Questões de Concursos Câmara de Paraty RJ

Resolva questões de Câmara de Paraty RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q908559 | Administração Financeira e Orçamentária, LFR Lei de Responsabilidade Fiscal, Controlador Interno, Câmara de Paraty RJ, Avança SP, 2024

Em Capítulo específico destinado às Finanças Públicas, a CRFB/1988 consagra a chamada “Regra de Ouro”, segundo a qual é vedada a ________________ em montante superior ao _______________, ressalvadas as autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta. Assinale a alternativa que correta e sequencialmente preenche as lacunas, de acordo com o texto constitucional.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q908560 | Administração Financeira e Orçamentária, Controlador Interno, Câmara de Paraty RJ, Avança SP, 2024

Dispõe o princípio orçamentário da Exclusividade que a Lei Orçamentária Anual não poderá conter dispositivos estranhos à previsão das receitas e à fixação das despesas, como forma de evitar as chamadas ‘caudas orçamentárias’. Contudo, este princípio comporta uma exceção, qual seja:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q908561 | Administração Geral, Delegação, Controlador Interno, Câmara de Paraty RJ, Avança SP, 2024

Método de divisão de atribuições na Administração Pública que implica na transferência de responsabilidades da Administração Direta para novas pessoas jurídicas estatais, autônomas, permitindo uma maior eficiência e especialização na gestão pública e uma melhor adequação das decisões às necessidades locais. Trata-se da:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q888594 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos – Lei nº 14133 de 2021, Agente Legislativo, Câmara de Paraty RJ, Avança SP, 2024

Qual das seguintes alternativas descreve corretamente a possibilidade de prorrogação de contratos administrativos de serviços e fornecimentos contínuos, de acordo com o Artigo 106 da Lei de Licitações e Contratos Administrativos?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1026582 | Raciocínio Lógico, Contador, Câmara de Paraty RJ, Avança SP, 2024

Ao ser perguntada sobre a sua idade, Bianca responde: Eu sou 7 anos mais velha que a minha irmã, Ana, e daqui a 2 anos terei o dobro da idade dela. Qual a idade da irmã de Bianca atualmente?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1026583 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Contador, Câmara de Paraty RJ, Avança SP, 2024

Um sistema de criptografia é montado da seguinte maneira: a letra ‘A’ representa o número 0, a letra ‘B’ representa o número 1 e assim sucessivamente até a letra ‘Z’, cujo número é 25. A palavra JOGO, por exemplo, pode ser representada por 9-14-6-14.

Quando se utiliza números maiores que 25, a contagem recomeça com o 26 representando a letra ‘A’, o 27 representando a letra ‘B’, e assim sucessivamente.

Letra

Número

correspondente

A

0, 26, 52, 78, ...

B

1, 27, 53, 79, ...

C

2, 28, 24, 80, ...

Desta forma, a que palavra correspondem os números 32-92-45-104?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1026656 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, Analista de Recursos Humanos, Câmara de Paraty RJ, Avança SP, 2024

Observe as seguintes afirmativas, que são dadas como VERDADEIRAS:

• João foi à escola

• João não jogou bola

• João não foi ao parque

Com base nas afirmativas, indique a alternativa que também apresenta uma afirmativa necessariamente VERDADEIRA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q908162 | Português, Adjetivos, Analista de Recursos Humanos, Câmara de Paraty RJ, Avança SP, 2024

Texto associado.

Leia o texto para responder às questões de 1 a 7.

Máscara em mosaico e outros tesouros são encontrados em tumba de rei maia

O auge da civilização maia ocorreu entre 250 d.C. e 900 d.C. Apesar da grande importância histórica, existem poucos resquícios desse período devido ao saqueamento de sítios arqueológicos. Mas, recentemente, um trabalho da Universidade Tulane, nos EUA, conseguiu recuperar raros tesouros da época.

Liderado pelo arqueólogo Francisco Estrada-Belli, o time de pesquisadores fez investigações no sítio de Chochkitam, localizado na Guatemala, em uma região próxima das fronteiras dos atuais países México e Belize. Em 2022, a equipe encontrou a tumba de um rei maia, datada em 1.700 anos.

A descoberta foi possível graças à tecnologia LIDAR, que utilizou um avião para direcionar raios laser para o chão e, assim, fazer um mapeamento da área. “É como tirar raio-X do solo da floresta”, explica Estrada-Belli, em nota. “Isso revolucionou o nosso campo. Agora podemos ver aonde estamos indo, em vez de simplesmente fazer uma expedição na floresta esperando achar alguma coisa”, diz.

A tumba contém oferendas funerárias consideradas extraordinárias. Há uma máscara de jade em mosaico, raras conchas de ostra e escritos em ossos humanos. Estima-se que as relíquias sejam de 350 d.C.

A expectativa é que elas contribuam para a compreensão de elementos da cultura maia, como a religião e a linhagem real. As conchas, por exemplo, eram utilizadas pela realeza como joias e moedas, além de servirem para oferendas religiosas e de sacrifício. Os escritos em ossos humanos, por sua vez, foram feitos em pedaços de fêmur. Um deles retrata um homem que seria um rei — até então desconhecido — segurando uma máscara de jade similar à encontrada na tumba. Os pesquisadores suspeitam que os hieróglifos vistos no material possam identificar o pai e o avô do líder, conectando-o a outros estados maias, como Tikal e Teotihuacan.

“Uma descoberta como essa é um pouco como ganhar na loteria, em termos de informação”, constata o arqueólogo Estrada-Belli. “Ela abre uma janela para um tempo obscuro sobre o qual temos pouquíssimos textos.”

Revista Galileu. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/ciencia/arqueologia/noticia/2024/02/mascara-em-mosaico-e-outros-tesouros-sao-encontrados-em-tumba-de-rei-maia.ghtml

Considere o excerto a seguir para responder às questões 5, 6 e 7:

“Uma descoberta como essa é um pouco como ganhar na loteria, em termos de informação”, constata o arqueólogo Estrada-Belli. “Ela abre uma janela para um tempo obscuro sobre o qual temos pouquíssimos textos.”

O adjetivo “pouquíssimos”, que ocorre no excerto apresentado, exprime sua qualidade no grau:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q908163 | Informática, Microsoft Excel 2016 e 365, Analista de Recursos Humanos, Câmara de Paraty RJ, Avança SP, 2024

Em relação à criação e execução de macros no MS-Excel 2016, qual afirmação é verdadeira?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q908164 | Gestão de Pessoas, Analista de Recursos Humanos, Câmara de Paraty RJ, Avança SP, 2024

O planejamento de RH que compreende, dentre outras coisas, a estrutura de desenvolvimento e treinamento de pessoal tem como eixo assegurar que a organização tenha as pessoas certas, no lugar certo, desempenhando com eficiência e eficácia as tarefas que lhes forem destinadas.

Nesse contexto, cabe ao planejamento de RH as ações abaixo definidas, afora:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q908165 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Analista de Recursos Humanos, Câmara de Paraty RJ, Avança SP, 2024

Ao analisar as particularidades que contextualizam as ações de treinamento e desenvolvimento organizacional, são verdadeiras as afirmativas a seguir, salvo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q908166 | Administração Geral, Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe, Analista de Recursos Humanos, Câmara de Paraty RJ, Avança SP, 2024

Etimologicamente, liderar significa conduzir. A princípio, pode parecer simples, mas o conceito de liderança envolve uma somatória de teorias que tentam explicar sua abrangência, no intuito de situar o posicionamento de cada líder dentro do modelo de liderança por ele assumido. Das inúmeras formas de liderança que existem, uma delas é definida como liderança diretiva, sendo suas características elencadas a seguir, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q908167 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Analista de Recursos Humanos, Câmara de Paraty RJ, Avança SP, 2024

De uma maneira macro, é possível estabelecer quatro objetivos principais para a realização de um treinamento, a saber: (a) fornecer informação e conhecimento; (b) desenvolver habilidades analíticas e de resolução de problemas; (c) praticar, aprender ou mudar comportamentos de trabalho; (d) ações conjuntas que permitam a sistematização dos três objetivos anteriormente definidos. Em cada um desses objetivos, há métodos de treinamento que se mostram mais efetivos.

No caso específico do objetivo de “praticar, aprender ou mudar comportamentos de trabalho”, são destacados os métodos a seguir, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q908168 | Administração Geral, Administração de Recursos Humanos em Administração Geral, Analista de Recursos Humanos, Câmara de Paraty RJ, Avança SP, 2024

A avaliação de desempenho muitas vezes gera dúvidas nos colaboradores em relação à sua efetividade, em que é possível destacar três erros comuns que são a tendência central, halo e complacência. É importante que se conheça todas as formas de avaliação de desempenho, a fim de implementar o método que seja mais assertivo dentro de realidade que se pretende avaliar. Nesse sentido, assinale a seguir o método de avaliação de desempenho que é realizado por uma pessoa que avalia e julga o desempenho do trabalhador. Nesse modelo de avaliação, o tipo mais comum de medida de desempenho é a escala de classificação gráfica.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q908169 | Administração Geral, Analista de Recursos Humanos, Câmara de Paraty RJ, Avança SP, 2024

Por qualidade, entende-se todas as propriedades ou características de um produto ou serviço relacionadas à sua capacidade de satisfazer às necessidades explícitas ou implícitas dos que o utilizam, isto é, dos clientes, sem prejudicar os que são afetados pelo uso do produto ou serviço.

A partir desse conceito, são verdadeiras as seguintes asserções, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q908170 | Administração Geral, Planejamento Estratégico, Analista de Recursos Humanos, Câmara de Paraty RJ, Avança SP, 2024

No processo de estruturação das atividades a serem desenvolvidas por uma organização, o planejamento estratégico pode ser compreendido por meio das asserções a seguir. Assinale a alternativa que traz um erro conceitual.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q908171 | Administração Geral, Liderança e Motivação, Analista de Recursos Humanos, Câmara de Paraty RJ, Avança SP, 2024

Assinale a seguir o tipo de técnica de negociação que é muito empregada por entidades sindicais, sobretudo no renascimento do movimento sindical brasileiro pós-1979, consiste em apresentar todos os itens da pauta de negociação de uma só́ vez, dentro, é claro, do panorama ideal desejado pela parte que está propondo. Costuma ser usada para dar início a negociação com perfil alongado de complexidade e demanda de tempo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q908172 | Administração Geral, Planejamento Estratégico, Analista de Recursos Humanos, Câmara de Paraty RJ, Avança SP, 2024

O foco de atuação do planejamento está na prevenção de possíveis riscos aos quais a organização está sujeita, bem como uma tomada de atitudes proativas no decorrer do seu desenvolvimento, visando à excelência dos resultados desejados. De maneira geral, é possível analisar o planejamento de acordo com o nível hierárquico, sendo encontrados o planejamento estratégico, tático e operacional.

Nesse contexto, o planejamento estratégico está associado __________.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q908173 | Administração Geral, Gestão de Conflitos na Administração Geral, Analista de Recursos Humanos, Câmara de Paraty RJ, Avança SP, 2024

O gerenciamento de conflitos é de grande importância para a consecução de um ambiente organizacional mais condizente com os objetivos organizacionais e pessoais. Dessa forma, é importante saber reconhecer as causas, as consequências e as especificidades dos conflitos presentes no dia a dia laboral.

Sobre esse tema, é incorreta a afirmativa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.