Questões de Concursos Literatura

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1Q1073945 | Literatura, Teoria Literária, Língua Portuguesa, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Leia as afirmações seguintes sobre o texto literário, antes de julgar o que se pede:

I. É importante que o trabalho com o texto literário esteja incorporado às práticas cotidianas da sala de aula.
II. Trata-se de uma forma específica de conhecimento.
III. Pensar sobre a literatura implica dizer que se está diante de um inusitado tipo de diálogo regido por jogos de aproximações e afastamentos.
IV. É possível utilizá-los como expedientes para servir ao ensino das boas maneiras, dos hábitos de higiene, dos deveres do cidadão, dos tópicos gramaticais, das receitas desgastadas do “prazer do texto”, etc.

A partir da concepção sobre a especificidade do Texto Literário no âmbito educacional, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) defendem o que se afirma sobre tal ferramenta de apoio no que se diz corretamente em:
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2Q979495 | Literatura, Língua Portuguesa Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão:


Do inconsciente consciente


Bem! isso de não guardar nomes não sei se acontece a todo mundo... Aliás, só posso dar testemunho pessoal sobre mim mesmo. Qualquer confissão não passa de um testemunho pessoal sobre a natureza humana.

Convém no entanto citar o que li há tempos, num livro póstumo e hoje inencontrável de Antero de Quental, publicado com o título infeliz de Raios de extinta luz:

“Se queres conhecer o homem e o mundo,

Não desvias de ti o olhar profundo.

Mas foge de te ouvir e de te ver,

Se a ti mesmo tu queres conhecer.”

Mas o assunto desta crônica era sobre o esquecimento.

Na verdade nunca me esqueço de nenhum nome nem de nenhuma cara. Só que não sei distribuir os nomes pelas caras.

Quanto à observação inconsciente, não sei se com as mulheres é tão inconsciente assim... Porque (desculpe o leitor se cito a mim próprio depois de Antero) lembro agora um quarteto do meu Espelho mágico:

“Ah, quem me dera, ante o espetáculo do mundo

Sem mais hesitações e sem maior fadiga,

Esse instantâneo olhar, incisivo e profundo,

Com que julga a mulher as toilettes da amiga!”


(Mario Quintana, Da preguiça como método de trabalho)
De acordo com a habilidade EF69LP48 do do Currículo do Ensino Fundamental II de Itatiba, espera-se que os alunos interpretem “em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc)”.

No caso dos versos de Quental e de Quintana, fica evidente nas estrofes transcritas o recurso a
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3Q1073975 | Literatura, Escolas Literárias, Artes, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Sobre alguns dos protagonistas da Semana de Arte Moderna de 1922 no Brasil, assinale a alternativa correta:
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4Q978743 | Literatura, Auditor Fiscal, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, é do(a) escritor(a) brasileiro(a):
Assinale a alternativa CORRETA:
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5Q1064794 | Literatura, Gêneros Literários, Agente Administrativo, Prefeitura de Umbuzeiro PB, EDUCA, 2025

Sobre a Literatura de cordel, analise os itens a seguir:

I. Apesar de ter começado no Norte e no Nordeste do país, o cordel hoje é disseminado por todo o Brasil, principalmente por causa do processo de migração de populações.
II. Na formação da cultura brasileira, da qual a literatura de cordel faz parte, tanto indígenas quanto africanos e portugueses adicionaram práticas de transmissão oral de suas cosmologias, de seus contos, de suas canções.
III. No início do século XX, quando a literatura de cordel se consolidou como um sistema editorial próprio, os poetas desenvolveram um modo particular de comercializar seus livros nos mercados e feiras livres.
http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/4819

Está(ão) CORRETO(S):
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6Q1064795 | Literatura, Escolas Literárias, Agente Administrativo, Prefeitura de Umbuzeiro PB, EDUCA, 2025

