser estudada sob dois aspectos: I. Sincrônico – procura analisar o sistema de uma língua numa determinada época ou período; II. Diacrônico – estudo da língua através do tempo, analisando-se as diversas fases.

Assinale a opção que apresenta a classificação adequada do segmento, segundo sua estruturação.
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15Q1048402 | Linguística, Divisões da Linguística, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Para que haja uma boa comunicação é necessário que os níveis linguísticos estejam bem desenvolvidos. Todos são importantes no processo do desenvolvimento da linguagem infantil.
O nível linguístico que se concentra em pelo menos dois aspectos: 1) Funções comunicativas: habilidades comunicativas e 2) Conversação: habilidades conversacionais, compromisso conversacional, fluência do discurso e adequação referencial, denomina-se
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16Q1051076 | Linguística, Fundamentos da Linguística, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Um professor de Língua Portuguesa, em uma de suas aulas, declarou:

Vocês precisam aprender muito bem a nossa língua a fim de que possam utilizá-la da forma mais eficiente possível.

A concepção de linguagem presente nessa frase é a de linguagem como
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17Q955390 | Linguística, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Canta, canta, minha gente

Deixa a tristeza pra lá

Canta forte, canta alto

Que a vida vai melhorar



A música tem efeitos múltiplos sobre o corpo. Esses efeitos envolvem o canto, a dança, o estado emocional, a memória, entre outros. No refrão da canção Canta, Canta, Minha Gente, de Martinho da Vila, as aliterações marcadas têm o efeito de

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18Q1004547 | Linguística, Língua Inglesa, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

A abordagem proposta por Rajagopalan em Por uma linguística crítica (2000) estabelece conexões entre linguagem, ideologia e poder. Sobre os fundamentos dessa perspectiva, assinale a alternativa que melhor reflete os conceitos centrais da obra.
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19Q1009422 | Linguística, Habilitação Inglês, SEDUCMT, FGV, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à próxima questão.

Speakers use a finite set of rules to produce and understand an infinite set of possible sentences. These rules comprise the grammar of a language, which is learned when you acquire the language and includes the sound system, the structure of words, how words may be combined into phrases and sentences, the ways in which sounds and meanings are related, and the words or lexicon. The sounds and meanings of these words are related in an arbitrary fashion. And so are the gestures used by deaf signers. Language, then, is a system that relates sounds (or hand and body gestures) with meanings; when you know a language you know this system.


FROMKIN, V., Rodman, R., Hyams, N. An Introduction to Language. 10th edition Wadsworth Cengage. Learning. 2013. Adaptado
A área da linguística que estuda os afixos é a
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20Q1041997 | Linguística, Análise do Discurso, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Interpretar não é o mesmo que compreender um texto. Interpretar é decodificar os significados, enquanto compreender é construir esses significados.

Observe, por exemplo, a frase abaixo, de autoria da ex-atriz Tônia Carrero:

Ser uma mulher muito bonita nunca atrapalha, só ajuda. Beleza abre as portas, fortalece o caráter e nos torna mais condescendentes.

Assinale a opção que apresenta a pergunta sobre essa frase que se filia à compreensão de texto.
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