Questões de Concursos: Relações Internacionais

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1 Q683353 | Relações Internacionais, Relações Internacionais na África, Relações Internacionais, MEC, INEP, 2022

O processo de descolonização da Ásia e da África ganhou um grande impulso após a Segunda Guerra Mundial, em parte, devido ao declínio internacional de potências como França e Grã-Bretanha, em parte, devido ao crescimento de movimentos de libertação nacional dentro das próprias colônias.
O primeiro grande movimento de descolonização, ocorrido durante a década de 1940, atingiu principalmente os países asiáticos — Índia, Paquistão, Birmânia, Ceilão, Indonésia. Nos anos de 1950, tal movimento deslocou-se para o norte da África. Cientes de que possuíam um perfil histórico e econômico-social próprio, esses Estados nascentes procuraram articular suas similaridades e demandas internacionais nas chamadas Conferências de Solidariedade Afro-Asiáticas, realizadas em Bandung (1955) e no Cairo (1957).

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. O movimento de descolonização afro-asiático durante a Guerra Fria levou à aproximação dos países recém-independentes, que buscavam, em primeiro lugar, desenvolvimento socioeconômico, além de maior igualdade no tratamento internacional.
II. A diminuição do poder norte-americano e de outras potências ocidentais, durante a Guerra Fria, possibilitou a ascensão de países do Terceiro Mundo e a consequente fragmentação do poder, por meio da criação de novas instituições internacionais e regionais.
III. A consolidação da doutrina de autodeterminação dos povos estabelecida na Carta das Nações Unidas foi um elemento chave no processo de reconhecimento internacional da independência dos novos Estados africanos e asiáticos.

É correto o que se afirma em

2 Q683349 | Relações Internacionais, Meio Ambiente, Relações Internacionais, MEC, INEP, 2022

Nós, chefes de Estado e de Governo e altos representantes, reunidos na sede das Nações Unidas em Nova York de 25 a 27 de setembro de 2015 no momento em que a Organização comemora seu septuagésimo aniversário, decidimos sobre os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) globais. Nós estamos anunciando 17 ODS com 169 metas associadas. Nunca antes os líderes mundiais comprometeram-se a uma ação comum e um esforço via uma agenda política tão ampla. Estamos criando juntos um caminho rumo ao desenvolvimento sustentável, nos dedicando coletivamente à busca do desenvolvimento global e da cooperação vantajosa para todos, que podem trazer enormes ganhos para todos os países e todas as partes do mundo.
Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/91863-agenda-2030-para-o-desenvolvimento-sustentavel. Acesso em: 14 jun. 2022 (adaptado).
A respeito dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), assinale a alternativa correta.

3 Q943703 | Relações Internacionais, Brasil e relações com organismos intercontinentais e globais, Relacoes Internacionais, ENADE, IBMEC, 2022

"A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, defendeu ontem reformas na OEA e a readmissão de Honduras na entidade. Em uma reunião no Peru, ela citou como exemplo negativo das divisões internas a suspensão de Honduras por causa do golpe de Estado. Brasil e outros governos latino-americanos se opõem à readmissão".
(JORNAL O GLOBO, 08/06/2010).
A nota publicada pelo jornal indica algumas contradições na ambição dos Estados Unidos em relação à postura adotada pela Organização dos Estados Americanos. Sobre isso, considere as seguintes afirmações:
I) Assim como Cuba foi afastada em 1962 por seu governo se distanciar das práticas democráticas, Honduras foi suspensa após o golpe que derrubou a democracia neste país e o distanciou das premissas políticas defendidas pela OEA.
II) Respeitando a soberania dos Estados e o direito de escolher seus próprios modelos políticos independente de orientações democráticas, a OEA deverá aceitar o pedido do governo americano e readmitir Honduras como membro pleno do organismo.
III) O afastamento de Cuba se deu a partir da pressão dos Estados Unidos em expulsar qualquer país que não compartilhasse de práticas políticas democráticas; portanto, seguindo a mesma lógica, Honduras não pode ser readmitida na OEA enquanto não gozar de um governo plenamente democrático.
IV) A cláusula democrática da OEA - defendendo a democracia como único modelo legítimo - impediria o retorno de Honduras ao organismos enquanto este país fosse governado por golpistas.
Estão CORRETAS as afirmações:

4 Q943710 | Relações Internacionais, Meio Ambiente, Relacoes Internacionais, ENADE, IBMEC, 2022

A crise ambiental é muito mais complexa do que se pensava e, como mostram as sucessivas propostas das conferências mundiais da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o meio ambiente, não admite soluções superficiais e acomodações. Essa constatação tornou-se ainda mais aguda com a interdependência entre a crise sanitária da covid-19 e as mudanças climáticas. Os próprios posicionamentos negacionistas da crise climática demonstram indiretamente essa gravidade, pois seus agentes se deram conta de quais serão as consequências de uma efetiva solução, que exigiria profundas transformações econômicas, afetando seus interesses. (https://www.scielo.br/j/bioet/a/YpmZZpW8hcvwQfRsXntgntH/)
Considerando o Regime Internacional de Mudanças Climáticas, avalie as afirmações a seguir.
I. O regime internacional de Mudanças Climáticas busca fortalecer, entre outros aspectos, a gestão compartilhada de bens públicos ambientais comuns, definindo obrigações e responsabilidades dos Estados.
PORQUE
II. A criação de princípios, normas e regras no âmbito da governança climática reduz as incertezas dos Estados, permitindo a institucionalização do tema e favorecendo a cooperação internacional.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

5 Q945043 | Relações Internacionais, Relações Internacionais na Europa, Relações Internacionais, MEC, INEP, 2022

O objetivo perseguido pelo presidente russo, Vladimir Putin, consiste em fortificar e solidificar o Estado, cujo poder determine uma economia estável e fortaleça a coesão da Federação Russa. Na linguagem política internacional, esse objetivo manifesta-se na intenção de solidificar a posição da Rússia nas relações internacionais.
ZHEBIT, A. A Rússia na ordem mundial: com o Ocidente, com o Oriente ou um polo autônomo em um mundo multipolar? Revista Brasileira de Política Internacional (RBPI), v. 46, n. 1, 2003, p.153-165 (adaptado).

A respeito da política externa russa da última década do século XX e das primeiras décadas do século XXI, assinale a opção correta.

6 Q945034 | Relações Internacionais, Brasil e evolução e especificidades de sua política externa, Relações Internacionais, MEC, INEP, 2022

A depressão dos anos de 1930, acompanhada da desarticulação da economia mundial, explicitou a vulnerabilidade e os limites das economias agrário-exportadoras e abriu novas possibilidades de desenvolvimento. Alguns países procuraram explorar essas possibilidades e direcionaram suas economias para o mercado interno e para a industrialização com forte presença estatal. Os projetos nacionais de desenvolvimento que surgiram na América Latina nessa fase, como o de Cárdenas no México, o de Vargas no Brasil e o de Perón na Argentina, só podem ser compreendidos se levarmos em consideração essas transformações na economia mundial, que abriram, por um curto espaço de tempo, a possibilidade para a autonomia e o desenvolvimento nacional.
CORSI, F. L. Política Externa e desenvolvimento: as políticas econômicas externas do Brasil e da Argentina na Segunda Guerra Mundial. Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD. 2018, v. 7, n. 14, p. 273-274 (adaptado).

A respeito da política externa brasileira da Era Vargas (1930-1945), avalie as afirmações a seguir.
I. Entre as décadas de 1930 e 1940, a política externa brasileira de equidistância pragmática adotou uma postura pendular entre as duas principais potências da época, Estados Unidos e União Soviética; nesse período, o principal feito da diplomacia foi a obtenção de recursos econômicos para construir a indústria siderúrgica de Volta Redonda, essencial para o processo de industrialização.
II. Em 28 de agosto de 1942, o Brasil declarou Guerra aos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão), enviando à Europa a Força Expedicionária Brasileira (FEB), composta por aproximadamente 25 mil militares, que, com as forças aliadas, lutaram na frente italiana e conquistaram vitórias em batalhas como as de Monte Castelo (1944-1945) e de Montese (1945).
III. Entre 1930 e 1945, o chefe de Estado do Brasil, Getúlio Vargas, e o Presidente da Argentina, Juan Domingo Perón, forjaram uma parceria estratégica, denominada de 3ª Posição, para a inserção autônoma no cenário internacional, o que evitou o alinhamento automático com os Estados Unidos e o bloco ocidental, bem como com os países do Eixo, liderados pela Alemanha.

É correto o que se afirma em

7 Q945019 | Relações Internacionais, Brasil e evolução e especificidades de sua política externa, Relações Internacionais, MEC, INEP, 2022

A consciência nacional levou tempo para perceber a gravidade da questão suscitada pela delimitação das fronteiras. Elas devem ser fixadas pela via do entendimento, das negociações e dos tratados, do uti possidetis, sem pretensões territoriais, por mínimas que sejam, sem cessão, por outro lado, de um palmo de território a que o país tem direito.
CERVO, A. L. O parlamento brasileiro e as relações exteriores (1826-1889). Brasília: Editora UnB, 1981 (adaptado).

Considerando o nexo entre fronteiras, soberania e relações internacionais do Brasil, assinale a opção correta.

8 Q943701 | Relações Internacionais, Brasil e evolução e especificidades de sua política externa, Relacoes Internacionais, ENADE, IBMEC, 2022

"Se quisermos que o sistema internacional se baseie em algo mais do que a força ou o poder, os Estados terão de regressar à instituição que criaram: as Nações Unidas". Sérgio Vieira de Melo, diplomata brasileiro, alto funcionário das Nações Unidas, morto em 2005 no Iraque.
A frase citada indica uma perspectiva teórica pensada pelos americanos para basear a formação da ONU e o reordenamento do sistema internacional pós Segunda Guerra Mundial. Tal pensamento se diferenciava da perspectiva que criou a Liga das Nações por promover a cooperação entre os Estados sem obrigá-los a cooperar a revelia de seus próprios interesses. Sobre isso, considere:
I) Sem abdicar da guerra como uma ferramenta necessária em determinadas situações, a ONU deveria promover a cooperação entre os Estados que venceram a Segunda Guerra Mundial e punir os perdedores. Essa iniciativa tinha como objetivo mostrar aos países de tendência militarista os riscos que corriam se seguissem os exemplos daqueles que provocaram os conflitos das grandes guerras.
II) Diplomacia e multilateralismo deveriam ser valores incentivados entre os Estados por parte da ONU. A guerra, entretanto, não pode ser vista como uma ferramenta a ser evitada em todos os casos, já que o conflito armado é uma realidade nas relações internacionais.
III) A força e o poder são valores vistos pela ONU como prejudiciais à ordem e à cooperação nas relações internacionais, por isso essa organização é terminantemente contra qualquer tipo de guerra ou conflito armado. A ordem, segundo a ONU, deve ser sempre e em qualquer situação determinada pelas relações diplomáticas entre os países membros da organização.
IV) Com o fracasso do idealismo que baseou a Liga das Nações, a ONU passa a incentivar a construção de uma ordem internacional baseada na diplomacia e no multilateralismo. A visão americana e o poder político deste país acabaram influenciando decididamente na formação de uma organização que respeita os interesses dos Estados, assim como suas questões internas.
Sobre a formação da ONU, estão CORRETAS as afirmações:

9 Q945029 | Relações Internacionais, Brasil e evolução e especificidades de sua política externa, Relações Internacionais, MEC, INEP, 2022

Engajado na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) desde 1994, o Brasil tornou-se um parceiro-chave ativo da Organização em 16 de maio de 2007, seguindo a resolução do Conselho da OCDE para fortalecer a cooperação com Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul e Indonésia. Como um parceiro-chave, o Brasil tem tido a possibilidade de participar de diferentes orgãos, aderir aos instrumentos legais da instituição, se integrar aos informes estatísticos e revisões por pares de setores específicos, além de ser convidado a participar de todas as reuniões Ministeriais da OCDE desde 1999.
Disponível em: https://www.oecd.org/latin-america/paises/brasil-portugues/. Acesso em: 13 jun. 2022 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, ao integrar-se como membro na OCDE, o Brasil

10 Q945036 | Relações Internacionais, Atores e Instituições, Relações Internacionais, MEC, INEP, 2022

O advento de um núcleo industrial na Europa do século XVIII provocou ruptura na economia mundial da época e passou a condicionar o desenvolvimento econômico subsequente em quase todas as regiões da Terra. O contato das vigorosas economias capitalistas com essas regiões de antiga colonização não se fez de maneira uniforme. Em alguns casos, o interesse se limitou à abertura de linhas de comércio. Em outras, houve, desde o início, o desejo de fomentar a produção de matérias-primas cuja procura crescia nos centros industriais. O efeito do impacto da expansão capitalista sobre as estruturas arcaicas variou de região para região, ao sabor das circunstâncias locais, do tipo de penetração capitalista e da intensidade desta. Contudo, a resultante foi quase sempre a criação de estruturas híbridas, uma parte das quais tendia a comportar-se como um sistema capitalista, a outra, a manter-se dentro da estrutura preexistente. Esse tipo de economia dualista constituiu, especificamente, o fenômeno do subdesenvolvimento contemporâneo.
FURTADO, C. Desenvolvimento e Subdesenvolvimento. 5. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2009, p. 160-61 (adaptado).

Considerando as bases do capitalismo moderno e as origens do subdesenvolvimento, avalie as afirmações a seguir.
I. A persistência de estrutura pré-capitalista ao lado de setores modernos é um dos fatores responsáveis pelo subdesenvolvimento dos países periféricos.
II. O modelo de Industrialização por Substituição de Importação, com o decorrer dos anos, tornou-se uma das causas do subdesenvolvimento.
III. A difusão desigual do progresso técnico impacta negativamente o desenvolvimento dos países da periferia.
IV. A escassez de matérias-primas nos países periféricos contribui para seu subdesenvolvimento.
É correto apenas o que se afirma em
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