Questões de Concursos: Publicidade e Propaganda

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Publicidade e Propaganda. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q943642 | Publicidade e Propaganda, Direção de Arte, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Uma agência de publicidade e propaganda funciona sobre quatro pilares fundamentais: o atendimento, o planejamento, a mídia e a criação. A respeito do relacionamento da área de criação com os demais departamentos, podemos afirmar que:

I. Criação e mídia caminham juntas, não dá para criar sem considerar o meio em que a mensagem será veiculada.

II. Atendimento e criação vivem eternamente uma disputa, cada qual querendo fazer prevalecer seus pontos de vista sobre o melhor direcionamento para o trabalho publicitário.

III. A responsabilidade final sobre a qualidade da produção gráfica, eletrônica ou digital das peças publicitárias é da área da criação.

IV. A turma de criação deve ficar isolada dos planejadores que vão elaborar o planejamento de comunicação para determinada campanha, para não os influenciar antecipadamente com suas ideias preconcebidas.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas:

2 Q943649 | Publicidade e Propaganda, Sociologia da Comunicação, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Os estudos de Marshall McLuhan eram focados nas dimensões sinestésicas e estéticas que o meio possibilita, ao invés dos aspectos funcionais e ideológicos em que um meio se diferencia do outro. Com base nesta afirmação, avalie as informações a seguir:

I. O meio é a mensagem, ou seja, é uma extensão do homem à medida em que suas características específicas nos modelam e determinam as peculiaridades das mensagens transmitidas.

II. O determinismo tecnológico representa a evolução das culturas como decorrentes de uma afetação direta dos modelos de tecnologias que emergem e que determinam os modos de ser do ser humano.

III. A ideia de aldeia global refere-se ao fato de que o progresso tecnológico acabou por reduzir todo o planeta à mesma situação que ocorre numa aldeia, onde a tecnologia diminui as distâncias e incompreensões estre as pessoas e promove uma consciência global interplanetária.

Das afirmativas anteriores qual (quais) são CORRETAS?

3 Q943647 | Publicidade e Propaganda, Direção de Arte, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Um tradicional anunciante brasileiro resolveu lançar um novo produto, por meio de uma grande campanha publicitária. Chamou sua agência de publicidade e fez com ela uma reunião de briefing. Nesta reunião, forneceu uma série de informações para o desenvolvimento da campanha de lançamento. As informações que, necessariamente, devem fazer parte de um briefing são

4 Q943664 | Publicidade e Propaganda, Vetorização de Imagens Bitmap, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Não devemos utilizar imagens da Web para arte-finalizar projetos editoriais ou comerciais, pois em geral eles possuem baixa resolução (72 pixels x inch). Porém, quando um designer necessita utilizar uma imagem em baixa resolução, ele costuma recorrer à vetorização. Quais os programas gráficos utilizados no mercado para vetorizar imagens? Assinale (V) para as opções verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) Adobe Photoshop

( ) Adobe InDesign

( ) Adobre Reader 8

( ) CorelDRAW

( ) Adobe Illustrator

5 Q943648 | Publicidade e Propaganda, Sociologia da Comunicação, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Qual a sequência correta a respeito de Cultura da Convergência?

( ) A cultura da convergência marca uma evolução das mídias que carregam em si a interatividade para uma mídia que privilegia e estimula a participação do público tanto na produção quanto no consumo de conteúdos transmidiáticos.

( ) Por transmídia entendemos a produção de conteúdos para rádio, TV, cinema, literatura, jogos multimídia, celulares e internet num serviço de complementaridades entre elas, onde cada dispositivo apresenta algo novo para a narrativa principal, promovendo, assim, uma narrativa transmidiática.

( ) Narrativas transmidiáticas refere-se a construção de uma narrativa em antigos lugares, uma forma de construir marcas que seduzem os públicos em todos os lugares.

( ) A cultura da convergência traça uma relação entre três idéias já em voga na sociedade atual: a convergência dos meios de comunicação, a cultura participativa e a inteligência coletiva.

6 Q944968 | Publicidade e Propaganda, Teóricos da Comunicação, Publicidade e Propaganda, MEC, INEP, 2022

TEXTO 1
Durante séculos, a situação da escrita foi de tal ordem que a um reduzido número de escritores correspondia um número de vários milhares de leitores. No início do século passado, verificou-se uma mudança nessa situação. Tudo isso começou com a imprensa diária, ao abrir aos leitores o seu “correio”. Atualmente, a situação é tal que quase não deve haver um europeu, inserido no mundo do trabalho, que não tenha tido possibilidade de publicar uma experiência laboral, uma reclamação, uma reportagem ou algo afim. Assim, a diferença entre autor e público está prestes a perder o seu caráter fundamental.
BENJAMIN, W. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. In: LIMA, L. C. Teoria da Cultura de Massa. São Paulo: Paz e Terra, 2000 (adaptado).

TEXTO 2
Filmando em estúdios de garagem, reproduzindo efeitos especiais em computadores domésticos e pegando músicas de CDs e de arquivos MP3, os fãs criaram novas versões da mitologia de Guerra nas Estrelas (1977). A circulação amplamente difundida de bens relacionados à Guerra nas Estrelas disponibilizou recursos a uma geração emergente de cineastas adolescentes e jovens. Guerra nas Estrelas tornou-se a “lenda” deles, e agora eles estão determinados a reescrevê-la a seu modo. JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2003 (adaptado).


