Questões de Concursos Publicidade e Propaganda

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1Q943642 | Publicidade e Propaganda, Direção de Arte, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Uma agência de publicidade e propaganda funciona sobre quatro pilares fundamentais: o atendimento, o planejamento, a mídia e a criação. A respeito do relacionamento da área de criação com os demais departamentos, podemos afirmar que:

I. Criação e mídia caminham juntas, não dá para criar sem considerar o meio em que a mensagem será veiculada.

II. Atendimento e criação vivem eternamente uma disputa, cada qual querendo fazer prevalecer seus pontos de vista sobre o melhor direcionamento para o trabalho publicitário.

III. A responsabilidade final sobre a qualidade da produção gráfica, eletrônica ou digital das peças publicitárias é da área da criação.

IV. A turma de criação deve ficar isolada dos planejadores que vão elaborar o planejamento de comunicação para determinada campanha, para não os influenciar antecipadamente com suas ideias preconcebidas.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas:
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2Q943649 | Publicidade e Propaganda, Sociologia da Comunicação, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Os estudos de Marshall McLuhan eram focados nas dimensões sinestésicas e estéticas que o meio possibilita, ao invés dos aspectos funcionais e ideológicos em que um meio se diferencia do outro. Com base nesta afirmação, avalie as informações a seguir:

I. O meio é a mensagem, ou seja, é uma extensão do homem à medida em que suas características específicas nos modelam e determinam as peculiaridades das mensagens transmitidas.

II. O determinismo tecnológico representa a evolução das culturas como decorrentes de uma afetação direta dos modelos de tecnologias que emergem e que determinam os modos de ser do ser humano.

III. A ideia de aldeia global refere-se ao fato de que o progresso tecnológico acabou por reduzir todo o planeta à mesma situação que ocorre numa aldeia, onde a tecnologia diminui as distâncias e incompreensões estre as pessoas e promove uma consciência global interplanetária.

Das afirmativas anteriores qual (quais) são CORRETAS?
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3Q943662 | Publicidade e Propaganda, Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Uma agência de publicidade digital foi contratada para fazer a plataforma web de um novo filme de terror da Warner Brothers. Os designers envolvidos, após árduo trabalho, fazem um layout sofisticado e a Warner fica entusiasmada com as possibilidades. O Website tem uma atmosfera dark, todo construído com cores escuras, mas a Warner teme por um fracasso e quer fazer um teste qualitativo em praças chave para seu negócio. O teste ocorre em Paris, Tókio, São Paulo, Cidade do Cabo e New York. Apesar da aceitação excelente, o website foi reprovado, como um website de um filme de terror, na praça Tókio. Preocupados com o resultado, os designers investigaram a pesquisa e descobriram que a cor da morte no Japão é o branco não o preto. No Japão, o que dá medo são as imagens geladas do inverno branco japonês, ao contrário do escuro das trevas, como de costume no mundo ocidental. Esse aspecto cultural se ignorado poderia colocar o projeto em risco.

Portanto, pode-se dizer que esse problema é um problema de:
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4Q944968 | Publicidade e Propaganda, Teóricos da Comunicação, Publicidade e Propaganda, MEC, INEP, 2022

TEXTO 1
Durante séculos, a situação da escrita foi de tal ordem que a um reduzido número de escritores correspondia um número de vários milhares de leitores. No início do século passado, verificou-se uma mudança nessa situação. Tudo isso começou com a imprensa diária, ao abrir aos leitores o seu “correio”. Atualmente, a situação é tal que quase não deve haver um europeu, inserido no mundo do trabalho, que não tenha tido possibilidade de publicar uma experiência laboral, uma reclamação, uma reportagem ou algo afim. Assim, a diferença entre autor e público está prestes a perder o seu caráter fundamental.
BENJAMIN, W. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. In: LIMA, L. C. Teoria da Cultura de Massa. São Paulo: Paz e Terra, 2000 (adaptado).

TEXTO 2
Filmando em estúdios de garagem, reproduzindo efeitos especiais em computadores domésticos e pegando músicas de CDs e de arquivos MP3, os fãs criaram novas versões da mitologia de Guerra nas Estrelas (1977). A circulação amplamente difundida de bens relacionados à Guerra nas Estrelas disponibilizou recursos a uma geração emergente de cineastas adolescentes e jovens. Guerra nas Estrelas tornou-se a “lenda” deles, e agora eles estão determinados a reescrevê-la a seu modo. JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2003 (adaptado).


