Questões de Concursos Marketing

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1Q1009155 | Marketing, Planejamento Estratégico de Marketing, Classe A, DPERO, FGV, 2025

O autor Conrado Adolpho em seu Guia Estratégico de Marketing Digital propõe uma metodologia que envolve não apenas os tradicionais 4 Ps de Marketing, mas um processo circular, composto por 8 Ps, que começa e termina no consumidor.
Os Ps inicial e final desse processo são respectivamente
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2Q1009159 | Marketing, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Recentemente, Kotler, Kartajaya e Setiawan lançaram o conceito de Marketing 6.0 em mais um livro da série Marketing X.0, que explora as mudanças no cenário de negócios e como estas alterariam o modo de profissionais de marketing abordarem o próprio marketing. Sobre as eras do marketing, avalie as afirmativas a seguir.
I. O Marketing 6.0 propõe uma abordagem de marketing que transcende as fronteiras entre os mundos físico e digital, proporcionando uma experiência imersiva;
II. O Marketing 5.0 está centrado no produto que, além da qualidade, deve demonstrar seu alinhamento com os ideais de sustentabilidade;
III. O Marketing 4.0 está centrado no cliente, visto como um ser multifacetado, que faz suas escolhas de compra baseando-se fundamentalmente nos diferenciais de qualidade de cada produto.
Está correto o que se afirma em
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3Q1035028 | Marketing, Tecnologias e Marketing, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Em fevereiro de 2025, a revista Exame publicou uma matéria listando “Cinco tendências de marketing digital para 2025”. Sobre as tendências que já podem ser notadas na publicidade online, avalie as afirmativas a seguir:

I. Ferramentas de IA generativa vão ajudar na criação de conteúdos personalizados e de alto valor agregado, e fornecerão possibilidades de trabalhar individualmente cada público-alvo.

II. Há demanda crescente por vídeos mais longos e diminuição de interesse do consumidor por conteúdos interativos como pesquisas, quis e realidade aumentada;

III. A maior parte dos usuários segue acessando a internet pelo notebook, portanto deve-se priorizar as estratégias que atendem ao formato horizontal e com interatividade limitada.


Está correto o que se afirma em
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4Q1045016 | Marketing, Tecnologias e Marketing, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

Assinale a opção em que o Meta Business Suite é anunciado como um espaço completo de gerenciamento de atividades de publicidade e marketing.
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5Q1035036 | Marketing, Tecnologias e Marketing, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Um recurso que, em geral, está presente em landing pages ou mídias sociais com objetivo de estimular o usuário a clicar para realizar alguma ação como, por exemplo, saber mais, fazer download, acessar conteúdo ou visitar página, é conhecido como
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6Q1052462 | Marketing, Planejamento Estratégico de Marketing, Analista Administrativo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

O marketing internacional é aquele aplicado em países fora da base de origem da empresa, com o objetivo de atrair e gerar fidelização de clientes desses países onde a empresa quer atuar. O mercado internacional favorece o prolongamento, por parte das empresas, do ciclo de vida dos produtos, de forma inteligente. Quanto às estratégias de marketing adaptadas a diferentes mercados globais, assinale a afirmativa INCORRETA.
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7Q1009198 | Marketing, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Com relação aos diferentes tipos de vendedores no contexto de vendas e marketing, analise as assertivas a seguir:
I. Missionário: é o vendedor responsável por construir a imagem da empresa ou promover o produto, prestando informações e instruções aos usuários, sem necessariamente realizar a venda direta.
II. Técnico: é o vendedor que se vale de métodos criativos para vender produtos tangíveis ou intangíveis, focando na geração de novos negócios.
III. Gerador de demanda: é o vendedor cuja principal função é entregar o produto ao consumidor final.
Com base nas definições apresentadas, está correto o que se afirmar em
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8Q1052463 | Marketing, Planejamento Estratégico de Marketing, Analista Administrativo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

A pesquisa de mercado envolve a coleta e a análise de informações sobre mercados internacionais com o objetivo de identificar oportunidades e desafios para a exportação de produtos ou serviços para outros países, subsidiando o processo decisório da empresa no que se refere à identificação e à seleção do mercado-alvo. Com a pesquisa de mercado para prospectar novos mercados consumidores, a empresa pode identificar os seguintes aspectos importantes a serem considerados, EXCETO:
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9Q1052464 | Marketing, Planejamento Estratégico de Marketing, Analista Administrativo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Alfredo, funcionário de uma empresa pública fabricante de medicamentos, tem buscado ferramentas úteis e confiáveis para realização de pesquisa de mercado internacional. Em relação às ferramentas disponíveis para a realização da pesquisa de mercado desejada por Alfredo, analise as afirmativas a seguir.

I. Comex Stat: sistema oficial para extração das estatísticas do comércio exterior brasileiro de bens. Permite identificar para onde o Brasil está exportando determinado produto, quais países adquirem, os valores e as quantidades comercializadas.
II. Trade Map (ITC): possibilita a obtenção de dados sobre o comércio internacional de produtos na forma de tabelas, gráficos e mapas, indicadores sobre desempenho exportador, demanda internacional, mercados alternativos e mercados competitivos, bem como um diretório de empresas importadoras e exportadoras.
III. ConnectAmericas (BID): ferramenta do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que informa a existência de empresas estrangeiras cadastradas compradoras do produto a ser pesquisado. A plataforma é um bom local para a empresa exportadora se cadastrar, de forma gratuita, como forma de promover a sua marca.
IV. Plataforma Brasil Exportação: integra serviços de comércio exterior, estudos de mercado e promoção comercial. A plataforma integra em uma só comunidade digital diversos serviços de comércio exterior, incluindo estudos sobre mercados.

