Questões de Concursos Linguística Resolva questões de Linguística comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Linguística Ordenar por: Mais recentes Mais populares 🔥 Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q1009422 | Linguística, Habilitação Inglês, SEDUCMT, FGV, 2025Texto associado. Leia o texto a seguir para responder à próxima questão.Speakers use a finite set of rules to produce and understand an infinite set of possible sentences. These rules comprise the grammar of a language, which is learned when you acquire the language and includes the sound system, the structure of words, how words may be combined into phrases and sentences, the ways in which sounds and meanings are related, and the words or lexicon. The sounds and meanings of these words are related in an arbitrary fashion. And so are the gestures used by deaf signers. Language, then, is a system that relates sounds (or hand and body gestures) with meanings; when you know a language you know this system. FROMKIN, V., Rodman, R., Hyams, N. An Introduction to Language. 10th edition Wadsworth Cengage. Learning. 2013. Adaptado A área da linguística que estuda os afixos é a ✂️ a) Fonologia. ✂️ b) Morfologia. ✂️ c) Sintaxe. ✂️ d) Semântica. ✂️ e) Estilística. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 2Q1009184 | Linguística, Classe A, DPERO, FGV, 2025Cada opção a seguir indica uma marca da língua falada com uma frase que serve de exemplo. Assinale a opção em que o exemplo não corresponde à marca indicada. ✂️ a) A ligação entre as frases é realizada de forma pouco variada: Eu cheguei no meio da confusão, e saí correndo e decidi ir pra casa. ✂️ b) A estrutura topicalizada (destaque inicial de um termo) é frequente: Os policiais, ih logo que os bandidos viram eles, saíram correndo. ✂️ c) Já que tem o contexto como referente, a língua falada omite informações em caso de fácil indicação: Traz o bloco aí, me dá a caneta rapidinho! ✂️ d) A língua falada traz uma série de vocábulos de conteúdo geral: Arroz, ovos, café são produtos muito encontrados na mesa do brasileiro. ✂️ e) A língua falada traz repetições da mesma estrutura: O carro enguiçou e eu não sabia o que fazer com o carro e por isso deixei o carro por lá mesmo! Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 3Q977440 | Linguística, Língua Portuguesa Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025De acordo com Roberto Gomes Camacho (“Sociolinguística” – Parte II, em: Mussalim e Bentes, 2005), a consequência do desenvolvimento na teoria linguística de um sentimento de aversão ao caos e à variação foi ✂️ a) o surgimento de teorias relativas à variação linguística. ✂️ b) a geração de uma concepção monolítica de linguagem. ✂️ c) o esfacelamento da tradição linguística do estruturalismo. ✂️ d) a visão de estrutura linguística como necessariamente heterogênea. ✂️ e) a formulação de princípios sobre a diversidade linguística. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 4Q979493 | Linguística, Língua Portuguesa Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025De acordo com Luiz Antônio Marcuschi (Produção textual, análise de gêneros e compreensão, 2008), “no século XIX, a linguística desenvolvia-se como linguística histórica, com grande empenho dos neogramáticos e dos comparatistas, que buscavam as leis gerais que subjaziam a todas as línguas. Eles legaram ao século XX um arsenal de conhecimentos e algumas posturas teóricas que seriam incorporadas por Saussure”. Entre essas posições, está a percepção da língua como ✂️ a) uma instituição social. ✂️ b) um organismo natural. ✂️ c) um sistema de signos motivados. ✂️ d) um subelemento da fala. ✂️ e) uma totalidade fragmentada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 5Q979498 | Linguística, Língua Portuguesa Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Ao analisar o português brasileiro, Berlinck, Augusto e Scher (“Sintaxe”, em Mussalim e Bentes [orgs.], Introdução à linguística: domínios e fronteiras, 2005), observam que ✂️ a) o paradigma flexional, que poderia sofrer mudanças pela inclusão de novas formas de tratamento, mantém-se inalterado e impermeável a influências de fala, notadamente entre os jovens. ✂️ b) a forma “tu” ainda apresenta uso expressivo entre os falantes, apesar da entrada da forma “você”, e seu emprego tem implicado o uso da forma verbal de 2a pessoa do singular, em todos os contextos. ✂️ c) a forma de sujeito expresso por pronome é tendência do português atual, além da manutenção de “você” e “tu” como formas alternativas, representando distinções