Questões de Concursos Pedagogia

Resolva questões de Pedagogia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1065346 | Pedagogia, Legislação da Educação, Bloco Temático 6 Desenvolvimento Socioeconômico, CNU, FGV, 2025

Com base nas diretrizes da educação brasileira, analise as afirmativas a seguir, considerando V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

( ) As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa, e de gestão financeira e patrimonial, buscando fazer ensino, pesquisa e extensão.
( ) Os municípios atuarão somente no ensino infantil, enquanto estados e o Distrito Federal atuarão prioritariamente no ensino fundamental e médio.
( ) O ensino religioso, de matrícula obrigatória, constitui disciplina dos horários regulares das escolas públicas de ensino fundamental.

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1065290 | Pedagogia, Pesquisa em Educação, Bloco Temático 2 Cultura e Educação, CNU, FGV, 2025

Um pesquisador decide coletar dados qualitativos em uma pesquisa sobre a transformação tecnológica na vida cotidiana de jovens estudantes universitários de 18 a 26 anos.
Nesse caso, a entrevista episódica é uma opção interessante porque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1065289 | Pedagogia, Pesquisa em Educação, Bloco Temático 2 Cultura e Educação, CNU, FGV, 2025

Um grupo de pesquisadores está desenvolvendo uma investigação para avaliar os impactos ambientais de um programa governamental de reflorestamento urbano na biodiversidade local. Durante a definição do protocolo, eles precisam formular hipóteses que orientem o desenho metodológico, permitindo a coleta de dados e testes que confirmem ou refutem as relações propostas entre os fenômenos ambientais estudados.
Para servir como base para o planejamento da pesquisa e possibilitar sua comprovação ou refutação empírica, as hipóteses a serem formuladas devem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1065287 | Pedagogia, Pesquisa em Educação, Bloco Temático 2 Cultura e Educação, CNU, FGV, 2025

Um grupo de estudantes está iniciando um trabalho científico e percebe que muitos colegas ainda têm dificuldades para compreender a importância da metodologia no processo de pesquisa. Alguns acreditam que basta coletar informações e descrevê-las, enquanto outros pensam em seguir procedimentos aleatórios conforme a conveniência. Surge, então, a necessidade de esclarecer o que realmente significa seguir uma metodologia adequada e estruturada no desenvolvimento de qualquer estudo. A metodologia científica deve ser conceituada como o conjunto de procedimentos que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1065118 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Santana do Manhuaçu MG, OBJETIVA, 2025

O ldeb é um indicador criado pelo governo federal para medir a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q1061510 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Área de Atuação 4 Educação Matemática e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

Durante uma formação continuada, os professores de matemática de uma instituição de ensino discutiram metodologias que poderiam promover maior engajamento dos estudantes e favorecer o desenvolvimento do pensamento crítico e da autonomia. Alguns deles mencionaram a resolução de problemas, a modelagem matemática e a investigação como estratégias centrais para a aprendizagem.

Considerando as metodologias de ensino contemporâneas relacionadas à matemática, assinale a opção em que é corretamente descrito o enfoque didático evidenciado nessa situação hipotética.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1061443 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Área de Atuação 9 Matemática e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da abordagem de temas contemporâneos transversais em sala de aula, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1061442 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Área de Atuação 9 Matemática e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação aos papéis formativo e instrumental da matemática no ensino médio, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1061441 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Área de Atuação 9 Matemática e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação ao desenvolvimento do letramento matemático dos estudantes no ensino fundamental, assinale a opção correta de acordo com a BNCC.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1061440 | Pedagogia, Legislação da Educação, Área de Atuação 9 Matemática e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

De acordo com a BNCC, entre as habilidades que devem ser desenvolvidas pelos alunos no ensino médio no âmbito da unidade temática de geometria e medidas está a habilidade de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1061439 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Área de Atuação 9 Matemática e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere às competências específicas de matemática e suas tecnologias para o ensino médio, espera-se, segundo a BNCC, que um estudante do ensino médio
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1061437 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Área de Atuação 9 Matemática e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

Entre as competências e habilidades relacionadas à contextualização sociocultural que devem ser desenvolvidas em matemática, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais, espera-se que um aluno do ensino médio seja capaz de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1061436 | Pedagogia, Legislação da Educação, Área de Atuação 9 Matemática e Áreas Afins, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerada a unidade temática relativa à probabilidade e estatística constante da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino fundamental, é correto afirmar que o objeto de conhecimento que se inicia apenas no 8.º ano é a(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1061435 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Área de Atuação 8 Letras Linguística e Áreas de Língua Portuguesa, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

Entre os recursos didáticos utilizados no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da UNIVESP, estão os recursos educacionais abertos, que são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1061434 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Área de Atuação 8 Letras Linguística e Áreas de Língua Portuguesa, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

A didática com foco na aprendizagem significativa enfatiza
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1060911 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Bloco Temático 2 Cultura e Educação, CNU, FGV, 2025

Em um estudo de caso realizado em uma escola pública, pesquisadores observaram que as práticas pedagógicas tradicionais dificultavam a inclusão de estudantes de contextos culturais diversos. Para enfrentar esse desafio, foram implementadas ações que valorizavam o capital cultural de diferentes grupos, promovendo o diálogo intercultural e adaptando conteúdos e metodologias às realidades locais.
Considerando essa experiência local, é correto afirmar que a contribuição dos estudos de caso para a compreensão e transformação dos processos educativos, em contextos culturais diversos, consiste em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1060898 | Pedagogia, Legislação da Educação, Bloco Temático 2 Cultura e Educação, CNU, FGV, 2025

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, também conhecida como LDB (Lei nº 9.394/1996), estabelece as competências e responsabilidades dos diferentes entes federativos na organização, manutenção e desenvolvimento da educação no Brasil.
Considerando as incumbências definidas pela LDB, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1060897 | Pedagogia, Legislação da Educação, Bloco Temático 2 Cultura e Educação, CNU, FGV, 2025

A Política Nacional de Educação Ambiental, instituída pela Lei nº 9.795/1999, estabelece as diretrizes para o desenvolvimento de competências voltadas para a conservação do meio ambiente e a construção de uma sociedade sustentável.
Em relação à educação ambiental, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1060896 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Bloco Temático 2 Cultura e Educação, CNU, FGV, 2025

A teoria da distância transacional, de Michael G. Moore, oferece uma matriz conceitual para a avaliação das ações pedagógicas no âmbito da Educação a Distância (EaD). A distância transacional está em função das variáveis diálogo, estrutura e autonomia do aluno.
A alternativa que descreve adequadamente a relação entre uma variável e a distância transacional é a seguinte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1060894 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Bloco Temático 2 Cultura e Educação, CNU, FGV, 2025

O Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG), com vigência prevista para 2025-2029, aponta o aprimoramento do componente da extensão universitária como um dos desafios para a expansão do sistema de pós-graduação.
A expansão dos projetos de extensão significa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.