A liberação do polo de emissão na criação e circulação de conteúdos abordada nos textos traz impactos para a comunicação publicitária. A esse respeito, assinale a opção correta.
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5Q943647 | Publicidade e Propaganda, Direção de Arte, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Um tradicional anunciante brasileiro resolveu lançar um novo produto, por meio de uma grande campanha publicitária. Chamou sua agência de publicidade e fez com ela uma reunião de briefing. Nesta reunião, forneceu uma série de informações para o desenvolvimento da campanha de lançamento. As informações que, necessariamente, devem fazer parte de um briefing são
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6Q943653 | Publicidade e Propaganda, Marketing e Gestão de Marcas, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Para Natura, marca é uma cultura que forma a dinâmica de relações estabelecidas entre a empresa/produto e os stakeholders, que cria valor para todas as partes interessadas. Assim, entendemos que nossa marca representa o pensamento dessa comunidade, da qual somos parte.

Em 2008, contratamos uma empresa para realizar uma pesquisa sobre a imagem da marca Natura. A pesquisa foi realizada com 1200 pessoas entre homens e mulheres, das classes A, B,C e D, em três diferentes cidades brasileiras, com o intuito de definir os atributos dados pelos consumidores à marca Natura, comparativamente a determinados concorrentes. Selecionamos 11 atributos de marca que acreditamos serem importantes para nossos negócios e a empresa que contratamos realizou a pesquisa com base nestes atributos. Ficamos em primeiro lugar em todos os atributos.

O resultado desta pesquisa demonstra a posição de liderança de imagem da marca Natura no mercado brasileiro, que acreditamos decorre, em grande parte, de nossa capacidade em praticar nossas crenças e valores. "

Fonte: natura.infoinvest.com.br/modulos/

O posicionamento da Natura é um dos mais claros do mercado atual. A valorização da natureza, a preocupação em não afetar o meio ambiente e em não realizar testes em animais fazem da empresa uma das mais valorizadas pelo consumidor.

Analisando a Natura podemos afirmar que:

I - A imagem real e a imagem desejada são as mesmas.

PORQUE

II - A empresa cumpre no dia a dia com o que é mostrado em suas campanhas.


É (são) verdadeira (s) a(s) afirmativa (s):
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7Q943645 | Publicidade e Propaganda, Sociologia da Comunicação, POC, ENADE, IBMEC, 2022

O ciberespaço não deve ser visto apenas como uma infraestrutura material ou um suporte tecnológico, mas também como um conjunto de informações e de usuários que o "habitam" e o alimentam por meio das interconexões. Neste sentido, ele propicia um sistema de interações humanas, o qual chamamos de cibercultura, que caracteriza a sociedade em que vivemos atualmente, uma sociedade em rede. A partir desta afirmação, analise as definições de alguns autores a respeito da sociedade em rede e assinale o item que indica as afirmativas corretas:

I. De acordo com Raquel Recuero, uma rede é uma metáfora para observar os padrões de conexão de um grupo social, a partir das conexões estabelecidas entre os diversos atores.

II. Manuel Castells afirma que redes são instrumentos apropriados para as economias socialistas, baseada na inovação e na concentração centralizada;

III. Henry Jenkins afirma que a inteligência coletiva é um dos principais motores da cibercultura, pois propicia a sinergia entre competências por meio das conexões em rede.
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8Q683298 | Publicidade e Propaganda, Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor, Publicidade e Propaganda, MEC, INEP, 2022

TEXTO 1
Como os meios de massa são sustentados pelos interesses das grandes firmas que se engrenam no presente sistema econômico e social, os media contribuem para a manutenção deste sistema. Esses meios não somente continuam a afirmar o status quo, mas também, na mesma medida, deixam de levantar questões essenciais sobre a estrutura da sociedade. Portanto, levando ao conformismo e fornecendo pouca base para uma apreciação crítica da sociedade, os mass media, patrocinados comercialmente, restringem indireta mas efetivamente o desenvolvimento consciente de uma visão genuinamente crítica.
MERTON, R.; LAZARSFELD, P. Comunicação de massa, gosto popular e organização da ação cultural. In: LIMA, L. C. Teoria da Cultura de Massa. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

