Questões de Concursos BM RS

Resolva questões de BM RS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1058406 | Português, Interpretação de Textos, Oficial da Brigada Militar, BM RS, IBADE, 2025

Texto associado.
"O Sentinela" (Trecho adaptado)

Autor: Olavo Bilac (Domínio Público)


"Ama, com fé e orgulho, a terra em que nasceste!

Criança! não verás nenhum país como este!

Olha que céu! Que mar! Que rios! Que floresta!

A natureza aqui perpetuamente em festa

É um seio de mãe a transbordar carinho.

Vê que vida há no chão! Vê que luz há no ar!

Teus livros, teus brinquedos deixa um pouco… Vem!

Que o amor se aprende amando… Vem! Ama o Brasil

também!"
A exortação do eu lírico no trecho de "O Sentinela" configura uma pedagogia do sentimento patriótico que se alicerça, predominantemente, na
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1058407 | Português, Interpretação de Textos, Oficial da Brigada Militar, BM RS, IBADE, 2025

Texto associado.
"O Sentinela" (Trecho adaptado)

Autor: Olavo Bilac (Domínio Público)


"Ama, com fé e orgulho, a terra em que nasceste!

Criança! não verás nenhum país como este!

Olha que céu! Que mar! Que rios! Que floresta!

A natureza aqui perpetuamente em festa

É um seio de mãe a transbordar carinho.

Vê que vida há no chão! Vê que luz há no ar!

Teus livros, teus brinquedos deixa um pouco… Vem!

Que o amor se aprende amando… Vem! Ama o Brasil

também!"
No poema de Olavo Bilac, a relação entre o eu lírico e a criança tem como função principal
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1058408 | Português, Morfologia, Oficial da Brigada Militar, BM RS, IBADE, 2025

Na frase “Jamais me esquecerei daquele dia”, o pronome obedece à norma-padrão da colocação pronominal. Assinale a alternativa que apresenta a justificativa correta para o uso da próclise.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1058409 | Português, Morfologia, Oficial da Brigada Militar, BM RS, IBADE, 2025

Com base na formação das palavras “subcomando – reforçar – intervir”, assinale o processo morfológico que dá origem aos termos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1058410 | Português, Sintaxe, Oficial da Brigada Militar, BM RS, IBADE, 2025

No enunciado “Faltavam coragem e argumentos ao orador”, a concordância verbal está adequada à norma-padrão.

Assinale a alternativa que justifica essa adequação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1058411 | Português, Interpretação de Textos, Oficial da Brigada Militar, BM RS, IBADE, 2025

No Provérbio popular “A justiça tarda, mas não falha”, qual é o sentido mais adequado para o termo “justiça” no contexto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1058412 | Português, Problemas da Língua Culta, Oficial da Brigada Militar, BM RS, IBADE, 2025

Durante a revisão de um parecer jurídico, foi observado o seguinte trecho: “O réu se mostrou absolutamente insuspeitável.”

Considerando o vocabulário técnico-jurídico e a norma-padrão, qual das opções abaixo representa o melhor ajuste vocabular para o trecho destacado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1058413 | Português, Interpretação de Textos, Oficial da Brigada Militar, BM RS, IBADE, 2025

"O amor é a ponte entre dois corações que se encontram em lados opostos de um rio tempestuoso."
(Khalil Gibran)

No trecho acima, Khalil Gibran emprega um recurso linguístico para descrever a natureza do amor, comparando-o a uma estrutura física. Com base nessa construção, identifique o efeito de sentido promovido pela expressão "O amor é a ponte" e o recurso coesivo empregado para produzi-lo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1059301 | Matemática, Aritmética e Problemas, Soldado de 1 Classe, BM RS, FUNDATEC, 2025

Uma herança de R$ 7.000,00 será dividida entre 3 irmãos em partes diretamente proporcionais às suas idades, que são 8, 12 e 20 anos. Considerando os dados apresentados, o irmão que tem 12 anos irá receber o valor de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1059302 | Matemática, Aritmética e Problemas, Soldado de 1 Classe, BM RS, FUNDATEC, 2025

O triplo de um número (real, positivo e inteiro) menos 18 é igual a esse mesmo número somado a 48. Esse número é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1059303 | Matemática, Progressões, Soldado de 1 Classe, BM RS, FUNDATEC, 2025

Analise a seguinte sequência numérica: 84; 87; 90; 93; ...

Seguindo o padrão de formação da sequência, o décimo primeiro termo será:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1059304 | Matemática, Aritmética e Problemas, Soldado de 1 Classe, BM RS, FUNDATEC, 2025

Duas viaturas saem do quartel para realizar ronda em determinadas ruas. A primeira viatura demora 16 minutos para realizar a ronda, retornar ao quartel e reiniciar a ronda. A segunda viatura demora 22 minutos para completar a sua ronda, retornar ao quartel e reiniciar a ronda. Considerando que as viaturas saíram às 14h juntas para realizar as rondas, a que horas elas sairão juntas novamente para realizar as rondas? Considere que não há perda de tempo entre o fim e o início da nova ronda.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1059305 | Matemática, Aritmética e Problemas, Soldado de 1 Classe, BM RS, FUNDATEC, 2025

Em uma fábrica, existem duas máquinas de engarrafar suco, com capacidades diferentes. A primeira máquina, operando sozinha, enche 1.800 garrafas em 6 horas. A segunda máquina, com capacidade diferente, enche um número desconhecido de garrafas em 8 horas. Sabe-se que as duas máquinas trabalhando juntas enchem 4.140 garrafas em 6 horas. Sendo assim, a capacidade de produção por hora da segunda máquina é de quantas garrafas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.