entre formalidade e informalidade. ✂️ d) a forma com sujeito duplo, representada por substantivo retomado a seguir por pronome, tem uso restrito na língua, havendo, porém, uso reiterado nos textos literários dos autores contemporâneos. ✂️ e) a forma “a gente” entrou como substituto do pronome “nós” e, em termos de combinação com a forma verbal de 3a pessoa do singular, contribuiu para simplificar ainda mais o paradigma verbal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 6Q1017668 | Linguística, Linguística e Outras Ciências Neurolinguística, Área de Atuação 8 Letras Linguística e Áreas de Língua Portuguesa, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025Julgue os itens que se seguem, relativos a abordagens linguísticas. I A sociolinguística investiga a relação entre linguagem e sociedade, ao passo que o funcionalismo enfatiza a linguagem como ferramenta de interação social. II O estruturalismo, influenciado pelas ideias de Saussure, enfoca a língua como um sistema de signos e regras. III O gerativismo, liderado por Noam Chomsky, destaca a capacidade inata do ser humano para aprender a linguagem. IV A linguística cognitiva analisa a linguagem em contextos discursivos. V A linguística textual investiga a relação entre linguagem, cognição e experiência do mundo físico. Assinale a opção correta. ✂️ a) Apenas os itens I e IV estão certos. ✂️ b) Apenas os itens II e V estão certos. ✂️ c) Apenas os itens I, II e III estão certos. ✂️ d) Apenas os itens III, IV e V estão certos. ✂️ e) Todos os itens estão certos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 7Q1017669 | Linguística, Fundamentos da Linguística, Área de Atuação 8 Letras Linguística e Áreas de Língua Portuguesa, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025Sabendo que cada função da linguagem destaca um elemento específico da comunicação, cujo objetivo principal é direcionar o foco da comunicação para esse elemento, assinale a opção correta. ✂️ a) A função metalinguística foca no contexto, objetivando transmitir informações e fatos de maneira objetiva. ✂️ b) A função fática objetiva a abordagem do próprio código da linguagem, como a gramática ou as regras de uso da língua. ✂️ c) A função poética, ou estética, destaca a forma e o conteúdo da mensagem para criar um efeito estético ou emocional. ✂️ d) A função emotiva, ou expressiva, enfoca o contexto e o conteúdo da comunicação, com o objetivo de influenciar ou convencer o receptor da mensagem. ✂️ e) A função conativa, ou apelativa, garante que o canal esteja aberto com vistas a iniciar, manter ou interromper a comunicação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 8Q1046387 | Linguística, Fundamentos da Linguística, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025La teoría sobre la lengua y la naturaleza del conocimiento lingüístico que considera la lengua como un vehículo para el desarrollo de relaciones personales y la realización de transacciones de tipo social entre individuos es la ✂️ a) Respuesta Física Total. ✂️ b) Nocional. ✂️ c) Interactiva. ✂️ d) Natural. ✂️ e) Estructural. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 9Q1046392 | Linguística, Fundamentos da Linguística, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Según Noam Chomsky (Scutti, apud Bruno, 2005), el concepto de competencia puede definirse como ✂️ a) “el saber depositado en la mente del individuo, activado por el contacto entre su dotación genética y una lengua natural”. ✂️ b) “la acción humana libre e indeterminada, gobernada por algo que está más allá del conocimiento”. ✂️ c) “el dispositivo innato para la adquisición de lenguaje, del cual todos los individuos de la especie humana estarían dotados”. ✂️ d) “un tipo de análisis que postula que las dificultades y, por lo tanto, la aparición de “errores” se restringe a los aspectos en que dos lenguas son distintas”. ✂️ e) “un sistema de signos que se constituye por la suma de señales depositadas en el cerebro de cada individuo de una determinada colectividad”. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 10Q985475 | Linguística, Língua Portuguesa, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025Em relação às variações linguísticas, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.(1) Variação diatópica.(2) Variação diacrônica.(3) Variação diafásica.( ) Que mico!( ) Celular (Brasil) | Telemóvel (Portugal)( ) Pega-las-emos nesse instante ou mais tardiamente? ✂️ a) 3 - 1 - 2. ✂️ b) 1 - 2 - 3. ✂️ c) 1 - 3 - 2. ✂️ d) 2 - 3 - 1. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 11Q1046460 | Linguística, Fundamentos da Linguística, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025O conjunto dos princípios que caracterizaria a classe das gramáticas possíveis, e que preconizaria os modos pelos quais as gramáticas são organizadas, as regras de seus componentes e as relações que poderiam estabelecer entre si, foi denominado por Chomsky como ✂️ a) gramática universal. ✂️ b) pragmatismo. ✂️ c) esperanto. ✂️ d) inatismo. ✂️ e) pantomima. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 12Q1046461 | Linguística, Divisões da Linguística, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025A________________é a ciência que estuda os sons como entidades físico-articulatórias isoladas. A________________estuda os sons do ponto de vista funcional como elementos que integram um sistema linguístico determinado. A________________é o estudo da estrutura interna das palavras, ou seja, da combinação entre os elementos que formam as palavras. Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do excerto. ✂️ a) morfologia … fonologia … fonética ✂️ b) fonética … fonologia … morfologia ✂️ c) fonologia … fonética … morfologia ✂️ d) fonologia … morfologia … fonética ✂️ e) fonética … morfologia … fonologia Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 13Q1009344 | Linguística, Habilitação Língua Portuguesa, SEDUCMT, FGV, 2025Texto associado. Leia o texto a seguir para responder à questão. O professor Tirésias decidiu trabalhar com seus estudantes da 2ª Série do Ensino Médio a questão do preconceito linguístico. Para introduzir a questão, selecionou o seguinte texto: “As pessoas sem instrução falam tudo errado”: trata-se de outra afirmação preconceituosa bastante difundida. O preconceito linguístico se baseia na crença de que só existe uma única língua portuguesa digna deste nome e que seria a língua ensinada nas escolas, explicada nas gramáticas e catalogada nos dicionários. Qualquer manifestação linguística que escape desse triângulo escola-gramática-dicionário é considerada, sob a ótica do preconceito linguístico, “errada, feia, estropiada, rudimentar, deficiente”, e não é raro a gente ouvir que “isso não é português”. BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. Adaptado. Tendo em vista o texto selecionado para introduzir a discussão e o propósito de Tirésias de desconstrução do preconceito linguístico, cumpre então ao professor, em consonância com a atual Sociolinguística, esclarecer e desenvolver o conceito de ✂️ a) metalinguagem.metalinguagem. ✂️ b) interdisciplinaridade. ✂️ c) analfabetismo funcional. ✂️ d) variação linguística. ✂️ e) intertextualidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 14Q975555 | Linguística, Linguística e outras ciências – Neurolinguística, Libras, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025A Respeito da aprendizagem de uma primeira língua (L1) e a segunda língua (L2), analise as alternativas e assinale a INCORRETA: ✂️ a) Aquisição da L1 (Língua Materna), É um processo natural e geralmente ocorre na infância, sem instrução formal. ✂️ b) Aprendizagem da L2 (Segunda Língua), Requer um esforço consciente e intencional, muitas vezes em contextos formais de ensino. ✂️ c) As Crianças constroem a L2 através da exposição ao idioma e interação social. ✂️ d) A aquisição da L2 envolve o desenvolvimento de habilidades de compreensão, produção oral e escrita, além do conhecimento gramatical e lexical da nova língua. ✂️ e) Na L1 o processo envolve a internalização de regras gramaticais e vocabulário, além da capacidade de produzir e compreender a língua. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 15Q1046512 | Linguística, Fundamentos da Linguística, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Segundo Quadros e Karnopp (2004), para comparar as línguas de sinais com as línguas orais, três aspectos podem ser investigados. São eles: ✂️ a) as gramáticas produzidas para cada uma das línguas; os dicionários em uso para a identificação das semelhanças linguísticas; e os estudos estruturais das duas línguas. ✂️ b) as estruturas gramaticais de cada língua em situação de comunicação; os modelos e expressão facial; e movimentos corporais e como se expressam os registros das duas línguas. ✂️ c) os princípios e universais linguísticos compartilhados entre as duas línguas; as especificidades de cada língua; e as restrições devido à modalidade de percepção e produção. ✂️ d) os parâmetros organizacionais; a estrutura fonológica e morfológica das duas línguas; e modo como os usuários comunicam-se com cada uma das línguas sinalizadas. ✂️ e) os sinais de Libras utilizados nos contextos semelhantes ao uso da língua oral; a combinação dos parâmetros das duas línguas; e aproximação das modalidades gestual-visual-oral. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 16Q955390 | Linguística, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025Canta, canta, minha gente Deixa a tristeza pra lá Canta forte, canta alto Que a vida vai melhorarA música tem efeitos múltiplos sobre o corpo. Esses efeitos envolvem o canto, a dança, o estado emocional, a memória, entre outros. No refrão da canção Canta, Canta, Minha Gente, de Martinho da Vila, as aliterações marcadas têm o efeito de ✂️ a) reforçar a promessa de melhoria de vida. ✂️ b) contribuir para a estruturação harmônica da canção. ✂️ c) acompanhar o compasso musical e estimular o acompanhamento da letra com o corpo. ✂️ d) estruturar cadências de evolução melódica da canção com a voz. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 17Q1004547 | Linguística, Língua Inglesa, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024A abordagem proposta por Rajagopalan em Por uma linguística crítica (2000) estabelece conexões entre linguagem, ideologia e poder. Sobre os fundamentos dessa perspectiva, assinale a alternativa que melhor reflete os conceitos centrais da obra. ✂️ a) A linguística crítica, segundo o autor, aborda a linguagem como prática social, explorando como os discursos constroem e legitimam relações de poder. ✂️ b) A linguística crítica propõe uma análise de textos literários, mas é frequentemente considerada inapropriada para o estudo de textos midiáticos ou digitais que estruturam as bases de poder. ✂️ c) A proposta de Rajagopalan foca-se em uma crítica às gramáticas normativas, sem implicações para o ensino de línguas estrangeiras. ✂️ d) Rajagopalan defende que a linguística crítica deve estabelecer uma descrição objetiva das estruturas linguísticas, desconsiderando implicações ideológicas e sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 18Q1043735 | Linguística, Fundamentos da Linguística, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024Leia o segmento expositivo a seguir. No Curso de Linguística Geral, Saussure estabeleceu a possibilidade de uma língua ser estudada sob dois aspectos: I. Sincrônico – procura analisar o sistema de uma língua numa determinada época ou período; II. Diacrônico – estudo da língua através do tempo, analisando-se as diversas fases. Assinale a opção que apresenta a classificação adequada do segmento, segundo sua estruturação. ✂️ a) Exposição científica. ✂️ b) Exposição didática. ✂️ c) Exposição informativa. ✂️ d) Exposição técnica. ✂️ e) Exposição humanística. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 19Q1039394 | Linguística, Divisões da Linguística, Técnico Judiciário Auxiliar, TJ SC, FGV, 2024Todas as opções abaixo estão construídas de forma pouco elegante e se tornam incômodas à audição. A EXCEÇÃO está em: ✂️ a) Um dos problemas mais graves na elaboração de uma redação é a repetição de qualquer palavra ou expressão; ✂️ b) Mostraram-se insuficientes as medidas prudentes que tomaram as autoridades no controle dos indigentes; ✂️ c) É essencial, para fugir do vulgar, refugiar-se nas lembranças pessoais; ✂️ d) Toda a tropa desfilou silenciosamente, tristemente, organizadamente diante do caixão do comandante; ✂️ e) A caneca dela tinha sido comprada fora do país, por isso seu modelo estranho. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 20Q1041994 | Linguística, Fundamentos da Linguística, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024Sobre o surgimento da linguagem humana, leia o texto a seguir. Embora não exista uma resposta fechada para a pergunta de como surgiu a linguagem humana, há alguns experimentos e teorias que sugerem que o início do processo se deu entre os antepassados do Homo Sapiens há 1,5 milhão de anos. A hipótese mais considerada pelos especialistas é a antropológica, ou seja, o processo resultou da necessidade de o homem, além de se comunicar socialmente, garantir sua sobrevivência. Sobre o texto, assinale a afirmativa correta. ✂️ a) A opinião dada no texto sobre a origem da linguagem humana apoia-se na opinião pessoal do autor. ✂️ b) Não há ainda uma resposta definitiva sobre a origem de nossa linguagem, mas sim hipóteses variadas. ✂️ c) A hipótese antropológica sobre a origem da linguagem humana mostra uma visão definitiva do tema. ✂️ d) Experimentos e teorias definem, pelo menos, a época do início do processo. ✂️ e) A necessidade de sobrevivência é o argumento menos forte na hipótese antropológica do surgimento da linguagem humana Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ ImprimirPróximo →