A liberação do polo de emissão na criação e circulação de conteúdos abordada nos textos traz impactos para a comunicação publicitária. A esse respeito, assinale a opção correta.

7 Q944961 | Publicidade e Propaganda, Direção de Arte, Publicidade e Propaganda, MEC, INEP, 2022

A criação de campanhas publicitárias multiplataforma é um processo que envolve conhecimentos e profissionais de diferentes áreas. Além do redator e diretor de arte, responsáveis pela criação dos materiais, a função do produtor gráfico é fundamental para que as ações comunicacionais criadas e aprovadas pelo cliente se materializem de maneira satisfatória, no caso de peças impressas. Ao arte-finalista cabe cuidar das peças, para que sejam atendidos todos os requisitos estéticos e técnicos antes de serem encaminhadas para a produção. No caso de peças que contêm fotos, o diálogo com o fotógrafo e/ou com o profissional de edição é também necessário, uma vez que esse tipo de imagem tem características técnicas específicas a serem observadas, a depender do tipo de peça prevista no planejamento e da mídia em que será veiculada.

Acerca da produção gráfica de peças publicitárias, assinale a opção correta.

8 Q943645 | Publicidade e Propaganda, Sociologia da Comunicação, POC, ENADE, IBMEC, 2022

O ciberespaço não deve ser visto apenas como uma infraestrutura material ou um suporte tecnológico, mas também como um conjunto de informações e de usuários que o "habitam" e o alimentam por meio das interconexões. Neste sentido, ele propicia um sistema de interações humanas, o qual chamamos de cibercultura, que caracteriza a sociedade em que vivemos atualmente, uma sociedade em rede. A partir desta afirmação, analise as definições de alguns autores a respeito da sociedade em rede e assinale o item que indica as afirmativas corretas:

I. De acordo com Raquel Recuero, uma rede é uma metáfora para observar os padrões de conexão de um grupo social, a partir das conexões estabelecidas entre os diversos atores.

II. Manuel Castells afirma que redes são instrumentos apropriados para as economias socialistas, baseada na inovação e na concentração centralizada;

III. Henry Jenkins afirma que a inteligência coletiva é um dos principais motores da cibercultura, pois propicia a sinergia entre competências por meio das conexões em rede.

9 Q943656 | Publicidade e Propaganda, Marketing e Gestão de Marcas, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Um dos aspectos que motivam a crítica social às marcas é a exploração econômica de uma mão de obra de baixo custo e mal protegida. O deslocamento da produção para países emergentes ocasionou abusos flagrantes: horários de trabalho excessivos, trabalho infantil, maus tratos, condições de trabalho degradantes. Muitas marcas escolheram claramente delegar a produção e a responsabilidade local, sem verificar se as condições mínimas de respeito e de dignidade dos trabalhadores estavam garantidas. Quando estourou o escândalo, a linha de defesa das marcas foi a de negar a responsabilidade direta dos fatos, fazendo-a recair sobre os gerentes locais, ou afirmando respeitar a legislação trabalhista do país, sem mencionar que em geral essa legislação era quase inexistente. Os movimentos de opinião pública, que chegaram a proclamar o boicote de algumas marcas, obrigaram-nas a uma atitude mais madura e mais responsável e a engajar-se em um controle mais estreito das condições de trabalho, a partir de padrões mais próximos daqueles em vigor nos países industrializados. SEMPRINI, A. A marca pós-moderna: poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2010 (adaptado).

Considerando esse texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. No contexto atual, é necessário que os componentes de uma marca sejam observados em uma perspectiva ampliada e integrada, e não de maneira compartimentada ou isolada.

PORQUE

II. Em uma sociedade em rede, midiatizada, o erro em qualquer um dos aspectos relacionados às marcas, como, por exemplo, o seu papel social, passa despercebido ou é rapidamente esquecido pela facilidade de retirada do conteúdo negativo do sistema.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

10 Q943643 | Publicidade e Propaganda, Direção de Arte, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Para Ambrose e Harris (2011), o processo de design consiste em transformar um briefing ou solicitação do cliente em um produto acabado ou em uma solução de design. Para isso, a adoção de um método é fundamental, pois permite o controle do processo criativo e seu direcionamento para a solução prática e viável dos problemas de comunicação, atendendo ou até mesmo excedendo os objetivos estabelecidos pelo briefing.

AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Design!Thinking. Porto!Alegre:Bookman,2011.

Com base no texto, avalie as asserções a seguir.

I. O briefing é um documento-chave que conduz o processo e não pode ser modificado, nem questionado durante o processo de criação.

II. A redação do briefing conta com a participação do cliente e do atendimento, que nele apresentam, dentre outras informações o problema a ser resolvido.

III. Os itens que costumam ser abordados em um briefing são a descrição do produto/serviço, o mercado e público-alvo, que devem ser redigidos de forma objetiva e breve.

É correto o que se afirma em
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.