Filho de portugueses, esse escritor barroco nasceu em 20 de dezembro de 1636, em Salvador, no estado da Bahia, e faleceu em 26 de novembro de 1696, em Recife, Pernambuco. Ele escreveu poesia líricofilosófica, sacra e satírica. Porém nenhum livro do autor foi publicado em vida, e seus poemas fora reunidos em livros a partir do século XX.
O texto faz referência ao autor:

Assinale a alternativa CORRETA:
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7Q986252 | Literatura, Teoria Literária, Professor de Letras e Literatura 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Sobre os elementos do texto literário e a distinção entre ficção e não-ficção, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
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8Q986253 | Literatura, Professor de Letras e Literatura 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

No processo de construção da identidade literária brasileira, os temas do índio e do negro assumiram diferentes funções simbólicas e sociais.

Sobre o tema analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
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9Q986254 | Literatura, Professor de Letras e Literatura 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Em relação à construção histórico-literária do período colonial brasileiro, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
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10Q986255 | Literatura, Professor de Letras e Literatura 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Sobre o romance urbano na literatura brasileira, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
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11Q945371 | Literatura, Inglês, UEMG, UEMG, 2025

Leia o trecho do poema "Tabacaria", de Álvaro de Campos, (heterônimo de Fernando Pessoa) e indique a alternativa que possui intertextualidade temática mais evidente com o trecho apresentado.
"Fiz de mim o que não soube, E o que podia fazer de mim não o fiz. O dominó que vesti era errado. Conheceram-me logo por quem não era e não desmenti, e perdi-me. Quando quis tirar a máscara, Estava pegada à cara."
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12Q945372 | Literatura, Escolas Literárias, Inglês, UEMG, UEMG, 2025

Leia o trecho de "Morte e Vida Severina", de João Cabral de Melo Neto e marque a alternativa que represente como este trecho reflete os procedimentos estéticos e o contexto histórico do Modernismo, no século XX.
"Somos muitos Severinos, iguais em tudo na vida: na mesma cabeça grande que a custo se equilibra, no mesmo ventre crescido sobre as mesmas pernas finas."
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13Q978655 | Literatura, Escolas Literárias, Assistente Social, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Texto associado.

Texto 2


Na hora do lobo

Quando um homem consome a madrugada

rabiscando umas folhas de papel

e ele sabe que a vida é tonelada

oscilando na ponta de um cordel;

ele sabe que o fim de toda estrada

não desagua no inferno nem no céu,

e ele pensa na feira, na empregada,

água e luz, condomínio e aluguel;

Quando um homem fatiga a voz cansada

com palavras da Torre de Babel

e ele entende que a coisa mais amada

se transmuda na coisa mais cruel;

Quando a taça em que bebe está quebrada,

tanto vidro a boiar em tanto fel

e no peito uma dor desatinada

essa dor que é tão nítida e fiel;

Quando um homem de boca tão calada

sente a mente girar num carrossel,

ele escreve através da madrugada

com cuidados de abelha que faz mel:

sua vida, talvez, foi destinada

a salvar estas folhas de papel.

Braulio Tavares, O homem artificial

O poema “Na hora do lobo”, de Bráulio Tavares, apresenta uma construção lírica que:
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14Q978659 | Literatura, Assistente Social, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Mais conhecido como “poetinha”, foi um escritor, cantor e compositor insuperável na cultura brasileira. Com um olhar atento ao mundo ao redor, os seus versos abordavam temáticas políticas e sociais, mas também falavam de emoções e relacionamentos. Um verdadeiro apaixonado, o poeta se casou 9 vezes e escreveu inúmeros sonetos de amor que continuam arrebatando os corações de leitores de todas as idades, como exemplo o “Soneto de Fidelidade”.
O escritor que o texto faz referência é:
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15Q896000 | Literatura, Escolas Literárias, Língua Portuguesa, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Leia o poema de Augusto dos Anjos.

A Ideia
De onde ela vem?!
De que matéria bruta Vem essa luz que, sobre as nebulosas,
Cai de incógnitas criptas misteriosas
Como as estalactites duma gruta?!