Está correto o que se afirma em
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10Q1009205 | Marketing, Classe A, DPERO, FGV, 2025

No contexto do marketing, existem diferentes tipos de demanda que representam comportamento específicos dos consumidores. Com base nessa classificação, analise as alternativas a seguir:
I. Demanda latente: ocorre quando os consumidores compartilham necessidade que não pode é suprida por nenhum produto no mercado.
II. Demanda irregular: ocorre quando os consumidores não gostam do produto e estariam dispostos até a pagar para evitá-lo
III. Demanda excessiva: ocorre quando os consumidores têm interesse em produtos que podem gerar consequências sociais indesejadas, como, por exemplos, problemas ambientais.
Com base nas definições apresentadas, está correto o que se afirma em
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11Q1052470 | Marketing, Planejamento Estratégico de Marketing, Analista Administrativo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

A pesquisa de mercado para exportação de bens e serviços pode ser primária ou secundária. A integração das pesquisas primária e secundária pode garantir uma análise mais completa do mercado. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. Entende-se por pesquisa primária a coleta de dados diretamente da fonte. Dentre os métodos utilizados na pesquisa primária, podem ser citados: entrevistas diretas com especialistas da indústria, consultores ou representantes comerciais do mercado-alvo; visitas ao mercado-alvo para observar o ambiente competitivo, os pontos de venda e o comportamento do consumidor; e participação em feiras e eventos do setor no mercado-alvo, tanto para apresentar o produto quanto para analisar tendências e estabelecer contatos.
II. Relatórios de mercado obtidos por consultorias ou relatórios governamentais; publicações comerciais e setoriais de revistas, jornais e rede mundial de computadores; além de artigos e estudos realizados por universidades, institutos de pesquisa e entidades governamentais são algumas fontes de pesquisa secundária.
III. Avaliar a credibilidade das fontes de dados e combinar diferentes fontes de informações para obter uma visão mais abrangente e precisa do mercado são aspectos importantes a serem observados na realização da pesquisa primária.

Está correto o que se afirma em
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12Q1009206 | Marketing, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Ao adotar o marketing boca a boca como estratégia para aumentar seu reconhecimento no mercado e atrair novos clientes por meio da recomendação de consumidores satisfeitos, a empresa está atuando na categoria do composto de marketing conhecida como:
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13Q1028199 | Marketing, Tecnologias e Marketing, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

Philip Kotler, em seu Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade, afirma que “[a] customização e a personalização, no mundo digital, são diretas. O profissional de marketing usa a informação digital sobre o cliente para entregar conteúdo dinâmico que se encaixa no seu perfil. Antes, no espaço físico, a customização e a personalização dependiam fortemente do toque humano. Com a infraestrutura de IoT e de IA implantadas, as empresas podem usar essa competência digital para realizar ações de marketing sob medida no mundo físico com muito pouca intervenção humana”. (KOTLER, 2021) Na perspectiva do autor, o marketing sob medida pode ser entregue em três níveis, a saber: marketing informativo, marketing interativo e marketing imersivo.
No marketing interativo:
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14Q978546 | Marketing, Promoção Institucional, Analista Organizacional, SCGás, IESES, 2025

O marketing, sob a ótica de um analista organizacional, envolve a promoção de ideias, valores, objetivos, benefícios e projetos internos para engajar, motivar e alinhar os colaboradores. São consideradas principais Estratégias de Marketing para um Analista Organizacional EXCETO:
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15Q957555 | Marketing, Marketing de Relacionamento, Técnico Bancário Todos os Polos, BANPARÁ, Fundação CETAP, 2025

Um banco tradicional, com grande número de agências físicas, está perdendo clientes para bancos digitais, que oferecem serviços mais personalizados e conveniência. Para reverter essa situação, o banco decidiu investir em uma nova estratégia de marketing, buscando fortalecer seu relacionamento com os clientes e oferecer uma experiência mais personalizada. Qual alternativa contém a estratégia de marketing correta para o banco tradicional, considerando as características do mercado e as necessidades dos clientes?
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16Q977274 | Marketing, Planejamento Estratégico de Marketing, Operações/Técnico Agrícola, CONAB, CONSULPAM, 2025

Avalie a situação a seguir: Um técnico agrícola está orientando produtores rurais sobre estratégias de comercialização para aumentar a rentabilidade de seus produtos.
Considerando as diferentes práticas de comercialização, assinale a alternativa INCORRETA.
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17Q978562 | Marketing, Analista Organizacional, SCGás, IESES, 2025

A principal finalidade da pesquisa NPS (Net Promoter Score) é:
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18Q1012876 | Marketing, Temas de Marketing, Produtor Cultural, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca demarketingcultural, julgue o item a seguir.

Marketing cultural consiste na troca de recursos em que se combina um arranjo de patrocínios de eventos culturais com a consolidação da imagem de uma instituição, considerado o alinhamento com sua marca, identidade e valores.

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19Q1012883 | Marketing, Promoção Institucional, Produtor Cultural, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, relativo às notas oficiais, ao marketing institucional e à responsabilidade social nas organizações.

O marketing institucional pode abranger toda e qualquer atividade estratégica de marketing que aplique suas técnicas no fortalecimento das ideias da instituição e da sua imagem.

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20Q1029056 | Marketing, Comportamento do Consumidor, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Considere que uma empresa do setor de turismo, localizada em Porto Velho, esteja desenvolvendo uma campanha de marketing voltada a pessoas com um estilo de vida aventureiro e forte conexão com a natureza, com vistas à promoção de expedições guiadas à Floresta Amazônica.
Com base nesse perfil de público, é correto afirmar que a empresa está adotando um tipo de segmentação
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