Início Questões de Concursos Pedagogia Resolva questões de Pedagogia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Pedagogia Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q325481 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017A deficiência intelectual caracteriza-se por ✂️ a) limitações significativas no funcionamento adaptativo de habilidades como autocuidados e vida doméstica. ✂️ b) funcionamento intelectual significativamente inferior à média associado a distúrbios comportamentais. ✂️ c) funcionamento intelectual significativamente inferior à média associado à dificuldade visual. ✂️ d) limitações significativas no funcionamento adaptativo na área da comunicação associada à deficiência auditiva. ✂️ e) dificuldade de mobilidade e de comunicação iniciada antes dos dois anos de idade. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q57653 | Pedagogia, A Iniciação CientíficaDe acordo com Lakatos (Fundamentos de Metodologia Científica) todas as ciências caracterizam-se pela utilização de métodos científicos; em contrapartida, nem todos os ramos de estudo que empregam estes métodos são ciências. Dessas afirmações podemos concluir que a utilização de métodos científicos não é da alçada exclusiva da ciência, mas não há ciência sem o emprego de métodos científicos. Assinale a alternativa que define corretamente o que é método científico, de acordo com o autor acima citado. ✂️ a) O método é a base para o desenvolvimento de uma pesquisa estritamente científica com maior segurança e economia. É por meio da escolha e utilização de métodos que o pesquisador alcança os objetivos e comprova de forma imutável e infalível suas hipóteses. ✂️ b) O método é o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo - conhecimentos válidos e verdadeiros -, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista. ✂️ c) O método é o conjunto das atividades assistemáticas desenvolvidas pelo pesquisador, para que por meio do seu problema de pesquisa possa alcançar o objetivo - conhecimentos válidos, verdadeiros e infalíveis -, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista. ✂️ d) O método é o conjunto das atividades que buscam viabilizar a organização do trabalho do pesquisador, para que assim encontrar as respostas para seu problema de pesquisa, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo - conhecimentos válidos, verdadeiros e infalíveis -, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista. ✂️ e) O método é o conjunto das atividades definidas pelo pesquisador para que suas hipóteses possam ser verificadas e nunca negadas e para que, com maior segurança e economia, permita alcançar o objetivo do problema de pesquisa - conhecimentos válidos, verdadeiros e imutáveis -, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q326451 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Educador Social, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018As práticas pedagógicas que consideram o aspecto social da vulnerabilidade social devem ✂️ a) considerar que as pessoas são, a priori, vulneráveis, o que gera situações de risco. ✂️ b) fomentar as possibilidades de acesso às informações e a capacidade de elaborá-las e incorporá-las nas práticas cotidianas. ✂️ c) priorizar a discussão pedagógica sobre o tráfico de drogas como a causa principal de seu consumo. ✂️ d) priorizar a discussão pedagógica sobre a economia como a causa principal do uso de drogas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q322010 | Pedagogia, Professor II, SEE SP, VUNESPBersch declara que a Tecnologia Assistiva deve ser entendida como um auxílio que promoverá a ampliação de uma habilidade funcional deficitária ou possibilitará a realização da função desejada e que se encontra impedida por circunstância de deficiência. Os professores especializados responsáveis pelo Atendimento Educacional Especializado podem fazer uso de algumas modalidades da Tecnologia Assistiva. Assinale a alternativa que descreve a modalidade que pode ser usada pelo professor especializado, apontada por Bersch. ✂️ a) Desenvolvimento de projetos de mobilidade aumentativa/ alternativa. ✂️ b) Adequação de recursos da informática. ✂️ c) Desenvolvimento de projetos arquitetônicos para a acessibilidade. ✂️ d) Adaptações em veículos. ✂️ e) Sistema de controle de ambiente. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q324681 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico, UEPA PA, CESPE CEBRASPETendo em vista as metodologias ativas de ensino, assinale a opção incorreta. ✂️ a) Nessas metodologias, o aprendizado está centrado na transmissão de conteúdos e na figura do professor. ✂️ b) Referidas metodologias incentivam a busca ativa e constante de informações e o trabalho em equipe. ✂️ c) As metodologias ativas de ensino favorecem o desenvolvimento da auto-avaliação e da avaliação grupal. ✂️ d) As metodologias em questão contribuem para o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q320459 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Atualmente agrupam-se sob a denominação de transtornos do espectro autista os seguintes transtornos: ✂️ a) autismo, síndrome de Rett e transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação. ✂️ b) síndrome de Rett, síndrome de Asperger e dificuldades de aprendizagem. ✂️ c) transtorno desintegrativo da infância, síndrome de Asperger e síndrome de Rett. ✂️ d) autismo, dificuldades de aprendizagem e síndrome de Down. ✂️ e) síndrome de Rett, síndrome de Asperger e síndrome de Down. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q325209 | Pedagogia, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCCUm elemento importante do trabalho de alfabetização é a criação (na sala de aula e na escola como um todo) de um ambiente alfabetizador, tanto por parte do professor, quanto dos outros profissionais da instituição. Nesse sentido, o professor deve ✂️ a) optar por materiais escritos produzidos para o uso escolar, como livros didáticos, uma vez que não precisam ser adaptados ou transformados para se adequarem aos alunos. ✂️ b) adaptar materiais diversos de uso social em sua linguagem e formato para que se adequem à realidade dos alunos e sua capacidade de compreensão, evitando-se materiais complexos e muito extensos dentro da sala de aula. ✂️ c) selecionar, além de materiais produzidos para o uso escolar, os diversos tipos de texto que circulam na sociedade, de preferência em seus suportes originais, cumprindo a mesma função que exercem fora da escola, desde que não sejam inadequados aos alunos. ✂️ d) produzir com a equipe da escola materiais escritos para uso no processo de alfabetização, que considerem as características do ano de escolaridade, a realidade do grupo de alunos e os objetivos didáticos, evitando inadequações naquilo que é apresentado à classe. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q324733 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Acerca da deficiência visual, assinale a opção correta. ✂️ a) A visão depende exclusivamente do bom funcionamento do olho. ✂️ b) A aprendizagem da pessoa com deficiência visual depende do uso de softwares e aplicativos de computador. ✂️ c) A baixa visão apresenta uma definição clara e objetiva, ao contrário da cegueira que inclui uma variedade de comprometimentos visuais. ✂️ d) Do ponto de vista educacional, considera-se deficiente visual especificamente aquele que utiliza os sentidos remanescentes no processo de aprendizagem. ✂️ e) A deficiência visual inclui dois grupos de condições distintas: cegueira e baixa visão. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q57532 | Pedagogia, Alfabetização e LetramentoNo que diz respeito à literatura infantil, coloque V para o que é verdadeiro e F para o que é falso. ( ) O trabalho com literatura no dia a dia das crianças é importante para que elas participem do mundo letrado e da linguagem escrita. ( ) Ao conhecer muitas histórias, a criança não vai compreendendo as características dos diversos tipos de narrativas. ( ) Na Educação Infantil, é essencial que o trabalho a ser feito com textos literários seja realizado só de forma espontânea. ( ) Histórias com repetição favorecem a compreensão e a memorização do texto pelas crianças, permitindo uma leitura autônoma. ( ) As situações de leitura participativa convidam a criança a assumir o papel de leitora, desafiando-a para novos aprendizados. Assinale a alternativa, observando a ordem das respostas dadas acima. ✂️ a) (F); (V); (V); (F); (V). ✂️ b) (V); (V); (F); (V); (F). ✂️ c) (F);(F);(V); (V); (V) ✂️ d) (V); (F); (F); (V); (V). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q321665 | Pedagogia, Professor, SEE SP, VUNESPSegundo Reily, os sistemas de comunicação alternativa são recursos necessários para pessoas que apresentam impedimentos ou prejuízos na produção de sons e palavras reconhecíveis na língua. A autora aponta alguns grupos que podem se beneficiar do uso dos sistemas de comunicação. São pessoas que necessitam: I. a longo prazo, de um meio alternativo de expressão, mas que preservam a capacidade de compreensão da linguagem oral; II. de comunicação alternativa como estímulo para aquisição de habilidade e competências; III. de comunicação alternativa para aquisição de linguagem; IV. temporariamente de um auxílio de comunicação, pois há expectativa de aquisição ou retomada da fala no futuro. Está