Questões de Concursos BM RS Resolva questões de BM RS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. BM RS Ordenar por: Mais recentes Mais populares 🔥 Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q1058406 | Português, Interpretação de Textos, Oficial da Brigada Militar, BM RS, IBADE, 2025Texto associado. "O Sentinela" (Trecho adaptado) Autor: Olavo Bilac (Domínio Público) "Ama, com fé e orgulho, a terra em que nasceste! Criança! não verás nenhum país como este! Olha que céu! Que mar! Que rios! Que floresta! A natureza aqui perpetuamente em festa É um seio de mãe a transbordar carinho. Vê que vida há no chão! Vê que luz há no ar! Teus livros, teus brinquedos deixa um pouco… Vem! Que o amor se aprende amando… Vem! Ama o Brasil também!" A exortação do eu lírico no trecho de "O Sentinela" configura uma pedagogia do sentimento patriótico que se alicerça, predominantemente, na ✂️ a) contraposição explícita entre a experiência empírica da natureza e a abstração do conhecimento formal, visando desqualificar o último em favor de uma vivência puramente sensorial da pátria. ✂️ b) articulação de um nacionalismo cívico-territorial, onde a grandiosidade do espaço físico é apresentada como metonímia da superioridade moral e cultural do povo brasileiro. ✂️ c) proposição de uma gnose intuitiva e afetiva da pátria, em que o ato de "amar" precede e condiciona o "aprender", sugerindo que a identidade nacional se forja na experiência emocional direta com o meio. ✂️ d) valorização da infância como estágio ideal para a inculcação de um orgulho ufanista, utilizando a ingenuidade infantil para naturalizar uma visão acrítica e idealizada do país. ✂️ e) construção de uma estética parnasiana da paisagem, onde a perfeição formal da natureza espelha um ideal de ordem e progresso a ser internalizado pela criança como cidadã. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 2Q1058407 | Português, Interpretação de Textos, Oficial da Brigada Militar, BM RS, IBADE, 2025Texto associado. "O Sentinela" (Trecho adaptado) Autor: Olavo Bilac (Domínio Público) "Ama, com fé e orgulho, a terra em que nasceste! Criança! não verás nenhum país como este! Olha que céu! Que mar! Que rios! Que floresta! A natureza aqui perpetuamente em festa É um seio de mãe a transbordar carinho. Vê que vida há no chão! Vê que luz há no ar! Teus livros, teus brinquedos deixa um pouco… Vem! Que o amor se aprende amando… Vem! Ama o Brasil também!" No poema de Olavo Bilac, a relação entre o eu lírico e a criança tem como função principal ✂️ a) construir uma crítica à alienação infantil diante dos valores tradicionais, sugerindo a necessidade de uma ruptura com o passado colonial brasileiro. ✂️ b) reforçar uma concepção de patriotismo enraizado na experiência sensorial da pátria, utilizando a figura da criança como símbolo da formação afetiva do cidadão. ✂️ c) destacar a importância do conhecimento técnico e científico como fundamento do sentimento patriótico, contrapondo-o ao nacionalismo passional. ✂️ d) propor um modelo de cidadania baseado no engajamento político precoce, por meio da educação formal e da participação cívica consciente desde a infância. ✂️ e) desenvolver uma metáfora da perda da inocência diante das contradições da nação brasileira, apontando para a complexidade do amor à pátria em tempos de crise. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 3Q1058408 | Português, Morfologia, Oficial da Brigada Militar, BM RS, IBADE, 2025Na frase “Jamais me esquecerei daquele dia”, o pronome obedece à norma-padrão da colocação pronominal. Assinale a alternativa que apresenta a justificativa correta para o uso da próclise. ✂️ a) O uso da próclise é facultativo após advérbios. ✂️ b) O pronome deveria estar em ênclise, pois o verbo vem antes. ✂️ c) A próclise é obrigatória porque há um advérbio atrativo. ✂️ d) A mesóclise é obrigatória devido à formalidade da frase. ✂️ e) A próclise é incorreta porque “jamais” é uma conjunção negativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 4Q1058409 | Português, Morfologia, Oficial da Brigada Militar, BM RS, IBADE, 2025Com base na formação das palavras “subcomando – reforçar – intervir”, assinale o processo morfológico que dá origem aos termos. ✂️ a) Derivação imprópria. ✂️ b) Derivação prefixal. ✂️ c) Composição por aglutinação. ✂️ d) Hibridismo. ✂️ e) Onomatopeia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 5Q1058410 | Português, Sintaxe, Oficial da Brigada Militar, BM RS, IBADE, 2025No enunciado “Faltavam coragem e argumentos ao orador”, a concordância verbal está adequada à norma-padrão. Assinale a alternativa que justifica essa adequação. ✂️ a) O verbo concorda com o termo mais próximo (coragem). ✂️ b) O verbo está no singular por causa da preposição "a". ✂️ c) O verbo está no plural por concordar com o sujeito composto posposto. ✂️ d) O verbo deveria concordar com “argumentos”, termo mais importante. ✂️ e) O sujeito é indeterminado, por isso o verbo está no plural. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 6Q1058411 | Português, Interpretação de Textos, Oficial da Brigada Militar, BM RS, IBADE, 2025No Provérbio popular “A justiça tarda, mas não falha”, qual é o sentido mais adequado para o termo “justiça” no contexto? ✂️ a) Conjunto de leis de um estado. ✂️ b) Nome próprio de pessoa. ✂️ c) Tribunal de apelação. ✂️ d) Conceito abstrato de equidade. ✂️ e) Polícia judiciária. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 7Q1058412 | Português, Problemas da Língua Culta, Oficial da Brigada Militar, BM RS, IBADE, 2025Durante a revisão de um parecer jurídico, foi observado o seguinte trecho: “O réu se mostrou absolutamente insuspeitável.” Considerando o vocabulário técnico-jurídico e a norma-padrão, qual das opções abaixo representa o melhor ajuste vocabular para o trecho destacado? ✂️ a) Insuspeitável → suspeito. ✂️ b) Insuspeitável → insuspeito. ✂️ c) Insuspeitável → suspeitável. ✂️ d) Insuspeitável → inocente. ✂️ e) Insuspeitável → impune. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 8Q1058413 | Português, Interpretação de Textos, Oficial da Brigada Militar, BM RS, IBADE, 2025"O amor é a ponte entre dois corações que se encontram em lados opostos de um rio tempestuoso." (Khalil Gibran) No trecho acima, Khalil Gibran emprega um recurso linguístico para descrever a natureza do amor, comparando-o a uma estrutura física. Com base nessa construção, identifique o efeito de sentido promovido pela expressão "O amor é a ponte" e o recurso coesivo empregado para produzi-lo. ✂️ a) Uma prosopopeia, que atribui sentimentos humanos à ponte. ✂️ b) Uma sinestesia, que mistura as sensações visuais e emocionais do amor. ✂️ c) Uma metáfora, que estabelece uma analogia implícita entre o amor e uma ponte para simbolizar união e superação. ✂️ d) Uma antítese, que contrasta os "dois corações" com os "lados opostos de um rio tempestuoso". ✂️ e) Um eufemismo, que suaviza a dificuldade de unir corações diferentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 9Q1059301 | Matemática, Aritmética e Problemas, Soldado de 1 Classe, BM RS, FUNDATEC, 2025Uma herança de R$ 7.000,00 será dividida entre 3 irmãos em partes diretamente proporcionais às suas idades, que são 8, 12 e 20 anos. Considerando os dados apresentados, o irmão que tem 12 anos irá receber o valor de: ✂️ a) R$ 1.400,00. ✂️ b) R$ 2.100,00. ✂️ c) R$ 2.800,00. ✂️ d) R$ 3.500,00. ✂️ e) R$ 4.200,00. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 10Q1059302 | Matemática, Aritmética e Problemas, Soldado de 1 Classe, BM RS, FUNDATEC, 2025O triplo de um número (real, positivo e inteiro) menos 18 é igual a esse mesmo número somado a 48. Esse número é: ✂️ a) 17. ✂️ b) 21. ✂️ c) 25. ✂️ d) 27. ✂️ e) 33. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 11Q1059303 | Matemática, Progressões, Soldado de 1 Classe, BM RS, FUNDATEC, 2025Analise a seguinte sequência numérica: 84; 87; 90; 93; ... Seguindo o padrão de formação da sequência, o décimo primeiro termo será: ✂️ a) 114. ✂️ b) 169. ✂️ c) 225. ✂️ d) 256. ✂️ e) 282. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 12Q1059304 | Matemática, Aritmética e Problemas, Soldado de 1 Classe, BM RS, FUNDATEC, 2025Duas viaturas saem do quartel para realizar ronda em determinadas ruas. A primeira viatura demora 16 minutos para realizar a ronda, retornar ao quartel e reiniciar a ronda. A segunda viatura demora 22 minutos para completar a sua ronda, retornar ao quartel e reiniciar a ronda. Considerando que as viaturas saíram às 14h juntas para realizar as rondas, a que horas elas sairão juntas novamente para realizar as rondas? Considere que não há perda de tempo entre o fim e o início da nova ronda. ✂️ a) 14h22. ✂️ b) 14h38. ✂️ c) 16h56. ✂️ d) 17h16. ✂️ e) 18h44. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 13Q1059305 | Matemática, Aritmética e Problemas, Soldado de 1 Classe, BM RS, FUNDATEC, 2025Em uma fábrica, existem duas máquinas de engarrafar suco, com capacidades diferentes. A primeira máquina, operando sozinha, enche 1.800 garrafas em 6 horas. A segunda máquina, com capacidade diferente, enche um número desconhecido de garrafas em 8 horas. Sabe-se que as duas máquinas trabalhando juntas enchem 4.140 garrafas em 6 horas. Sendo assim, a capacidade de produção por hora da segunda máquina é de quantas garrafas? ✂️ a) 250. ✂️ b) 280. ✂️ c) 300. ✂️ d) 345. ✂️ e) 390. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Salvar PDF
1Q1058406 | Português, Interpretação de Textos, Oficial da Brigada Militar, BM RS, IBADE, 2025Texto associado. "O Sentinela" (Trecho adaptado) Autor: Olavo Bilac (Domínio Público) "Ama, com fé e orgulho, a terra em que nasceste! Criança! não verás nenhum país como este! Olha que céu! Que mar! Que rios! Que floresta! A natureza aqui perpetuamente em festa É um seio de mãe a transbordar carinho. Vê que vida há no chão! Vê que luz há no ar! Teus livros, teus brinquedos deixa um pouco… Vem! Que o amor se aprende amando… Vem! Ama o Brasil também!" A exortação do eu lírico no trecho de "O Sentinela" configura uma pedagogia do sentimento patriótico que se alicerça, predominantemente, na ✂️ a) contraposição explícita entre a experiência empírica da natureza e a abstração do conhecimento formal, visando desqualificar o último em favor de uma vivência puramente sensorial da pátria. ✂️ b) articulação de um nacionalismo cívico-territorial, onde a grandiosidade do espaço físico é apresentada como metonímia da superioridade moral e cultural do povo brasileiro. ✂️ c) proposição de uma gnose intuitiva e afetiva da pátria, em que o ato de "amar" precede e condiciona o "aprender", sugerindo que a identidade nacional se forja na experiência emocional direta com o meio. ✂️ d) valorização da infância como estágio ideal para a inculcação de um orgulho ufanista, utilizando a ingenuidade infantil para naturalizar uma visão acrítica e idealizada do país. ✂️ e) construção de uma estética parnasiana da paisagem, onde a perfeição formal da natureza espelha um ideal de ordem e progresso a ser internalizado pela criança como cidadã. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