TEXTO 2
A representatividade de mulheres negras como protagonistas em comerciais de TV vive um momento de estagnação, enquanto o cenário para os homens negros já indica retrocessos. A conclusão é de uma pesquisa da agência Heads Propaganda e da ONU Mulheres que aponta ainda mais ausência de representatividade de pessoas negras quando analisados anúncios que envolvem idosos ou são veiculados em programas infantis.
Com base em 3 133 propagandas de TV analisadas, o estudo concluiu que, quando os homens são protagonistas, eles são brancos em 84% dos casos, e negros em 7%. Em outros 9% dos comerciais, esses homenssão de várias etnias. No caso das mulheres, as brancas ocuparam 74% dos papéis principais, enquanto as negras, 22%, e as mulheres de várias etnias, 4%.
Realizada desde julho de 2015, a pesquisa aponta que a representação de mulheres negras como protagonistas cresceu até julho de 2017, mas estagnou desde então. Em julho de 2018, o percentual chegou a atingir 25%, mas caiu para 17% em fevereiro de 2019 e voltou a subir para 22% em fevereiro de 2020.
Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2020-12/diversidade-racial-napublicidade-vive-estagnacao-indica-pesquisa. Acesso em 28 jun. 2022 (adaptado).

Com relação à perspectiva funcionalista, às funções sociais dos meios de comunicação e à representatividade étnica na publicidade, assinale a opção correta.
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9Q944961 | Publicidade e Propaganda, Direção de Arte, Publicidade e Propaganda, MEC, INEP, 2022

A criação de campanhas publicitárias multiplataforma é um processo que envolve conhecimentos e profissionais de diferentes áreas. Além do redator e diretor de arte, responsáveis pela criação dos materiais, a função do produtor gráfico é fundamental para que as ações comunicacionais criadas e aprovadas pelo cliente se materializem de maneira satisfatória, no caso de peças impressas. Ao arte-finalista cabe cuidar das peças, para que sejam atendidos todos os requisitos estéticos e técnicos antes de serem encaminhadas para a produção. No caso de peças que contêm fotos, o diálogo com o fotógrafo e/ou com o profissional de edição é também necessário, uma vez que esse tipo de imagem tem características técnicas específicas a serem observadas, a depender do tipo de peça prevista no planejamento e da mídia em que será veiculada.

Acerca da produção gráfica de peças publicitárias, assinale a opção correta.
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10Q943648 | Publicidade e Propaganda, Sociologia da Comunicação, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Qual a sequência correta a respeito de Cultura da Convergência?

( ) A cultura da convergência marca uma evolução das mídias que carregam em si a interatividade para uma mídia que privilegia e estimula a participação do público tanto na produção quanto no consumo de conteúdos transmidiáticos.

( ) Por transmídia entendemos a produção de conteúdos para rádio, TV, cinema, literatura, jogos multimídia, celulares e internet num serviço de complementaridades entre elas, onde cada dispositivo apresenta algo novo para a narrativa principal, promovendo, assim, uma narrativa transmidiática.

( ) Narrativas transmidiáticas refere-se a construção de uma narrativa em antigos lugares, uma forma de construir marcas que seduzem os públicos em todos os lugares.

( ) A cultura da convergência traça uma relação entre três idéias já em voga na sociedade atual: a convergência dos meios de comunicação, a cultura participativa e a inteligência coletiva.
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11Q943664 | Publicidade e Propaganda, Vetorização de Imagens Bitmap, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Não devemos utilizar imagens da Web para arte-finalizar projetos editoriais ou comerciais, pois em geral eles possuem baixa resolução (72 pixels x inch). Porém, quando um designer necessita utilizar uma imagem em baixa resolução, ele costuma recorrer à vetorização. Quais os programas gráficos utilizados no mercado para vetorizar imagens? Assinale (V) para as opções verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) Adobe Photoshop

( ) Adobe InDesign

( ) Adobre Reader 8

( ) CorelDRAW

( ) Adobe Illustrator
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12Q943660 | Publicidade e Propaganda, Comportamento do Consumidor, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Uma empresa de sucesso precisa se adaptar de forma constante às mudanças do mercado, e responder à essas mudanças por meio de publicidade e do desenvolvimento de novos produtos/serviços que aumentem seu valor percebido pelos consumidores. A pesquisa de Mercado é uma espécie de bússola que orienta o empresário sobre qual caminho seguir para conquistar mais espaço no mercado. Basicamente, podemos usar a pesquisa de mercado para solucionar dois grupos de questões.