correto o que se afirma apenas em ✂️ a) I e II. ✂️ b) I e III. ✂️ c) I e IV. ✂️ d) I, II e III. ✂️ e) I, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q5115 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SEED PR, UFPRO professor, para desempenhar sua função, precisa basear seu trabalho em três eixos fundamentais. Assinale a alternativa que apresenta esses eixos. ✂️ a) Dom para ensinar, amor aos alunos e espírito solidário. ✂️ b) Domínio teórico-prático dos conteúdos da disciplina, domínio de métodos para encaminhar didaticamente esses conteúdos e compromisso com a aprendizagem dos alunos. ✂️ c) Avaliação da aprendizagem de forma sistemática, uso de recursos didáticos essenciais às necessidades de ensinoaprendizagem e domínios de novas tecnologias . ✂️ d) Domínio legal, institucional e conceitual. ✂️ e) Competência, habilidade e solidariedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q38628 | Pedagogia, Professor, IFSPSegundo José Manuel Moran, “Muitas formas de ensinar hoje não se justificam mais. Perdemos tempo demais, aprendemos muito pouco, desmotivamo-nos continuamente. Tanto professores como alunos temos a clara sensação de que muitas aulas convencionais estão ultrapassadas." Para tornar o processo ensino-aprendizagem mais dinâmico e inovador, o autor destaca como deve ser a escola e seus personagens. Assim, na concepção de Moran, o ensino de qualidade envolve muitas variáveis, exceto: ✂️ a) Uma organização inovadora, aberta, dinâmica, com um projeto pedagógico coerente, aberto, participativo; com infraestrutura adequada, atualizada, confortável; tecnologias acessíveis, rápidas e renovadas. ✂️ b) Uma organização que congregue docentes bem preparados intelectual, emocional, comunicacional e eticamente; motivados e com boas condições profissionais, e onde se desencoraje uma relação efetiva com os alunos. O professor não deve conhecer seus alunos, mas apenas acompanhá-los em seu caminho de aprendizagem, guiando todos, igualmente, rumo ao mesmo conhecimento. ✂️ c) Uma organização que tenha alunos motivados, preparados intelectual e emocionalmente, com capacidade de gerenciamento pessoal e grupal. ✂️ d) Uma organização que equilibre o planejamento institucional e o pessoal nas organizações educacionais, integre um planejamento flexível com criatividade sinérgica, permita um equilíbrio entre a flexibilidade e o planejamento. ✂️ e) Uma organização que valorize a flexibilidade espaçotemporal, pessoal e de grupo, que ofereça menos conteúdos fixos e processos mais abertos de pesquisa e de comunicação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q4443 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor de Educação Básica, Prefeitura de São José de Sabugi PB, EDUCANÃO constitui uma etapa na elaboração do plano de ensino: ✂️ a) Determinação dos objetivos. ✂️ b) Seleção e organização dos conteúdos. ✂️ c) Definição da metodologia de ensino e dos procedimentos adequados. ✂️ d) Execução do plano. ✂️ e) Organização das formas de avaliação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q24875 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Pedagogo, CISCOPARAvaliar é o ato de diagnosticar uma experiência, tendo em vista reorientá-la para produzir o melhor resultado possível. Sobre a avaliação da aprendizagem, é INCORRETO afirmar: ✂️ a) A avaliação da aprendizagem não possui uma finalidade em si; ela subsidia decisões a respeito da aprendizagem dos alunos para garantir a qualidade do resultado. ✂️ b) Notas e conceitos expressam exatamente quanto o aluno aprendeu. ✂️ c) Provas, trabalhos, maquetes e seminários são instrumentos utilizados para aferir a aprendizagem dos alunos. ✂️ d) A avaliação é um julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade, tendo em vista uma tomada de decisão. ✂️ e) A avaliação da aprendizagem adquire sentido quando se articula com o projeto político pedagógico e com o plano de aula. Resolver questão 🗨️ Comentários 5 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q319227 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Assessor Administrativo, MPE RS, FCCConsidere as afirmações sobre as características da Educação à Distância. I. Permite a interatividade entre professor e alunos. II. Rompe barreiras geográficas, democratizando o acesso ao ensino. III. Reduz o controle e a participação dos alunos sobre o processo de aprendizado. IV. Permite uma grande expansão do ensino, mas respeita os distintos ritmos de aprendizagem. V. Permite apenas a utilização de dispositivos multimídia, excluindo, portanto, impressos e outros meios. São verdadeiras APENAS as afirmações ✂️ a) I, II e IV. ✂️ b) III e IV. ✂️ c) I, II e V. ✂️ d) I, III e V. ✂️ e) II e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q321376 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCCJonas é um aluno de 14 anos matriculado na quarta série do Ensino Fundamental I, de uma escola regular, e que apresenta deficiência mental sem causa definida. Está, aos poucos, se desenvolvendo no processo de alfabetização; entretanto, apresenta comportamentos muito infantis e inadequados (como se levantar muitas vezes da carteira, fazer birra, pegar material dos colegas etc.), o que atrapalha a dinâmica da sala de aula. Jonas demonstra baixa autoestima e muita insegurança. Nesse caso, a intervenção pedagógica mais adequada seria a professora ✂️ a) intensificar os conteúdos escolares, a fim de controlar os comportamentos infantis e inadequados do aluno. ✂️ b) aceitar os comportamentos do aluno, uma vez que, em função de sua deficiência mental, o mesmo não apresenta condições de melhorar nesse aspecto. ✂️ c) demonstrar ao aluno a crença nas suas potencialidades, propondo situações em que ele possa desenvolver independência e iniciativa, melhorando, assim, o conceito que tem de si mesmo. ✂️ d) reforçar a autoestima do aluno com elogios e aguardar seu amadurecimento natural, a fim de que seu desenvolvimento e potencial de aprendizagem acadêmica sejam atualizados. ✂️ e) investir na adequação comportamental do aluno, uma vez que este é o objetivo mais importante da educação inclusiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q47887 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATECSegundo Moyles, analise as seguintes sentenças: Brincar de faz de conta, fingir e imaginar são características do brincar lúdico (1ª parte). Os jogos baseados na lógica podem ajudar a criança a fazer conexões e pensar criativamente (2ª parte). Os jogos com regras limitam a autonomia e a criatividade da criança porque impõem uma estrutura de jogo e não permitem interpretações e questionamentos (3ª parte). Quais estão corretas? ✂️ a) Apenas 1ª parte. ✂️ b) Apenas 3ª parte. ✂️ c) Apenas 1ª e 2ª partes. ✂️ d) Apenas 1ª e 3ª partes. ✂️ e) Apenas 2ª e 3ª partes. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q320005 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIOSegundo Zabalza (1998), a fundamentação de um novo conceito de criança pequena como sujeito da educação constitui a base dos desafios que a escola infantil precisa enfrentar. O autor compreende que a criança: ✂️ a) é aberta aos novos conhecimentos, pois, sendo muito nova ao chegar à escola, não traz muitas experiências prévias, sendo a instituição responsável por fornecer os conhecimentos necessários para seu desenvolvimento ✂️ b) é competente e, ao entrar na escola, já traz consigo vivências, destrezas que a escola aproveitará como alicerces do seu desenvolvimento, sendo necessário, portanto, pensá-la como sujeito potente ✂️ c) é um ser puro e ingênuo que precisa ser preservado da violência urbana e das informações nocivas ao seu desenvolvimento, sendo papel da escola preservá-la das influências negativas. ✂️ d) chega à instituição de Educação Infantil com muitas defasagens, tendo em vista suas experiências familiares, cabendo à escola suprir as carências infantis e prepará-la para o Ensino Fundamental. ✂️ e) chega à escola com muitas experiências e conhecimentos e o papel da instituição é deixá-la livre para continuar seu desenvolvimento espontâneo, garantindo momentos agradáveis, acolhedores e significativos Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q837669 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Professor de Educação Infantil, GS Assessoria e Concursos, 2021A educação brasileira é organizada por meio dos sistemas de ensino _____________________________________. Já a estrutura do sistema educacional regular brasileiro é formada por: __________ e ___________. Assinale a alternativa que preenche as lacunas corretamente. ✂️ a) dos Estados e dos Municípios; educação básica; educação superior. ✂️ b) da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; educação básica; educação superior. ✂️ c) dos Estados e dos Municípios; educação profissional; educação especial. ✂️ d) da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; educação básica; educação profissional. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q326227 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCCPara que a democratização do acesso à educação tenha uma função realmente inclusiva é indispensável universalizar ✂️ a) a articulação teoria e prática no magistério. ✂️ b) a cultura local em seus aspectos pitorescos. ✂️ c) o acesso ao divertimento e ao lazer variado. ✂️ d) a relevância das aprendizagens escolares. ✂️ e) a constante reflexão sobre a prática individual. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q325481 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017A deficiência intelectual caracteriza-se por ✂️ a) limitações significativas no funcionamento adaptativo de habilidades como autocuidados e vida doméstica. ✂️ b) funcionamento intelectual significativamente inferior à média associado a distúrbios comportamentais. ✂️ c) funcionamento intelectual significativamente inferior à média associado à dificuldade visual. ✂️ d) limitações significativas no funcionamento adaptativo na área da comunicação associada à deficiência auditiva. ✂️ e) dificuldade de mobilidade e de comunicação iniciada antes dos dois anos de idade. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q57653 | Pedagogia, A Iniciação CientíficaDe acordo com Lakatos (Fundamentos de Metodologia Científica) todas as ciências caracterizam-se pela utilização de métodos científicos; em contrapartida, nem todos os ramos de estudo que empregam estes métodos são ciências. Dessas afirmações podemos concluir que a utilização de métodos científicos não é da alçada exclusiva da ciência, mas não há ciência sem o emprego de métodos científicos. Assinale a alternativa que define corretamente o que é método científico, de acordo com o autor acima citado. ✂️ a) O método é a base para o desenvolvimento de uma pesquisa estritamente científica com maior segurança e economia. É por meio da escolha e utilização de métodos que o pesquisador alcança os objetivos e comprova de forma imutável e infalível suas hipóteses. ✂️ b) O método é o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo - conhecimentos válidos e verdadeiros -, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista. ✂️ c) O método é o conjunto das atividades assistemáticas desenvolvidas pelo pesquisador, para que por meio do seu problema de pesquisa possa alcançar o objetivo - conhecimentos válidos, verdadeiros e infalíveis -, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista. ✂️ d) O método é o conjunto das atividades que buscam viabilizar a organização do trabalho do pesquisador, para que assim encontrar as respostas para seu problema de pesquisa, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo - conhecimentos válidos, verdadeiros e infalíveis -, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista. ✂️ e) O método é o conjunto das atividades definidas pelo pesquisador para que suas hipóteses possam ser verificadas e nunca negadas e para que, com maior segurança e economia, permita alcançar o objetivo do problema de pesquisa - conhecimentos válidos, verdadeiros e imutáveis -, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q326451 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Educador Social, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018As práticas pedagógicas que consideram o aspecto social da vulnerabilidade social devem ✂️ a) considerar que as pessoas são, a priori, vulneráveis, o que gera situações de risco. ✂️ b) fomentar as possibilidades de acesso às informações e a capacidade de elaborá-las e incorporá-las nas práticas cotidianas. ✂️ c) priorizar a discussão pedagógica sobre o tráfico de drogas como a causa principal de seu consumo. ✂️ d) priorizar a discussão pedagógica sobre a economia como a causa principal do uso de drogas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q322010 | Pedagogia, Professor II, SEE SP, VUNESPBersch declara que a Tecnologia Assistiva deve ser entendida como um auxílio que promoverá a ampliação de uma habilidade funcional deficitária ou possibilitará a realização da função desejada e que se encontra impedida por circunstância de deficiência. Os professores especializados responsáveis pelo Atendimento Educacional Especializado podem fazer uso de algumas modalidades da Tecnologia Assistiva. Assinale a alternativa que descreve a modalidade que pode ser usada pelo professor especializado, apontada por Bersch. ✂️ a) Desenvolvimento de projetos de mobilidade aumentativa/ alternativa. ✂️ b) Adequação de recursos da informática. ✂️ c) Desenvolvimento de projetos arquitetônicos para a acessibilidade. ✂️ d) Adaptações em veículos. ✂️ e) Sistema de controle de ambiente. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q324681 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico, UEPA PA, CESPE CEBRASPETendo em vista as metodologias ativas de ensino, assinale a opção incorreta. ✂️ a) Nessas metodologias, o aprendizado está centrado na transmissão de conteúdos e na figura do professor. ✂️ b) Referidas metodologias incentivam a busca ativa e constante de informações e o trabalho em equipe. ✂️ c) As metodologias ativas de ensino favorecem o desenvolvimento da auto-avaliação e da avaliação grupal. ✂️ d) As metodologias em questão contribuem para o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q320459 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Atualmente agrupam-se sob a denominação de transtornos do espectro autista os seguintes transtornos: ✂️ a) autismo, síndrome de Rett e transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação. ✂️ b) síndrome de Rett, síndrome de Asperger e dificuldades de aprendizagem. ✂️ c) transtorno desintegrativo da infância, síndrome de Asperger e síndrome de Rett. ✂️ d) autismo, dificuldades de aprendizagem e síndrome de Down. ✂️ e) síndrome de Rett, síndrome de Asperger e síndrome de Down. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q325209 | Pedagogia, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCCUm elemento importante do trabalho de alfabetização é a criação (na sala de aula e na escola como um todo) de um ambiente alfabetizador, tanto por parte do professor, quanto dos outros profissionais da instituição. Nesse sentido, o professor deve ✂️ a) optar por materiais escritos produzidos para o uso escolar, como livros didáticos, uma vez que não precisam ser adaptados ou transformados para se adequarem aos alunos. ✂️ b) adaptar materiais diversos de uso social em sua linguagem e formato para que se adequem à realidade dos alunos e sua capacidade de compreensão, evitando-se materiais complexos e muito extensos dentro da sala de aula. ✂️ c) selecionar, além de materiais produzidos para o uso escolar, os diversos tipos de texto que circulam na sociedade, de preferência em seus suportes originais, cumprindo a mesma função que exercem fora da escola, desde que não sejam inadequados aos alunos. ✂️ d) produzir com a equipe da escola materiais escritos para uso no processo de alfabetização, que considerem as características do ano de escolaridade, a realidade do grupo de alunos e os objetivos didáticos, evitando inadequações naquilo que é apresentado à classe. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q324733 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Acerca da deficiência visual, assinale a opção correta. ✂️ a) A visão depende exclusivamente do bom funcionamento do olho. ✂️ b) A aprendizagem da pessoa com deficiência visual depende do uso de softwares e aplicativos de computador. ✂️ c) A baixa visão apresenta uma definição clara e objetiva, ao contrário da cegueira que inclui uma variedade de comprometimentos visuais. ✂️ d) Do ponto de vista educacional, considera-se deficiente visual especificamente aquele que utiliza os sentidos remanescentes no processo de aprendizagem. ✂️ e) A deficiência visual inclui dois grupos de condições distintas: cegueira e baixa visão. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q57532 | Pedagogia, Alfabetização e LetramentoNo que diz respeito à literatura infantil, coloque V para o que é verdadeiro e F para o que é falso. ( ) O trabalho com literatura no dia a dia das crianças é importante para que elas participem do mundo letrado e da linguagem escrita. ( ) Ao conhecer muitas histórias, a criança não vai compreendendo as características dos diversos tipos de narrativas. ( ) Na Educação Infantil, é essencial que o trabalho a ser feito com textos literários seja realizado só de forma espontânea. ( ) Histórias com repetição favorecem a compreensão e a memorização do texto pelas crianças, permitindo uma leitura autônoma. ( ) As situações de leitura participativa convidam a criança a assumir o papel de leitora, desafiando-a para novos aprendizados. Assinale a alternativa, observando a ordem das respostas dadas acima. ✂️ a) (F); (V); (V); (F); (V). ✂️ b) (V); (V); (F); (V); (F). ✂️ c) (F);(F);(V); (V); (V) ✂️ d) (V); (F); (F); (V); (V). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q321665 | Pedagogia, Professor, SEE SP, VUNESPSegundo Reily, os sistemas de comunicação alternativa são recursos necessários para pessoas que apresentam impedimentos ou prejuízos na produção de sons e palavras reconhecíveis na língua. A autora aponta alguns grupos que podem se beneficiar do uso dos sistemas de comunicação. São pessoas que necessitam: I. a longo prazo, de um meio alternativo de expressão, mas que preservam a capacidade de compreensão da linguagem oral; II. de comunicação alternativa como estímulo para aquisição de habilidade e competências; III. de comunicação alternativa para aquisição de linguagem; IV. temporariamente de um auxílio de comunicação, pois há expectativa de aquisição ou retomada da fala no futuro. Está correto o que se afirma apenas em ✂️ a) I e II. ✂️ b) I e III. ✂️ c) I e IV. ✂️ d) I, II e III. ✂️ e) I, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q5115 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SEED PR, UFPRO professor, para desempenhar sua função, precisa basear seu trabalho em três eixos fundamentais. Assinale a alternativa que apresenta esses eixos. ✂️ a) Dom para ensinar, amor aos alunos e espírito solidário. ✂️ b) Domínio teórico-prático dos conteúdos da disciplina, domínio de métodos para encaminhar didaticamente esses conteúdos e compromisso com a aprendizagem dos alunos. ✂️ c) Avaliação da aprendizagem de forma sistemática, uso de recursos didáticos essenciais às necessidades de ensinoaprendizagem e domínios de novas tecnologias . ✂️ d) Domínio legal, institucional e conceitual. ✂️ e) Competência, habilidade e solidariedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q38628 | Pedagogia, Professor, IFSPSegundo José Manuel Moran, “Muitas formas de ensinar hoje não se justificam mais. Perdemos tempo demais, aprendemos muito pouco, desmotivamo-nos continuamente. Tanto professores como alunos temos a clara sensação de que muitas aulas convencionais estão ultrapassadas." Para tornar o processo ensino-aprendizagem mais dinâmico e inovador, o autor destaca como deve ser a escola e seus personagens. Assim, na concepção de Moran, o ensino de qualidade envolve muitas variáveis, exceto: ✂️ a) Uma organização inovadora, aberta, dinâmica, com um projeto pedagógico coerente, aberto, participativo; com infraestrutura adequada, atualizada, confortável; tecnologias acessíveis, rápidas e renovadas. ✂️ b) Uma organização que congregue docentes bem preparados intelectual, emocional, comunicacional e eticamente; motivados e com boas condições profissionais, e onde se desencoraje uma relação efetiva com os alunos. O professor não deve conhecer seus alunos, mas apenas acompanhá-los em seu caminho de aprendizagem, guiando todos, igualmente, rumo ao mesmo conhecimento. ✂️ c) Uma organização que tenha alunos motivados, preparados intelectual e emocionalmente, com capacidade de gerenciamento pessoal e grupal. ✂️ d) Uma organização que equilibre o planejamento institucional e o pessoal nas organizações educacionais, integre um planejamento flexível com criatividade sinérgica, permita um equilíbrio entre a flexibilidade e o planejamento. ✂️ e) Uma organização que valorize a flexibilidade espaçotemporal, pessoal e de grupo, que ofereça menos conteúdos fixos e processos mais abertos de pesquisa e de comunicação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q4443 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor de Educação Básica, Prefeitura de São José de Sabugi PB, EDUCANÃO constitui uma etapa na elaboração do plano de ensino: ✂️ a) Determinação dos objetivos. ✂️ b) Seleção e organização dos conteúdos. ✂️ c) Definição da metodologia de ensino e dos procedimentos adequados. ✂️ d) Execução do plano. ✂️ e) Organização das formas de avaliação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q24875 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Pedagogo, CISCOPARAvaliar é o ato de diagnosticar uma experiência, tendo em vista reorientá-la para produzir o melhor resultado possível. Sobre a avaliação da aprendizagem, é INCORRETO afirmar: ✂️ a) A avaliação da aprendizagem não possui uma finalidade em si; ela subsidia decisões a respeito da aprendizagem dos alunos para garantir a qualidade do resultado. ✂️ b) Notas e conceitos expressam exatamente quanto o aluno aprendeu. ✂️ c) Provas, trabalhos, maquetes e seminários são instrumentos utilizados para aferir a aprendizagem dos alunos. ✂️ d) A avaliação é um julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade, tendo em vista uma tomada de decisão. ✂️ e) A avaliação da aprendizagem adquire sentido quando se articula com o projeto político pedagógico e com o plano de aula. Resolver questão 🗨️ Comentários 5 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q319227 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Assessor Administrativo, MPE RS, FCCConsidere as afirmações sobre as características da Educação à Distância. I. Permite a interatividade entre professor e alunos. II. Rompe barreiras geográficas, democratizando o acesso ao ensino. III. Reduz o controle e a participação dos alunos sobre o processo de aprendizado. IV. Permite uma grande expansão do ensino, mas respeita os distintos ritmos de aprendizagem. V. Permite apenas a utilização de dispositivos multimídia, excluindo, portanto, impressos e outros meios. São verdadeiras APENAS as afirmações ✂️ a) I, II e IV. ✂️ b) III e IV. ✂️ c) I, II e V. ✂️ d) I, III e V. ✂️ e) II e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q321376 