2Q1058407 | Português, Interpretação de Textos, Oficial da Brigada Militar, BM RS, IBADE, 2025Texto associado. "O Sentinela" (Trecho adaptado) Autor: Olavo Bilac (Domínio Público) "Ama, com fé e orgulho, a terra em que nasceste! Criança! não verás nenhum país como este! Olha que céu! Que mar! Que rios! Que floresta! A natureza aqui perpetuamente em festa É um seio de mãe a transbordar carinho. Vê que vida há no chão! Vê que luz há no ar! Teus livros, teus brinquedos deixa um pouco… Vem! Que o amor se aprende amando… Vem! Ama o Brasil também!" No poema de Olavo Bilac, a relação entre o eu lírico e a criança tem como função principal ✂️ a) construir uma crítica à alienação infantil diante dos valores tradicionais, sugerindo a necessidade de uma ruptura com o passado colonial brasileiro. ✂️ b) reforçar uma concepção de patriotismo enraizado na experiência sensorial da pátria, utilizando a figura da criança como símbolo da formação afetiva do cidadão. ✂️ c) destacar a importância do conhecimento técnico e científico como fundamento do sentimento patriótico, contrapondo-o ao nacionalismo passional. ✂️ d) propor um modelo de cidadania baseado no engajamento político precoce, por meio da educação formal e da participação cívica consciente desde a infância. ✂️ e) desenvolver uma metáfora da perda da inocência diante das contradições da nação brasileira, apontando para a complexidade do amor à pátria em tempos de crise. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
3Q1058408 | Português, Morfologia, Oficial da Brigada Militar, BM RS, IBADE, 2025Na frase “Jamais me esquecerei daquele dia”, o pronome obedece à norma-padrão da colocação pronominal. Assinale a alternativa que apresenta a justificativa correta para o uso da próclise. ✂️ a) O uso da próclise é facultativo após advérbios. ✂️ b) O pronome deveria estar em ênclise, pois o verbo vem antes. ✂️ c) A próclise é obrigatória porque há um advérbio atrativo. ✂️ d) A mesóclise é obrigatória devido à formalidade da frase. ✂️ e) A próclise é incorreta porque “jamais” é uma conjunção negativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
4Q1058409 | Português, Morfologia, Oficial da Brigada Militar, BM RS, IBADE, 2025Com base na formação das palavras “subcomando – reforçar – intervir”, assinale o processo morfológico que dá origem aos termos. ✂️ a) Derivação imprópria. ✂️ b) Derivação prefixal. ✂️ c) Composição por aglutinação. ✂️ d) Hibridismo. ✂️ e) Onomatopeia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
5Q1058410 | Português, Sintaxe, Oficial da Brigada Militar, BM RS, IBADE, 2025No enunciado “Faltavam coragem e argumentos ao orador”, a concordância verbal está adequada à norma-padrão. Assinale a alternativa que justifica essa adequação. ✂️ a) O verbo concorda com o termo mais próximo (coragem). ✂️ b) O verbo está no singular por causa da preposição "a". ✂️ c) O verbo está no plural por concordar com o sujeito composto posposto. ✂️ d) O verbo deveria concordar com “argumentos”, termo mais importante. ✂️ e) O sujeito é indeterminado, por isso o verbo está no plural. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
6Q1058411 | Português, Interpretação de Textos, Oficial da Brigada Militar, BM RS, IBADE, 2025No Provérbio popular “A justiça tarda, mas não falha”, qual é o sentido mais adequado para o termo “justiça” no contexto? ✂️ a) Conjunto de leis de um estado. ✂️ b) Nome próprio de pessoa. ✂️ c) Tribunal de apelação. ✂️ d) Conceito abstrato de equidade. ✂️ e) Polícia judiciária. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