Quais seriam esses dois grupos de questões?
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13Q943656 | Publicidade e Propaganda, Marketing e Gestão de Marcas, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Um dos aspectos que motivam a crítica social às marcas é a exploração econômica de uma mão de obra de baixo custo e mal protegida. O deslocamento da produção para países emergentes ocasionou abusos flagrantes: horários de trabalho excessivos, trabalho infantil, maus tratos, condições de trabalho degradantes. Muitas marcas escolheram claramente delegar a produção e a responsabilidade local, sem verificar se as condições mínimas de respeito e de dignidade dos trabalhadores estavam garantidas. Quando estourou o escândalo, a linha de defesa das marcas foi a de negar a responsabilidade direta dos fatos, fazendo-a recair sobre os gerentes locais, ou afirmando respeitar a legislação trabalhista do país, sem mencionar que em geral essa legislação era quase inexistente. Os movimentos de opinião pública, que chegaram a proclamar o boicote de algumas marcas, obrigaram-nas a uma atitude mais madura e mais responsável e a engajar-se em um controle mais estreito das condições de trabalho, a partir de padrões mais próximos daqueles em vigor nos países industrializados. SEMPRINI, A. A marca pós-moderna: poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2010 (adaptado).

Considerando esse texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. No contexto atual, é necessário que os componentes de uma marca sejam observados em uma perspectiva ampliada e integrada, e não de maneira compartimentada ou isolada.

PORQUE

II. Em uma sociedade em rede, midiatizada, o erro em qualquer um dos aspectos relacionados às marcas, como, por exemplo, o seu papel social, passa despercebido ou é rapidamente esquecido pela facilidade de retirada do conteúdo negativo do sistema.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
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14Q943643 | Publicidade e Propaganda, Direção de Arte, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Para Ambrose e Harris (2011), o processo de design consiste em transformar um briefing ou solicitação do cliente em um produto acabado ou em uma solução de design. Para isso, a adoção de um método é fundamental, pois permite o controle do processo criativo e seu direcionamento para a solução prática e viável dos problemas de comunicação, atendendo ou até mesmo excedendo os objetivos estabelecidos pelo briefing.

AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Design!Thinking. Porto!Alegre:Bookman,2011.

Com base no texto, avalie as asserções a seguir.

I. O briefing é um documento-chave que conduz o processo e não pode ser modificado, nem questionado durante o processo de criação.

II. A redação do briefing conta com a participação do cliente e do atendimento, que nele apresentam, dentre outras informações o problema a ser resolvido.

III. Os itens que costumam ser abordados em um briefing são a descrição do produto/serviço, o mercado e público-alvo, que devem ser redigidos de forma objetiva e breve.

É correto o que se afirma em
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15Q943795 | Publicidade e Propaganda, Marketing e Gestão de Marcas, Publicidade e Propaganda, ENADE, IBMEC, 2022

Compreendendo o conceito de percepção e realidade, estabeleça uma relação entre o texto abaixo e a importância da marca como fator de decisão atual de compra.
"Como capturar a audiência e criar conexão emocional hoje? Através de histórias originais e autênticas que amplificam o significado da marca e transmitem valores ao invés de vender um produto ou uma mensagem institucional. Histórias humanizam marcas e criam valor. Serão compartilhadas e comentadas não porque são de uma marca, mas porque foram interessantes para as pessoas, porque fizeram sentido. Histórias em que o herói e protagonista é a audiência, o entretenimento pode ser a linguagem, e o foco é em provocar, expandir, conversa e relacionar. Histórias que compõem um território próprio de narrativa da marca, que materializam o encontro do propósito da marca com o insight humano, com o que é realmente relevante na vida das pessoas."
Patrícia Weiss, chairman da BCMA South America (Branded Content Marketing Association), foi jurada da categoria de Branded Content & Entertainment no Festival Internacional de Criatividade de Cannes de 2015.
Com base no texto acima é correto afirmar:
I) Que a marca estabelece com o consumidor uma relação de presença que varia de acordo com a intensidade da chamada "experiência de marca", gerando consumidores mais fieis ao apelo de consumo ou até fieis ao conceito da marca.
II) A evolução da marca na mente do consumidor é um processo cientifico ligado ao processo de aprendizagem que o ser humano possui, e de forma intrínseca todas as marcas terão sempre espaço na mente do consumidor, pois a nossa capacidade de armazenamento cerebral é infinita.
III) Toda marca briga com as demais por um espaço na mente do consumidor, este processo quanto estabelece uma proporção de quanto mais harmônico for a visão de mundo do público alvo com a campanha, mas intensa será a identificação que o cliente terá com a marca.
Com base nas assertivas acima podemos afirmar:
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16Q943793 | Publicidade e Propaganda, Direção de Arte, Publicidade e Propaganda, ENADE, IBMEC, 2022