Vem da psicogenética e alta luta
Do feixe de moléculas nervosas,
Que, em desintegrações maravilhosas,
Delibera, e, depois, quer e executa!

Vem do encéfalo absconso que a constringe,
Chega em seguida às cordas da laringe,
Tísica, tênue, mínima, raquítica...

Quebra a força centrípeta que a amarra,
Mas, de repente, e quase morta, esbarra
No mulambo da língua paralítica!

Paraíba, 1909.Publicado no livro Eu (1912). In: REIS, Zenir Campos. Augusto dos Anjos: poesia e prosa. São Paulo: Ática, 1977. p.64-65. (Ensaios, 32)

O poema de Augusto dos Anjos é considerado prémodernista, mas apresenta referência a uma escola literária anterior que é o/a
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16Q896001 | Literatura, Escolas Literárias, Língua Portuguesa, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Leia o soneto de Olavo Bilac.
Via Láctea
Soneto XIII

"Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto...

E conversamos toda a noite, enquanto
A Via-Láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.

Direis agora: "Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?"

E eu vos direi: "Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas".

Assinale a alternativa verdadeira sobre o poema “Via Láctea” da Escola Literária Parnasiana.
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17Q896002 | Literatura, Escolas Literárias, Língua Portuguesa, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Leia o poema, a seguir, de Gregório de Matos.

Nasce o Sol, e não dura mais que um dia,
Depois da Luz se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em contínuas tristezas a alegria.

Porém se acaba o Sol, por que nascia?
Se formosa a Luz é, por que não dura?
Como a beleza assim se transfigura?
Como o gosto da pena assim se fia?

Mas no Sol, e na Luz, falte a firmeza,
Na formosura não se dê constância,
E na alegria sinta-se tristeza.

Começa o mundo enfim pela ignorância,
E tem qualquer dos bens por natureza
A firmeza somente na inconstância.
Gregório de Matos. Poemas escolhidos. Organização de José Miguel Wisnik. São Paulo: Cultrix, s.d.p.317.

No poema, o eu-lírico aborda o tema da efemeridade ou da inconstância das coisas do mundo que era uma das preocupações do homem no período do Barroco. Para expressar essa ideia o autor
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18Q1045511 | Literatura, Arcadismo, Artes, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

Assinale a alternativa correta, quanto aos representantes do Arcadismo.
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19Q881934 | Literatura, Barroco, Assistente Administrativo, Prefeitura de Tabocão TO, MS CONCURSOS, 2024

No tocante aos representantes das escolas literárias, relacione a Coluna I com a Coluna II e marque a alternativa correta.
Coluna I. A- Romantismo. B- Barroco. C- Arcadismo. D- Naturalismo. E- Simbolismo.

Coluna II. 1- Cláudio Manoel da Costa. 2- Aluísio Azevedo. 3- Pe. Antônio Vieira. 4- Alphonsus de Guimaraens. 5- Álvares de Azevedo.
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20Q1045265 | Literatura, Gêneros Literários, AEE Zona Urbana, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Texto associado.

Leia o Texto 3 para responder à questão.

Texto 3


INTERVENÇÃO HUMANA


O homem como ser animal,

De todos é o mais perigoso,

Pelo seu diferencial.

É dotado de inteligência,

Tem o domínio da ciência,

É um ser sensacional,

Homem de grande sapiência.

Domina a fala e a escrita,

Constrói a morada onde habita,

Defensor da ética e da moral,

Faz o bem e faz o mal.

Mas destrói a natureza sem pena,

E nessa intervenção humana,

Contribui para um desastre total.

Não destrói com tua vida. Pensas que és imortal?


KAMBEBA, Márcia Wayna. O lugar do Saber. São Leopoldo: Casa Leiria, 2020. p. 38.

Na organização do texto, a autora confere ao eu lírico uma voz cuja intenção é
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