Questões de Concursos ADAB

Resolva questões de ADAB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q884736 | Veterinária, Clínica Médica Veterinária, Agropecuária, ADAB, FGV, 2024

Zoonoses são doenças infecciosas transmitidas entre os animais e os seres humanos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as zoonoses respondem por cerca de 2,4 bilhões de casos de doenças e 2,2 milhões de mortes por ano, representando, portanto, um imenso desafio para a saúde pública, além de sua importância associada à segurança alimentar.

Marque a opção que cita corretamente uma doença zoonótica, de grande preocupação nas criações animais e para saúde pública.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q884737 | Veterinária, Agropecuária, ADAB, FGV, 2024

Dentre as doenças transmitidas por alimentos podemos citar a febre tifoide, infecção que apresenta sintomas graves como diarreia, vômito, febre alta, manchas rosadas no tronco e até septicemia.
Esta infecção só acomete a espécie humana e não possui reservatório em animais sendo causada por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q884738 | Veterinária, Agropecuária, ADAB, FGV, 2024

As boas práticas de fabricação (BPF) contituem um conjunto de procedimentos que devem ser adotados pelos estabelecimentos que produzem, manipulam ou comercializam alimentos, garantindo a qualidade higiênico-sanitária.
Neste contexto, analise as afirmações a seguir:

I. Procedimentos operacionais padrões (POP) devem ser implementados contemplando apenas qualificação de fornecedores e controle integrado de pragas;
II. Todas as operações devem ser realizadas de acordo com manual de procedimentos de boas práticas de fabricação (BPF), que deve ser claro e preciso;
III. Os procedimentos operacionais padrões devem ser apresentados como anexo do manual de procedimentos de boas práticas de fabricação do estabelecimento.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q884739 | Veterinária, Agropecuária, ADAB, FGV, 2024

A Peste Suína Africana (PSA) caracteriza-se por ser uma doença altamente contagiosa, sendo causada por um vírus da família Asfarviridae. Sua detecção em suínos domésticos na América latina (Cuba, Brasil, República dominicana e Haiti) ocorreu na década de 70, no entanto, com a contenção rápida dos surtos. A PSA é uma doença de notificação obrigatória aos órgãos nacionais e internacionais de controle de saúde animal.

Em relação a PSA julgue os itens a seguir:

I. A Peste suína africana (PSA) em sua forma aguda e subaguda apresenta em média taxa de mortalidade menor que 10%;
II. Um animal com PSA apresentará em seu exame post mortem lesões hemorrágicas em múltiplos órgãos, esplenomegalia congestiva, edema mesentérico no cólon adjacente à vesícula biliar e aumento de linfonodos;
III. A Peste suína africana (PSA) em sua forma crônica apresenta-se com baixa taxa de mortalidade.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q884740 | Veterinária, Abatedouro, Agropecuária, ADAB, FGV, 2024

A fase do abate é de grande importância para a qualidade do produto final, quando realizada dentro dos preceitos legais traz benefícios como o menor dano a carne, diminuição das perdas e aumento no valor agregado do produto, proporcionando assim uma carne de melhor qualidade para o mercado consumidor.
Em relação ao abate animal, julgue os itens a seguir:

I. Só é permitido o abate de animais com o emprego de métodos humanitários, utilizando-se de prévia insensibilização, baseada em princípios científicos, seguida de imediata sangria;
II. É proibido em território nacional o abate de animais de acordo com preceitos religiosos, ainda que esta seja uma exigência de mercado consumidor internacional;
III. É permitido o chamuscamento de suídeos, sendo dispensados os processos de escaldagem e depilação prévias.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q884741 | Veterinária, Agropecuária, ADAB, FGV, 2024

A coleta de amostras é um procedimento de grande importância dentro do sistema de vigilância sanitária, uma vez que permite diagnosticar ocorrências sanitárias, zoossanitárias ou fitossanitárias, além de identificar ocorrências relativas à identidade e a qualidade dos produtos de interesse agropecuário.
Em relação aos procedimentos de coleta de amostra e o preconizado pela legislação vigente, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para falsa.

( ) É de obrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) promover as condições necessárias para a amostragem de produto de interesse agropecuário, bem como custear as despesas referentes à coleta, acondicionamento, transporte e análises das amostras requeridas.
( ) A amostragem deverá ser realizada pelo detentor de produto de interesse agropecuário, seguindo todos os parâmetros cientificamente comprovados, sob supervisão de servidores de carreiras técnicas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
( ) Nos casos de exigências estabelecidas em acordos oficiais, em operações de exportação, poderá a coleta de amostras ser realizada ainda por empresa credenciada pelo MAPA, conforme previsto em legislação específica.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q884742 | Veterinária, Agropecuária, ADAB, FGV, 2024

A Influenza aviária é uma doença viral altamente contagiosa que afeta diversas espécies de aves silvestres e domésticas e, pode ocasionalmente acometer mamíferos como equinos, suínos, cães e o homem. Ela é uma doença que apresenta distribuição mundial, com ciclos pandêmicos e que afeta de forma significativa o comércio internacional de produtos avícolas. O vírus da influenza aviária é classificado em subtipos que determinam a sua patogenicidade, e alguns subtipos, como H5 e H7, são responsáveis pelas infecções de alta patogenicidade (IAAP) e outros causam influenza aviária de baixa patogenicidade (IABP). No Brasil, no dia 15 de maio de 2023, a Influenza Aviária foi detectada pela primeira vez em território nacional, em aves silvestres, não comprometendo a condição nacional de país livre de IAAP para comércio.


Baseado neste contexto, julgue os itens a seguir como verdadeiro (V) ou falso (F):



( ) A Influenza aviária é uma doença de notificação obrigatória à Organização Mundial de Saúde Animal.


( ) Os vírus de influenza aviária sempre apresentaram baixa adaptação ao homem, com baixa letalidade, além de representarem baixo risco para a população mundial.


( ) São considerados fatores que contribuem para a transmissão da influenza aviária a exposição direta a aves silvestres infectadas e a globalização.


As afirmativas são, respectivamente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q884743 | Veterinária, Agropecuária, ADAB, FGV, 2024

Em relação ao plano estratégico 2017 a 2026 do programa nacional de vigilância para a febre aftosa (PE-PNEFA), julgue as assertivas a seguir:


I. Os serviços veterinários, assim como a ampliação de sua capacidade não estão relacionados com o PE-PNEFA.

II. O fortalecimento do sistema de vigilância em saúde animal é fundamental para o PE-PNFA.

III. Um importante componente do PE-PNFA é a interação com as partes interessadas no programa, como MAPA, equipes gestoras estaduais e nacional.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q884744 | Veterinária, Agropecuária, ADAB, FGV, 2024

A Guia de Trânsito Animal (GTA) é o documento oficial para transporte animal no Brasil e apresenta diversas informações que são fundamentais para a rastreabilidade animal. Para cada espécie animal existem normas específicas para que a GTA seja emitida.
Em relação à movimentação de equídeos e os procedimentos de fiscalização de trânsito, julgue as assertivas a seguir:

I. Equídeos com idade inferior a 15 meses são isentos da apresentação de exame negativo de mormo, desde que acompanhados da mãe portando exame negativo;
II. O trânsito interestadual de equídeos é condicionado à apresentação de exame negativo para laminite e cólica, e o período total do trânsito deve estar dentro do período de validade do exame;
III. Animais destinados à exposição, leilão e esporte em unidade federativa onde se confirmou a presença do agente causador do mormo devem portar exame negativo para a doença.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1063044 | Português, Interpretação de Textos, Defesa Sanitária Vegetal, ADAB, FGV, 2024

Observe o seguinte início de um texto argumentativo: “Não se deve dirigir após ingerir bebida alcoólica...”.
Assinale a opção em que o argumento apresentado na defesa dessa tese está corretamente identificado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1063045 | Matemática, Aritmética e Problemas, Defesa Sanitária Vegetal, ADAB, FGV, 2024

Certa quantia Q foi repartida de modo que Parmênides ficou com 40% de Q e a Heráclito coube o restante. Dessa forma, Heráclito recebeu R$ 1.600,00 a mais do que Parmênides.
O valor de Q
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1063046 | Matemática, Geometria Analítica, Defesa Sanitária Vegetal, ADAB, FGV, 2024

Seja P (3,4) um ponto no plano cartesiano.
De todos os pontos pertencentes ao eixo das abscissas (eixo X), aquele que possui a menor distância para P é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1063047 | Matemática, Aritmética e Problemas, Defesa Sanitária Vegetal, ADAB, FGV, 2024

Em uma pesquisa realizada sobre o consumo regular de alimentos, foi constatado que:

- 5% dos entrevistados não consomem regularmente nem legumes e nem verduras;
- 60% dos entrevistados consomem regularmente legumes;
- 47% dos entrevistados consomem regularmente verduras.

A porcentagem de entrevistados que consomem regularmente tanto legumes quanto verduras é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1063048 | Direito Administrativo, Responsabilidade Civil do Estado, Defesa Sanitária Vegetal, ADAB, FGV, 2024

João reside em um imóvel ao lado do aeroporto XYZ, gerido pela União Federal. Como regra geral, para chegar ao seu domicílio, ele deve contornar o aeroporto que dispõe de diversas cercas ao seu redor, para impedir o ingresso de pessoas não autorizadas, por questões de segurança. Um dia, João, caminhando em direção à sua casa, percebeu que uma das cercas estava furada por ausência de manutenção. Em assim sendo, ingressou no aeroporto, mesmo visualizando uma placa no sentido de ser proibido o trânsito de particulares no local. Na sequência, João foi atingido por um caminhão tanque, sofrendo graves danos físicos.

Nesse cenário, considerando o entendimento doutrinário e jurisprudencial dominantes, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1026184 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Defesa Sanitária Vegetal, ADAB, FGV, 2024

A seguir, são apresentados os 14 primeiros termos de uma sequência infinita de números inteiros positivos, construída de acordo com um padrão lógico.

4 5 5 6 6 7 7 8 8 9 9 10 10 11 ...

Se esse padrão é mantido ao longo de toda a sequência, o 91º termo vale
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1063049 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Defesa Sanitária Vegetal, ADAB, FGV, 2024

Após o recebimento de diversas denúncias anônimas, agentes públicos compareceram à farmácia XYZ e verificaram a comercialização de medicamentos falsificados. Com efeito, os fiscais apreenderam os remédios oferecidos aos consumidores em inobservância aos regramentos legais aplicáveis à espécie, para proteger a saúde das pessoas, de forma a atender o interesse público primário.

Nesse cenário, o atendimento do interesse público primário, consubstanciado na proteção da saúde das pessoas, caracteriza o seguinte elemento do ato administrativo de apreensão dos medicamentos falsificados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1026185 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Defesa Sanitária Vegetal, ADAB, FGV, 2024

Um cubo tem 4 de suas faces pintadas de branco e as demais pintadas de preto. Esse cubo será lançado 2 vezes seguidas e, em cada uma das ocasiões, será registrada a cor da face voltada para cima.

Considerando-se que todas as faces do cubo têm igual chance de ficar para cima após um lançamento, a probabilidade de que se obtenha, ao menos uma vez, uma face preta como resultado é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1063050 | Direito Administrativo, Improbidade Administrativa, Defesa Sanitária Vegetal, ADAB, FGV, 2024

João, agente público, concorreu, culposamente, em razão de conduta negligente praticada em fevereiro de 2024, para a indevida incorporação ao patrimônio de Tício, particular, de bens móveis pertencentes ao Município Alfa, avaliados em dois mil reais. Nesse contexto, o Ministério Público, ingressou com uma Ação de Improbidade Administrativa em face de João, que constituiu um renomado advogado para patrocinar os seus interesses em juízo.

Nesse cenário, considerando as disposições da Lei no 8.429/1992, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1026186 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Defesa Sanitária Vegetal, ADAB, FGV, 2024

Agnaldo faz aniversário 2 dias antes de Berenice e 3 dias depois de Cilene. Diógenes faz aniversário 3 dias antes de Eliodoro e 1 dia depois de Cilene.
Se o aniversário de Diógenes é 16 de agosto, pode-se afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1063051 | Legislação Estadual, Legislação do Estado da Bahia, Defesa Sanitária Vegetal, ADAB, FGV, 2024

João e Caio, servidores públicos estatutários no âmbito do Poder Executivo do Estado da Bahia, compareceram ao gabinete de Lucas, superior hierárquico em comum e o indagaram sobre a possibilidade de se ausentarem do serviço por motivo de casamento e para fins de alistamento eleitoral. Desta forma, o chefe da repartição pública apresentou resposta em observância à legislação de regência.

Nesse cenário, considerando as disposições da Lei Estadual no 6.677/1994 (Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado da Bahia), é correto afirmar que os servidores poderão se ausentar do serviço por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.