Questões de Concursos Museologia

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1Q1034505 | Museologia, Legislações e Normas Técnicas Museológicas, Educação Patrimonial, IPHAN, FGV, 2025

A Portaria nº 137/2016 do Iphan estabeleceu os objetivos das Casas do Patrimônio. Dentre eles, elas devem “incentivar a associação das políticas de patrimônio cultural ao desenvolvimento social e econômico.”
Assinale a opção que descreve a ação mais adequada a este objetivo.
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2Q1034506 | Museologia, Legislações e Normas Técnicas Museológicas, Educação Patrimonial, IPHAN, FGV, 2025

Com relação à concepção de patrimônio cultural presente no Art. 216 da Constituição da República, analise as afirmativas a seguir.
I. Um sotaque característico de uma cidade, com seus acentos e inflexões próprios.
II. Uma rocha com desenhos rupestres produzidos há milhares de anos por um povo desaparecido.
III. O modo como é produzido um instrumental musical tradicional em uma região do país.

Está correto o que se afirma em
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3Q1034510 | Museologia, Conceitos Fundamentais, Educação Patrimonial, IPHAN, FGV, 2025

Ressaltamos que não se deve entender a preservação do patrimônio e a conquista do desenvolvimento sustentável como objetivos conflitantes. O conceito de patrimônio é, na verdade, fundamental à lógica do desenvolvimento sustentável, uma vez que reflete aquilo que as pessoas valorizam para sustentar e melhorar sua qualidade de vida.
Iphan. Patrimônio cultural e desenvolvimento sustentável. Brasília, DF: Iphan, 2012. (Adaptado).
Assinale a opção que descreve corretamente a concepção de patrimônio exposta no trecho acima.
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4Q1034511 | Museologia, Conceitos Fundamentais, Educação Patrimonial, IPHAN, FGV, 2025

Leia o fragmento a seguir.
Pensar em patrimônio agora é pensar com transcendência, além das paredes, além dos quintais, além das fronteiras. É incluir as gentes. Os costumes, os sabores, os saberes. Não mais somente as edificações históricas, os sítios de pedra e cal.
Iphan. Programa Nacional do Patrimônio Imaterial. 3ª ed. 2008. (Folder Institucional).
Assinale a opção que apresenta o significado de “pensar com transcendência.”
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5Q1034513 | Museologia, Conceitos Fundamentais, Educação Patrimonial, IPHAN, FGV, 2025

Com relação à iniciativa dos Inventários Participativos, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Visam substituir os instrumentos oficiais de identificação de patrimônio por uma atividade que envolve a participação da comunidade.
( ) Colocam a comunidade em contato com os princípios e as técnicas da pesquisa de campo e do levantamento documental.
( ) Envolvem a construção dialógica do conhecimento acerca do território e do convívio como componentes do patrimônio cultural.

As afirmativas são, respectivamente,
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6Q1031075 | Museologia, Conceitos Fundamentais, Educação Patrimonial, IPHAN, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.
É relativamente recente a ideia de política cultural com a abrangência que lhe atribuímos hoje. Seu ponto de partida foi a tomada de consciência de que a qualidade de vida nem sempre melhora com o avanço da riqueza material. (...) Refiro-me aos segmentos populacionais que, embora conheçam uma significativa elevação do seu nível de vida material, continuam prisioneiros de estreitos padrões culturais.
FURTADO, Celso. O capitalismo global. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
O trecho acima articula a questão do desenvolvimento com a importância das políticas culturais. Com base no texto, assinale a afirmativa correta.
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7Q1031076 | Museologia, Conceitos Fundamentais, Educação Patrimonial, IPHAN, FGV, 2025

O designer Aloísio Magalhães dirigiu o Iphan entre os anos de 1979 e 1982, ocasião na qual agiu em busca de alargar o conceito de bem material, de modo que passasse a incluir
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8Q1031077 | Museologia, Conceitos Fundamentais, Educação Patrimonial, IPHAN, FGV, 2025

