Questões de Concursos Matemática

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2Q1061509 | Matemática, Geometria Analítica, Área de Atuação 4 Educação Matemática e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

Durante uma atividade interdisciplinar, um grupo de estudantes utilizou um software de geometria dinâmica para a exploração de curvas cônicas. Ao moverem um ponto em um plano cartesiano, os estudantes observaram que o ponto satisfazia a equação a seguir.

x2/9 + y2/4 = 1

Nessa situação hipotética, a equação descreve uma
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3Q1061508 | Matemática, Geometria Espacial, Área de Atuação 4 Educação Matemática e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

Durante uma oficina didática sobre sólidos geométricos, três modelos foram construídos com o mesmo material e com a mesma altura h. O primeiro modelo construído foi um cilindro, com raio da base r. O segundo foi um cone, com a mesma base e altura do cilindro. O terceiro foi uma semiesfera (metade de uma esfera) com raio r.

Com base nessa situação hipotética e sabendo que r = h e que Vé o volume de um sólido, assinale a opção em que é apresentada corretamente a ordem crescente dos volumes dos três sólidos citados na situação hipotética.
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4Q1061507 | Matemática, Geometria Espacial, Área de Atuação 4 Educação Matemática e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando dois planos, P1 eP2, no espaço tridimensional e um terceiro plano,P3, perpendicular aP1 e paralelo distinto aP2, julgue os itens a seguir.

I Os planosP1eP2são ortogonais.
II Os planosP2 eP3 não se intersectam.
III Os planosP1eP2possuem vetores normais colineares.
IV O produto interno entre os vetores normais dos planos P1eP3é diferente de zero.

Estão certos apenas os itens
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7Q1061503 | Matemática, Trigonometria, Área de Atuação 4 Educação Matemática e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

Considere que o pentágono P tenha sido inscrito em uma circunferência de raio R, e que o pentágono Q seja formado pelos pontos médios dos lados consecutivos de P. Nessa situação, se Q fosse inscrito em uma circunferência, o raio desta circunferência seria igual a
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8Q1061502 | Matemática, Funções, Área de Atuação 4 Educação Matemática e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

Assinale a opção em que é apresentada uma função cujo gráfico contém os seguintes pontos: (−1, 18); (2, −3); (5, 66).
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10Q1061446 | Matemática, Probabilidade, Analista Área Gestão de Pessoas Subárea Administração de Pessoas, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Em pesquisa sobre a eficiência de dois tipos de substratos S1 e S2 em determinada plantação experimental, foram considerados os seguintes eventos:

A = “a planta atinge uma altura superior a 150 cm”;

B = “o substrato empregado foi S1”;

C = “o substrato empregado foi S2”;

• 30% das plantas se desenvolveram sobre substrato S1 e as restantes se desenvolveram sobre substrato S2;

• foram obtidas as seguintes probabilidades condicionais: P(A|B) = 0,3 e P(A|C) = 0,2.

Com base nessas informações, julgue o seguinte item.

P(B|A) = 0,3.

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11Q1061444 | Matemática, Geometria Espacial, Área de Atuação 9 Matemática e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

Durante uma atividade prática de modelagem geométrica, os estudantes de uma turma construíram maquetes de dois sólidos, uma pirâmide de base quadrada e um prisma reto de base quadrada, ambos com a mesma altura e a mesma área de base, feitos com o mesmo tipo de papel. Após a conclusão da atividade, um supervisor pedagógico solicitou que os estudantes comparassem os volumes dos dois sólidos.

Com base nessa situação hipotética, é correto afirmar que

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12Q1059366 | Matemática, Probabilidade, Sistemas de Armas, Quadro Complementar, Marinha, 2025

Suponha que Marinha do Brasil esteja avaliando um novo sistema de proteção para seus navios. Esse sistema consiste em 4 camadas de defesa concêntrica e parcialmente dependentes, com as seguintes probabilidades condicionais de falha:

- Camada 1: 15% de chance de falhar;
- Camada 2: 20% de chance de falhar se a Camada 1 falhar;
- Camada 3: 25% de chance de falhar se a Camada 1 e 2 falharem;
- Camada 4: 30% de chance de falhar se a Camada 1, 2 e 3 falharem.

De posse das informações mencionadas, assinale a opção que apresenta o valor da probabilidade de o navio não ser atingido, ou seja, de pelo menos uma camada de proteção funcionar, durante um ataque inimigo.
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13Q1059365 | Matemática, Álgebra Linear, Sistemas de Armas, Quadro Complementar, Marinha, 2025

Suponha que a Marinha do Brasil utilize um sistema de navegação baseado em vetores para controle de drones submarinos. Considere o subespaço W de R3 gerado pelos vetores V1 = (1, 0, 2) e V2 = (0, 1, -1) e assinale a opção que apresenta um vetor que NÃO pertence a W.
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14Q1059364 | Matemática, Derivada, Máquinas, Quadro Complementar, Marinha, 2025

A função diferenciável y = f(x) é tal que x ∈ Dom(f), o ponto (x, f(x)) é solução da equação xy³ + 2xy² + x = 8. Sabe-se que f '(2) = 1. Com base nessas informações, calcule f'(2) e assinale a opção correta.
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15Q1059363 | Matemática, Aritmética e Problemas, Cartografia Engenharia Cartográfica, Quadro Complementar, Marinha, 2025

Uma feição é representada no desenho com 4 (quatro) centímetros de comprimento e sabe-se que a escala de representação utilizada é de 1/10.000. Qual o comprimento dessa feição no terreno?
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16Q1059362 | Matemática, Aritmética e Problemas, Soldado, CBM CE, UECE CEV, 2025

O Sistema Internacional de Unidades (SI) surgiu da necessidade de padronizar as medições em todo o mundo, facilitando a comunicação científica, tecnológica e comercial entre diferentes países. Estabelecido oficialmente em 1960, durante a 11ª Conferência Geral de Pesos e Medidas, o SI é atualmente o sistema de unidades mais amplamente adotado, sendo composto por sete unidades de base, das quais derivam todas as demais grandezas físicas. Sua adoção é fundamental para garantir precisão, coerência e reprodutibilidade nas medições realizadas nas ciências naturais e nas engenharias. Com base no Sistema Internacional de Unidades (SI), analise os grupos de grandezas apresentados nas opções abaixo e assinale aquela que contém apenas grandezas cuja unidade pertence ao SI.
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17Q1059361 | Matemática, Funções, Soldado, CBM CE, UECE CEV, 2025

No plano, com o sistema de coordenadas cartesianas usual, o gráfico da função f : R → R, y = f(x) = x2 ‒ 9x + 18 corta o eixo dos y, no ponto (u, v). Se (α, β) é o ponto de mínimo do gráfico (vértice da parábola), então, α + βu + βv é igual a
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18Q1059360 | Matemática, Aritmética e Problemas, Soldado, CBM CE, UECE CEV, 2025

Uma empresa remunera os trabalhadores atuantes em 6 de suas atividades produtivas com base em salário-hora fixado de acordo com as características de cada atividade. Os salários-hora são: R$ 47,00; R$ 53,00; R$ 49,00; R$ 44,50; R$ 57,50; e R$ 49,00. Se considerarmos, nesse contexto, p como o salário-hora médio e q como o salário-hora mediano, então p + q é igual a
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19Q1059359 | Matemática, Aritmética e Problemas, Soldado, CBM CE, UECE CEV, 2025

Em uma caixa d’água, cujo volume interno disponível para abrigar o líquido é de 1,33 m3 , já estão depositados 750 litros de água. Sabendo que 1 litro corresponde a 1dm3 de volume, podemos afirmar corretamente que a quantidade de água, em litros, necessária para completar o volume interno total da caixa é igual a
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20Q1059358 | Matemática, Aritmética e Problemas, Soldado, CBM CE, UECE CEV, 2025

Se os números reais positivos x, y e z satisfazem a proporção duplax/3 = y/5 = z/6e se a soma x + y + z é igual a 420, então o maior destes números é igual a
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