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Questões de Concursos Linguística

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1Q845379 | Linguística, Interpretação de Textos, Professor de Língua Portuguesa, FADESP, 2020

O reconhecimento da diversidade linguística no ensino da língua portuguesa implica
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2Q859457 | Linguística, Tipos de Gramática ? Normativa, Professor de Educacao Basica II, EDUCA, 2020

Para estudiosos, o trabalho com a gramática na escola deve dar prioridade para a leitura, para a escrita, a narrativa oral, o debate e todas as formas de interpretação e, também precisa trabalhar as variedades linguísticas.
No que diz respeito aos diferentes conceitos de gramática, analise os itens a seguir.
I. Para a gramática ________________, as regras operaram como obrigações a serem seguidas a rigor e, por esse motivo, tudo aquilo que foge à norma de prestígio seria reprovado, taxado como um erro. Temos aí uma perspectiva de língua em que a modalidade culta deve servir de referência a todo custo, desconsiderando-se assim, as demais variedades. II. A gramática _______________, por sua vez, segundo o autor, formula regras mediante a observação da realidade da língua, sem atribuir valor a uma variedade linguística ou outra. Por levar em consideração o fator de variação na língua, são considerados erros apenas as construções que não integram nenhum dialeto, que sejam, portanto, agramaticais (inexistentes) na língua. III. Na gramática ______________, o conhecimento sistemático que o falante tem da língua expressa suas regras de uso, sem apresentar nenhuma preocupação de cunho valorativo. Portanto, nesse caso, erros aconteceriam somente quando o falante acionasse hipóteses que foram interiorizadas de maneira equivocada.
Assinale a opção CORRETA que completa as lacunas dos itens respectivamente.
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3Q840015 | Linguística, Divisões da Linguística, Professor de Educação Básica, Avança SP, 2020

No tocante à Fonologia, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - Não existe distinção entre Fonética e Fonologia.
II - A Fonologia estuda os sons da língua, sua capacidade de combinação e sua capacidade de distinção.
III - A Fonologia ocupa-se da função dos sons dentro da língua.
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4Q842941 | Linguística, Fundamentos da Linguística, Professor de Língua Portuguesa, AV MOREIRA, 2020

Pronominais

Dê-me um cigarro

Diz a gramática

Do professor e do aluno

E do mulato sabido

Mas o bom negro e o bom branco

Da Nação Brasileira

Dizem todos os dias

Deixa disso camarada

Me dá um cigarro.

(ANDRADE, O. de. Obras completas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1972)

Para definir o que é ou não adequado para o uso da língua, a prescrição da linguagem e a gramática tradicional estabelecem normas que definem a estética ideal para a escrita, taxando como “erro” as demais convenções. Diante disso, a escola age como disseminadora do “falso uso da língua”, como evidenciado no poema, unificando a gramática.

Diante do texto poético apresentado, aponte como o professor de Língua Portuguesa pode trabalhar o ensino de gramática em sala de aula.

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5Q841999 | Linguística, Linguística e outras ciências ? Neurolinguística, Professor de Ensino Fundamental, FEPESE, 2020

De acordo com os estudiosos da área da linguística, são consideradas facetas do letramento:
1. Incentivo das práticas meritocráticas. 2. Imersa?o das crianc?as na cultura escrita. 3. Participac?a?o em experie?ncias variadas com a leitura e a escrita. 4. Conhecimento e interac?a?o com diferentes tipos e ge?neros de material escrito.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
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6Q842011 | Linguística, Linguística e outras ciências ? Neurolinguística, Professor de Ensino Fundamental, FEPESE, 2020

De acordo com os estudiosos da área da linguística, são consideradas facetas da alfabetização:
1. Conscie?ncia fonolo?gica e fone?mica. 2. Identificac?a?o das relac?o?es fonema-grafema. 3. Habilidades de codificac?a?o e decodificac?a?o da li?ngua escrita. 4. Capacidade de memorizar as famílias silábicas. 5. Conhecimento e reconhecimento dos processos de traduc?a?o da forma sonora da fala para a forma gra?fica da escrita.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
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7Q975555 | Linguística, Linguística e outras ciências – Neurolinguística, Libras, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A Respeito da aprendizagem de uma primeira língua (L1) e a segunda língua (L2), analise as alternativas e assinale a INCORRETA:
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8Q1009184 | Linguística, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Cada opção a seguir indica uma marca da língua falada com uma frase que serve de exemplo. Assinale a opção em que o exemplo não corresponde à marca indicada.
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9Q979493 | Linguística, Língua Portuguesa Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

De acordo com Luiz Antônio Marcuschi (Produção textual, análise de gêneros e compreensão, 2008), “no século XIX, a linguística desenvolvia-se como linguística histórica, com grande empenho dos neogramáticos e dos comparatistas, que buscavam as leis gerais que subjaziam a todas as línguas. Eles legaram ao século XX um arsenal de conhecimentos e algumas posturas teóricas que seriam incorporadas por Saussure”.

Entre essas posições, está a percepção da língua como
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10Q1009344 | Linguística, Habilitação Língua Portuguesa, SEDUCMT, FGV, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.