1Q1009422 | Linguística, Habilitação Inglês, SEDUCMT, FGV, 2025Texto associado. Leia o texto a seguir para responder à próxima questão.Speakers use a finite set of rules to produce and understand an infinite set of possible sentences. These rules comprise the grammar of a language, which is learned when you acquire the language and includes the sound system, the structure of words, how words may be combined into phrases and sentences, the ways in which sounds and meanings are related, and the words or lexicon. The sounds and meanings of these words are related in an arbitrary fashion. And so are the gestures used by deaf signers. Language, then, is a system that relates sounds (or hand and body gestures) with meanings; when you know a language you know this system. FROMKIN, V., Rodman, R., Hyams, N. An Introduction to Language. 10th edition Wadsworth Cengage. Learning. 2013. Adaptado A área da linguística que estuda os afixos é a ✂️ a) Fonologia. ✂️ b) Morfologia. ✂️ c) Sintaxe. ✂️ d) Semântica. ✂️ e) Estilística. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
2Q1009184 | Linguística, Classe A, DPERO, FGV, 2025Cada opção a seguir indica uma marca da língua falada com uma frase que serve de exemplo. Assinale a opção em que o exemplo não corresponde à marca indicada. ✂️ a) A ligação entre as frases é realizada de forma pouco variada: Eu cheguei no meio da confusão, e saí correndo e decidi ir pra casa. ✂️ b) A estrutura topicalizada (destaque inicial de um termo) é frequente: Os policiais, ih logo que os bandidos viram eles, saíram correndo. ✂️ c) Já que tem o contexto como referente, a língua falada omite informações em caso de fácil indicação: Traz o bloco aí, me dá a caneta rapidinho! ✂️ d) A língua falada traz uma série de vocábulos de conteúdo geral: Arroz, ovos, café são produtos muito encontrados na mesa do brasileiro. ✂️ e) A língua falada traz repetições da mesma estrutura: O carro enguiçou e eu não sabia o que fazer com o carro e por isso deixei o carro por lá mesmo! Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
3Q977440 | Linguística, Língua Portuguesa Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025De acordo com Roberto Gomes Camacho (“Sociolinguística” – Parte II, em: Mussalim e Bentes, 2005), a consequência do desenvolvimento na teoria linguística de um sentimento de aversão ao caos e à variação foi ✂️ a) o surgimento de teorias relativas à variação linguística. ✂️ b) a geração de uma concepção monolítica de linguagem. ✂️ c) o esfacelamento da tradição linguística do estruturalismo. ✂️ d) a visão de estrutura linguística como necessariamente heterogênea. ✂️ e) a formulação de princípios sobre a diversidade linguística. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
4Q979493 | Linguística, Língua Portuguesa Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025De acordo com Luiz Antônio Marcuschi (Produção textual, análise de gêneros e compreensão, 2008), “no século XIX, a linguística desenvolvia-se como linguística histórica, com grande empenho dos neogramáticos e dos comparatistas, que buscavam as leis gerais que subjaziam a todas as línguas. Eles legaram ao século XX um arsenal de conhecimentos e algumas posturas teóricas que seriam incorporadas por Saussure”. Entre essas posições, está a percepção da língua como ✂️ a) uma instituição social. ✂️ b) um organismo natural. ✂️ c) um sistema de signos motivados. ✂️ d) um subelemento da fala. ✂️ e) uma totalidade fragmentada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
5Q979498 | Linguística, Língua Portuguesa Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Ao analisar o português brasileiro, Berlinck, Augusto e Scher (“Sintaxe”, em Mussalim e Bentes [orgs.], Introdução à linguística: domínios e fronteiras, 2005), observam que ✂️ a) o paradigma flexional, que poderia sofrer mudanças pela inclusão de novas formas de tratamento, mantém-se inalterado e impermeável a influências de fala, notadamente entre os jovens. ✂️ b) a forma “tu” ainda apresenta uso expressivo entre os falantes, apesar da entrada da forma “você”, e seu emprego tem implicado o uso da forma verbal de 2a pessoa do singular, em todos os contextos. ✂️ c) a forma de sujeito expresso por pronome é tendência do português atual, além da manutenção de “você” e “tu” como formas alternativas, representando distinções entre formalidade e informalidade. ✂️ d) a forma com sujeito duplo, representada por substantivo retomado a seguir por pronome, tem uso restrito na língua, havendo, porém, uso reiterado nos textos literários dos autores contemporâneos. ✂️ e) a forma “a gente” entrou como substituto do pronome “nós” e, em termos de combinação com a forma verbal de 3a pessoa do singular, contribuiu para simplificar ainda mais o paradigma verbal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
6Q1017668 | Linguística, Linguística e Outras Ciências Neurolinguística, Área de Atuação 8 Letras Linguística e Áreas de Língua Portuguesa, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025Julgue os itens que se seguem, relativos a abordagens linguísticas. I A sociolinguística investiga a relação entre linguagem e sociedade, ao passo que o funcionalismo enfatiza a linguagem como ferramenta de interação social. II O estruturalismo, influenciado pelas ideias de Saussure, enfoca a língua como um sistema de signos e regras. III O gerativismo, liderado por Noam Chomsky, destaca a capacidade inata do ser humano para aprender a linguagem. IV A linguística cognitiva analisa a linguagem em contextos discursivos. V A linguística textual investiga a relação entre linguagem, cognição e experiência do mundo físico. Assinale a opção correta. ✂️ a) Apenas os itens I e IV estão certos. ✂️ b) Apenas os itens II e V estão certos. ✂️ c) Apenas os itens I, II e III estão certos. ✂️ d) Apenas os itens III, IV e V estão certos. ✂️ e) Todos os itens estão certos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
7Q1017669 | Linguística, Fundamentos da Linguística, Área de Atuação 8 Letras Linguística e Áreas de Língua Portuguesa, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025Sabendo que cada função da linguagem destaca um elemento específico da comunicação, cujo objetivo principal é direcionar o foco da comunicação para esse elemento, assinale a opção correta. ✂️ a) A função metalinguística foca no contexto, objetivando transmitir informações e fatos de maneira objetiva. ✂️ b) A função fática objetiva a abordagem do próprio código da linguagem, como a gramática ou as regras de uso da língua. ✂️ c) A função poética, ou estética, destaca a forma e o conteúdo da mensagem para criar um efeito estético ou emocional. ✂️ d) A função emotiva, ou expressiva, enfoca o contexto e o conteúdo da comunicação, com o objetivo de influenciar ou convencer o receptor da mensagem. ✂️ e) A função conativa, ou apelativa, garante que o canal esteja aberto com vistas a iniciar, manter ou interromper a comunicação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
8Q1046387 | Linguística, Fundamentos da Linguística, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025La teoría sobre la lengua y la naturaleza del conocimiento lingüístico que considera la lengua como un vehículo para el desarrollo de relaciones personales y la realización de transacciones de tipo social entre individuos es la ✂️ a) Respuesta Física Total. ✂️ b) Nocional. ✂️ c) Interactiva. ✂️ d) Natural. ✂️ e) Estructural. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
9Q1046392 | Linguística, Fundamentos da Linguística, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Según Noam Chomsky (Scutti, apud Bruno, 2005), el concepto de competencia puede definirse como ✂️ a) “el saber depositado en la mente del individuo, activado por el contacto entre su dotación genética y una lengua natural”. ✂️ b) “la acción humana libre e indeterminada, gobernada por algo que está más allá del conocimiento”. ✂️ c) “el dispositivo innato para la adquisición de lenguaje, del cual todos los individuos de la especie humana estarían dotados”. ✂️ d) “un tipo de análisis que postula que las dificultades y, por lo tanto, la aparición de “errores” se restringe a los aspectos en que dos lenguas son distintas”. ✂️ e) “un sistema de signos que se constituye por la suma de señales depositadas en el cerebro de cada individuo de una determinada colectividad”. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
10Q985475 | Linguística, Língua Portuguesa, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025Em relação às variações linguísticas, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.(1) Variação diatópica.(2) Variação diacrônica.(3) Variação diafásica.( ) Que mico!( ) Celular (Brasil) | Telemóvel (Portugal)( ) Pega-las-emos nesse instante ou mais tardiamente? ✂️ a) 3 - 1 - 2. ✂️ b) 1 - 2 - 3. ✂️ c) 1 - 3 - 2. ✂️ d) 2 - 3 - 1. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
