Questões de Concursos Publicidade e Propaganda

Resolva questões de Publicidade e Propaganda comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1009152 | Publicidade e Propaganda, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Leia o texto abaixo sobre as características dos meios eletrônicos:
O meio eletrônico é selecionado para uma campanha em virtude de suas qualidades positivas. As características negativas devem ser contornadas. A TV aberta é _________ seletiva, por isso a mensagem precisa ser _______abrangente. Seu custo de inserção é ________. O anúncio em rádio tem __________, por isso precisa ser forte e impactante para chamar a atenção logo “de cara”. (...) Cada meio e veículo de comunicação tem aspectos positivos e negativos, por isso que, ao desenvolver uma campanha publicitária, os planejadores tratam de selecionar um _____________, que é o conjunto de meios e veículos que será utilizado em uma campanha, através do qual os anunciantes tentam assegurar que sua mensagem será vista e compreendida pelo público-alvo. O número de vezes que as pessoas veem um determinado anúncio é chamado de ____________________. (GALHARDI e TREVISAN, 2020, adaptado).
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do texto acima
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1009154 | Publicidade e Propaganda, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Para identificar o sucesso (ou não) do planejamento em publicidade é necessário medir os resultados. Mas, segundo ROCHA e TREVISAN (2019), “[a]ntes de pensar em métricas, é importante compreender quais são os aspectos mensuráveis da comunicação, que são divididos em eficácia, eficiência e efetividade”.
As métricas de eficiência
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1009156 | Publicidade e Propaganda, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Embora a maior parte das organizações adote estratégias híbridas, David Aaker (2015) pontua que “uma questão fundamental de estratégia de portfólio é como desenvolver uma marca para uma nova oferta adquirida ou desenvolvida internamente ou como criar uma nova marca para uma oferta existente”. Didaticamente, ele propôs quatro opções posicionadas ao longo de um espectro de relacionamento de marca, a saber: 1. nova marca; 2. marca endossada; 3. submarca e 4. marca mestre.
Ao escolher terceira opção, a nova oferta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1009157 | Publicidade e Propaganda, Marketing e Responsabilidade Social, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Há tempos, o publicitário e professor Francisco Gracioso já escrevia “[c]omo em qualquer outro tipo de comunicação institucional, as campanhas que enfatizam a ecologia devem apoiar-se em fatores concretos”.
Hoje, para designar a falsa promoção de discursos, anúncios ou campanhas com características ecologicamente ou ambientalmente responsáveis ou inclusivas, mas que, na prática, não são realizadas pela empresa, usamos o termo ou expressão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1009158 | Publicidade e Propaganda, Classe A, DPERO, FGV, 2025

O remarketing e o retargeting são estratégias que apesar de diferenciadas, às vezes são confundidas.
Uma ação que caracteriza o remarketing é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1009160 | Publicidade e Propaganda, Classe A, DPERO, FGV, 2025

A internet é o meio principal para algumas campanhas publicitárias de muitos produtos, serviços e marcas. Sobre a publicidade online avalie as afirmativas a seguir:
I. O planejamento estratégico de mídias digitais e sociais deve considerar as possibilidades de interação, conexão e integração entre as mídias paga, espontânea e próprias do cliente-anunciante;
II. um dos pontos positivos das mídias digitais e sociais é a sua flexibilidade, agilidade e rapidez na colocação, troca ou suspensão de campanhas publicitárias, pois tudo pode ocorrer em questão de minutos;
III. entre os pontos negativos das mídias digitais e sociais estão os seus altos custos de produção e veiculação e baixa capacidade de segmentação de público em termos demográficos e comportamentais.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1035034 | Publicidade e Propaganda, Teorias da Comunicação, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Chris Anderson é o autor da Teoria da Cauda Longa, que propõe que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1035035 | Publicidade e Propaganda, Redação Publicitária, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