O professor Tirésias decidiu trabalhar com seus estudantes da 2ª Série do Ensino Médio a questão do preconceito linguístico. Para introduzir a questão, selecionou o seguinte texto:


“As pessoas sem instrução falam tudo errado”: trata-se de outra afirmação preconceituosa bastante difundida. O preconceito linguístico se baseia na crença de que só existe uma única língua portuguesa digna deste nome e que seria a língua ensinada nas escolas, explicada nas gramáticas e catalogada nos dicionários. Qualquer manifestação linguística que escape desse triângulo escola-gramática-dicionário é considerada, sob a ótica do preconceito linguístico, “errada, feia, estropiada, rudimentar, deficiente”, e não é raro a gente ouvir que “isso não é português”.


BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. Adaptado.
Tendo em vista o texto selecionado para introduzir a discussão e o propósito de Tirésias de desconstrução do preconceito linguístico, cumpre então ao professor, em consonância com a atual Sociolinguística, esclarecer e desenvolver o conceito de
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11Q1041996 | Linguística, Divisões da Linguística, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Leia a primeira estrofe de um poema de alusões linguísticas.

Quando um rio corta, corta-se de vez o discurso-rio de água que ele fazia; cortado, a água se quebra em pedaços, em poços de água, em água paralítica.
Em situação de poço, a água equivale a uma palavra em situação dicionária: isolada, estanque no poço dela mesma, e porque assim estanque, estancada; e mais: porque assim estancada, muda, e muda porque com nenhuma comunica, porque cortou-se a _____ desse rio, o fio de água que por ele discorria.


MELO NETO, João Cabral de. Antologia Poética. 7ª ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1989.

Consoante o significado da estrofe, o vocábulo que preenche corretamente o penúltimo verso, é
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12Q977440 | Linguística, Língua Portuguesa Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

De acordo com Roberto Gomes Camacho (“Sociolinguística” – Parte II, em: Mussalim e Bentes, 2005), a consequência do desenvolvimento na teoria linguística de um sentimento de aversão ao caos e à variação foi
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13Q1017668 | Linguística, Linguística e Outras Ciências Neurolinguística, Linguista, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue os itens que se seguem, relativos a abordagens linguísticas.

I A sociolinguística investiga a relação entre linguagem e sociedade, ao passo que o funcionalismo enfatiza a linguagem como ferramenta de interação social.

II O estruturalismo, influenciado pelas ideias de Saussure, enfoca a língua como um sistema de signos e regras.

III O gerativismo, liderado por Noam Chomsky, destaca a capacidade inata do ser humano para aprender a linguagem.

IV A linguística cognitiva analisa a linguagem em contextos discursivos.

V A linguística textual investiga a relação entre linguagem, cognição e experiência do mundo físico.

Assinale a opção correta.

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14Q1048402 | Linguística, Divisões da Linguística, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Para que haja uma boa comunicação é necessário que os níveis linguísticos estejam bem desenvolvidos. Todos são importantes no processo do desenvolvimento da linguagem infantil.
O nível linguístico que se concentra em pelo menos dois aspectos: 1) Funções comunicativas: habilidades comunicativas e 2) Conversação: habilidades conversacionais, compromisso conversacional, fluência do discurso e adequação referencial, denomina-se
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15Q1046387 | Linguística, Fundamentos da Linguística, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

La teoría sobre la lengua y la naturaleza del conocimiento lingüístico que considera la lengua como un vehículo para el desarrollo de relaciones personales y la realización de transacciones de tipo social entre individuos es la
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16Q1001348 | Linguística, Divisões da Linguística, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

A linguagem é uma das funções do ser humano que apresenta uma evolução das mais complexas em sua aquisição e desenvolvimento.
Relacione as dimensões da linguagem listadas a seguir aos seus respectivos processos.

1. Forma da Linguagem.
2. Conteúdo da Linguagem.
3. Uso da Linguagem.

( ) Semântica.
( ) Pragmática.
( ) Fonologia, Morfologia e Sintaxe.

Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.
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17Q1043735 | Linguística, Fundamentos da Linguística, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Leia o segmento expositivo a seguir.

No Curso de Linguística Geral, Saussure estabeleceu a possibilidade de uma língua ser estudada sob dois aspectos: I. Sincrônico – procura analisar o sistema de uma língua numa determinada época ou período; II. Diacrônico – estudo da língua através do tempo, analisando-se as diversas fases.

Assinale a opção que apresenta a classificação adequada do segmento, segundo sua estruturação.
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18Q1046460 | Linguística, Fundamentos da Linguística, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

O conjunto dos princípios que caracterizaria a classe das gramáticas possíveis, e que preconizaria os modos pelos quais as gramáticas são organizadas, as regras de seus componentes e as relações que poderiam estabelecer entre si, foi denominado por Chomsky como
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19Q1004547 | Linguística, Língua Inglesa, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

A abordagem proposta por Rajagopalan em Por uma linguística crítica (2000) estabelece conexões entre linguagem, ideologia e poder. Sobre os fundamentos dessa perspectiva, assinale a alternativa que melhor reflete os conceitos centrais da obra.
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20Q1051076 | Linguística, Fundamentos da Linguística, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Um professor de Língua Portuguesa, em uma de suas aulas, declarou:

Vocês precisam aprender muito bem a nossa língua a fim de que possam utilizá-la da forma mais eficiente possível.

A concepção de linguagem presente nessa frase é a de linguagem como
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