11Q1046460 | Linguística, Fundamentos da Linguística, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025O conjunto dos princípios que caracterizaria a classe das gramáticas possíveis, e que preconizaria os modos pelos quais as gramáticas são organizadas, as regras de seus componentes e as relações que poderiam estabelecer entre si, foi denominado por Chomsky como ✂️ a) gramática universal. ✂️ b) pragmatismo. ✂️ c) esperanto. ✂️ d) inatismo. ✂️ e) pantomima. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
12Q1046461 | Linguística, Divisões da Linguística, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025A________________é a ciência que estuda os sons como entidades físico-articulatórias isoladas. A________________estuda os sons do ponto de vista funcional como elementos que integram um sistema linguístico determinado. A________________é o estudo da estrutura interna das palavras, ou seja, da combinação entre os elementos que formam as palavras. Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do excerto. ✂️ a) morfologia … fonologia … fonética ✂️ b) fonética … fonologia … morfologia ✂️ c) fonologia … fonética … morfologia ✂️ d) fonologia … morfologia … fonética ✂️ e) fonética … morfologia … fonologia Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
13Q1009344 | Linguística, Habilitação Língua Portuguesa, SEDUCMT, FGV, 2025Texto associado. Leia o texto a seguir para responder à questão. O professor Tirésias decidiu trabalhar com seus estudantes da 2ª Série do Ensino Médio a questão do preconceito linguístico. Para introduzir a questão, selecionou o seguinte texto: “As pessoas sem instrução falam tudo errado”: trata-se de outra afirmação preconceituosa bastante difundida. O preconceito linguístico se baseia na crença de que só existe uma única língua portuguesa digna deste nome e que seria a língua ensinada nas escolas, explicada nas gramáticas e catalogada nos dicionários. Qualquer manifestação linguística que escape desse triângulo escola-gramática-dicionário é considerada, sob a ótica do preconceito linguístico, “errada, feia, estropiada, rudimentar, deficiente”, e não é raro a gente ouvir que “isso não é português”. BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. Adaptado. Tendo em vista o texto selecionado para introduzir a discussão e o propósito de Tirésias de desconstrução do preconceito linguístico, cumpre então ao professor, em consonância com a atual Sociolinguística, esclarecer e desenvolver o conceito de ✂️ a) metalinguagem.metalinguagem. ✂️ b) interdisciplinaridade. ✂️ c) analfabetismo funcional. ✂️ d) variação linguística. ✂️ e) intertextualidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
14Q975555 | Linguística, Linguística e outras ciências – Neurolinguística, Libras, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025A Respeito da aprendizagem de uma primeira língua (L1) e a segunda língua (L2), analise as alternativas e assinale a INCORRETA: ✂️ a) Aquisição da L1 (Língua Materna), É um processo natural e geralmente ocorre na infância, sem instrução formal. ✂️ b) Aprendizagem da L2 (Segunda Língua), Requer um esforço consciente e intencional, muitas vezes em contextos formais de ensino. ✂️ c) As Crianças constroem a L2 através da exposição ao idioma e interação social. ✂️ d) A aquisição da L2 envolve o desenvolvimento de habilidades de compreensão, produção oral e escrita, além do conhecimento gramatical e lexical da nova língua. ✂️ e) Na L1 o processo envolve a internalização de regras gramaticais e vocabulário, além da capacidade de produzir e compreender a língua. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
15Q1046512 | Linguística, Fundamentos da Linguística, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Segundo Quadros e Karnopp (2004), para comparar as línguas de sinais com as línguas orais, três aspectos podem ser investigados. São eles: ✂️ a) as gramáticas produzidas para cada uma das línguas; os dicionários em uso para a identificação das semelhanças linguísticas; e os estudos estruturais das duas línguas. ✂️ b) as estruturas gramaticais de cada língua em situação de comunicação; os modelos e expressão facial; e movimentos corporais e como se expressam os registros das duas línguas. ✂️ c) os princípios e universais linguísticos compartilhados entre as duas línguas; as especificidades de cada língua; e as restrições devido à modalidade de percepção e produção. ✂️ d) os parâmetros organizacionais; a estrutura fonológica e morfológica das duas línguas; e modo como os usuários comunicam-se com cada uma das línguas sinalizadas. ✂️ e) os sinais de Libras utilizados nos contextos semelhantes ao uso da língua oral; a combinação dos parâmetros das duas línguas; e aproximação das modalidades gestual-visual-oral. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
