Questões de Concursos Música Resolva questões de Música comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Música Ordenar por: Mais recentes Mais populares 🔥 Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q979514 | Música, Contrabaixo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Assinale a alternativa que apresenta corretamente o quinto grau do modo dórico cuja armadura de clave é composta por 4 sustenidos. ✂️ a) Lá sustenido. ✂️ b) Si natural. ✂️ c) Fá sustenido. ✂️ d) Dó sustenido. ✂️ e) Sol sustenido. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 2Q979515 | Música, Contrabaixo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Qual é a principal diferença entre o uso do arco alemão e do arco francês na execução do contrabaixo? ✂️ a) A escala (distância do cavalete entre o braço e o estandarte). ✂️ b) O modo de segurar o arco (“pela frente” ou “por trás”). ✂️ c) A ação das cordas (distância entre as cordas e o espelho). ✂️ d) O tipo de breu utilizado. ✂️ e) A tensão da crina. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 3Q979516 | Música, Contrabaixo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025É correto afirmar que, no baixo elétrico, em comparação com o pizzicato convencional, a palheta produz um som com ✂️ a) ataque mais abafado e timbre mais opaco. ✂️ b) ataque mais abafado e decaimento mais rápido. ✂️ c) ataque mais acentuado e timbre mais opaco. ✂️ d) ataque mais acentuado e decaimento mais lento. ✂️ e) ataque mais acentuado e decaimento mais rápido. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 4Q979517 | Música, Contrabaixo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Em relação às quatro cordas de um contrabaixo convencional, é correto afirmar que o baixo de seis cordas adiciona ✂️ a) duas cordas mais graves, afinadas, respectivamente, em Sol e Dó. ✂️ b) duas cordas mais graves, afinadas, respectivamente, em Mi e Si. ✂️ c) uma corda mais grave e uma mais aguda, afinadas, respectivamente, em Dó e Si. ✂️ d) uma corda mais grave e uma mais aguda, afinadas, respectivamente, em Si e Dó. ✂️ e) duas cordas mais agudas, afinadas, respectivamente, em Si e Mi. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 5Q979518 | Música, Contrabaixo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Importante baixista e compositor de jazz estadunidense, foi um dos protagonistas do jazz fusion na década de 1970 e um dos principais responsáveis pela popularização do baixo elétrico fretless. Atuou ao lado de nomes como Wayne Shorter, Tony Williams e John McLaughlin e, no fim de sua vida, fez gravações e turnês liderando sua própria big band. Trata-se de ✂️ a) Charlie Haden. ✂️ b) Marcus Miller. ✂️ c) Jaco Pastorius. ✂️ d) Jack Bruce. ✂️ e) Stanley Clarke. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 6Q979798 | Música, Bateria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Considere os termos a seguir: 1. Poema sinfônico 2. Música espectral 3. Forma sonata 4. Concerto grosso 5. Música concreta Reordene os termos por ordem cronológica ascendente, mantendo os algarismos correspondentes a cada termo, e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de algarismos obtida. ✂️ a) 2, 4, 1, 3, 5. ✂️ b) 3, 1, 5, 4, 2. ✂️ c) 3, 1, 2, 4, 5. ✂️ d) 4, 2, 1, 3, 5. ✂️ e) 4, 3, 1, 5, 2. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 7Q979799 | Música, Bateria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Importante compositor, regente e pianista brasileiro da primeira metade do século XX, algumas de suas obras mais conhecidas são a ópera O Contratador de Diamantes e o bailado Maracatu do Chico Rei, concebido em colaboração com Mário de Andrade, de quem foi colega no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Trata-se de ✂️ a) Oscar Lorenzo Fernández. ✂️ b) Francisco Mignone. ✂️ c) Hekel Tavares. ✂️ d) Heitor Villa-Lobos. ✂️ e) Radamés Gnatalli. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 8Q979800 | Música, Bateria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025A gravação de Chega de Saudade, com Joao Gilberto, em 1958, é considerada um marco inaugural da Bossa Nova. A abordagem da bateria na gravação marcou uma mudança no modo de acompanhar o samba, com uma condução mais contida e voltada à dinâmica da nova proposta estética. Quem foi o baterista responsável por essa histórica gravação? ✂️ a) Dom um Romão. ✂️ b) Milton Banana. ✂️ c) Edison Machado. ✂️ d) Rubens Barsotti. ✂️ e) Luciano Perrone. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 9Q979801 | Música, Bateria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Os livros Stick Control, de George Lawrence Stone, e Modern Rudimental Swing Solos, de Charles Wilcoxon, estão entre os métodos mais utilizados no ensino de caixa clara e técnica de mãos. Assinale a alternativa que apresenta uma aplicação pedagógica correta em relação a esses métodos. ✂️ a) Utilizar o Stick Control apenas como exercício de velocidade para mão direita, e os solos de Wilcoxon como peças de leitura rítmica. ✂️ b) Trabalhar os exercícios de Stick Control exclusivamente no pad, evitando transposição para o kit para preservar a técnica pura. ✂️ c) Adaptar os padrões do Stick Control para diferentes superfícies do kit e utilizar os solos de Wilcoxon para desenvolver leitura, acentuação e musicalidade. ✂️ d) Reservar ambos os métodos para alunos avançados, já que não oferecem recursos aplicáveis às primeiras etapas da formação técnica. ✂️ e) Priorizar a memorização mecânica dos exercícios dos dois métodos, tratando-os como repertório fixo, sem estimular variações. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 10Q979802 | Música, Bateria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025A percussão desempenhou um papel crucial na transformação da escuta musical no século 20, especialmente ao contribuir para a incorporação de ruídos e sons não tradicionais na música de concerto. Assinale a alternativa que melhor expressa essa contribuição. ✂️ a) A expansão do naipe de percussão serviu principalmente para reforçar elementos rítmicos em obras tonais, sem alterar significativamente a concepção tímbrica da música de concerto. ✂️ b) O uso da percussão permaneceu restrito à imitação de efeitos naturais ou étnicos, mantendo o ruído à margem da prática composicional erudita. ✂️ c) A diversidade de instrumentos e técnicas percussivas favoreceu a integração de sons ruidosos ao discurso musical, contribuindo para a legitimação e emancipação do ruído como elemento composicional na música ocidental de concerto. ✂️ d) O desenvolvimento da percussão se deu principalmente no âmbito das bandas militares, sem repercussões relevantes para a música de concerto do século 20. ✂️ e) A presença da percussão na música de concerto do século 20 foi considerada irrelevante pelos(as) principais compositores(as), que revisitaram o período clássico e privilegiaram a pureza do efetivo orquestral, com foco na exploração harmônica postonal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 11Q979803 | Música, Bateria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025O disco Native Dancer (1975), do saxofonista norte-americano Wayne Shorter, é um marco da fusão entre o jazz e elementos da música brasileira. Ao convidar um dos mais importantes cantores brasileiros para participar do álbum, Shorter percebeu que, para preservar a identidade musical desse artista, seria fundamental contar também com a presença do baterista com quem ele mantinha uma longa e expressiva parceria. A decisão ressaltou a importância das relações musicais estreitas na construção de uma sonoridade autêntica e coletiva. A dupla de músicos brasileiros cuja parceria foi essencial para o resultado artístico desse álbum foi ✂️ a) João Bosco e Kiko Freitas. ✂️ b) Djavan e Nenê. ✂️ c) Chico Buarque e Wilson das Neves. ✂️ d) Milton Nascimento e Robertinho Silva. ✂️ e) Elis Regina e Airto Moreira. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 12Q979804 | Música, Bateria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025A bateria é um instrumento relativamente recente na história da música ocidental. Sua configuração moderna surgiu a partir de transformações técnicas, culturais e econômicas ocorridas principalmente no início do século 20. Sobre a origem da bateria, assinale a alternativa correta. ✂️ a) A bateria foi criada na Europa, na virada do século 19 para o 20, a partir da fusão entre instrumentos de percussão sinfônicos. ✂️ b) A bateria foi concebida como um instrumento solista, a partir das práticas do free jazz, na década de 1960. ✂️ c) A bateria moderna foi desenvolvida por fabricantes japoneses durante a década de 1920, para atender às demandas do teatro Kabuki. ✂️ d) A configuração da bateria foi padronizada por escolas de música europeias para uso em orquestras sinfônicas. ✂️ e) A bateria surge nos Estados Unidos da América, no início do século 20, como resultado da prática de um único músico tocar simultaneamente diferentes instrumentos de percussão oriundos das marching bands. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 13Q979805 | Música, Bateria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025O papel do baterista em grupos musicais pode variar conforme a presença ou não de outros instrumentos de percussão. Assinale a alternativa que apresenta condutas adequadas para ambos os contextos. ✂️ a) Em grupos sem outros percussionistas, o baterista deve preencher totalmente o espaço sonoro com variações intensas e contínuas. Já em grupos com percussão tradicional, deve reforçar todos os padrões executados pelos colegas. ✂️ b) Na ausência de outros percussionistas, o baterista deve assumir funções estruturais, como marcação de tempo, variações, transições e preenchimentos. Já na presença de percussão adicional, deve adaptar sua atuação para evitar sobreposições, buscando integração tímbrica e respeito ao espaço sonoro dos demais. ✂️ c) Quando atua sozinho na percussão, o baterista pode limitar-se à marcação básica do tempo. Em grupos com outros percussionistas, sua função torna-se menos estrutural e mais decorativa. ✂️ d) Em qualquer contexto, o baterista deve manter a mesma abordagem para preservar sua identidade estilística, sem alterar dinâmica ou função. ✂️ e) A função do baterista independe da presença de outros percussionistas, pois todos os papéis rítmicos devem ser centralizados nele. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 14Q953694 | Música, Músico, UFCG, UFCG, 2025Qual o formato digital mais apropriado para intercâmbio entre diferentes aplicações de notação musical, preservando indicações expressivas e detalhes de espaçamento? ✂️ a) Music Extensive Markup Language (MusicXML) ✂️ b) Portable File Document (PDF) ✂️ c) Musical Instrument Digital Interface (MIDI) ✂️ d) Free Loseless Audio Codec (FLAC) ✂️ e) Standard Music Font Layout (SMuFL) Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 15Q953695 | Música, Intervalos, Músico, UFCG, UFCG, 2025Uma das características definidoras da harmonia tonal na segunda metade do Século XIX são as modulações para mediantes e submediantes cromáticas. Considerando a tonalidade de Mi Bemol Maior, qual alternativa elenca possibilidades de modulações que se enquadram dentro destas categorias de relações tonais? ✂️ a) Sol menor, Dó Menor. ✂️ b) Mi Bemol Menor, Sol Maior, Dó Maior. ✂️ c) Fá Bemol Maior, Sol Maior, Sol Bemol Menor, Dó Bemol Maior, Dó Maior. ✂️ d) Sol Maior, Sol Bemol Maior, Dó Bemol Maior, Dó Maior. ✂️ e) Sol Maior, Sol Menor, Dó Menor, Dó Maior Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 16Q979807 | Música, Bateria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma ordem decrescente de hierarquia entre três estruturas do sistema métrico musical, associadas às suas respectivas funções. ✂️ a) Andamento → fórmula de compasso → subdivisão • Andamento: regula a velocidade da música em batidas por minuto, com base em uma figura de referência. • Fórmula de compasso: determina o número de tempos por compasso e qual é a figura que representa a unidade de tempo. • Subdivisão: fraciona internamente os tempos, indicando sua organização binária, ternária ou outras variações. ✂️ b) Compasso → subdivisão → andamento • Compasso: define a duração de cada figura rítmica. • Subdivisão: indica a posição da fórmula de compasso. • Andamento: organiza os tempos em unidades métricas. ✂️ c) Subdivisão → compasso → andamento • Subdivisão: determina o número de compassos por minuto.• Compasso: organiza seções da música em frases regulares. • Andamento: define quantas notas há por compasso. ✂️ d) Fórmula de compasso → subdivisão → andamento • Fórmula de compasso: regula a densidade sonora por compasso. • Subdivisão: define o número de compassos por minuto. • Andamento: indica a organização dos tempos por pulso. ✂️ e) Andamento → subdivisão → compasso • Andamento: organiza os compassos, com base no número de figuras. • Subdivisão: determina a velocidade dos acentos. • Compasso: define a frequência dos tempos por seção. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 17Q979808 | Música, Flauta Transversal/Doce, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025A flauta moderna, tal como a conhecemos hoje – com chaves, de tubo cilíndrico e construída em metal – é uma invenção do compositor e flautista virtuose alemão Theobald Boehm. Ele construiu sua primeira flauta aos 16 anos, graças aos conhecimentos de ourivesaria aprendidos com o pai. Algumas décadas depois, após estudar Acústica na Universidade de Munique, Boehm dedicou-se a aperfeiçoar o instrumento, criando seu revolucionário sistema de chaves, usado até hoje. Esse sistema foi patenteado em ✂️ a) 1810. ✂️ b) 1838. ✂️ c) 1847. ✂️ d) 1869. ✂️ e) 1893. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 18Q979809 | Música, Instrumentos Musicais, Flauta Transversal/Doce, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, os instrumentos da família das flautas doces que são transpositores, ou seja, cujo som anotado na partitura não corresponde à sua altura real, e a relação entre o som anotado e o som real. ✂️ a) Contralto, tenor e baixo; som real uma oitava abaixo da altura escrita em partitura. ✂️ b) Sopranino, soprano e baixo; som real uma oitava acima da altura escrita em partitura. ✂️ c) Sopranino e tenor; som real uma oitava acima da altura escrita em partitura. ✂️ d) Tenor e baixo; som real uma oitava abaixo da altura escrita em partitura. ✂️ e) Sopranino e baixo; som real uma oitava abaixo da altura escrita em partitura. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 19Q979810 | Música, Flauta Transversal/Doce, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Assinale a alternativa que identifica corretamente os dois sistemas de digitação atualmente empregados na fabricação de flautas doce soprano. ✂️ a) Germânico e italiano. ✂️ b) Francês e italiano. ✂️ c) Clássico e germânico. ✂️ d) Clássico e barroco. ✂️ e) Germânico e barroco. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 20Q979811 | Música, Flauta Transversal/Doce, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Assinale a alternativa que identifica corretamente três compositores do período Barroco que criaram obras para a família das flautas doces. ✂️ a) Franz-Joseph Haydn, George F. Handel e Johann Sebastian Bach. ✂️ b) George F. Handel, Antonio Vivaldi e Karl Stamitz. ✂️ c) Franz-Joseph Haydn, Georg Philipp Teleman e Karl Stamitz. ✂️ d) Antonio Vivaldi, Johann Sebastian Bach e Georg Philipp Teleman. ✂️ e) Giovani Pierluigi da Palestrina, Antonio Vivaldi e Johann Sebastian Bach. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ ImprimirPróximo →
1Q979514 | Música, Contrabaixo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Assinale a alternativa que apresenta corretamente o quinto grau do modo dórico cuja armadura de clave é composta por 4 sustenidos. ✂️ a) Lá sustenido. ✂️ b) Si natural. ✂️ c) Fá sustenido. ✂️ d) Dó sustenido. ✂️ e) Sol sustenido. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
2Q979515 | Música, Contrabaixo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Qual é a principal diferença entre o uso do arco alemão e do arco francês na execução do contrabaixo? ✂️ a) A escala (distância do cavalete entre o braço e o estandarte). ✂️ b) O modo de segurar o arco (“pela frente” ou “por trás”). ✂️ c) A ação das cordas (distância entre as cordas e o espelho). ✂️ d) O tipo de breu utilizado. ✂️ e) A tensão da crina. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
3Q979516 | Música, Contrabaixo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025É correto afirmar que, no baixo elétrico, em comparação com o pizzicato convencional, a palheta produz um som com ✂️ a) ataque mais abafado e timbre mais opaco. ✂️ b) ataque mais abafado e decaimento mais rápido. ✂️ c) ataque mais acentuado e timbre mais opaco. ✂️ d) ataque mais acentuado e decaimento mais lento. ✂️ e) ataque mais acentuado e decaimento mais rápido. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
4Q979517 | Música, Contrabaixo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Em relação às quatro cordas de um contrabaixo convencional, é correto afirmar que o baixo de seis cordas adiciona ✂️ a) duas cordas mais graves, afinadas, respectivamente, em Sol e Dó. ✂️ b) duas cordas mais graves, afinadas, respectivamente, em Mi e Si. ✂️ c) uma corda mais grave e uma mais aguda, afinadas, respectivamente, em Dó e Si. ✂️ d) uma corda mais grave e uma mais aguda, afinadas, respectivamente, em Si e Dó. ✂️ e) duas cordas mais agudas, afinadas, respectivamente, em Si e Mi. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