As Casas do Patrimônio são importantes espaços de diálogo entre diversos agentes e de atividades de natureza educativa. Com relação à implantação de uma Casa do Patrimônio, assinale a afirmativa correta.
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9Q1031078 | Museologia, Conceitos Fundamentais, Educação Patrimonial, IPHAN, FGV, 2025

Leia o texto a seguir.
O território em que vivemos é mais que um simples conjunto de objetos, mediante os quais trabalhamos, circulamos, moramos, mas também um dado simbólico. A linguagem regional faz parte desse mundo de símbolos, e ajuda a criar esse amálgama, sem o qual não se pode falar de territorialidade. Esta não provém do simples fato de viver num lugar, mas da comunhão que com ele mantemos. SANTOS, Milton. O Espaço do Cidadão. São Paulo: EDUSP, 2007.
Segundo o texto acima, assinale a opção que articula, corretamente, as noções de patrimônio cultural, território e pertencimento.
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10Q1031079 | Museologia, Documentação Museológica, Educação Patrimonial, IPHAN, FGV, 2025

Com relação à concepção de lugares no contexto da categorização dos bens culturais, analise as afirmativas a seguir.
I. Ao inventariar uma paisagem natural, é necessário desconsiderar a atividade humana para registrá-la em sua integridade.
II. O estabelecimento da unidade de um lugar depende da contiguidade física e espacial dos seus componentes no interior de um limite.
III. Uma feira tradicional de alta participação popular e ocorrência periódica é considerada um lugar para fins de registro.

É correto o que se afirma em
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11Q1031080 | Museologia, Conceitos Fundamentais, Educação Patrimonial, IPHAN, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.
Ao contrário do que aconteceu em outros países, a política de patrimônio que começou no Brasil foi formulada por intelectuais modernos, que não estavam ligados a uma ideia romântica de passado, mas que partiam do princípio de que havia uma possibilidade de conciliação entre a preservação e a construção do futuro.
ALMEIDA, Luiz Fernando de. Patrimônio e sustentabilidade: a trajetória do Iphan. In: TORELLI, L. P. (org.). Patrimônio cultural e desenvolvimento sustentável. Brasília: Iphan, 2012.
O trecho acima indica uma noção de sustentabilidade presente no ideário que deu início às políticas de preservação no Brasil.
O texto pensa a sustentabilidade na relação entre
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12Q1031081 | Museologia, Conceitos Fundamentais, Educação Patrimonial, IPHAN, FGV, 2025

A política de Educação Patrimonial do Iphan está estruturada em três eixos principais: (1) a inserção do tema na educação formal; (2) a gestão compartilhada das ações educativas; e (3) a instituição de marcos programáticos.
Com relação ao tema, assinale a afirmativa correta.
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13Q1031082 | Museologia, Conceitos Fundamentais, Educação Patrimonial, IPHAN, FGV, 2025

A expressão patrimônio virtual (ou digital) diz respeito ao uso de tecnologias digitais para o registro, modelagem e visualização do patrimônio cultural e natural.
Quanto aos princípios que devem nortear esse tipo de ação, assinale a afirmativa incorreta.
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14Q1031083 | Museologia, Conceitos Fundamentais, Educação Patrimonial, IPHAN, FGV, 2025

Com relação às convergências possíveis entre patrimônio cultural e economia criativa no Brasil, analise as afirmativas a seguir.
I. A economia criativa potencializa a diversidade cultural brasileira como elemento estratégico para o desenvolvimento sustentável.
II. Guiar as ações segundo a lógica de mercado é essencial para integrar ganho econômico e valorização do patrimônio cultural.
III. O estímulo à inovação pode ser conciliado com a preservação de valores tradicionais e criar oportunidades econômicas.

Está correto o que se afirma em
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15Q1031084 | Museologia, Conceitos Fundamentais, Educação Patrimonial, IPHAN, FGV, 2025

O Laboratório de Análise Urbana e Representação Digital (LAURD) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ desenvolveu um projeto de jogo que permite explorar uma representação virtual da Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro.
Nele, o jogador alterna três perfis de navegação (Turista, Acadêmico e Morador), e em cada um deles tem acesso a perspectivas e informações diversas ao concluir tarefas determinadas.

Esse recurso do jogo é eficaz em promover a
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16Q1031085 | Museologia, Conceitos Fundamentais, Educação Patrimonial, IPHAN, FGV, 2025

As cidades são organismos em constante transformação e essa é uma característica intrínseca delas, posto que elas são o resultado de diferentes temporalidades e diferentes práticas sociais. Mesmo aqueles trechos urbanos ou as chamadas cidades “históricas” na verdade não permaneceram imutáveis e estão sujeitas a pressões transformadoras que, em maior ou menor grau, acabam por se fazer representar nos seus tecidos urbanos. O que fazem as legislações urbanísticas para essas áreas é criar um código para a gestão da transformação, de forma que esta se faça em bases ditas sustentáveis.
CARSALADE, Flávio de Lemos. Permanência e transformação na memória e no ambiente. In: PINHEIRO, A. R. S. (org.) Cadernos do patrimônio cultural: educação patrimonial. Fortaleza: Secultfor: Iphan, 2015.
De acordo com a reflexão apresentada no texto acima, as políticas de preservação podem ser entendidas como
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17Q985012 | Museologia, Legislação de Patrimônio, Historiador, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Com base na Portaria nº 200/2016 — Regulamentação do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI), sobre algumas de suas definições, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Salvaguarda.

(2) Referência Cultural.

(3) Detentores.

( ) As medidas que visam garantir a viabilidade do patrimônio cultural imaterial, tais como a identificação, a documentação, a investigação, a preservação, a proteção, a promoção, a valorização, a transmissão – essencialmente por meio da educação formal e não formal - e revitalização deste patrimônio em seus diversos aspectos.

( ) São os sentidos e valores, de importância diferenciada, atribuídos aos diversos domínios e práticas da vida social (festas, saberes, modos de fazer, lugares e formas de expressão, etc.) e que, por isso mesmo, se constituem em marcos de identidade e memória para determinado grupo social.

( ) Denominação dada às comunidades, grupos, segmentos e coletividades que possuem relação direta com a dinâmica da produção, reprodução de determinado bem cultural imaterial e/ou seus bens culturais associados, e para os quais o bem possui valor referencial, é parte constituinte da sua memória e identidade.

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18Q985013 | Museologia, Legislação de Patrimônio, Historiador, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Considerando-se a Portaria nº 200/2016 — Regulamentação do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI), são linhas de atuação do PNPI:

I. Reconhecimento e valorização.

II. Sustentabilidade.

III. Promoção e difusão.

IV. Criação de novos bens culturais imateriais.

Está CORRETO o que se afirma:

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19Q1031093 | Museologia, Conceitos Fundamentais, Educação Patrimonial, IPHAN, FGV, 2025

A educação patrimonial desempenha um papel essencial como ferramenta para a promoção de uma abordagem integrada entre a preservação ambiental e cultural de um ponto de vista democrático.
Nesse contexto, sua importância se destaca quando consideramos que a Constituição de 1988
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20Q985014 | Museologia, Legislação de Patrimônio, Historiador, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Sobre o Decreto nº 3.551/2000 — Institui o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem patrimônio cultural brasileiro, cria o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial e dá outras providências, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Livro de Registro dos Saberes.

(2) Livro de Registro das Celebrações.

(3) Livro de Registro das Formas de Expressão.

( ) Onde serão inscritos rituais e festas que marcam a vivência coletiva do trabalho, da religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social.

( ) Onde serão inscritas manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas.

( ) Onde serão inscritos conhecimentos e modos de fazer enraizados no cotidiano das comunidades.

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