Questões de Concursos Banco do Espírito Santo ES

Resolva questões de Banco do Espírito Santo ES comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q341269 | Raciocínio Lógico, Negação Não p, Técnico Bancário, Banco do Espírito Santo ES, FGV, 2018

Considere a afirmação:

“Quem rouba é preso. ”

A negação dessa afirmação é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q726205 | Conhecimentos Bancários, Atendimento ao cliente público, Técnico Bancário, Banco do Espírito Santo ES, FGV, 2018

Todo atendimento passa por momentos da verdade, que são os contatos entre o cliente e as empresas. Esses contatos são preciosos porque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q374827 | Português, Texto, Técnico Bancário, Banco do Espírito Santo ES, FGV, 2018

Todas as frases abaixo apresentam elementos sublinhados que estabelecem coesão com elementos anteriores (anáfora); a frase em que o elemento sublinhado se refere a um elemento futuro do texto (catáfora) é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q374754 | Português, Texto, Técnico Bancário, Banco do Espírito Santo ES, FGV, 2018

Observe a frase: “Todas as paixões nos fazem cometer erros, mas os mais ridículos nos faz cometer o amor”. Sobre a escritura dessa frase, a observação adequada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q375041 | Português, Sentido e significado da, Técnico Bancário, Banco do Espírito Santo ES, FGV, 2018

Reescrevendo as frases abaixo, mantido o sentido original, com a eliminação das formas negativas sublinhadas, a forma INADEQUADA da nova frase é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q374613 | Português, Artigos, Analista em Tecnologia da Informação, Banco do Espírito Santo ES, FGV, 2018

A frase abaixo em que o emprego do artigo mostra inadequação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q374869 | Português, Pontuação, Técnico Bancário, Banco do Espírito Santo ES, FGV, 2018

Todas as frases abaixo apresentam dois componentes separados por um sinal de pontuação. Desconsiderando a pontuação, indique a frase em que esse sinal foi substituído de forma adequada por um conectivo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q374515 | Português, Adjetivos, Técnico Bancário, Banco do Espírito Santo ES, FGV, 2018

Na escrita, pode-se optar frequentemente entre uma construção de substantivo + locução adjetiva ou substantivo + adjetivo (coragem de herói = coragem heroica). O termo abaixo sublinhado que NÃO pode ser substituído por um adjetivo é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q374548 | Português, Frase, Técnico Bancário, Banco do Espírito Santo ES, FGV, 2018

O período abaixo em que os dois termos sublinhados NÃO podem trocar de posição é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q375039 | Português, Relações Semânticas, Técnico Bancário, Banco do Espírito Santo ES, FGV, 2018

A frase abaixo em que houve troca indevida entre parônimos ou homônimos é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q375106 | Português, Relações Semânticas, Técnico Bancário, Banco do Espírito Santo ES, FGV, 2018

“Se no Brasil a ética chegou a esse ponto, imagine a etiqueta, que é a pequena ética”. A autora da frase, Danuza Leão, se refere à forma (etiqueta) que perdeu o valor diminutivo e passou a designar uma outra realidade.

A frase abaixo em que o vocábulo sublinhado conservou o valor diminutivo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q465333 | Direito Previdenciário, Previdência Complementar, Assistente Securitário, Banco do Espírito Santo ES, FGV, 2018

João, advogado autônomo, procura instituição financeira de sua confiança para realizar plano de previdência complementar. Nessa situação hipotética, é correto afirmar que João:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q335631 | Matemática, Geometria, Analista Econômico Financeiro, Banco do Espírito Santo ES, FGV, 2018

Na época do Brasil Colônia os portugueses mediam as distâncias em várias unidades, entre as quais a légua e a braça. 1 légua era equivalente a 3.000 braças e 1 braça equivale, hoje, a 2 metros e 22 centímetros.

Certa propriedade, no litoral da Bahia, tinha comprimento de 2 léguas e 2.400 braças.

Essa medida, em metros, é aproximadamente igual a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q374557 | Português, Adjetivos, Técnico Bancário, Banco do Espírito Santo ES, FGV, 2018

A frase que NÃO apresenta qualquer forma de superlativação de um adjetivo é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q726028 | Conhecimentos Bancários, Atendimento ao cliente público, Técnico Bancário, Banco do Espírito Santo ES, FGV, 2018

Para um cliente, o serviço tem valor se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q726346 | Conhecimentos Bancários, Atendimento ao cliente público, Assistente Securitário, Banco do Espírito Santo ES, FGV, 2018

Segundo Kotler “Os clientes de hoje são mais difíceis de agradar. São mais inteligentes, mais conscientes em relação aos preços, mais exigentes, perdoam menos e são abordados por mais concorrentes com ofertas iguais ou melhores. O desafio... não é deixar os clientes satisfeitos; vários concorrentes podem fazer isso. O desafio é conquistar clientes fiéis”. (2000, p.68). Há vários aspectos que devem ser considerados para se conquistar e reter os clientes, como a cortesia no atendimento, o tempo de espera, a objetividade, a capacidade de solução dos problemas, a qualidade e o nível de conforto que as instalações possuem e vários outros. Na empresa, esses aspectos caracterizam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q374556 | Português, Adjetivos, Analista em Tecnologia da Informação, Banco do Espírito Santo ES, FGV, 2018

Na escrita, pode-se optar frequentemente entre uma construção de substantivo + locução adjetiva ou substantivo + adjetivo (esportes da água = esportes aquáticos).

O termo abaixo sublinhado que NÃO pode ser substituído por um adjetivo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q726750 | Conhecimentos Bancários, Conselho Monetário Nacional CMN, Técnico Bancário, Banco do Espírito Santo ES, FGV, 2018

Recomenda-se que, antes de contratar uma operação de crédito, o consumidor pesquise as diversas opções disponíveis, pois as condições da operação podem variar de uma instituição para outra.

Para facilitar a comparação entre as ofertas, o Conselho Monetário Nacional (CMN) determinou que as instituições financeiras e sociedades de arrendamento mercantil, antes da contratação da operação, divulguem ao consumidor:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q375083 | Português, Relações Semânticas, Técnico Bancário, Banco do Espírito Santo ES, FGV, 2018

“Não sei ver nada do que vejo; vejo bem apenas o que relembro e tenho inteligência apenas nas minhas lembranças”. (Rousseau) A relação ver/vejo só NÃO se repete de forma correta no seguinte par:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q341051 | Raciocínio Lógico, Proposições Equivalentes, Analista em Tecnologia da Informação, Banco do Espírito Santo ES, FGV, 2018

Considere a sentença: “Se Carla gosta de peixe, então Carla sabe nadar”. Uma sentença logicamente equivalente à sentença dada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.