Questões de Concursos Terapia Ocupacional

Resolva questões de Terapia Ocupacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q985096 | Terapia Ocupacional, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Sobre os grupos operativos e processos grupais em terapia ocupacional, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q985097 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional na Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Em relação à terapia ocupacional pediátrica, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q997385 | Terapia Ocupacional, Grupo Terapia Ocupacional, EBSERH, FGV, 2025

A seguir, são apresentados distúrbios do movimento observados em condições neurológicas que, frequentemente, são avaliados por terapeutas ocupacionais durante a sua prática clínica.
Associe esses distúrbios a suas definições, dadas em seguida.

Distúrbios do Movimento

1. Distonia 2. Ataxia 3. Atetose 4. Espasticidade

Definições

( ) Movimento involuntário, contorcido e repetitivo de um ou mais grupos musculares, resultando em posturas anormais.
( ) Movimentos involuntários e irregulares, geralmente lentos e sinuosos, que afetam as extremidades, resultando em dificuldades de controle motor.
( ) Dificuldade de coordenação motora, geralmente associada a problemas cerebelares, resultando em movimentos imprecisos e descoordenados.
( ) Aumento anormal do tônus muscular, levando à rigidez e resistência ao movimento passivo. A associação correta, na ordem dada, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q985098 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional na Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

São objetivos gerais da terapia ocupacional em gerontologia:

I. Isolar o idoso da comunidade, a fim de evitar a circulação de doenças transmissíveis.

II. Incentivar, encorajar e estimular o idoso a continuar fazendo planos, a ter ambições e aspirações.

III. Contribuir para o ajustamento psicoemocional do idoso e sua expressão social.

IV. Enfatizar os aspectos preventivos do envelhecimento prematuro e de promoção de saúde.

Está CORRETO o que se afirma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q997386 | Terapia Ocupacional, Grupo Terapia Ocupacional, EBSERH, FGV, 2025

Na prática da Terapia Ocupacional, os testes de avaliação são fundamentais para a elaboração de um plano terapêutico eficaz. Alguns instrumentos são utilizados para avaliar as ocupações do paciente, enquanto outros focam nas habilidades de desempenho.
Assinale a opção que corretamente relaciona os instrumentos aos seus respectivos focos de avaliação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q985099 | Terapia Ocupacional, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

A adaptação é o processo mais importante e influente no contexto da terapia ocupacional. Sobre esse tema, analisar os itens.

I. A habilidade para reagir adaptativamente às mudanças circunstanciais da vida é essencial para a sobrevivência e o bem-estar da pessoa.

II. A adaptação depende da habilidade para perceber e responder ao estímulo do ambiente e aprender novas respostas quando necessário.

III. A adaptação é o uso ativo do potencial pessoal e das oportunidades de aprendizagem para alcançar objetivos pessoais e exercer influência no ambiente.

Está CORRETO o que se afirma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q997387 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional na Educação e Inclusão Escolar, Grupo Terapia Ocupacional, EBSERH, FGV, 2025

O nome do teste que avalia a participação de crianças e jovens em atividades cotidianas, barreiras ambientais e facilitadores nos contextos domiciliar, escolar e comunitário é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q985100 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional na Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Quando um profissional terapeuta ocupacional introduz uma intervenção lúdica na vida de uma criança que tenha sofrido exposição pré-natal às drogas, várias estratégias devem ser consideradas para a efetividade dos resultados. Sobre o assunto, analisar os itens.

I. A escolha dos brinquedos e dos materiais dentro de uma atividade é mais importante do que o uso consciente do self por parte do terapeuta.

II. A provisão do apoio adulto para a iniciação e a negociação das interações com os companheiros nas atividades em grupo é uma estratégia eficaz.

III. Fornecer um ambiente seguro e afirmar essa segurança à criança utilizando apoio verbal, assistência física e proteção por meio do uso de objetos é uma estratégia eficaz.

Está CORRETO o que se afirma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q997388 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional nas Áreas de TraumatoOrtopedia, Grupo Terapia Ocupacional, EBSERH, FGV, 2025

As alternativas a seguir apresentam objetivos do Instrumento Avaliação Motora Infantil de Alberta (AIMS) à exceção de uma.
Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q985101 | Terapia Ocupacional, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

A respeito das abordagens de tratamento para pacientes após o traumatismo cranioencefálico (TCE), avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) A estimulação multissensorial, a mobilização precoce no leito e o posicionamento no leito e/ou cadeira de rodas são estratégias de tratamento na fase inicial de reabilitação.

( ) O programa de estimulação multissensorial tem como abordagem básica o fornecimento, de maneira sistematizada e controlada, de estímulos, objetivando a prevenção da perda sensorial, o surgimento de respostas e o direcionamento das mesmas para atividades significativas para a pessoa.

( ) A realização de atividades motoras finas, como escrever e digitar, minimiza as demandas sobre as capacidades cognitivas deficientes (atenção, concentração e memória operacional), sendo associada à redução da ocorrência de agitação após um TCE.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q997389 | Terapia Ocupacional, Grupo Terapia Ocupacional, EBSERH, FGV, 2025

Maria, uma gestante de alto risco, deu à luz um bebê prematuro com 32 semanas de gestação. Após o nascimento, o bebê foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) devido à necessidade de suporte ventilatório. Após uma semana, o bebê apresentou estabilidade clínica e foi transferido para a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru (UCINCa). Na UCINCa, Maria iniciou o contato pele a pele com o bebê e, gradualmente, assumiu a maior parte dos cuidados com a alimentação e higiene. Atualmente, o bebê está com 38 semanas de idade gestacional corrigida e recebeu alta hospitalar passando para o acompanhamento ambulatorial.
Com base no caso clínico apresentado e nas diretrizes de cuidado preconizadas pelo Ministério da saúde, a fase do Método Canguru em que se encontra o bebê de Maria é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q985102 | Terapia Ocupacional, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Considerando-se os processos de avaliação, planejamento e intervenção em terapia ocupacional, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Para a terapia ocupacional, o processo avaliativo é amplo e contínuo, a partir do qual se busca coletar e interpretar as informações necessárias para o planejamento da intervenção, sendo necessário seguir uma linha de raciocínio lógica na procura de respostas e caminhos que possibilitam maior conhecimento acerca do perfil ocupacional dos sujeitos-alvo para análise de sua participação e desempenho ocupacionais.

( ) Instrumentos de avaliação que apresentam rigor em seu histórico de criação e validação junto à população alvo, de modo a resultarem em dados confiáveis sobre os constructos que pretendem avaliar, são ineficientes em suas proposições.

( ) A avaliação compreende desde as etapas iniciais até o desfecho de uma intervenção, sendo que uma das formas mais eficazes para identificação de necessidades do sujeito é a utilização de instrumentos de avaliação, que são ferramentas específicas que possibilitam maior clareza para a definição de objetivos terapêuticos, facilitando a mensuração e documentação dos resultados obtidos em terapia.

( ) No caso da utilização de instrumentos de avaliação produzidos em outros países, não se faz necessário realizar a adaptação transcultural e a validação dessa nova versão.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q997390 | Terapia Ocupacional, Grupo Terapia Ocupacional, EBSERH, FGV, 2025

A posição canguru, parte integrante do Método Canguru, tem como principal objetivo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q997391 | Terapia Ocupacional, Grupo Terapia Ocupacional, EBSERH, FGV, 2025

João, 58 anos, foi diagnosticado com leucemia e está em tratamento no hospital. Durante a avaliação clínica, foi identificado que ele apresenta contagem de plaquetas de 22.000/mm³, hematócrito de 30% e hemoglobina de 9 g/dl.
Com base nas condições clínicas de João, recomendação mais apropriada para o seu plano terapêutico ocupacional nesse momento são atividades
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q997392 | Terapia Ocupacional, Grupo Terapia Ocupacional, EBSERH, FGV, 2025

Com base nos parâmetros clínicos que devem ser analisados para o início das sessões de Terapia Ocupacional em pacientes internados na UTI, assinale a opção que apresenta somente condições consideradas contraindicações para a realização do atendimento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q997393 | Terapia Ocupacional, Dispositivos e Recursos de Tecnologia Assistiva, Grupo Terapia Ocupacional, EBSERH, FGV, 2025

Sobre o processo de avaliação e prescrição de cadeira de rodas é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q997394 | Terapia Ocupacional, Grupo Terapia Ocupacional, EBSERH, FGV, 2025

Luiza, uma mulher idosa de 70 anos, sente dor nos joelhos ao caminhar distâncias mais longas do que ela é habituada em seu cotidiano, o que tem impedido a realização de atividades significativas para ela, como fazer compras em shoppings e grandes supermercados.
Nesse caso, para auxiliar Luiza na realização das atividades de compras em shoppings e grandes supermercados, o terapeuta ocupacional deve orientar o uso do seguinte equipamento para mobilidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q997395 | Terapia Ocupacional, Grupo Terapia Ocupacional, EBSERH, FGV, 2025

Um paciente de 35 anos, motorista de ônibus intermunicipal, foi submetido a uma tenorrafia dos tendões flexores da mão esquerda após um acidente de trabalho. No segundo mês pós-operatório a terapeuta ocupacional que o atende constatou que ele apresenta limitação de movimento dos dedos e queixas de sensibilidade na cicatriz.
Durante a avaliação da cicatriz, os seguintes achados são compatíveis com as alterações que comprometem a funcionalidade desse paciente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q997396 | Terapia Ocupacional, Grupo Terapia Ocupacional, EBSERH, FGV, 2025

Uma das principais funções do terapeuta ocupacional em contextos hospitalares é promover a independência dos pacientes em atividades da vida diária (AVD).
A estratégia mais eficaz para facilitar a independência das AVD nesse contexto é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q997397 | Terapia Ocupacional, Cuidados Paliativos, Grupo Terapia Ocupacional, EBSERH, FGV, 2025

Com relação às ações da terapia ocupacional direcionadas ao manejo da dor crônica, analise as afirmativas a seguir.

I. A avaliação da dor crônica deve incluir tanto fatores objetivos quanto subjetivos, considerando elementos como intensidade da dor, qualidade de vida e bem-estar do paciente.
II. A intervenção do terapeuta ocupacional deve priorizar técnicas de relaxamento muscular e mindfulness, uma vez que essas abordagens são suficientes para o controle da dor crônica.
III. O planejamento da intervenção deve incorporar estratégias como a adaptação de atividades, o cadenciamento das tarefas e a reorganização da rotina para evitar sobrecarga e exacerbação da dor.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.