16Q955390 | Linguística, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025Canta, canta, minha gente Deixa a tristeza pra lá Canta forte, canta alto Que a vida vai melhorarA música tem efeitos múltiplos sobre o corpo. Esses efeitos envolvem o canto, a dança, o estado emocional, a memória, entre outros. No refrão da canção Canta, Canta, Minha Gente, de Martinho da Vila, as aliterações marcadas têm o efeito de ✂️ a) reforçar a promessa de melhoria de vida. ✂️ b) contribuir para a estruturação harmônica da canção. ✂️ c) acompanhar o compasso musical e estimular o acompanhamento da letra com o corpo. ✂️ d) estruturar cadências de evolução melódica da canção com a voz. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
17Q1004547 | Linguística, Língua Inglesa, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024A abordagem proposta por Rajagopalan em Por uma linguística crítica (2000) estabelece conexões entre linguagem, ideologia e poder. Sobre os fundamentos dessa perspectiva, assinale a alternativa que melhor reflete os conceitos centrais da obra. ✂️ a) A linguística crítica, segundo o autor, aborda a linguagem como prática social, explorando como os discursos constroem e legitimam relações de poder. ✂️ b) A linguística crítica propõe uma análise de textos literários, mas é frequentemente considerada inapropriada para o estudo de textos midiáticos ou digitais que estruturam as bases de poder. ✂️ c) A proposta de Rajagopalan foca-se em uma crítica às gramáticas normativas, sem implicações para o ensino de línguas estrangeiras. ✂️ d) Rajagopalan defende que a linguística crítica deve estabelecer uma descrição objetiva das estruturas linguísticas, desconsiderando implicações ideológicas e sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
18Q1043735 | Linguística, Fundamentos da Linguística, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024Leia o segmento expositivo a seguir. No Curso de Linguística Geral, Saussure estabeleceu a possibilidade de uma língua ser estudada sob dois aspectos: I. Sincrônico – procura analisar o sistema de uma língua numa determinada época ou período; II. Diacrônico – estudo da língua através do tempo, analisando-se as diversas fases. Assinale a opção que apresenta a classificação adequada do segmento, segundo sua estruturação. ✂️ a) Exposição científica. ✂️ b) Exposição didática. ✂️ c) Exposição informativa. ✂️ d) Exposição técnica. ✂️ e) Exposição humanística. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
19Q1039394 | Linguística, Divisões da Linguística, Técnico Judiciário Auxiliar, TJ SC, FGV, 2024Todas as opções abaixo estão construídas de forma pouco elegante e se tornam incômodas à audição. A EXCEÇÃO está em: ✂️ a) Um dos problemas mais graves na elaboração de uma redação é a repetição de qualquer palavra ou expressão; ✂️ b) Mostraram-se insuficientes as medidas prudentes que tomaram as autoridades no controle dos indigentes; ✂️ c) É essencial, para fugir do vulgar, refugiar-se nas lembranças pessoais; ✂️ d) Toda a tropa desfilou silenciosamente, tristemente, organizadamente diante do caixão do comandante; ✂️ e) A caneca dela tinha sido comprada fora do país, por isso seu modelo estranho. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
20Q1041994 | Linguística, Fundamentos da Linguística, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024Sobre o surgimento da linguagem humana, leia o texto a seguir. Embora não exista uma resposta fechada para a pergunta de como surgiu a linguagem humana, há alguns experimentos e teorias que sugerem que o início do processo se deu entre os antepassados do Homo Sapiens há 1,5 milhão de anos. A hipótese mais considerada pelos especialistas é a antropológica, ou seja, o processo resultou da necessidade de o homem, além de se comunicar socialmente, garantir sua sobrevivência. Sobre o texto, assinale a afirmativa correta. ✂️ a) A opinião dada no texto sobre a origem da linguagem humana apoia-se na opinião pessoal do autor. ✂️ b) Não há ainda uma resposta definitiva sobre a origem de nossa linguagem, mas sim hipóteses variadas. ✂️ c) A hipótese antropológica sobre a origem da linguagem humana mostra uma visão definitiva do tema. ✂️ d) Experimentos e teorias definem, pelo menos, a época do início do processo. ✂️ e) A necessidade de sobrevivência é o argumento menos forte na hipótese antropológica do surgimento da linguagem humana Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro