Questões de Concursos Vestuário

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1Q945180 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

Para entrar em uma linha de produção industrial, toda peça de roupa precisa ser contemplada por uma ficha técnica, a fim de que os profissionais da área de produção possam entender os detalhes com os quais a roupa será confeccionada. Esse documento deve ser objetivo e seu desenho dotado de precisão, sendo capaz de especificar e comunicar informações técnicas sobre a construção da peça.
Acerca das especificidades do desenho técnico de moda, avalie as afirmações a seguir.
I. O desenho técnico de moda é o desenho da peça planificado, isto é, bidimensional.
II. O desenho técnico de moda deve ser de fácil interpretação e conter as vistas da frente, das costas e, quando necessário, da lateral do produto.
III. O desenho técnico deve destacar detalhes específicos, o que pode ser feito por meio da ampliação focada na imagem.

É correto o que se afirma em
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2Q945181 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

A modelagem plana computadorizada é uma ferramenta tecnológica que permite desenvolver moldes bidimensionais por meio de sistemas computadorizados e automatizados que otimizam a produção. Esse tipo de processo auxilia na flexibilidade do desenvolvimento de produtos, pois propõe soluções mais ágeis. Em compatibilidade com o sistema, o software de modelagem 3D tem sido um aliado no desenvolvimento de prototipagem das peças de vestuário, eliminando a necessidade de protótipos intermediários.
GUERREIRO, J. A. Novas tecnologias aplicadas à moda: design, produção, marketing e comunicação. Fortaleza: Editora Senac Ceará, 2015 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. A construção de protótipos de roupas em softwares 3D de vestuário proporciona precisão e rapidez na modelagem e no drapejamento, permitindo a criação de várias camadas de roupas.
II. A utilização de softwares 3D de vestuário permite fazer a modelagem de roupas da mesma forma como se modela em um plano 2D, havendo restrição à simulação de tecidos.
III. A modelagem computadorizada 3D proporciona ao projetista noção mais clara do corpo humano em relação às representações bidimensionais estáticas.
IV. O uso de protótipos de roupas em softwares 3D oferece flexibilidade da manipulação direta do protótipo virtual, resultando em representação mais próxima a objetos do mundo real.

É correto apenas o que se afirma em
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3Q683505 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

No design de moda, os princípios são parte importante do conjunto de ferramentas estéticas e o meio pelo qual os estilistas podem sutilmente ajustar o foco e os efeitos de um modelo.
JONES, S. J. Fashion design: manual do estilista. São Paulo: Cosac Naify, 2005 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas e seus conhecimentossobre os princípios do design, avalie as afirmações a seguir.
I. O ritmo é caracterizado pela repetição em padrão, elaborado com regularidade na estrutura de um look ou quando aplicado a uma estampa.
II. A harmonia, disposição formal de elementos no todo ou entre partes de um todo, gera a sensação de unidade e continuidade, por meio de combinações de elementos com características próximas.
III. A gradação segue padrão homogêneo, composta por elementos dispostos sempre na mesma proporção, sem divisão nem sequência, podendo ser observados em detalhes, aviamentos, estampas e bordados.
IV. A radiação, uso de linhas que partem de um ponto em comum para direções diferentes, pode ser encontrada, no vestuário, em drapeados e franzidos.

É correto apenas o que se afirma em
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4Q878117 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Tesouras são ferramentas essenciais para um bom aproveitamento dos tecidos e para modelagem das peças. Sendo assim, o tipo de tesoura que evita que o tecido desfie é a tesoura:
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5Q918426 | Vestuário, Técnico Laboratório/Área Vestuário, CEFETMG, CEFET MG, 2025

Tecidos planos possuem estabilidade na largura e no comprimento, boa resistência e são utilizados para diversos fins como vestuário, decoração, roupas de cama, entre outros. (Treptow, 2013).
Sobre os tipos de ligamentos de um tecido plano, é correto afirmar que
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6Q878113 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Ao modelar corretamente as peças com cavas e decotes, a régua que melhor auxilia na confecção é o/a:
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7Q945191 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

O produto de “moda” passou a ser entendido como algo útil enquanto estiver “na moda”. Logo, o ciclo de vida desse produto ainda é compreendido por abordagens que presumem as seguintes etapas: introdução, crescimento, desenvolvimento, maturidade e declínio, ou seja, as etapas entre “entrar na moda e sair de moda” ocorrem em espaços de tempo cada vez menores.
BERLIM, L. Moda e Sustentabilidade: uma reflexão necessária. Barueri, SP: Estação das Letras e Cores, 2012 (adaptado).

Acerca da busca do desenvolvimento de produtos mais sustentáveis no campo da moda, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O designer de moda, que atua com foco na sustentabilidade, pode desenvolver produtos voltados para a economia circular, passíveis de serem desconstruídos e inseridos em nova cadeia.
PORQUE
II. O manejo dos têxteis voltados para a melhoria dos tecidos, utiliza alto consumo de água e energia, além de liberar vários resíduos poluidores, forma de trabalho que compromete a sustentabilidade na produção de vestuário.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
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8Q945179 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

Atualmente, coexistem métodos de transferência de desenhos para superfícies de tecidos artesanais e industriais, em baixa e alta escala de produção e em baixa e alta tecnologia. A serigrafia detém liderança na constituição de efeitos especiais sobre a superfície, com aplicação de texturas tridimensionais e acabamentos diversos.
RUTSCILLING, E. A.; LASCHUK, T. Processos contemporâneos de impressão sobre tecidos. ModaPalavra e-periódico, n. 12, jul./dez., 2013 (adaptado).
Considerando o fragmento de texto apresentado, é correto afirmar que o processo de serigrafia
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9Q878114 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Uma costureira precisa confeccionar uma peça com tecido de elastano ou malha. Com o objetivo de ter um bom acabamento, o tipo de agulha que deve ser usada é:
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10Q683517 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

Considere que, na elaboração de uma coleção de moda, o designer de uma empresa tenha utilizado detalhes como bordados, franjas, couro, calças boca de sino, tingimento e estampas com elementos provenientes da natureza.
Com base na situação apresentada, é correto afirmar que os elementos utilizados na criação da mencionada coleção são uma releitura do contexto social da década de
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11Q683504 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

Nos anos 1980, as ombreiras invadiram o guardaroupa das mulheres que, nesse momento, buscavam ocupar espaços predominantemente masculinos no mercado de trabalho. As peças que deixavam os ombros marcados eram um recurso estético que servia para reforçar uma postura feminina mais imponente.
Considerando as informações do texto, avalie as afirmações a seguir.
I. O uso de grandes ombreiras, no período citado, era recurso utilizado para fazer-se alusão à silhueta masculina. II. A forma de triângulo invertido teve mais destaque nas vestimentas femininas no período mencionado. III. A característica principal do uso de grandes ombreiras era criar uma silhueta ampulheta, com vestimentas desestruturadas.
É correto o que se afirma em
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12Q945182 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

A modelagem tem função participativa e ativa nos movimentos articulares, pois alguns músculos encolhem 30% da sua medida natural na posição anatômica (ou posição zero). Para atender a uma ordem na execução de um movimento, o cuidado com o cálculo determina a construção da peça, pois ela trabalhará simultaneamente com o corpo.
GRAVE, M. A moda-vestuário e a ergonomia do hemiplégico. São Paulo: Escrituras Editora, 2010 (adaptado).

Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os conhecimentos de ergonomia relativos à metodologia projetual são necessários à moda, sendo de ampla aplicação (do vestuário aos acessórios), visando-se à melhor adequação dos produtos aos seus usuários.
PORQUE
II. A ergonomia de concepção e os estudos antropométricos contribuem diretamente no desenvolvimento da modelagem, proporcionando ao produto segurança, conforto, praticidade, usabilidade e funcionalidade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
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13Q945185 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

O trabalho de marketing de moda necessita de sensibilidade para se compreender o mercado e descobrir tendências, procurando desenvolver coleções que não apenas agradem, mas, sobretudo, também encantem os clientes. Para tanto, a empresa deve saber investir em marca e em preço, quando este for relevante, além de serviços que ajudem o cliente a comprar. Por certo, precisa-se compreender o composto de marketing, e isso passa pela compreensão da força da marca, das embalagens, que circulam como símbolo de posse e de status, e do preço, esse argumento tão decantado pelos lojistas que, nem sempre, significa restrição à compra; muito pelo contrário, pode ser, em muitos casos, a valorização da marca. Outro ponto é o entendimento sobre o composto de promoção, o tripé formado por propaganda, promoção de vendas e venda pessoal. Além disso, é também imprescindível que as empresas da moda invistam tempo e recursos para distribuir seus produtos nos mercados de maior potencial.
COBRA, M. Marketing e moda. São Paulo: Senac, 2007 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. O marketing de moda está diretamente relacionado ao investimento em pesquisas de mercado, as quais possibilitam conhecer cada segmento, visando criar um sistema ágil de informações para a tomada de decisão.
II. O visual merchandising de moda é elaborado a partir de um plano que conduza as pessoas pelo ponto de venda, gerando circulação, criando experiências e estabelecendo pontos focais que permitam evidenciar o que se deseja destacar.
III. A distribuição dos negócios de moda implica desenvolver uma rede própria ou de terceiros para colocar seus produtos nos pontos mais atraentes e, ainda, disponibilizar a coleção no mercado, no momento certo e a tempo certo.

É correto o que se afirma em
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14Q945186 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

Um empreendedor de moda precisa ser criativo e integrado ao setor, além de ter capacidade administrativa para gerenciar negócios. No empreendedorismo, o plano de negócios é um documento utilizado para planejar e delinear a estratégia de ação da empresa. Na sua elaboração, a etapa da pesquisa de comportamento de consumo é essencial para o desenvolvimento dos produtos de moda, pois, com tais dados, a criação de novos produtos terá como referência as preferências do consumidor, garantindo-se maior sucesso nas vendas e no negócio.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011 (adaptado).

Considerando as pesquisas que servem de base a um plano de negócios e a um perfil empreendedor e criativo, avalie as afirmações a seguir.
I. A ação de pesquisa em desenvolvimento de produtos de moda envolve coleta de informações e referências, tais como amostras de materiais, referências têxteis e informações sobre cores, que servirão de base para o desenvolvimento dos produtos.
II. A pesquisa de mercado analisa o segmento, o público, a concorrência, os fornecedores e a questão ambiental e, a partir disso, é feito um breve histórico do mercado nos últimos anos e uma análise das tendências para os próximos anos, resultados que contribuirão para mais assertividade no desenvolvimento dos produtos.
III. A pesquisa de comportamento referente à moda está inserida no contexto histórico-social, sendo levantadas informações acerca da forma como as pessoas estão se comportando, para interpretar quais são seus anseios e, em consequência, o que elas irão preferir consumir, o que acaba influenciando as tendências de mercado.
É correto o que se afirma em
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15Q878122 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Na máquina industrial, o óleo é essencial para seu bom funcionamento. O tipo de óleo a ser usado e a periodicidade para sua troca indicados são:
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16Q878112 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Para auxiliar a costura de tecidos finos, o tipo de alfinete mais usado é o:
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17Q945190 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

Na indústria da moda, o desenvolvimento de produtos é um processo crítico e muito desafiador. Isso se deve ao fato de que comumente os produtos são desenvolvidos em coleções em vez de produtos individuais, o que aumenta a necessidade de serem gerenciados simultaneamente. O processo de desenvolvimento de produtos passa por várias etapas: pesquisa, planejamento, criação, prototipagem, produção, dentre outras até a sua disponibilização no mercado.
MERINO, G. S. A. D.; VARNIER, T.; MAKARA, E. Guia de Orientação para o Desenvolvimento de Projetos—GODP— aplicado à prática projetual no design de moda. ModaPalavra e-periódico, v. 13, n. 28, p. 8-47, 2020 (adaptado).

A partir das informações apresentadas no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. O setor de criação é responsável pela pesquisa e criação dos esboços, que serão transformados em desenhos técnicos e, posteriormente, passarão para a linha de produção.
II. Nas etapas de pesquisa e planejamento da coleção, buscam-se informações sobre mercado, consumidores e produtos, que servem de apoio para a criação de peças com mais assertividade.
III. Na etapa de prototipagem, verifica-se a materialização dos modelos da coleção, para, então, analisar-se a viabilidade produtiva e comercial do produto.

É correto o que se afirma em
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18Q878128 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Ainda em se tratando de roupa de cama, a metragem para fabricação de um lençol de elástico para uma cama de casal corresponde a:
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19Q945177 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

A pesquisa é considerada parte essencial do processo criativo quando o assunto é moda, pois ela acaba por influenciar diretamente no desenvolvimento de novos produtos. O processo de pesquisa na moda é voltado para a definição de tema de coleção e tendências, pois é a partir de uma pesquisa ampla e detalhada que o estilista pode começar a interpretar uma série de silhuetas, texturas, cores, estampas e adornos, que terão o seu lugar no processo de criação. A definição do tema pode levar semanas ou meses, até que todo o conteúdo da pesquisa seja organizado e processado, para que, então, o observador, nesse caso, o designer, tenha um insight sobre o pensamento, as aspirações, os interesses e a visão artística/conceitual do conteúdo pesquisado.
SEIVEWRIGHT, S. Fundamentos de design de moda: pesquisa e design; tradução Edson Fumankiewicz. Porto Alegre: Bookman, 2009 (adaptado).

Considerando as informações sobre pesquisas de moda, avalie as afirmações a seguir.
I. O designer deve estar em busca constante de novas ideias, reinventando-se por meio da pesquisa, pois ela o auxilia na escolha do tema da coleção, que irá influenciar diretamente o processo criativo.
II. A definição do tema da coleção envolve pesquisas que apresentem elementos e estimulem a criatividade, como palavras e imagens, que podem ser geradas por meio do processo de brainstorming, etapa inicial da pesquisa.
III. A definição de um tema pode ser feita com base na vivência do designer, que deve ser um observador a ponto de explorar e descobrir o que está à sua volta, deixando-se influenciar por referências históricas, culturais e artísticas.

É correto o que se afirma em
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20Q878120 | Vestuário, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Para aplicação correta e bem estruturada do zíper, um tipo de calcador específico deve ser usado, o qual é o:
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