Questões de Concursos Meteorologia

Resolva questões de Meteorologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1008134 | Meteorologia, Perito em Oceanografia, MPU, FGV, 2025

A atmosfera terrestre é composta pelo volume de gases, vapor d’água e partículas suspensas no ar que envolvem a Terra. A atmosfera e os oceanos estão intimamente interligados, trocando livremente gases e água.
Em relação à atmosfera terrestre, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q983576 | Meteorologia, Especialidade Operador de Estação de Tratamento, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

O clima tropical é típico do Distrito Federal e caracteriza-se por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q979747 | Meteorologia, Engenheiro Florestal, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Os fenômenos El Niño e La Niña, associados às anomalias da temperatura da superfície do Oceano Pacífico Equatorial, exercem impactos significativos sobre o regime climático global. No Brasil, o El Niño está geralmente correlacionado na Região Sudeste e ____________ no Nordeste. Em contrapartida, a La Niña favorece ________________ na região Nordeste, alterando os padrões de variabilidade climática sazonal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1065254 | Meteorologia, Climatologia, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Viamão RS, FUNDATEC, 2025

O clima do Rio Grande do Sul (RS) apresenta diferenças em relação a grande parte do Brasil, caracterizando-se por estações do ano bem definidas e grandes variações de temperatura. É a região mais fria do país, onde, durante o inverno, ocorrem geadas e até neve em alguns locais. O clima predominante do RS é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q958044 | Meteorologia, Área Mecânica, IFRS, FUNDATEC, 2025

Acerca da metrologia, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q958045 | Meteorologia, Área Mecânica, IFRS, FUNDATEC, 2025

Sobre tolerâncias dimensionais em Metrologia, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1034873 | Meteorologia, Climatologia, Agente de Serviços Técnicos Agropecuários, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

As grandezas fundamentais que caracterizam as precipitações são a altura pluviométrica (h), a duração (d), a intensidade (i) e a frequência (f), que pode ser representada pelo tempo de recorrência (TR) ou período de retorno, que é o inverso da frequência (TR = 1/f).

Sobre essas grandezas, analise as afirmativas a seguir.

I. A altura pluviométrica é a espessura da lâmina de água precipitada que recobriria a região atingida pela precipitação, sem considerar a infiltração, evaporação e escoamento.
II. A intensidade da chuva é uma grandeza intensiva e instantânea, que representa a relação entre a lâmina precipitada e o intervalo de tempo.
III. A frequência representa o número de ocorrências de uma precipitação em um período de tempo especificado.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1016483 | Meteorologia, Climatologia, Pesquisador Área Ciências Agrárias Subárea Entomologia Agrícola, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de conceitos relacionados à meteorologia e à climatologia aplicada à agricultura, julgue o item subsequente.

A evapotranspiração real ocorre quando a cultura está em pleno desenvolvimento vegetativo e em condições ideais, enquanto a evapotranspiração potencial acontece em circunstâncias menos favoráveis ao cultivo.
  1. ✂️
  2. ✂️

9Q978374 | Meteorologia, Professor 6º ao 9º ano de Ciências, Prefeitura de Igarassu PE, Instituto Indec, 2025

Sobre o papel do efeito Coriolis na dinâmica dos ventos, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q1032148 | Meteorologia, Climatologia, Perito em Geografia, MPU, FGV, 2025

A complexidade dos climas no Brasil, influenciada por fatores como a radiação solar, massas de ar e relevo, resulta em uma diversidade de domínios climáticos. Compreender esses domínios é crucial para análises ambientais e planejamento territorial, considerando a dinâmica atmosférica que os modela.
Sobre os domínios climáticos brasileiros, é correto afirmar que o domínio:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1032149 | Meteorologia, Climatologia, Perito em Geografia, MPU, FGV, 2025

A avaliação da influência térmica das condições atmosféricas sobre os seres humanos é um desafio complexo no contexto urbano, dado que envolve variáveis múltiplas e respostas individuais. No entanto, existem diferentes abordagens para modelar essa influência, cada uma com suas próprias premissas e limitações.
A abordagem baseada no paradigma do “ótimo térmico universal”, utilizada em muitos modelos tradicionais de avaliação do conforto térmico, caracteriza-se por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1029095 | Meteorologia, Climatologia, Analista de Controle Interno, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Os ciclones tropicais que se formam nas proximidades das Américas do Norte e Central são denominados de furacão. Em outubro de 2024, a mídia noticiou amplamente a ocorrência de dois furacões na região da Flórida: o furacão Helena e, em seguida, o furacão Milton.

Assinale a opção que indica porque esses fenômenos atmosféricos são raros no Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1001719 | Meteorologia, Nutricionista, SESSE, IBFC, 2025

Parte dos municípios de Sergipe está localizada no ______ brasileiro ou ______. Os municípios assim designados têm registros anuais de chuvas comumente abaixo de 800 mm (milímetros) e risco de seca superior a 60% (adaptado de CASTELHANO; PINTO, 2022). Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q1063936 | Meteorologia, Climatologia, Processamento de Dados Meteorológicos Modelos Numéricos e Desenvolvimento de Produtos na Escala Subsazonal e Sazonal, INPE, FGV, 2024

A Oscilação de Madden-Julian (OMJ) foi descoberta por volta de 1970 pelos pesquisadores Roland Madden e Paul Julian. Apesar de sua maior influência convectiva nas regiões sudeste da Asia e norte da Oceania, ela também afeta com menor intensidade o Pacífico Oeste, a América do Sul e o Atlântico.

Com relação às características e às influências da Oscilação de Madden-Julian (OMJ) no Brasil e no entorno da América do Sul, analise as afirmativas a seguir.

I. A OMJ ora favorece, ora é neutra e ora desfavorece a formação de chuvas principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
II. Quando os movimentos subsidentes estão inibindo a formação de chuvas sobre a Indonésia, uma área de movimentos ascendentes favorece a formação de chuvas no Brasil.
III. A OMJ tem grande influência na ciclogenese tropical, provocando a formação de ciclones intertropicais na bacia sudoeste do Atlântico, próxima ao estado da Bahia.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1063937 | Meteorologia, Climatologia, Processamento de Dados Meteorológicos Modelos Numéricos e Desenvolvimento de Produtos na Escala Subsazonal e Sazonal, INPE, FGV, 2024

A média da circulação geral da atmosfera e da pressão atmosférica na superfície pode ser modificada quando a atmosfera é perturbada por forçantes de origem natural, como a Temperatura de Superfície do Mar (TSM), que é a temperatura da água do mar medida entre a superfície e 1 m de profundidade. Assim, afirma-se que há uma interação oceano-atmosfera.

No que diz respeito as características dos oceanos e sua interação com a atmosfera, assinale a afirmativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1063938 | Meteorologia, Climatologia, Processamento de Dados Meteorológicos Modelos Numéricos e Desenvolvimento de Produtos na Escala Subsazonal e Sazonal, INPE, FGV, 2024

As oscilações geradas por perturbações locais, que alteram o padrão médio do clima global e se propagam para outras regiões gerando anomalias que estão teleconectadas, podem ser monitoradas através de índices desenvolvidos para prever essas teleconexões.

Relacione as oscilações aos seus respectivos índices de monitoramento e previsão de teleconexões.

1. Oscilação de Madden-Julian (OMJ).
2. Oscilação Antártica
3. El Niño Oscilação Sul
4. Dipolo do Oceano Índico
( ) Índice AAO.
( ) Índice RMM.
( ) Índice ONI.
( ) Índice IOD.

Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1063939 | Meteorologia, Climatologia, Processamento de Dados Meteorológicos Modelos Numéricos e Desenvolvimento de Produtos na Escala Subsazonal e Sazonal, INPE, FGV, 2024

Alguns modos de variabilidades climáticas têm grande influência no clima da América do Sul. Relacione os modos de variabilidade climática às suas respectivas características.