7Q1058412 | Português, Problemas da Língua Culta, Oficial da Brigada Militar, BM RS, IBADE, 2025Durante a revisão de um parecer jurídico, foi observado o seguinte trecho: “O réu se mostrou absolutamente insuspeitável.” Considerando o vocabulário técnico-jurídico e a norma-padrão, qual das opções abaixo representa o melhor ajuste vocabular para o trecho destacado? ✂️ a) Insuspeitável → suspeito. ✂️ b) Insuspeitável → insuspeito. ✂️ c) Insuspeitável → suspeitável. ✂️ d) Insuspeitável → inocente. ✂️ e) Insuspeitável → impune. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
8Q1058413 | Português, Interpretação de Textos, Oficial da Brigada Militar, BM RS, IBADE, 2025"O amor é a ponte entre dois corações que se encontram em lados opostos de um rio tempestuoso." (Khalil Gibran) No trecho acima, Khalil Gibran emprega um recurso linguístico para descrever a natureza do amor, comparando-o a uma estrutura física. Com base nessa construção, identifique o efeito de sentido promovido pela expressão "O amor é a ponte" e o recurso coesivo empregado para produzi-lo. ✂️ a) Uma prosopopeia, que atribui sentimentos humanos à ponte. ✂️ b) Uma sinestesia, que mistura as sensações visuais e emocionais do amor. ✂️ c) Uma metáfora, que estabelece uma analogia implícita entre o amor e uma ponte para simbolizar união e superação. ✂️ d) Uma antítese, que contrasta os "dois corações" com os "lados opostos de um rio tempestuoso". ✂️ e) Um eufemismo, que suaviza a dificuldade de unir corações diferentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
9Q1059301 | Matemática, Aritmética e Problemas, Soldado de 1 Classe, BM RS, FUNDATEC, 2025Uma herança de R$ 7.000,00 será dividida entre 3 irmãos em partes diretamente proporcionais às suas idades, que são 8, 12 e 20 anos. Considerando os dados apresentados, o irmão que tem 12 anos irá receber o valor de: ✂️ a) R$ 1.400,00. ✂️ b) R$ 2.100,00. ✂️ c) R$ 2.800,00. ✂️ d) R$ 3.500,00. ✂️ e) R$ 4.200,00. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
10Q1059302 | Matemática, Aritmética e Problemas, Soldado de 1 Classe, BM RS, FUNDATEC, 2025O triplo de um número (real, positivo e inteiro) menos 18 é igual a esse mesmo número somado a 48. Esse número é: ✂️ a) 17. ✂️ b) 21. ✂️ c) 25. ✂️ d) 27. ✂️ e) 33. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
11Q1059303 | Matemática, Progressões, Soldado de 1 Classe, BM RS, FUNDATEC, 2025Analise a seguinte sequência numérica: 84; 87; 90; 93; ... Seguindo o padrão de formação da sequência, o décimo primeiro termo será: ✂️ a) 114. ✂️ b) 169. ✂️ c) 225. ✂️ d) 256. ✂️ e) 282. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
12Q1059304 | Matemática, Aritmética e Problemas, Soldado de 1 Classe, BM RS, FUNDATEC, 2025Duas viaturas saem do quartel para realizar ronda em determinadas ruas. A primeira viatura demora 16 minutos para realizar a ronda, retornar ao quartel e reiniciar a ronda. A segunda viatura demora 22 minutos para completar a sua ronda, retornar ao quartel e reiniciar a ronda. Considerando que as viaturas saíram às 14h juntas para realizar as rondas, a que horas elas sairão juntas novamente para realizar as rondas? Considere que não há perda de tempo entre o fim e o início da nova ronda. ✂️ a) 14h22. ✂️ b) 14h38. ✂️ c) 16h56. ✂️ d) 17h16. ✂️ e) 18h44. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
13Q1059305 | Matemática, Aritmética e Problemas, Soldado de 1 Classe, BM RS, FUNDATEC, 2025Em uma fábrica, existem duas máquinas de engarrafar suco, com capacidades diferentes. A primeira máquina, operando sozinha, enche 1.800 garrafas em 6 horas. A segunda máquina, com capacidade diferente, enche um número desconhecido de garrafas em 8 horas. Sabe-se que as duas máquinas trabalhando juntas enchem 4.140 garrafas em 6 horas. Sendo assim, a capacidade de produção por hora da segunda máquina é de quantas garrafas? ✂️ a) 250. ✂️ b) 280. ✂️ c) 300. ✂️ d) 345. ✂️ e) 390. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro