Questões de Concursos: Terapia Ocupacional

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Terapia Ocupacional. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q843559 | Terapia Ocupacional, História, Residência Multiprofissional Terapia Ocupacional, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Considerando os marcos históricos, sociais e políticos na construção da terapia ocupacional no Brasil, julgue o item a seguir.

No exercício de suas atribuições, o terapeuta ocupacional, de acordo com o Código de Ética e Deontologia da Terapia Ocupacional, deve colocar seus serviços à disposição da comunidade em caso de guerra, catástrofe, epidemia ou crise social.

2 Q834564 | Terapia Ocupacional, Ética e Legislação Profissional, CREFITO 13a Região Assistente Administrativo, Instituto Quadrix, 2021

A Resolução COFFITO n.º 424/2013 estabelece o Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia. Seu artigo 30 determina proibições ao fisioterapeuta no exercício da fisioterapia. Acerca delas, julgue os próximos itens.
I É proibido utilizar, para fins de identificação profissional, titulações outras que não sejam as reconhecidas pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, salvo titulação acadêmica strictu sensu, ou omitir sua titulação profissional quando se anunciar em eventos científicos ou outros. II É proibido substituir a titulação de fisioterapeuta por expressões genéricas, tais como: terapeuta corporal; terapeuta de mão; terapeuta funcional; terapeuta morfoanalista; terapeuta holístico; rpegista; quiropraxista; osteopata; pilatista; bobatiano; esteticista; entre outros. III É proibido deixar de comunicar formalmente ao Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da região a recusa do registro por parte de instituição ou serviços obrigados a esse registro. IV É proibido deixar de comunicar formalmente à instituição onde trabalha a necessidade de registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da circunscrição, ainda que as empresas estejam legalmente desobrigadas desse registro.
A quantidade de itens certos é igual a

3 Q833545 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional nas Áreas de Traumato Ortopedia, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Terapeuta Ocupacional, AMEOSC, 2021

Em alguns músculos, a maioria das fibras corre paralela ao longo eixo do músculo, e umas poucas correm por todo o seu comprimento. Os músculos com suas fibras dispostas em paralelo, ou quase, podem deslocar um peso por uma grande distância. Em outros músculos, as fibras são oblíquas em seu longo eixo. Por causa de sua semelhança com as penas, eles são chamados músculos penados. (MOORE, Keith L. Anatomia orientada para a clínica. Editora Guanabara Koogan. Rio de Janeiro.p.19 - Arquitetura dos músculos esqueléticos.)
Sobre o contexto enunciado, marque a explicação INCORRETA.

4 Q846092 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional nas Áreas de Traumato Ortopedia, Provas Multiprofissional em Saúde da Criança Terapia Ocupacional Multiprofissional em Saúde da Família Terapia Ocupacional Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto Terapia Ocupacional Multiprofissi, SES DF, IADES, 2020

A plasticidade cerebral pode ser definida como uma mudança adaptativa na estrutura e na função do sistema nervoso, que ocorre em qualquer fase da ontogenia, como função de interações com o meio ambiente interno e externo, ou ainda como resultado de lesões que afetam o ambiente neural.
No que se refere à neuroplasticidade, julgue o item a seguir.
O organismo sofre modificações em sua estrutura física e funcional, incluindo seus padrões de desenvolvimento maturacional e ontogenético, mudando padrões de conexões de acordo com as várias influências, desde o nível de receptividade sensorial até as solicitações e os desafios adaptativos complexos.

5 Q840274 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional na Atenção à Saúde, Multiprofissional em Saúde da Criança Terapia Ocupacional, SES DF, IADES, 2020

Uma criança de 4 anos de idade, com diagnóstico de paralisia cerebral do tipo diplégica espástica, utiliza andador como principal meio de locomoção e órteses em membros inferiores. Tem dificuldade em manter equilíbrio de tronco e insegurança gravitacional que a impede de explorar o setting terapêutico e ampliar repertório de brincadeiras. Levando em consideração o texto exemplificativo e com base na atuação da terapia ocupacional na saúde da criança, julgue o item a seguir.

A adaptação de uma tecnologia assistiva deve considerar dois fatores: as características motoras e as características cognitivas da criança.

6 Q859215 | Terapia Ocupacional, História, Prefeitura de Passira PE Terapeuta Ocupacional, CONTEMAX, 2020

Ao longo de sua história, a terapia ocupacional brasileira vem incorporando e modificando perspectivas teórico-metodológicas e referenciais teórico-práticos em consonância com os contextos históricos, sociais e políticos. A produção acadêmica e profissional tem sido um importante vetor de divulgação de novos referenciais para a profissão. A seguir marque Verdadeiro ou Falsa e na sequência marque a alternativa correta

(____) O primeiro movimento - no âmbito da constituição dos saberes e práticas da terapia ocupacional no Brasil - teve início a partir da própria criação e implantação dos primeiros cursos de terapia ocupacional na Escola de Reabilitação do Rio de Janeiro, em 1956, e no Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, em 1957.