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCCJonas é um aluno de 14 anos matriculado na quarta série do Ensino Fundamental I, de uma escola regular, e que apresenta deficiência mental sem causa definida. Está, aos poucos, se desenvolvendo no processo de alfabetização; entretanto, apresenta comportamentos muito infantis e inadequados (como se levantar muitas vezes da carteira, fazer birra, pegar material dos colegas etc.), o que atrapalha a dinâmica da sala de aula. Jonas demonstra baixa autoestima e muita insegurança. Nesse caso, a intervenção pedagógica mais adequada seria a professora ✂️ a) intensificar os conteúdos escolares, a fim de controlar os comportamentos infantis e inadequados do aluno. ✂️ b) aceitar os comportamentos do aluno, uma vez que, em função de sua deficiência mental, o mesmo não apresenta condições de melhorar nesse aspecto. ✂️ c) demonstrar ao aluno a crença nas suas potencialidades, propondo situações em que ele possa desenvolver independência e iniciativa, melhorando, assim, o conceito que tem de si mesmo. ✂️ d) reforçar a autoestima do aluno com elogios e aguardar seu amadurecimento natural, a fim de que seu desenvolvimento e potencial de aprendizagem acadêmica sejam atualizados. ✂️ e) investir na adequação comportamental do aluno, uma vez que este é o objetivo mais importante da educação inclusiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q47887 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATECSegundo Moyles, analise as seguintes sentenças: Brincar de faz de conta, fingir e imaginar são características do brincar lúdico (1ª parte). Os jogos baseados na lógica podem ajudar a criança a fazer conexões e pensar criativamente (2ª parte). Os jogos com regras limitam a autonomia e a criatividade da criança porque impõem uma estrutura de jogo e não permitem interpretações e questionamentos (3ª parte). Quais estão corretas? ✂️ a) Apenas 1ª parte. ✂️ b) Apenas 3ª parte. ✂️ c) Apenas 1ª e 2ª partes. ✂️ d) Apenas 1ª e 3ª partes. ✂️ e) Apenas 2ª e 3ª partes. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q320005 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIOSegundo Zabalza (1998), a fundamentação de um novo conceito de criança pequena como sujeito da educação constitui a base dos desafios que a escola infantil precisa enfrentar. O autor compreende que a criança: ✂️ a) é aberta aos novos conhecimentos, pois, sendo muito nova ao chegar à escola, não traz muitas experiências prévias, sendo a instituição responsável por fornecer os conhecimentos necessários para seu desenvolvimento ✂️ b) é competente e, ao entrar na escola, já traz consigo vivências, destrezas que a escola aproveitará como alicerces do seu desenvolvimento, sendo necessário, portanto, pensá-la como sujeito potente ✂️ c) é um ser puro e ingênuo que precisa ser preservado da violência urbana e das informações nocivas ao seu desenvolvimento, sendo papel da escola preservá-la das influências negativas. ✂️ d) chega à instituição de Educação Infantil com muitas defasagens, tendo em vista suas experiências familiares, cabendo à escola suprir as carências infantis e prepará-la para o Ensino Fundamental. ✂️ e) chega à escola com muitas experiências e conhecimentos e o papel da instituição é deixá-la livre para continuar seu desenvolvimento espontâneo, garantindo momentos agradáveis, acolhedores e significativos Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q837669 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Professor de Educação Infantil, GS Assessoria e Concursos, 2021A educação brasileira é organizada por meio dos sistemas de ensino _____________________________________. Já a estrutura do sistema educacional regular brasileiro é formada por: __________ e ___________. Assinale a alternativa que preenche as lacunas corretamente. ✂️ a) dos Estados e dos Municípios; educação básica; educação superior. ✂️ b) da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; educação básica; educação superior. ✂️ c) dos Estados e dos Municípios; educação profissional; educação especial. ✂️ d) da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; educação básica; educação profissional. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q326227 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCCPara que a democratização do acesso à educação tenha uma função realmente inclusiva é indispensável universalizar ✂️ a) a articulação teoria e prática no magistério. ✂️ b) a cultura local em seus aspectos pitorescos. ✂️ c) o acesso ao divertimento e ao lazer variado. ✂️ d) a relevância das aprendizagens escolares. ✂️ e) a constante reflexão sobre a prática individual. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro