Questões de Concursos: Pedagogia

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Pedagogia. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q325481 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

A deficiência intelectual caracteriza-se por

2 Q57653 | Pedagogia, A Iniciação Científica

De acordo com Lakatos (Fundamentos de Metodologia Científica) todas as ciências caracterizam-se pela utilização de métodos científicos; em contrapartida, nem todos os ramos de estudo que empregam estes métodos são ciências. Dessas afirmações podemos concluir que a utilização de métodos científicos não é da alçada exclusiva da ciência, mas não há ciência sem o emprego de métodos científicos. Assinale a alternativa que define corretamente o que é método científico, de acordo com o autor acima citado.

3 Q326451 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Educador Social, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE

As práticas pedagógicas que consideram o aspecto social da vulnerabilidade social devem

4 Q322010 | Pedagogia, Professor II, SEE SP, VUNESP

Bersch declara que a Tecnologia Assistiva deve ser entendida como um auxílio que promoverá a ampliação de uma habilidade funcional deficitária ou possibilitará a realização da função desejada e que se encontra impedida por circunstância de deficiência. Os professores especializados responsáveis pelo Atendimento Educacional Especializado podem fazer uso de algumas modalidades da Tecnologia Assistiva.

Assinale a alternativa que descreve a modalidade que pode ser usada pelo professor especializado, apontada por Bersch.

5 Q324681 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico, UEPA PA, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista as metodologias ativas de ensino, assinale a opção incorreta.

6 Q325209 | Pedagogia, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCC

Um elemento importante do trabalho de alfabetização é a criação (na sala de aula e na escola como um todo) de um ambiente alfabetizador, tanto por parte do professor, quanto dos outros profissionais da instituição. Nesse sentido, o professor deve

7 Q320459 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

Atualmente agrupam-se sob a denominação de transtornos do espectro autista os seguintes transtornos:

8 Q324733 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

Acerca da deficiência visual, assinale a opção correta.

9 Q57532 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento

No que diz respeito à literatura infantil, coloque V para o que é verdadeiro e F para o que é falso.

( ) O trabalho com literatura no dia a dia das crianças é importante para que elas participem do mundo letrado e da linguagem escrita.
( ) Ao conhecer muitas histórias, a criança não vai compreendendo as características dos diversos tipos de narrativas.
( ) Na Educação Infantil, é essencial que o trabalho a ser feito com textos literários seja realizado só de forma espontânea.
( ) Histórias com repetição favorecem a compreensão e a memorização do texto pelas crianças, permitindo uma leitura autônoma.
( ) As situações de leitura participativa convidam a criança a assumir o papel de leitora, desafiando-a para novos aprendizados.

Assinale a alternativa, observando a ordem das respostas dadas acima.

10 Q321665 | Pedagogia, Professor, SEE SP, VUNESP

Segundo Reily, os sistemas de comunicação alternativa são recursos necessários para pessoas que apresentam impedimentos ou prejuízos na produção de sons e palavras reconhecíveis na língua. A autora aponta alguns grupos que podem se beneficiar do uso dos sistemas de comunicação. São pessoas que necessitam:

I. a longo prazo, de um meio alternativo de expressão, mas que preservam a capacidade de compreensão da linguagem oral;
II. de comunicação alternativa como estímulo para aquisição de habilidade e competências;
III. de comunicação alternativa para aquisição de linguagem;
IV. temporariamente de um auxílio de comunicação, pois há expectativa de aquisição ou retomada da fala no futuro.

Está correto o que se afirma apenas em

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.