(____) A partir de meados dos anos 1960, o segundo movimento, por meio de outras influências passaram a configurar a prática da terapia ocupacional. Inicialmente, sob a influência da psiquiatria social de Luís Cerqueira e do advento das comunidades terapêuticas, a profissão começou a fazer uso da abordagem socioterápica, incorporando, entre suas abordagens o grupo operativo, os grupos com famílias e as oficinas ou ateliês de atividades.

(____) Os cursos de terapia ocupacional, neste primeiro momento, eram ambientes de formação técnica e não de produção científica, tendo a capacitação docente se iniciado apenas em meados dos anos 1980.

(____) O terceiro movimento identificado pela pesquisa está relacionado a construção e consolidação dos campos de investigação, de saberes e de práticas daterapia ocupacional no Brasil, rumo à proposição de práticas emancipatórias, que aparece no âmbito da produção a partir de 1997, no contexto dos hospitais gerais.

7 Q859407 | Terapia Ocupacional, Ética e Legislação Profissional, Prefeitura de Passira PE Terapeuta Ocupacional, CONTEMAX, 2020

A Terapia Ocupacional, profissão regulamentada pelo Decreto Lei N. 938 - de 13 de outubro de 1969 DOU Nº.197 de 14/10/69 - retificado em 16/10/1969, está inscrita na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) com o código 2239-05, que identifica ocupações no mercado de trabalho para fins classificatórios junto aos registros administrativos e domiciliares. Possui a Resolução do COFFITO Nº 408 de 18 de agosto de 2011, que disciplina a Especialidade Profissional Terapia Ocupacional em Saúde Mental. De acordo com esta resolução, o terapeuta ocupacional deverá ter o domínio das seguintes Grandes Áreas de Competência:

8 Q859489 | Terapia Ocupacional, Ética e Legislação Profissional, Prefeitura de Passira PE Terapeuta Ocupacional, CONTEMAX, 2020

A Resolução nº 429/13, do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), reconhece a especialidade da Terapia Ocupacional no Contexto Hospitalar, o que dá ao terapeuta ocupacional a prerrogativa legal para atuar nas diversas especialidades clínicas assistidas dentro do hospital e nos diversos setores, dentre eles a UTI Adulto (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, 2013).
I. O terapeuta ocupacional como parte da equipe multiprofissional deverá discutir sobre as ações a serem realizadas com o paciente, com o intuito de gerar intervenções humanizadas no contexto da UTI (Araújo Neto, Silva, Zanin, Andrade & Morais, 2016). Dentro da ótica da humanização, as necessidades de cuidados com o paciente serão compartilhadas entre equipe-usuário-família, incentivando o protagonismo e corresponsabilidade dos sujeitos envolvidos (Brasil, 2010). PORQUE II. No que se refere à atuação do terapeuta ocupacional na UTI, tem se que ela deverá ser iniciada o mais precoce possível, pois a imobilização do paciente poderá acarretar efeitos secundários à internação. Os atendimentos serão pautados na funcionalidade e necessidades primárias do paciente, bem como no estímulo dos seus componentes motores, cognitivos, sensoriais e psicossociais, independentemente do nível de consciência do indivíduo assistido. A abordagem também será extensiva aos familiares e cuidadores dos pacientes atendidos (American Occupational Therapy Association, 2015; Barbosa & Reis, 2017).

9 Q837319 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional na Atenção à Saúde, FSPSS Terapeuta Ocupacional, FSPSS, 2021

Leia o quadro clínico abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. Paciente J.F.B, 26 anos, sexo feminino, auxiliar de escritório, chegou, em 19 de outubro de 2015, com diagnóstico clínico de ______________. Na anamnese da Terapeuta Ocupacional, a paciente relatava fortes dores incapacitantes para realização de suas atividades laborativas nos polegares de ambas as mãos. À realização do Teste de Finkelstein, o qual consiste no alongamento passivo pela adução do polegar e desvio ulnar do punho, o resultado foi positivo, confirmando o diagnóstico.

10 Q834018 | Terapia Ocupacional, Ética e Legislação Profissional, CREFITO 13a Região Assistente Administrativo, Instituto Quadrix, 2021

Com relação às diretrizes constantes da Resolução COFFITO n.º 37/1984, que regulamenta o registro de empresas nos Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, julgue os seguintes itens.
I As empresas estão obrigadas ao pagamento, ao Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional com jurisdição na região do exercício de suas atividades, dos seguintes emolumentos e taxas: de registro; de emissão do certificado de registro; e de anuidade. Esses pagamentos são feitos por meio do depósito do valor respectivo na rede bancária autorizada, mediante guia própria fornecida pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. II A anuidade é paga até 31 de março de cada ano, salvo a primeira, cujo comprovante é exigido no ato do registro da empresa ou do órgão sob sua responsabilidade. III A anuidade paga fora dos prazos estabelecidos nesta Resolução sofre acréscimo, calculado sobre o respectivo valor, a saber – até noventa dias: 25%; até 180 dias: 50%; e, após 180 dias: 100%.
Assinale a alternativa correta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.