Início

Questões de Concursos Pedagogia

Resolva questões de Pedagogia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q325481 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

A deficiência intelectual caracteriza-se por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q57653 | Pedagogia, A Iniciação Científica

De acordo com Lakatos (Fundamentos de Metodologia Científica) todas as ciências caracterizam-se pela utilização de métodos científicos; em contrapartida, nem todos os ramos de estudo que empregam estes métodos são ciências. Dessas afirmações podemos concluir que a utilização de métodos científicos não é da alçada exclusiva da ciência, mas não há ciência sem o emprego de métodos científicos. Assinale a alternativa que define corretamente o que é método científico, de acordo com o autor acima citado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q326451 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Educador Social, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

As práticas pedagógicas que consideram o aspecto social da vulnerabilidade social devem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q322010 | Pedagogia, Professor II, SEE SP, VUNESP

Bersch declara que a Tecnologia Assistiva deve ser entendida como um auxílio que promoverá a ampliação de uma habilidade funcional deficitária ou possibilitará a realização da função desejada e que se encontra impedida por circunstância de deficiência. Os professores especializados responsáveis pelo Atendimento Educacional Especializado podem fazer uso de algumas modalidades da Tecnologia Assistiva.

Assinale a alternativa que descreve a modalidade que pode ser usada pelo professor especializado, apontada por Bersch.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q324681 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico, UEPA PA, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista as metodologias ativas de ensino, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q320459 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Atualmente agrupam-se sob a denominação de transtornos do espectro autista os seguintes transtornos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q325209 | Pedagogia, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCC

Um elemento importante do trabalho de alfabetização é a criação (na sala de aula e na escola como um todo) de um ambiente alfabetizador, tanto por parte do professor, quanto dos outros profissionais da instituição. Nesse sentido, o professor deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q324733 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca da deficiência visual, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q57532 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento

No que diz respeito à literatura infantil, coloque V para o que é verdadeiro e F para o que é falso.

( ) O trabalho com literatura no dia a dia das crianças é importante para que elas participem do mundo letrado e da linguagem escrita.
( ) Ao conhecer muitas histórias, a criança não vai compreendendo as características dos diversos tipos de narrativas.
( ) Na Educação Infantil, é essencial que o trabalho a ser feito com textos literários seja realizado só de forma espontânea.
( ) Histórias com repetição favorecem a compreensão e a memorização do texto pelas crianças, permitindo uma leitura autônoma.
( ) As situações de leitura participativa convidam a criança a assumir o papel de leitora, desafiando-a para novos aprendizados.

Assinale a alternativa, observando a ordem das respostas dadas acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q321665 | Pedagogia, Professor, SEE SP, VUNESP

Segundo Reily, os sistemas de comunicação alternativa são recursos necessários para pessoas que apresentam impedimentos ou prejuízos na produção de sons e palavras reconhecíveis na língua. A autora aponta alguns grupos que podem se beneficiar do uso dos sistemas de comunicação. São pessoas que necessitam:

I. a longo prazo, de um meio alternativo de expressão, mas que preservam a capacidade de compreensão da linguagem oral;
II. de comunicação alternativa como estímulo para aquisição de habilidade e competências;
III. de comunicação alternativa para aquisição de linguagem;
IV. temporariamente de um auxílio de comunicação, pois há expectativa de aquisição ou retomada da fala no futuro.

Está correto o que se afirma apenas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q5115 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SEED PR, UFPR

O professor, para desempenhar sua função, precisa basear seu trabalho em três eixos fundamentais. Assinale a alternativa que apresenta esses eixos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q38628 | Pedagogia, Professor, IFSP

Segundo José Manuel Moran, “Muitas formas de ensinar hoje não se justificam mais. Perdemos tempo demais, aprendemos muito pouco, desmotivamo-nos continuamente. Tanto professores como alunos temos a clara sensação de que muitas aulas convencionais estão ultrapassadas." Para tornar o processo ensino-aprendizagem mais dinâmico e inovador, o autor destaca como deve ser a escola e seus personagens. Assim, na concepção de Moran, o ensino de qualidade envolve muitas variáveis, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q4443 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor de Educação Básica, Prefeitura de São José de Sabugi PB, EDUCA

NÃO constitui uma etapa na elaboração do plano de ensino:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q24875 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Pedagogo, CISCOPAR

Avaliar é o ato de diagnosticar uma experiência, tendo em vista reorientá-la para produzir o melhor resultado possível. Sobre a avaliação da aprendizagem, é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q319227 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Assessor Administrativo, MPE RS, FCC

Considere as afirmações sobre as características da Educação à Distância.

 I. Permite a interatividade entre professor e alunos.

 II. Rompe barreiras geográficas, democratizando o acesso ao ensino.

 III. Reduz o controle e a participação dos alunos sobre o processo de aprendizado.

IV. Permite uma grande expansão do ensino, mas respeita os distintos ritmos de aprendizagem.

V. Permite apenas a utilização de dispositivos multimídia, excluindo, portanto, impressos e outros meios.

 São verdadeiras APENAS as afirmações

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q321376 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Jonas é um aluno de 14 anos matriculado na quarta série do Ensino Fundamental I, de uma escola regular, e que apresenta deficiência mental sem causa definida. Está, aos poucos, se desenvolvendo no processo de alfabetização; entretanto, apresenta comportamentos muito infantis e inadequados (como se levantar muitas vezes da carteira, fazer birra, pegar material dos colegas etc.), o que atrapalha a dinâmica da sala de aula. Jonas demonstra baixa autoestima e muita insegurança.

Nesse caso, a intervenção pedagógica mais adequada seria a professora

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q47887 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

Segundo Moyles, analise as seguintes sentenças: 

Brincar de faz de conta, fingir e imaginar são características do brincar lúdico (1ª parte). Os jogos baseados na lógica podem ajudar a criança a fazer conexões e pensar criativamente (2ª parte). Os jogos com regras limitam a autonomia e a criatividade da criança porque impõem uma estrutura de jogo e não permitem interpretações e questionamentos (3ª parte). 

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q320005 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Segundo Zabalza (1998), a fundamentação de um novo conceito de criança pequena como sujeito da educação constitui a base dos desafios que a escola infantil precisa enfrentar. O autor compreende que a criança:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q837669 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Professor de Educação Infantil, GS Assessoria e Concursos, 2021

A educação brasileira é organizada por meio dos sistemas de ensino _____________________________________. Já a estrutura do sistema educacional regular brasileiro é formada por: __________ e ___________.

Assinale a alternativa que preenche as lacunas corretamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q326227 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Para que a democratização do acesso à educação tenha uma função realmente inclusiva é indispensável universalizar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.