Questões de Concursos Câmara de Aracaju SE

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1Q1013504 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete e Tradutor de Libras, Câmara de Aracaju SE, FGV, 2021

Durante um atendimento comercial por videoconferência, o atendente solicitou alguns dados cadastrais do cliente surdo. Ao ser perguntado o país de origem, o surdo sinalizou BRASIL.
O tipo de movimento desse sinal é:
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2Q1013501 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete e Tradutor de Libras, Câmara de Aracaju SE, FGV, 2021

Os sinais são formados com a combinação do movimento das mãos, em um formato, num determinado lugar, com expressões faciais e/ou corporais compondo o significado, a ideia. Os sinais de APRENDER — LARANJA — ADORAR têm a mesma configuração de mão.
Esses sinais são realizados, respectivamente:
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3Q1015243 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete e Tradutor de Libras, Câmara de Aracaju SE, FGV, 2021

Um intérprete encontrou com um amigo surdo, em frente ao shopping. O amigo surdo quis saber quanto tempo leva do shopping à sua casa. A descrição da sinalização referente à hora, no sentido de duração, é:
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4Q1013502 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete e Tradutor de Libras, Câmara de Aracaju SE, FGV, 2021

Segundo o uso e a difusão da LIBRAS e da língua portuguesa para o acesso das pessoas surdas à educação, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
( ) O professor da educação básica, bilíngue, aprovado pelo prolibras, pode exercer a função de tradutor e intérprete de LIBRAS - Língua Portuguesa, cuja função é distinta do professor docente. ( ) As instituições federais de ensino devem prover as escolas com professores de LIBRAS ou instrutores surdos para o ensino da língua portuguesa como segunda língua para os surdos, regente de classe com conhecimento da singularidade linguística dos alunos surdos e tradutor e intérprete de LIBRAS - Língua Portuguesa. ( ) Ofertar, obrigatoriamente, desde a educação infantil, o ensino da LIBRAS e da Língua Portuguesa como segunda língua para os surdos e o profissional tradutor e intérprete de LIBRAS - Língua Portuguesa. ( ) O professor da educação básica, bilíngue, aprovado pelo Prolibras, não pode exercer a função de tradutor e intérprete de LIBRAS - Língua Portuguesa, cuja função é distinta do professor docente.
A sequência correta é
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5Q1015239 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete e Tradutor de Libras, Câmara de Aracaju SE, FGV, 2021

O tradutor e intérprete de LIBRAS sinaliza para um surdo, em uma roda de conversa entre usuários da língua de sinais, o seguinte contexto: MESAi COPO objeto-arredondado COLOCARi
O verbo do contexto apresentado é um dos parâmetros da LIBRAS na seguinte opção:
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6Q1015237 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete e Tradutor de Libras, Câmara de Aracaju SE, FGV, 2021

A Autoescola X contratou o serviço de tradução e interpretação de LIBRAS a fim de dar acesso às pessoas surdas nos conhecimentos referentes ao trânsito, legislação e outras especificidades.
Apresenta uma das atribuições do profissional tradutor e intérprete de LIBRAS, referente ao exemplo apresentado:
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7Q1013506 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete e Tradutor de Libras, Câmara de Aracaju SE, FGV, 2021

Quando se analisam as situações de dificuldade de acesso em serviços públicos de saúde para as pessoas surdas, tais como marcação de consulta por telefone, ausência de intérprete, pessoa surda confundida com deficiente intelectual, falta de paciência, escassez de aparelho de amplificação sonora individual, dentre outros, fica evidente o desconhecimento, por parte dos gestores desses serviços, sobre os direitos das pessoas surdas e com deficiência auditiva, garantidos pelo Decreto nº 5.626/2005.
Um dos direitos à pessoa surda ou com deficiência auditiva no que se refere à rede de serviços do SUS - Sistema Único de Saúde - e das empresas com concessão ou permissão de serviços públicos de assistência à saúde é:
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8Q1015241 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete e Tradutor de Libras, Câmara de Aracaju SE, FGV, 2021

Dois amigos surdos conversavam, animadamente, sobre a ginástica olímpica, como uma de suas modalidades esportivas preferidas. A alternativa que descreve o sinal de OLIMPÍADAS é:
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9Q1015245 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete e Tradutor de Libras, Câmara de Aracaju SE, FGV, 2021

As palavras ou sinais em LIBRAS também podem ser formados pelo processo de composição.
A forma composta para glosa dos sinais de IGREJA – MENINA – ZEBRA é:
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10Q1015246 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete e Tradutor de Libras, Câmara de Aracaju SE, FGV, 2021

Leia a transcrição de um diálogo em LIBRAS entre duas pessoas surdas.

a)O-I, VOCÊ MARIA?

b)O-I, (expressão facial “surpresa”) SIM, EU MARIA.

a)VOCÊ LEMBRAR NÃO EU?

b)LEMBRAR NÃO.

a)EU, SINAL-NOME. NOME J-O-Ã-O. VOCÊ 2sENSINAR1s LIBRAS. AQUI. LEMBRAR?

b)AH! (expressão facial “lembrar”)

a)BO@ ENCONTRAR. TUDO BEM?

b)TUDO BEM. DESCULPAR. (olhando para o relógio) EU IR AULA. TCHAU!

a)TCHAU!

O tipo de verbo do sinal ENCONTRAR, transcrito do diálogo acima, é definido como:

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11Q1015238 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete e Tradutor de Libras, Câmara de Aracaju SE, FGV, 2021

Durante um serviço de tradução e interpretação em LIBRAS, em um atendimento de consulta médica, o profissional tradutor e intérprete de LIBRAS emitiu sua opinião sobre os sintomas relatados pelo paciente surdo.
De acordo com o descrito acima, um preceito ético que deve ser cumprido pelo profissional tradutor e intérprete de LIBRAS é:
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12Q1015247 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete e Tradutor de Libras, Câmara de Aracaju SE, FGV, 2021

Leia a transcrição de um diálogo em LIBRAS entre duas pessoas surdas. a)O-I, VOCÊ MARIA? b)O-I, (expressão facial “surpresa”) SIM, EU MARIA. a)VOCÊ LEMBRAR NÃO EU? b)LEMBRAR NÃO. a)EU, SINAL-NOME. NOME J-O-Ã-O. VOCÊ 2sENSINAR1s LIBRAS. AQUI. LEMBRAR? b)AH! (expressão facial “lembrar”) a)BO@ ENCONTRAR. TUDO BEM? b)TUDO BEM. DESCULPAR. (olhando para o relógio) EU IR AULA. TCHAU! a)TCHAU!
Ainda sobre o diálogo em LIBRAS transcrito, quando Maria responde: AH! (expressão facial “lembrar”) foi produzida uma frase, em LIBRAS, na forma exclamativa.
As expressões faciais e corporais que indicam esse tipo de frase são:
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13Q1013503 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete e Tradutor de Libras, Câmara de Aracaju SE, FGV, 2021

Há componentes não manuais que fazem parte da estrutura gramatical da LIBRAS.
O sinal convencional é modificado e realizado na face em:
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14Q1013500 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete e Tradutor de Libras, Câmara de Aracaju SE, FGV, 2021

Alfredo, aluno surdo do ensino médio, precisou ser transferido para um colégio próximo à sua residência, devido ao seu horário de trabalho. Ele convidou um amigo intérprete de LIBRAS da igreja que frequenta para fazer um contrato de serviço no colégio e assim ter o direito e o acesso às informações em LIBRAS durante as aulas. Porém a direção do colégio solicitou do profissional o certificado de sua formação como tradutor e intérprete de LIBRAS.
Analise os itens a seguir. I. cursos de formação profissional reconhecidos pelo sistema que os credenciou; II. cursos de extensão universitária; III. cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino médio e instituições credenciadas pelo INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos; IV. cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino superior e instituições credenciadas por Secretarias de Educação.
São cursos que contemplam a formação do profissional tradutor e intérprete de LIBRAS:
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15Q1013505 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete e Tradutor de Libras, Câmara de Aracaju SE, FGV, 2021

Decorridos dez anos da publicação do Decreto nº 5.626/2005, a Escola X, com uma clientela considerável de alunos surdos, ainda não dispõe de profissionais com titulação para o exercício da Tradução e Interpretação de LIBRAS – Língua Portuguesa. O quadro de perfil dos profissionais que podem atuar como tradutor e intérprete de LIBRAS – Língua Portuguesa nas instituições de ensino corresponde a:
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16Q1015236 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete e Tradutor de Libras, Câmara de Aracaju SE, FGV, 2021

De acordo com a lei que regulamenta a profissão de tradutor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais, a União, diretamente ou por intermédio de credenciadas, promoverá anualmente o exame Prolibras.
A banca examinadora do exame de proficiência em Tradução e Interpretação de LIBRAS - Língua Portuguesa deve ser constituída por:
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17Q1015240 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete e Tradutor de Libras, Câmara de Aracaju SE, FGV, 2021

A LIBRAS tem uma estrutura gramatical própria, diferente da língua portuguesa e independente da língua oral.
FLOR EU-DAR MULHER^BENÇÃO
A tradução em português da transcrição apresentada em LIBRAS é:
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18Q1015242 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete e Tradutor de Libras, Câmara de Aracaju SE, FGV, 2021

O ponto de articulação é um parâmetro da LIBRAS que se refere ao local no corpo do usuário da língua ou na área definida pelo corpo, onde será realizado o sinal. O conjunto de glosas de sinais com diferentes locações é:
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19Q1015244 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete e Tradutor de Libras, Câmara de Aracaju SE, FGV, 2021

Em uma consulta médica, Luiza, paciente surda, utilizou o SignumWeb, serviço acessível ao surdo, disponível na clínica. As empresas concessionárias e permissionárias de serviços públicos e os órgãos da administração pública federal, direta e indireta, poderão utilizar intérpretes contratados para:
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