O executivo de contas da agência CPB, Matheus Laurino, publicou na coluna de opinião da Meio&Mensagem um texto com o seguinte título: "O atendimento vai salvar a publicidade". Observe o seguinte trecho do texto escrito pelo publicitário:
Existe uma máxima que geralmente é passada para quem se inicia no atendimento, que é a de que "um bom profissional de atendimento deve ser um pouco de cada área da agência". Esta afirmação já está ultrapassada há tempos. O profissional de atendimento deve saber tudo sobre todas as áreas da agência. Só assim ele tem o poder de argumentação necessário com cada área e não fica refém de nenhuma delas. Não vou nem falar sobre ele ser o guardião dos processos e de também entender cada detalhe do mercado de seu cliente e concorrentes.
Fonte: Meio&Mensagem (2019). Disponível em: < https://www.meioemensagem.com.br/home/opiniao/2019/02/26/o-atendimento-vai-salvar-a-publicidade.html>. Acesso: 15 set. 2020.
A respeito do profissional de Atendimento, o que Laurino pretendeu dizer com esta afirmação?
I - É responsabilidade do Atendimento a captação, bem como a atenção e o desenvolvimento de todo o negócio do cliente, isto é, o profissional deve não só se relacionar com todos os steakholders, mas também planejar e executar todos os jobs dentro de uma agência.
II - Por estar ciente de tudo o que se passa na agência, cabe ao profissional de Atendimento resolver os conflitos internos e fazer a mediação entre todas as áreas da agência, transmitindo informações de setor para setor.
III - É responsabilidade do profissional de Atendimento conhecer toda a equipe de trabalho, exercendo constantemente a capacidade de comunicação. Também deve ter conhecimento profundo de comunicação e marketing, se mantendo atendo às mudanças sociais, econômicas e comportamentais do mercado dos clientes.
É correto o que se afirma em:
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17Q943796 | Publicidade e Propaganda, Sociologia da Comunicação, Publicidade e Propaganda, ENADE, IBMEC, 2022

O pensamento convergente está remodelando a cultura e, em particular, está impactando a relação entre públicos, produtores e conteúdos midiáticos. A respeito desta afirmação, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O ciberespaço é o local onde a inteligência coletiva se forma por conta da interação entre as pessoas que promovem o intercâmbio de ideias por meio de comunidades virtuais, cujo objetivo maior está em promover amplas conexões entre seus participantes.
PORQUE
II. A cultura da convergência trata da relação de três conceitos importantes: a convergência midiática, a cultura participativa e a inteligência coletiva.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
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18Q681992 | Publicidade e Propaganda, Teóricos da Comunicação, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Entre os teóricos da comunicação, merecem destaque Theodor Adorno, Marshall McLuhan e Paul Lazarsfeld. A respeito dessas personalidades, avalie as afirmações abaixo.

I. Theodor Adorno, um dos expoentes da Escola de Frankfurt, juntamente com Max Horkheimer, publicou a obra Dialética do Iluminismo, na qual afirma que a indústria cultural está interessada nos homens como consumidores ou empregados, adaptando seus produtos ao consumo das massas e, em larga medida, determinando o próprio consumo.

II. Marshall McLuhan, um dos precursores dos estudos sobre os meios de comunicação, propôs a expressão "aldeia global" para descrever a interconexão humana em escala global via meios eletrônicos de comunicação.

III. Paul Lazarsfeld, importante sociólogo do século XX, concebeu um novo paradigma - o da comunicação dialógica - postulando que o fluxo de informações, transmitido e captado pelos meios de comunicação, atinge o público de maneira ampla e direta.

É correto o que se afirma em
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19Q943650 | Publicidade e Propaganda, Direção de Arte, POC, ENADE, IBMEC, 2022

A linha é um elemento visual formado mediante uma cadeia de pontos tão próximos que se torna impossível distingui-los. A linha possui, por sua própria natureza, uma enorme energia. Apesar de sua flexibilidade e liberdade, ela nunca é estática. A decisão do diretor de arte sobre a forma da linha a ser utilizada em uma campanha responde à expressão de uma intenção. Nesse sentido, analise as proposições a seguir, sobre as intenções extraídas pelas formas da linha.

I- As linhas verticais atraem os olhares dos leitores para o alto, induzindo-os a uma sensação de extensão.

II- Além de proporcionarem uma sensação de movimento, as linhas curvas geram também a sensação de instabilidade e de graciosidade.

III- As linhas mais finas induzem a uma sensação de resolução e indiferença à delicadeza e à fragilidade que poderiam lhe imputar.
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20Q943654 | Publicidade e Propaganda, Influências Artísticas, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Muitos movimentos das artes plásticas influenciaram a estética da publicidade. O movimento artístico do qual se pode dizer que sofre influência da publicidade é o da Pop Art, especialmente porque um dos seus principais expoentes também exercia a profissão de publicitário.

Esse artista era:
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