Questões de Concursos Serviço Social

Resolva questões de Serviço Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q240445 | Serviço Social, Serviço Social, ENADE, INEP

A globalização não é um fenômeno recente, seu desenvolvimento histórico adquiriu características próprias e repercussões específicas no contexto social, político e econômico. O seu avanço trouxe a percepção, cada vez mais presente, da ampliação das relações sociais, concomitante ao de encolhimento do mundo. As causas de tal percepção podem ser classificadas historicamente em três períodos históricos. O século XV foi palco de conquistas e colonização, a constituição de rotas internacionais marcou o primeiro período. O segundo período, caracterizado pelos grandes eventos do século XVIII, como a Revolução Francesa e a Revolução Industrial, ensejou a globalização do capitalismo e das teorias econômicas, a formação do proletariado e o incremento do comércio mundial. A questão social adquiriu os seus contornos como expressão das condições de vida da classe trabalhadora na esfera capitalista. O terceiro período, com inserção temporal no século XX, caracterizou-se pela demanda substancial das indústrias por novas fontes de energia, a inovação dos meios de transportes, o desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Ao mesmo tempo em que as relações sociais se intensificaram, a sensação de encolhimento do mundo se tornou ainda mais forte devido, principalmente, à facilidade e rapidez das comunicações.

RAMALHO, Nélson Alves. Processos de globalização e problemas emergentes: implicações para o Serviço Social contemporâneo. In: Revista Serviço Social e Sociedade. São Paulo: Cortez, 2012, p. 345 a 368 (adaptado).

Com base no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. A economia foi a principal instância propulsora da primeira fase da globalização.

II. A divisão internacional do trabalho instaurada no segundo período foi determinante na inserção periférica dos países do Cone Sul.

III. O crescimento dos aglomerados urbanos e a distribuição mais equitativa de renda caracterizaram o segundo período, no qual a população rural pauperizada foi incluída no processo industrial.

IV. A capacidade de educação do conjunto da sociedade, no terceiro período, é condicionante para que a economia dos países se aproprie do processo de informação, elemento fundamental para a competitividade na esfera global.

É correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q150563 | Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TRT 3a Região, FCC

A Responsabilidade Social está normatizada na ISO 26000 que versa pela incorporação de práticas socioambientais nos processos decisórios e a responsabilização pelos impactos de suas atividades na sociedade e meio ambiente. Para certificação a empresa deve integrar, implementar e promover

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q14789 | Serviço Social, Assistente Social, UFF, COSEAC

Ao analisar a origem do serviço social no Brasil, Iamamoto e Carvalho (2001) afirmam que a implementação da profissão surge:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q153777 | Serviço Social, Terceiro Setor e Entidades Sociais, Analista Judiciário Serviço Social, TRT 1a REGIÃO, FCC

O chamado Terceiro Setor só pode ser compreendido dentro de uma conjuntura social, econômica e política que determinam o seu significado e a sua dimensão. Nesse sentido, considere:

I. O Terceiro Setor ocupou e ocupa o papel que é do Estado na formulação e execução das políticas sociais.

II. Não se pode negar a importância das ações desenvolvidas pelas organizações do Terceiro Setor no enfrentamento das diferentes manifestações da questão social.

III. O Terceiro Setor se configurou nos últimos 20 anos dentro de um contexto de avanço do projeto neoliberal caracterizado pela implementação de políticas sociais focalizadas e seletivas.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q160360 | Serviço Social, Assistente Social, UFAL, COPEVE UFAL

O sistema organizacional do trabalho denominado de toyotismo é uma resposta à crise do fordismo dos anos 70. É correto afirmar que o toyotismo se caracteriza

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q160438 | Serviço Social, Assistente Social, CEFET RJ, EXATUS

A literatura sobre avaliação de políticas públicas, mais particularmente de políticas sociais costuma destingui–las em termos de sua efetividade, eficácia e eficiência. Sobre a avaliação de eficácia é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q239643 | Serviço Social, Serviço Social, ENADE, INEP

Desde 1980, a análise do significado social da profissão está centrada no processo de reprodução das relações sociais, sustentando que a questão social é indissociável das relações sociais capitalistas, nos marcos da expansão monopolista e de seu enfrentamento pelo Estado. O processo de renovação crítica do Serviço Social é vivenciado internamente na categoria profissional, exigindo dos profissionais o entendimento da sua posição na divisão sociotécnica do trabalho. IAMAMOTO, M. V. A Questão Social no Capitalismo. In: TEMPORALIS. Revista da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa. ABEPSS. Ano II, nº 3, janeiro a junho de 2001 (adaptado). Considerando o contexto apresentado, conclui-se que o Serviço Social,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q239967 | Serviço Social, Serviço Social, ENADE, INEP

O assistente social que atua nos diferentes espaços sócio-ocupacionais enfrenta situações desafiadoras, que envolvem a cultura política conservadora. Esse tipo de situação interfere direta ou indiretamente em seu cotidiano profissional. Nesse contexto, assinale a alternativa que contém apenas fenômenos que facilitam o acesso aos direitos sociais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q157711 | Serviço Social, Planejamento estratégico, Assistente Social, UFAL, COPEVE UFAL

O planejamento estratégico pode constituir-se em um instrumento para tornar mais democrática a gestão no âmbito das políticas sociais. Quanto a esse tipo de planejamento pode-se afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q148878 | Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TRT 3a Região, FCC

No âmbito dos Direitos Humanos observa-se que, historicamente, há um movimento de dividir a sociedade de forma dicotômica caracterizando os seres humanos em normais e anormais, iguais e diferentes entre outras nomenclaturas estigmatizantes. Nessa lógica,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q707022 | Serviço Social, Analista Judiciário Assistente Social, TJ MA, FCC, 2019

O Serviço Social, enquanto profissão, baseia-se em premissas fundantes. Dentre elas, destaca-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q239898 | Serviço Social, Serviço Social, ENADE, INEP

A pesquisa da realidade é tarefa essencial para a qualificação do exercício profissional do assistente social. O planejamento da pesquisa é etapa indispensável do processo de investigação, configurando-se como um momento de tomada de decisões sobre o problema da pesquisa, as fontes de informação, os procedimentos para obtê-las e o tratamento dos dados.

ALCOFORADO, M. G. Elaboração de projeto de pesquisa.Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais.
Brasília (DF), 2009, p. 719 - 740 (adaptado).

Com relação às etapas para a construção do projeto de pesquisa, avalie as afirmações a seguir. I. O objeto de pesquisa pode ser identificado a partir de uma dificuldade encontrada na prática profissional do assistente social, embora nem sempre seja totalmente desconhecido pelo pesquisador.

II. As finalidades, que dão corpo aos objetivos, devem ser definidas com clareza e precisão. A possibilidade de seu alcance será posteriormente verificada pela metodologia de pesquisa.

III. As fontes de informação trarão o locus da pesquisa, o universo, a amostra (quando for o caso) e os instrumentos. O levantamento da literatura será alvo prioritário da etapa posterior a da pesquisa.

IV. O cronograma pode ser um elemento flexível, embora funcione como um instrumento de controle das ações do pesquisador, prevenindo o desperdício de tempo e de recursos por meio da distribuição das atividades em determinado período de tempo.

É correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q14614 | Serviço Social, Assistente Social, VIVA COMUNIDADE VIVA RIO, CEPERJ

Iamamoto (2009), ao analisar os espaços sócio-ocupacionais do assistente social, aborda a importância do estímulo a pesquisas e projetos que possibilitem o conhecimento do modo de vida e trabalho dos segmentos populacionais atendidos. Segundo a autora, o conhecimento criterioso dos processos sociais e sua vivência pelos indivíduos sociais pode possibilitar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q152188 | Serviço Social, Terceiro Setor e Entidades Sociais, Analista Judiciário Serviço Social, TRT 18a Região, FCC

O Terceiro Setor é um movimento associativo, em escala planetária, que abarca um conjunto heterogêneo de entidades sociais, organizações empresariais e organi- zações não-governamentais dos mais variados tipos. Tal movimento relaciona-se com a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q152733 | Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TRT 3a Região, FCC

O padrão histórico brasileiro de política social baseou-se na ?cidadania regulada?, estando esta sempre submetida à política econômica, atravessando o governo e a ditadura Vargas (1930/1945), o período populista (1946/1963) e a ditadura militar (1964/1984). Este padrão só veio a modificar-se com a promulgação da Constituição Federal de 1988, muito embora em uma conjuntura adversa tomada pelo ideário neoliberal. O início da década de 1990 inaugura a intensificação do projeto neoliberal no país, com fortes rebatimentos no Estado brasileiro. Nesse sentido, no plano social,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q160406 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Assistente Social, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

No processo histórico de construção do Serviço Social no Brasil, a profissão seguiu princípios que foram oriundos da Igreja Católica, a qual apresentava grande influência sobre a profissão. Alguns documentos escritos pela Doutrina Social da Igreja apontavam o envolvimento dos católicos junto aos problemas sociais da época, norteando valores e princípios pautados em uma visão teórica neotomista. A partir do exposto e considerando a história do Serviço Social, assinale a alternativa que apresenta corretamente duas das encíclicas da Igreja Católica que influenciaram o início da profissão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q238623 | Serviço Social, Serviço Social, ENADE, INEP

O assistente social tem sido demandado para atuar na gestão de políticas públicas, abrindo possibilidades para seu ingresso no campo da formulação, gestão e avaliação. Tal atuação requer competência teóricometodológica, ético-política e técnico-operativa. Como seu objeto de trabalho é a questão social, a pesquisa da realidade social é reconhecida como parte constitutiva desse trabalho, porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q158186 | Serviço Social, Meio Ambiente, Assistente Social, CAERN, FGV

Alguns indicadores evidenciam hoje a necessidade de efetuar uma profunda revisão do modelo econômico atual. A problemática ambiental ligada a esse modelo demonstra a necessidade de tal revisão. Como alternativa ao modelo atual, propõe-se um novo paradigma. Esse paradigma é denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q14604 | Serviço Social, Assistente Social, VIVA COMUNIDADE VIVA RIO, CEPERJ

Behring e Boschetti (2009), ao analisarem os fundamentos e história da política social, destacam que as primeiras iniciativas voltadas a sua construção estão imersas na relação de continuidade entre Estado Liberal e Estado Social. Para a mudança da natureza do Estado Liberal no século XIX e início do século XX, bem como a construção e generalização das políticas sociais, houve um elemento político determinante. Tal elemento relaciona-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q240685 | Serviço Social, Serviço Social, ENADE, INEP

O Estado, como produto histórico das relações entre classes sociais antagônicas, congrega em si a totalidade das relações sociais entre essas classes constituindo-se como um fenômeno contraditório e dialético. Nesse sentido, embora o estado assuma com maior afinco as funções coercitivas e repressivas, que respondem aos interesses da classe dominante para a manutenção da ordem e da propriedade privada, ele também desenvolve ações integradoras e protetivas, respondendo às demandas e reivindicações das classes trabalhadoras. Aí localiza-se seu caráter contraditório e dialético.

PEREIRA, P. A. P. Estado, sociedade e esfera pública. In:Serviço Social:
direitos sociais e competências profissionais.
Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009 (adaptado).

Com base no texto acima, é correto afirmar que o caráter contraditório e dialético do Estado se evidencia em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.