1. Modo Anular Norte (Northern Annular Mode).
2. El Niño Oscilação Sul (El Niño Southern Oscillation).
3. Oscilação Antártica (Antartic Oscillation).
4. Modo Dipolo do Oceano Índico (Indian Ocean Dipolo Mode)
( ) é o principal modo de variabilidade climática natural da circulação extratropical no Hemisfério Sul, caracterizada por perturbações de altura geopotencial zonalmente simétricas com sinais opostos entre a Antártica e as latitudes a cerca de 45°S.
( ) é um padrão climático caracterizado por ventos circulando no sentido anti-horário ao redor do Ártico a cerca de 55o N, que em sua fase positiva, atua para confinar o ar mais frio.
( ) é uma oscilação irregular das temperaturas da superfície do mar (TSM) em que o oceano ocidental (Mar da Arábia) torna-se alternadamente mais quente (fase positiva) e depois mais frio (fase negativa) do que a parte oriental do oceano (sul da Indonésia).
( ) é uma oscilação interanual na temperatura do Pacífico equatorial que ora está aquecido e provoca chuvas na região oriental do oceano e ora está arrefecido; estando intimamente relacionado a oscilação da pressão atmosférica no Pacífico ocidental.

Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1063940 | Meteorologia, Climatologia, Processamento de Dados Meteorológicos Modelos Numéricos e Desenvolvimento de Produtos na Escala Subsazonal e Sazonal, INPE, FGV, 2024

O sistema climático terrestre possui um esquema de circulação médio idealizado em três grandes células por hemisfério, que redistribuem o excesso de energia recebido no Equador (em geral por ondas de Rossby).

Dentro desse sistema podem ocorrer perturbações locais que geram oscilações que alteram esse padrão médio e se propagam para outras regiões, gerando anomalias que estão teleconectadas (conectadas a distância) às perturbações originais. Esses padrões com teleconexão apresentam longo prazo, com baixa frequência (variabilidade subsazonal a interanual) ou baixíssima frequência.

Analise as oscilações a seguir:

I. Dipolo Oceânico Índico.
II. Madden-Julian.
III. Decadal do Pacífico.

Assinale a opção que indica as oscilações que apresentam baixíssima frequência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1063941 | Meteorologia, Climatologia, Processamento de Dados Meteorológicos Modelos Numéricos e Desenvolvimento de Produtos na Escala Subsazonal e Sazonal, INPE, FGV, 2024

Os modelos utilizados para a previsão de tempo e clima podem ser globais ou regionais.

Os modelos globais simulam as condições atmosféricas de todo o planeta, tem resolução horizontal maior (da ordem de 100 km), vários níveis verticais, e precisam de condições iniciais de todo o globo. Esses modelos são eficientes para simular a circulação geral da atmosfera, mas não possuem precisão na modelagem de sistemas de menor escala, como brisas de vale e de montanha.

Como há uma limitação computacional em termos de tempo de processamento e de armazenamento para um acoplamento mais discretizado dos modelos globais, foram desenvolvidos modelos regionais que simulam as condições atmosféricas em porções menores do planeta (resolução horizontal na ordem de 10 km), trabalhando a partir de condições iniciais e de condições de contorno lateral (em geral vem das saídas de modelos globais).

Analise os modelos utilizados pelo CPTEC/INPE a seguir:

I. BAM.
II. ETA.
III. WRF.

São exemplos de modelos regionais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1063942 | Meteorologia, Climatologia, Processamento de Dados Meteorológicos Modelos Numéricos e Desenvolvimento de Produtos na Escala Subsazonal e Sazonal, INPE, FGV, 2024

Além do conhecimento de dados da superfície como topografia e linhas de costa, no processo de modelagem numérica do tempo e do clima é importante que as resoluções horizontal e vertical do modelo estejam compatíveis com a escala espacial do fenômeno meteorológico que se deseja modelar.

Observe os fenômenos meteorológicos objetos de modelagem, listados a seguir.

1. Sistemas frontais.
2. Tornados (Dust devils).
3. Efeitos de poluição urbana.
4. Turbulência isotrópica.

Assinale a opção que apresenta os fenômenos em ordem decrescente de escala espacial horizontal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.