A habilidade para a redação de textos curtos é requisito para construção de slogans que integram a história da Publicidade e permanecem na memória dos consumidores, como os listados abaixo:
1. Tem 1001 utilidades; 2. Não tem comparação; 3. Uma boa ideia; 4. Eu sou você amanhã; 5. Você conhece, você confia; 6. Energia que dá gosto; 7. Amo muito tudo isso.
Correlacione os slogans às marcas ou produtos aos quais se referem
( ) Volkswagen; ( ) Vodka Orloff; ( ) Caninha 51; ( ) McDonald’s; ( ) Brastemp; ( ) Bombril; ( ) Nescau.
Assinale a alternativa que combina os slogans com as respectivas marcas ou produtos na ordem correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1035037 | Publicidade e Propaganda, Direção de Arte, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Os caracteres tipográficos podem ser classificados por seus estilos e sua evolução.
São exemplos de Estilo Antigo, Estilo Transicional e Estilo Moderno e respectivamente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1035039 | Publicidade e Propaganda, Marketing e Gestão de Marcas, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Leia o texto abaixo:
Os desafios enfrentados pela publicidade são agravados com a lógica on demand da cultura digital, na qual novos hábitos de consumo alteram o modo interruptivo da publicidade, que nas mídias digitais pode ser facilmente suprimida, como mensagens no pre-roll de vídeos no YouTube, ou até mesmo não existir, como no modelo de negócios da Netflix. Além disso, o público tem adotado como prática a utilização de recursos para bloquear a publicidade nos meios digitais, como firewalls, ads cleaners e também ad blockers nas versões de aplicativos para dispositivos móveis e de extensões para navegadores na internet. Nesse cenário, permeado por diversas transformações, emergem as práticas de branded content... (AZEVEDO; ALVES e VASCONCELOS, 2018)
Sobre as práticas de branded content é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1035040 | Publicidade e Propaganda, Planejamento de Mídia e de Pontos de Contato, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Imagine a seguinte situação característica do dinamismo, da interatividade, do compartilhamento e da colaboração, próprios da internet:
1. Uma marca anunciante compra um espaço de propaganda no YouTube, com um vídeo de um minuto.
2. O vídeo é disponibilizado na página da empresa na web.
3. Devido a sua mensagem impactante e qualidade de produção, o vídeo viraliza e passa a ser compartilhado, receber menções, respostas e recomendações por toda a web e mídias sociais.
Essas situações refletem respectivamente as situações de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1035041 | Publicidade e Propaganda, Planejamento de Comunicação Integrada, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

O “[...] anúncio usado no lançamento de um produto ou uma inovação num produto conhecido, sem trazer o nome do produto ou do anunciante, com o fim de despertar a curiosidade para os anúncios detalhados que irão se seguir” (SILVA, 2005) é um (a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1007922 | Publicidade e Propaganda, Planejamento de Mídia e de Pontos de Contato, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

De acordo com o Art. 7º da Lei nº 12.232/2010, que dispõe sobre “as normas gerais para licitação e contratação pela administração pública de serviços de publicidade prestados por intermédio de agências de propaganda e dá outras providências”, o plano de comunicação publicitária de que trata o inciso III do Art. 6º dessa lei será composto dos seguintes quesitos:

1. raciocínio básico;

2. estratégia de comunicação publicitária;

3. ideia criativa;

4. estratégia de mídia e não mídia.

Relacione os quesitos acima às suas funções.

( ) Indicar e defender as linhas gerais da proposta para suprir o desafio e alcançar os resultados e metas de comunicação desejadas pelo órgão ou entidade responsável pela licitação;

( ) Ser apresentado sob a forma de exemplos de peças publicitárias, que corresponderão à resposta criativa do proponente aos desafios e metas por ele explicitados na estratégia e comunicação publicitária;

( ) Apresentar um diagnóstico das necessidades de comunicação publicitária do órgão ou entidade responsável pela licitação, a compreensão do proponente sobre o objeto da licitação e os desafios de comunicação a serem enfrentados;

( ) Identificar as peças a serem veiculadas ou distribuídas e suas respectivas quantidades, inserções e custos nominais de produção e de veiculação, explicitando e justificando a estratégia e as táticas recomendadas, em consonância com a estratégia de comunicação publicitária sugerida pelo proponente e em função da verba disponível indicada no instrumento convocatório.

A sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1007924 | Publicidade e Propaganda, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

As regras do Anexo X do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária “destinam-se a garantir que os anúncios de apostas sejam responsáveis, com particular atenção à necessidade de proteger crianças, adolescentes e outras pessoas em situação de vulnerabilidade”. (CONAR, 2025)
Nesse sentido, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q958164 | Publicidade e Propaganda, Educador de Trânsito, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A realização de campanhas educativas que informem e conscientizem a sociedade sobre os riscos de não respeitar as leis de trânsito é uma importante ferramenta de marketing social.

Assinale a opção que indica a campanha anual, cujo objetivo é mobilizar a sociedade para a redução de acidentes de trânsito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1009145 | Publicidade e Propaganda, Classe A, DPERO, FGV, 2025

O mercado publicitário costuma utilizar o termo briefing em situações diferenciadas. Sobre essas situações, avalie as afirmativas a seguir:
I. O briefing pode ser o primeiro e grande instrumento de aculturação de uma agência ou de um time de profissionais de comunicação para compreenderem uma marca, uma empresa e seus produtos.
II. O briefing pode ser um instrumento de atualização de novidades e de facetas estratégicas que a empresa, que já é atendida pela agência, pretende alcançar.
III. O briefing pode ser um instrumento elaborado pelo cliente, para que ele possa validar as estratégias de campanha e aprovar formalmente as peças publicitárias para veiculação.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1009146 | Publicidade e Propaganda, Classe A, DPERO, FGV, 2025

O tipo de campanha que geralmente reduz o esforço de mídia em comparação ao de outras modalidades e se destina a “manter presente nos veículos de mídia a propaganda de um produto ou serviço já existente no mercado (...). de modo a manter a imagem viva e presente, garantindo o canal aberto entre o anunciante e o consumidor” (SANT’ANNA et al., 2016, adaptado) é denominada campanha
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1009147 | Publicidade e Propaganda, Cultura das Mídias Mcluhan, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Mashall McLuhan (1964) afirma que “Dispondo de grandes verbas, os artistas comerciais passaram a desenvolver o anúncio como um ícone – e os ícones não são fragmentos ou aspectos especializados, mas imagens comprimidas e unificadas da natureza complexa. Focalizam uma grande área da experiência dentro de limites reduzidos” e acrescenta que a “indústria da publicidade é uma grosseira tentativa de estender os princípios da automação a todos os aspectos da sociedade”.
Além de criticar a publicidade o autor é considerado, por muitos, um visionário ao propor o conceito de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1009148 | Publicidade e Propaganda, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Leia a definição de Comunicação Integrada de Marketing (CIM) proposta por ROCHA e TREVISAN (2019):
“processo sistemático de planejamento estratégico de comunicação, avalizado e apoiado pelas lideranças organizacionais, cujo objetivo é articular e alinhar o conjunto de esforços de comunicação da organização com foco em agregar valor à sua marca, consolidando sua imagem e reputação junto aos diversos públicos de interesse, visando ao melhor uso dos recursos humanos e financeiros e alcançando o melhor retorno sobre o investimento em comunicação”.
Para execução do planejamento devem ser consideradas as seguintes áreas, a exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1009149 | Publicidade e Propaganda, Criação Planejamento, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Leia o texto abaixo sobre o planejamento de comunicação integrada:
“O planejamento de comunicação integrada é um processo que permite ao profissional estabelecer uma visão estratégica da comunicação para o negócio da organização. Ela tem em sua base três pilares: mensagens preferenciais (missão, visão e valores organizacionais), conhecimento e priorização dos públicos de interesse e visão integrada das ferramentas de comunicação. O planejamento contribui para construção de diferencial competitivo, gestão da imagem e reputação organizacionais e alcance de retorno sobre investimento” (ROCHA e TREVISAN, 2019)”
Quando no site oficial da Defensoria Pública do Estado de Rondônia, a organização enuncia que pretende “Consolidar-se como instituição de referência para a efetividade do acesso à justiça”, essa frase corresponde à(ao)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.