Questões de Concursos Linguística

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1Q845379 | Linguística, Interpretação de Textos, Prefeitura de Ponta de Pedras PA Professor de Língua Portuguesa, FADESP, 2020

O reconhecimento da diversidade linguística no ensino da língua portuguesa implica
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2Q859457 | Linguística, Tipos de Gramática ? Normativa, Prefeitura de Cachoeira dos Índios PB Professor de Educação Básica II Português, EDUCA, 2020

Para estudiosos, o trabalho com a gramática na escola deve dar prioridade para a leitura, para a escrita, a narrativa oral, o debate e todas as formas de interpretação e, também precisa trabalhar as variedades linguísticas.
No que diz respeito aos diferentes conceitos de gramática, analise os itens a seguir.
I. Para a gramática ________________, as regras operaram como obrigações a serem seguidas a rigor e, por esse motivo, tudo aquilo que foge à norma de prestígio seria reprovado, taxado como um erro. Temos aí uma perspectiva de língua em que a modalidade culta deve servir de referência a todo custo, desconsiderando-se assim, as demais variedades. II. A gramática _______________, por sua vez, segundo o autor, formula regras mediante a observação da realidade da língua, sem atribuir valor a uma variedade linguística ou outra. Por levar em consideração o fator de variação na língua, são considerados erros apenas as construções que não integram nenhum dialeto, que sejam, portanto, agramaticais (inexistentes) na língua. III. Na gramática ______________, o conhecimento sistemático que o falante tem da língua expressa suas regras de uso, sem apresentar nenhuma preocupação de cunho valorativo. Portanto, nesse caso, erros aconteceriam somente quando o falante acionasse hipóteses que foram interiorizadas de maneira equivocada.
Assinale a opção CORRETA que completa as lacunas dos itens respectivamente.
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3Q840015 | Linguística, Divisões da Linguística, Prefeitura de Itatiba SP Professor de Educação Básica PEB II Língua Portuguesa, Avança SP, 2020

No tocante à Fonologia, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - Não existe distinção entre Fonética e Fonologia.
II - A Fonologia estuda os sons da língua, sua capacidade de combinação e sua capacidade de distinção.
III - A Fonologia ocupa-se da função dos sons dentro da língua.
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4Q842941 | Linguística, Fundamentos da Linguística, Prefeitura de Nossa Senhora de Nazaré PI Professor de Língua Portuguesa 6 ao 9 ano, AV MOREIRA, 2020

Pronominais

Dê-me um cigarro

Diz a gramática

Do professor e do aluno

E do mulato sabido

Mas o bom negro e o bom branco

Da Nação Brasileira

Dizem todos os dias

Deixa disso camarada

Me dá um cigarro.

(ANDRADE, O. de. Obras completas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1972)

Para definir o que é ou não adequado para o uso da língua, a prescrição da linguagem e a gramática tradicional estabelecem normas que definem a estética ideal para a escrita, taxando como “erro” as demais convenções. Diante disso, a escola age como disseminadora do “falso uso da língua”, como evidenciado no poema, unificando a gramática.

Diante do texto poético apresentado, aponte como o professor de Língua Portuguesa pode trabalhar o ensino de gramática em sala de aula.

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5Q841999 | Linguística, Linguística e outras ciências ? Neurolinguística, Prefeitura de Coronel Freitas SC Professor de Ensino Fundamental, FEPESE, 2020

De acordo com os estudiosos da área da linguística, são consideradas facetas do letramento:
1. Incentivo das práticas meritocráticas. 2. Imersa?o das crianc?as na cultura escrita. 3. Participac?a?o em experie?ncias variadas com a leitura e a escrita. 4. Conhecimento e interac?a?o com diferentes tipos e ge?neros de material escrito.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
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6Q842011 | Linguística, Linguística e outras ciências ? Neurolinguística, Prefeitura de Coronel Freitas SC Professor de Ensino Fundamental, FEPESE, 2020

De acordo com os estudiosos da área da linguística, são consideradas facetas da alfabetização:
1. Conscie?ncia fonolo?gica e fone?mica. 2. Identificac?a?o das relac?o?es fonema-grafema. 3. Habilidades de codificac?a?o e decodificac?a?o da li?ngua escrita. 4. Capacidade de memorizar as famílias silábicas. 5. Conhecimento e reconhecimento dos processos de traduc?a?o da forma sonora da fala para a forma gra?fica da escrita.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
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7Q975555 | Linguística, Linguística e outras ciências – Neurolinguística, Libras, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A Respeito da aprendizagem de uma primeira língua (L1) e a segunda língua (L2), analise as alternativas e assinale a INCORRETA:
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8Q1009184 | Linguística, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Cada opção a seguir indica uma marca da língua falada com uma frase que serve de exemplo. Assinale a opção em que o exemplo não corresponde à marca indicada.
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9Q979493 | Linguística, Língua Portuguesa Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

De acordo com Luiz Antônio Marcuschi (Produção textual, análise de gêneros e compreensão, 2008), “no século XIX, a linguística desenvolvia-se como linguística histórica, com grande empenho dos neogramáticos e dos comparatistas, que buscavam as leis gerais que subjaziam a todas as línguas. Eles legaram ao século XX um arsenal de conhecimentos e algumas posturas teóricas que seriam incorporadas por Saussure”.

Entre essas posições, está a percepção da língua como
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10Q977440 | Linguística, Língua Portuguesa Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

De acordo com Roberto Gomes Camacho (“Sociolinguística” – Parte II, em: Mussalim e Bentes, 2005), a consequência do desenvolvimento na teoria linguística de um sentimento de aversão ao caos e à variação foi
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