5Q979518 | Música, Contrabaixo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Importante baixista e compositor de jazz estadunidense, foi um dos protagonistas do jazz fusion na década de 1970 e um dos principais responsáveis pela popularização do baixo elétrico fretless. Atuou ao lado de nomes como Wayne Shorter, Tony Williams e John McLaughlin e, no fim de sua vida, fez gravações e turnês liderando sua própria big band. Trata-se de ✂️ a) Charlie Haden. ✂️ b) Marcus Miller. ✂️ c) Jaco Pastorius. ✂️ d) Jack Bruce. ✂️ e) Stanley Clarke. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
6Q979798 | Música, Bateria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Considere os termos a seguir: 1. Poema sinfônico 2. Música espectral 3. Forma sonata 4. Concerto grosso 5. Música concreta Reordene os termos por ordem cronológica ascendente, mantendo os algarismos correspondentes a cada termo, e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de algarismos obtida. ✂️ a) 2, 4, 1, 3, 5. ✂️ b) 3, 1, 5, 4, 2. ✂️ c) 3, 1, 2, 4, 5. ✂️ d) 4, 2, 1, 3, 5. ✂️ e) 4, 3, 1, 5, 2. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
7Q979799 | Música, Bateria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Importante compositor, regente e pianista brasileiro da primeira metade do século XX, algumas de suas obras mais conhecidas são a ópera O Contratador de Diamantes e o bailado Maracatu do Chico Rei, concebido em colaboração com Mário de Andrade, de quem foi colega no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Trata-se de ✂️ a) Oscar Lorenzo Fernández. ✂️ b) Francisco Mignone. ✂️ c) Hekel Tavares. ✂️ d) Heitor Villa-Lobos. ✂️ e) Radamés Gnatalli. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
8Q979800 | Música, Bateria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025A gravação de Chega de Saudade, com Joao Gilberto, em 1958, é considerada um marco inaugural da Bossa Nova. A abordagem da bateria na gravação marcou uma mudança no modo de acompanhar o samba, com uma condução mais contida e voltada à dinâmica da nova proposta estética. Quem foi o baterista responsável por essa histórica gravação? ✂️ a) Dom um Romão. ✂️ b) Milton Banana. ✂️ c) Edison Machado. ✂️ d) Rubens Barsotti. ✂️ e) Luciano Perrone. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
9Q979801 | Música, Bateria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Os livros Stick Control, de George Lawrence Stone, e Modern Rudimental Swing Solos, de Charles Wilcoxon, estão entre os métodos mais utilizados no ensino de caixa clara e técnica de mãos. Assinale a alternativa que apresenta uma aplicação pedagógica correta em relação a esses métodos. ✂️ a) Utilizar o Stick Control apenas como exercício de velocidade para mão direita, e os solos de Wilcoxon como peças de leitura rítmica. ✂️ b) Trabalhar os exercícios de Stick Control exclusivamente no pad, evitando transposição para o kit para preservar a técnica pura. ✂️ c) Adaptar os padrões do Stick Control para diferentes superfícies do kit e utilizar os solos de Wilcoxon para desenvolver leitura, acentuação e musicalidade. ✂️ d) Reservar ambos os métodos para alunos avançados, já que não oferecem recursos aplicáveis às primeiras etapas da formação técnica. ✂️ e) Priorizar a memorização mecânica dos exercícios dos dois métodos, tratando-os como repertório fixo, sem estimular variações. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
10Q979802 | Música, Bateria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025A percussão desempenhou um papel crucial na transformação da escuta musical no século 20, especialmente ao contribuir para a incorporação de ruídos e sons não tradicionais na música de concerto. Assinale a alternativa que melhor expressa essa contribuição. ✂️ a) A expansão do naipe de percussão serviu principalmente para reforçar elementos rítmicos em obras tonais, sem alterar significativamente a concepção tímbrica da música de concerto. ✂️ b) O uso da percussão permaneceu restrito à imitação de efeitos naturais ou étnicos, mantendo o ruído à margem da prática composicional erudita. ✂️ c) A diversidade de instrumentos e técnicas percussivas favoreceu a integração de sons ruidosos ao discurso musical, contribuindo para a legitimação e emancipação do ruído como elemento composicional na música ocidental de concerto. ✂️ d) O desenvolvimento da percussão se deu principalmente no âmbito das bandas militares, sem repercussões relevantes para a música de concerto do século 20. ✂️ e) A presença da percussão na música de concerto do século 20 foi considerada irrelevante pelos(as) principais compositores(as), que revisitaram o período clássico e privilegiaram a pureza do efetivo orquestral, com foco na exploração harmônica postonal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
11Q979803 | Música, Bateria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025O disco Native Dancer (1975), do saxofonista norte-americano Wayne Shorter, é um marco da fusão entre o jazz e elementos da música brasileira. Ao convidar um dos mais importantes cantores brasileiros para participar do álbum, Shorter percebeu que, para preservar a identidade musical desse artista, seria fundamental contar também com a presença do baterista com quem ele mantinha uma longa e expressiva parceria. A decisão ressaltou a importância das relações musicais estreitas na construção de uma sonoridade autêntica e coletiva. A dupla de músicos brasileiros cuja parceria foi essencial para o resultado artístico desse álbum foi ✂️ a) João Bosco e Kiko Freitas. ✂️ b) Djavan e Nenê. ✂️ c) Chico Buarque e Wilson das Neves. ✂️ d) Milton Nascimento e Robertinho Silva. ✂️ e) Elis Regina e Airto Moreira. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
12Q979804 | Música, Bateria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025A bateria é um instrumento relativamente recente na história da música ocidental. Sua configuração moderna surgiu a partir de transformações técnicas, culturais e econômicas ocorridas principalmente no início do século 20. Sobre a origem da bateria, assinale a alternativa correta. ✂️ a) A bateria foi criada na Europa, na virada do século 19 para o 20, a partir da fusão entre instrumentos de percussão sinfônicos. ✂️ b) A bateria foi concebida como um instrumento solista, a partir das práticas do free jazz, na década de 1960. ✂️ c) A bateria moderna foi desenvolvida por fabricantes japoneses durante a década de 1920, para atender às demandas do teatro Kabuki. ✂️ d) A configuração da bateria foi padronizada por escolas de música europeias para uso em orquestras sinfônicas. ✂️ e) A bateria surge nos Estados Unidos da América, no início do século 20, como resultado da prática de um único músico tocar simultaneamente diferentes instrumentos de percussão oriundos das marching bands. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
13Q979805 | Música, Bateria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025O papel do baterista em grupos musicais pode variar conforme a presença ou não de outros instrumentos de percussão. Assinale a alternativa que apresenta condutas adequadas para ambos os contextos. ✂️ a) Em grupos sem outros percussionistas, o baterista deve preencher totalmente o espaço sonoro com variações intensas e contínuas. Já em grupos com percussão tradicional, deve reforçar todos os padrões executados pelos colegas. ✂️ b) Na ausência de outros percussionistas, o baterista deve assumir funções estruturais, como marcação de tempo, variações, transições e preenchimentos. Já na presença de percussão adicional, deve adaptar sua atuação para evitar sobreposições, buscando integração tímbrica e respeito ao espaço sonoro dos demais. ✂️ c) Quando atua sozinho na percussão, o baterista pode limitar-se à marcação básica do tempo. Em grupos com outros percussionistas, sua função torna-se menos estrutural e mais decorativa. ✂️ d) Em qualquer contexto, o baterista deve manter a mesma abordagem para preservar sua identidade estilística, sem alterar dinâmica ou função. ✂️ e) A função do baterista independe da presença de outros percussionistas, pois todos os papéis rítmicos devem ser centralizados nele. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
14Q953694 | Música, Músico, UFCG, UFCG, 2025Qual o formato digital mais apropriado para intercâmbio entre diferentes aplicações de notação musical, preservando indicações expressivas e detalhes de espaçamento? ✂️ a) Music Extensive Markup Language (MusicXML) ✂️ b) Portable File Document (PDF) ✂️ c) Musical Instrument Digital Interface (MIDI) ✂️ d) Free Loseless Audio Codec (FLAC) ✂️ e) Standard Music Font Layout (SMuFL) Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
15Q953695 | Música, Intervalos, Músico, UFCG, UFCG, 2025Uma das características definidoras da harmonia tonal na segunda metade do Século XIX são as modulações para mediantes e submediantes cromáticas. Considerando a tonalidade de Mi Bemol Maior, qual alternativa elenca possibilidades de modulações que se enquadram dentro destas categorias de relações tonais? ✂️ a) Sol menor, Dó Menor. ✂️ b) Mi Bemol Menor, Sol Maior, Dó Maior. ✂️ c) Fá Bemol Maior, Sol Maior, Sol Bemol Menor, Dó Bemol Maior, Dó Maior. ✂️ d) Sol Maior, Sol Bemol Maior, Dó Bemol Maior, Dó Maior. ✂️ e) Sol Maior, Sol Menor, Dó Menor, Dó Maior Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
16Q979807 | Música, Bateria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma ordem decrescente de hierarquia entre três estruturas do sistema métrico musical, associadas às suas respectivas funções. ✂️ a) Andamento → fórmula de compasso → subdivisão • Andamento: regula a velocidade da música em batidas por minuto, com base em uma figura de referência. • Fórmula de compasso: determina o número de tempos por compasso e qual é a figura que representa a unidade de tempo. • Subdivisão: fraciona internamente os tempos, indicando sua organização binária, ternária ou outras variações. ✂️ b) Compasso → subdivisão → andamento • Compasso: define a duração de cada figura rítmica. • Subdivisão: indica a posição da fórmula de compasso. • Andamento: organiza os tempos em unidades métricas. ✂️ c) Subdivisão → compasso → andamento • Subdivisão: determina o número de compassos por minuto.• Compasso: organiza seções da música em frases regulares. • Andamento: define quantas notas há por compasso. ✂️ d) Fórmula de compasso → subdivisão → andamento • Fórmula de compasso: regula a densidade sonora por compasso. • Subdivisão: define o número de compassos por minuto. • Andamento: indica a organização dos tempos por pulso. ✂️ e) Andamento → subdivisão → compasso • Andamento: organiza os compassos, com base no número de figuras. • Subdivisão: determina a velocidade dos acentos. • Compasso: define a frequência dos tempos por seção. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
17Q979808 | Música, Flauta Transversal/Doce, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025A flauta moderna, tal como a conhecemos hoje – com chaves, de tubo cilíndrico e construída em metal – é uma invenção do compositor e flautista virtuose alemão Theobald Boehm. Ele construiu sua primeira flauta aos 16 anos, graças aos conhecimentos de ourivesaria aprendidos com o pai. Algumas décadas depois, após estudar Acústica na Universidade de Munique, Boehm dedicou-se a aperfeiçoar o instrumento, criando seu revolucionário sistema de chaves, usado até hoje. Esse sistema foi patenteado em ✂️ a) 1810. ✂️ b) 1838. ✂️ c) 1847. ✂️ d) 1869. ✂️ e) 1893. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
18Q979809 | Música, Instrumentos Musicais, Flauta Transversal/Doce, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, os instrumentos da família das flautas doces que são transpositores, ou seja, cujo som anotado na partitura não corresponde à sua altura real, e a relação entre o som anotado e o som real. ✂️ a) Contralto, tenor e baixo; som real uma oitava abaixo da altura escrita em partitura. ✂️ b) Sopranino, soprano e baixo; som real uma oitava acima da altura escrita em partitura. ✂️ c) Sopranino e tenor; som real uma oitava acima da altura escrita em partitura. ✂️ d) Tenor e baixo; som real uma oitava abaixo da altura escrita em partitura. ✂️ e) Sopranino e baixo; som real uma oitava abaixo da altura escrita em partitura. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
19Q979810 | Música, Flauta Transversal/Doce, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Assinale a alternativa que identifica corretamente os dois sistemas de digitação atualmente empregados na fabricação de flautas doce soprano. ✂️ a) Germânico e italiano. ✂️ b) Francês e italiano. ✂️ c) Clássico e germânico. ✂️ d) Clássico e barroco. ✂️ e) Germânico e barroco. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
20Q979811 | Música, Flauta Transversal/Doce, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Assinale a alternativa que identifica corretamente três compositores do período Barroco que criaram obras para a família das flautas doces. ✂️ a) Franz-Joseph Haydn, George F. Handel e Johann Sebastian Bach. ✂️ b) George F. Handel, Antonio Vivaldi e Karl Stamitz. ✂️ c) Franz-Joseph Haydn, Georg Philipp Teleman e Karl Stamitz. ✂️ d) Antonio Vivaldi, Johann Sebastian Bach e Georg Philipp Teleman. ✂️ e) Giovani Pierluigi da Palestrina, Antonio Vivaldi e Johann Sebastian Bach. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro