Questões de Concursos AL RR

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1Q117511 | Engenharia de Software , UML, Analista de Sistemas, AL RR, CETAP

Analise os seguintes enunciados relacionados aos componentes da linguagem UML e marque a alternativa CORRETA.

I- Os diagramas de casos de uso têm como objetivo ilustrar a interação entre elementos (atores) e funcionalidades do sistema;

II- O modelo de classes de domínio representa as classes no domínio do negócio em questão e não leva em consideração restrições inerentes à tecnologia a ser utilizada na solução;

III- Uma classe em um diagrama de classes é definida por um nome, uma lista de atributos (não obrigatória) e uma lista de operações (não obrigatória);

IV- O modelo de interação pode ser descrito utilizando diagramas de componentes ou diagramas de estados;

V- Os pacotes são mecanismos de agrupamento genérico e podem ser utilizados para agregar casos de uso, classes e alguns outros tipos de elementos.

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2Q115724 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Educação, Analista de Sistemas, AL RR, CETAP

Atualmente, um dos assuntos mais relevantes da educação nacional é o ProUni - Programa Universidade para Todos. Sobre este programa, analise as afirmativas seguintes e marque a alternativa CORRETA:

I- A finalidade do ProUni é conceder bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduações em instituições privadas de educação superior;

II- Um dos requisitos para concorrer às bolsas do ProUni é ter renda familiar de até três salários mínimos por pessoa;

III- Para concorrer a uma bolsa do ProUni, o candidato precisa fazer vestibular na instituição em que pretende se inscrever, devendo efetuar, inclusive, o pagamento de taxa.

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3Q117263 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Relações Internacionais e Conflitos, Analista de Sistemas, AL RR, CETAP

Em atenção aos noticiários que divulgam a crise grega na União Européia, pode-se afirmar, EXCETO:

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4Q117268 | Legislação Estadual, Roraima Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado, Analista de Sistemas, AL RR, CETAP

Analisando o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado de Roraima, marque a alternativa que diferencie corretamente os conceitos de Vencimento e Remuneração:

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5Q115478 | Informática , SQL, Analista de Sistemas, AL RR, CETAP

O SQL, Linguagem de Consulta Estruturada, é um padrão para manipulação, definição, consulta e outras funcionalidades dos Bancos de Dados. Com relação a essa linguagem, selecione a alternativa ERRADA.

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6Q116766 | Informática , Árvores, Analista de Sistemas, AL RR, CETAP

Sobre as estruturas de dados conhecidas como árvores, selecione a alternativa CORRETA.

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7Q118050 | Legislação Estadual, Roraima Constituição Estadual, Analista de Sistemas, AL RR, CETAP

Com base na análise da afirmação seguinte formulada e com fulcro na Constituição Estadual de Roraima, marque a alternativa CORRETA: "A Capital do Estado de Roraima é Boa Vista, local onde os Poderes têm sua Sede. Entretanto, o Governador, independentemente de qualquer autorização prévia, porém considerando os princípios da razoabilidade e proporcionalidade que regem a Administração Pública, poderá decretar a transferência da Capital para outra cidade do território estadual."

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8Q118566 | Legislação Estadual, Roraima Constituição Estadual, Analista de Sistemas, AL RR, CETAP

A Constituição do Estado de Roraima define os objetivos fundamentais do Estado, sendo eles, EXCETO:

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9Q118824 | Informática , SGBD Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados, Analista de Sistemas, AL RR, CETAP

No que se refere aos modelos de banco de dados: conceitual, lógico e físico, assim como a sua implementação em um SGBD, apresentam-se cinco afirmações. Selecione a alternativa CORRETA

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10Q115755 | Informática , Algoritmos, Analista de Sistemas, AL RR, CETAP

Dado o seguinte código em pseudocódigo na linguagem PORTUGOL, qual o valor das variáveis x e y, respectivamente, após sua execução?

Imagem 002.jpg

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11Q117293 | Informática, Editor de apresentações, Analista de Sistemas, AL RR, CETAP

O Microsoft Power Point e o OpenOffice Impress são programas usados para criar apresentações. Assinale a alternativa CORRETA com relação a esses programas.

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12Q118319 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Sistemas, AL RR, CETAP

Texto associado.

Sucesso tem fórmula

Durante séculos, a Inglaterra dominou os mares e, dessa
forma, muito mais do que os mares. Para isso tinha os melhores navios.
E, para tê-los, precisava de excelentes carpinteiros navais. Com a
tecnologia do ferro, os navios passaram a ter couraça metálica.
Impossível manter a superioridade sem caldeireiros e mecânicos
competentes. Uma potência mundial não se viabiliza sem a potência
dos seus operários.
A Revolução Industrial tardia da Alemanha foi alavancada pela
criação do mais respeitado sistema de formação técnica e vocacional
do mundo. Daí enchermos a boca para falar da "engenharia alemã".
Mas, no fim das contas, todos os países industrializados montaram
sistemas sólidos e amplos de formação profissional. Para construir
locomotivas, aviões, naves espaciais.
Assim como temos a Olimpíada para comparar os atletas de
diferentes países, existe a Olimpíada do Conhecimento (World Skills
International). É iniciativadas nações altamente industrializadas, que
permite cotejar diversos sistemas de formação profissional. Competese
nos ofícios centenários, como tornearia e marcenaria, mas também
em desenho de websites ou robótica.
Em 1982, um país novato nesses misteres se atreveu a
participar dessa Olimpíada: o Brasil, por meio do Senai. E lá viu o seu
lugar, pois não ganhou uma só medalha. Mas em 1985 conseguiu
chegar ao 13º lugar. Em 2001 saltou para o sexto. Aliás, é o único país
do Terceiro Mundo a participar, entra ano e sai ano.
Em 2007 tirou o segundo lugar. Em 2009 tirou o terceiro,
competindo com 539 alunos, de sete estados, em 44 ocupações. É isso
mesmo, os graduados do Senai, incluindo alunos de Alagoas, Goiás e
Rio Grande do Norte, conseguiram colocar o Brasil como o segundo e o
terceiro melhor do mundo em formação profissional! Não é pouca
porcaria para quem, faz meio século, importava banha de porco,
pentes, palitos, sapatos e manteiga! E que, praticamente,não tinha
centros de formação profissional.
Deve haver um segredo para esse resultado que mais parece
milagre, quando consideramos que o Brasil, no Programa Internacional
de Avaliação de Alunos (Pisa), por pouco escapa de ser o último. Mas
nem há milagres nem tapetão. Trata-se de uma fórmula simples,
composta de quatro ingredientes.
Em primeiro lugar, é necessário ter um sistema de formação
profissional hábil na organização requerida para preparar milhões de
alunos e que disponha de instrutores competentes e capazes de
ensinar em padrões de Primeiro Mundo. Obviamente, precisam saber
fazer e saber ensinar. Diplomas não interessam (quem sabe nossa
educação teria alguma lição a tirar daí?).
Em segundo lugar, cumpre selecionar os melhores candidatos
para a Olimpíada. O princípio é simples (mas a logística é
diabolicamente complexa). Cada escola do Senai faz um concurso,
para escolher os vencedores em cada profissão. Esse time participa
então de uma competição noseu estado. Por fim, os times estaduais
participam de uma Olimpíada nacional. Dali se pescam os que vão
representar o Brasil. É a meritocracia em ação.
Em terceiro lugar, o processo não para aí. O time vencedor
mergulha em árduo período de preparação, por mais de um ano. Fica
inteiramente dedicado às tarefas de aperfeiçoar seus conhecimentos
da profissão. É acompanhado pelos mais destacados instrutores do
Senai, em regime de tutoria individual.
Em quarto, é preciso insistir, dar tempo ao tempo. Para passar
do último lugar, em 1983, para o segundo, em 2007, transcorreram 22
anos. Portanto, a persistência é essencial.
Essa quádrupla fórmula garantiu o avanço progressivo do
Brasil nesse certame no qual apenas cachorro grande entra. Era
preciso ter um ótimo sistema de centros de formação profissional. Os
parâmetros de qualidade são determinados pelas práticas industriais
consagradas, e não por elucubrações de professores. Há que aceitar a
idéia de peneirarsistematicamente, na busca dos melhores candidatos.
É a crença na meritocracia, muito ausente no ensino acadêmico.
Finalmente, é preciso muito esforço, muito mesmo. Para passar na
frente de Alemanha e Suíça, só suando a camisa. E não foi o ato
heróico, mas a continuidade que trouxe a vitória.
A fórmula serve para toda competição: qualidade valorizada,
seleção dos melhores, prática obsessiva e persistência. Quem aplicar
essa receita terá os mesmos resultados.

Claudio de Moura Castro
Fonte: Revista Veja n. 2153

Em: "Dali se pescam os que vão representar o Brasil" (8° parágrafo), é INADEQUADO afirmar:

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13Q117043 | Informática , SQL, Analista de Sistemas, AL RR, CETAP

Sobre o SQL padrão, analise os seguintes enunciados e marque a alternativa CORRETA.

I- A sentença UPDATE A SET X=1 WHERE Y=1 tem como objetivo fazer com que o valor do campo X da tabela A seja 1 em todos os registros nos quais o valor do campo Y é 1;

II- O comando DELETE TABLE é utilizado para apagar uma ou mais tabelas;

III- O comando CREATE TABLE é utilizado para criar uma tabela;

IV- O comando INSERT TABLE é utilizado para criar uma tabela;

V- O comando UPDATE pode ser utilizado também para alterar o tipo de dados de uma coluna em uma tabela.

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14Q117818 | Programação , Python, Analista de Sistemas, AL RR, CETAP

Sobre a linguagem de programação PYTHON, marque a alternativa INCORRETA.

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15Q116540 | Informática, BrOffice LibreOffice, Analista de Sistemas, AL RR, CETAP

Um editor de texto é um programa de computador usado para criar documentos de texto. O Microsoft Word e o OpenOffice Writer são exemplos deste tipo de programa. Sobre as funcionalidades dos editores de texto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.

I- A função de Zoom é utilizada para se obter uma visualização mais aproximada (mais Zoom) ou mais afastada do documento (menos Zoom);

II- A inclusão de uma tabela em um documento só pode ser feita utilizando uma planilha eletrônica como o Microsoft Excel ou o OpenOffice Calc;

III- Um documento criado no Microsoft Word não pode ser aberto no OpenOffice Writer;

IV- A função de "visualização de impressão" imprime o documento no modo rascunho;

V- As margens dos documentos são pré-fixadas de acordo com padrões internacionais, não podendo ser alteradas.

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16Q117309 | Sistemas Operacionais , Sistemas de arquivos, Analista de Sistemas, AL RR, CETAP

Analise os seguintes enunciados relacionados aos sistemas de arquivos e, em seguida, selecione a alternativa CORRETA.

I- Arquivos são mecanismos de abstração que oferecem uma maneira de armazenar informações no disco e permitir lê-las de volta mais tarde;

II- Os arquivos são organizados em diretórios e são acessíveis através de caminhos absolutos ou relativos;

III- O comando chmod do sistema operacional Windows estabelece permissões de leitura, escritura e execução em arquivos;

IV- A fragmentação ocorre quando o sistema operacional não consegue armazenar determinado arquivo de uma só vez, gravando-o em diferentes regiões;

V- O Sistema Operacional Windows XP funciona em sistemas de arquivos NTFS, FAT32 ou Ext3.

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17Q117312 | Informática, Linux Unix, Analista de Sistemas, AL RR, CETAP

Nos últimos anos, o sistema Linux tem sido cada vez mais adotado tanto para uso pessoal quanto para uso corporativo. Com relação ao sistema Linux, indique a alternativa CORRETA.

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18Q119363 | Programação , PHP, Analista de Sistemas, AL RR, CETAP

A função abaixo, escrita na linguagem PHP, recebe um vetor e executa operações de troca entre seus elementos:

Imagem 001.jpg

Ao chamar a função com um vetor de elementos [3, 1, 2], qual vetor é devolvido pela função?

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19Q117319 | Informática , Matrizes, Analista de Sistemas, AL RR, CETAP

Matrizes são estruturas de dados de n-dimensões. Por simplicidade, chamaremos de matrizes as matrizes bidimensionais numéricas (que armazenam números inteiros). Sendo assim, marque a alternativa INCORRETA.

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20Q117325 | Português, Pontuação, Analista de Sistemas, AL RR, CETAP

Texto associado.

Sucesso tem fórmula

Durante séculos, a Inglaterra dominou os mares e, dessa
forma, muito mais do que os mares. Para isso tinha os melhores navios.
E, para tê-los, precisava de excelentes carpinteiros navais. Com a
tecnologia do ferro, os navios passaram a ter couraça metálica.
Impossível manter a superioridade sem caldeireiros e mecânicos
competentes. Uma potência mundial não se viabiliza sem a potência
dos seus operários.
A Revolução Industrial tardia da Alemanha foi alavancada pela
criação do mais respeitado sistema de formação técnica e vocacional
do mundo. Daí enchermos a boca para falar da "engenharia alemã".
Mas, no fim das contas, todos os países industrializados montaram
sistemas sólidos e amplos de formação profissional. Para construir
locomotivas, aviões, naves espaciais.
Assim como temos a Olimpíada para comparar os atletas de
diferentes países, existe a Olimpíada do Conhecimento (World Skills
International). É iniciativadas nações altamente industrializadas, que
permite cotejar diversos sistemas de formação profissional. Competese
nos ofícios centenários, como tornearia e marcenaria, mas também
em desenho de websites ou robótica.
Em 1982, um país novato nesses misteres se atreveu a
participar dessa Olimpíada: o Brasil, por meio do Senai. E lá viu o seu
lugar, pois não ganhou uma só medalha. Mas em 1985 conseguiu
chegar ao 13º lugar. Em 2001 saltou para o sexto. Aliás, é o único país
do Terceiro Mundo a participar, entra ano e sai ano.
Em 2007 tirou o segundo lugar. Em 2009 tirou o terceiro,
competindo com 539 alunos, de sete estados, em 44 ocupações. É isso
mesmo, os graduados do Senai, incluindo alunos de Alagoas, Goiás e
Rio Grande do Norte, conseguiram colocar o Brasil como o segundo e o
terceiro melhor do mundo em formação profissional! Não é pouca
porcaria para quem, faz meio século, importava banha de porco,
pentes, palitos, sapatos e manteiga! E que, praticamente,não tinha
centros de formação profissional.
Deve haver um segredo para esse resultado que mais parece
milagre, quando consideramos que o Brasil, no Programa Internacional
de Avaliação de Alunos (Pisa), por pouco escapa de ser o último. Mas
nem há milagres nem tapetão. Trata-se de uma fórmula simples,
composta de quatro ingredientes.
Em primeiro lugar, é necessário ter um sistema de formação
profissional hábil na organização requerida para preparar milhões de
alunos e que disponha de instrutores competentes e capazes de
ensinar em padrões de Primeiro Mundo. Obviamente, precisam saber
fazer e saber ensinar. Diplomas não interessam (quem sabe nossa
educação teria alguma lição a tirar daí?).
Em segundo lugar, cumpre selecionar os melhores candidatos
para a Olimpíada. O princípio é simples (mas a logística é
diabolicamente complexa). Cada escola do Senai faz um concurso,
para escolher os vencedores em cada profissão. Esse time participa
então de uma competição noseu estado. Por fim, os times estaduais
participam de uma Olimpíada nacional. Dali se pescam os que vão
representar o Brasil. É a meritocracia em ação.
Em terceiro lugar, o processo não para aí. O time vencedor
mergulha em árduo período de preparação, por mais de um ano. Fica
inteiramente dedicado às tarefas de aperfeiçoar seus conhecimentos
da profissão. É acompanhado pelos mais destacados instrutores do
Senai, em regime de tutoria individual.
Em quarto, é preciso insistir, dar tempo ao tempo. Para passar
do último lugar, em 1983, para o segundo, em 2007, transcorreram 22
anos. Portanto, a persistência é essencial.
Essa quádrupla fórmula garantiu o avanço progressivo do
Brasil nesse certame no qual apenas cachorro grande entra. Era
preciso ter um ótimo sistema de centros de formação profissional. Os
parâmetros de qualidade são determinados pelas práticas industriais
consagradas, e não por elucubrações de professores. Há que aceitar a
idéia de peneirarsistematicamente, na busca dos melhores candidatos.
É a crença na meritocracia, muito ausente no ensino acadêmico.
Finalmente, é preciso muito esforço, muito mesmo. Para passar na
frente de Alemanha e Suíça, só suando a camisa. E não foi o ato
heróico, mas a continuidade que trouxe a vitória.
A fórmula serve para toda competição: qualidade valorizada,
seleção dos melhores, prática obsessiva e persistência. Quem aplicar
essa receita terá os mesmos resultados.

Claudio de Moura Castro
Fonte: Revista Veja n. 2153

Sobre os sinais de pontuação empregados no texto, é INCORRETO afirmar:

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