Questões de Concursos Câmara de Petrolina de Goiás GO

Resolva questões de Câmara de Petrolina de Goiás GO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q865024 | Redes de Computadores, Arquitetura TCP/IP, Auxiliar Legislativo, Câmara de Petrolina de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

A Internet é um sistema global de redes de computadores interligadas que utilizam um conjunto próprio de protocolos (Internet Protocol Suite ou TCP/IP) com o propósito de servir progressivamente usuários no mundo inteiro. Nesse sentido o Mozilla Firefox trata-se corretamente de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q865025 | Administração Geral, Auxiliar Legislativo, Câmara de Petrolina de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

Pode-se definir a gestão da qualidade como qualquer atividade coordenada de direção e controle dos processos, que possui como principal objetivo a melhoria de produtos e serviços, visando ainda garantir a satisfação total dos clientes. Assim, quanto aos elementos da gestão de qualidade, está incorreto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q865026 | Administração Geral, Ferramentas da qualidade, Auxiliar Legislativo, Câmara de Petrolina de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

Gestão de qualidade: tem como finalidade mostrar a distribuição dos dados através de um gráfico de barras indicando o número de unidades em cada categoria. Refere-se corretamente a ferramenta de qualidade denominada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q865027 | Arquivologia, Gestão de Documentos / Arquivos Corrente e Intermediário, Auxiliar Legislativo, Câmara de Petrolina de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

Considerando as atividades de cada etapa de controle realizadas pelo protocolo, associe as colunas abaixo e assinale a alternativa com a sequência correta.

1. recebimento

2. registro

3. autuação

4. classificação

5. expedição/distribuição

6. controle/movimentação

( ) consiste basicamente em receber toda documentação que irá circular no órgão.

( ) o documento será analisado e, na maioria das vezes, no que se refere à esfera pública, transformado em processo.

( ) ler, identificar os dados básicos do documento e cadastrar em um sistema.

( ) separar os documentos de acordo com o destinatário.

( ) uma vez entregues nos setores destinatários, os documentos terão sua tramitação até serem resolvidos.

( ) entrega aos destinatários externos/internos à instituição.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q865028 | Arquivologia, Organização de Arquivos / Métodos de Arquivamento, Auxiliar Legislativo, Câmara de Petrolina de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

Como o próprio nome diz, o método alfabético é aquele em que os documentos são ordenados por nome (nomes de pessoas, instituições ou eventos, por exemplo). Utilizando o método alfabético de arquivamento, assinale a alternativa correta quanto a qual nome seria colocado na frente dos demais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q865029 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Auxiliar Legislativo, Câmara de Petrolina de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

A Lei nº. 8.159/91 afirma que o poder público, ou seja, o governo, tem a obrigação de implementar uma gestão de documentos a seus arquivos, e define gestão de documentos como sendo “(…) o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos”. Nesse sentido, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q885565 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Trabalho, Recepcionista, Câmara de Petrolina de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

).Sobre a “Economia dos Cuidados” analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta. I. A Economia do Cuidado se limita apenas às atividades remuneradas, não abrangendo o trabalho não remunerado realizado no ambiente doméstico. II. A Economia do Cuidado engloba atividades remuneradas e não remuneradas relacionadas ao cuidado de pessoas, como a manutenção do lar, cuidados com crianças, idosos e doentes, sendo essencial para o bem-estar social e desenvolvimento humano. III. No contexto das famílias de baixa renda, muitas vezes, uma pessoa da família precisa ficar em casa para cuidar das crianças, o que reduz a disponibilidade de mão-de-obra no mercado de trabalho e impacta a receita familiar. IV. O trabalho doméstico realizado por um dos cônjuges em casa, mesmo que essencial para o funcionamento do lar e com valor econômico, não é contabilizado nas estatísticas oficiais, o que pode distorcer a avaliação do PIB nacional. V. A Economia do Cuidado não está relacionada a questões de gênero, sendo uma área neutra em termos de distribuição de responsabilidades e cuidados na sociedade. Está correto o que se afirma em: "> “A economia dos cuidados é um campo complexo e multifacetado que aborda as atividades dedicadas à satisfação das necessidades físicas, emocionais e de desenvolvimento de indivíduos, bem como ao apoio às famílias e comunidades. Este conceito não se limita apenas ao trabalho remunerado, abrangendo também uma vasta gama de atividades não remuneradas que são essenciais para o funcionamento da sociedade”.
(adaptado de: SOUSA, Iuri Gregório de. Economia do Cuidado. In: Fique por Dentro. Portal Legislativo. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/estudos-e-notas-tecnicas/fiquePorDentro/temas/economia-do-cuidadoset-2017/economia-do-cuidado>).


Sobre a “Economia dos Cuidados” analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A Economia do Cuidado se limita apenas às atividades remuneradas, não abrangendo o trabalho não remunerado realizado no ambiente doméstico.
II. A Economia do Cuidado engloba atividades remuneradas e não remuneradas relacionadas ao cuidado de pessoas, como a manutenção do lar, cuidados com crianças, idosos e doentes, sendo essencial para o bem-estar social e desenvolvimento humano.
III. No contexto das famílias de baixa renda, muitas vezes, uma pessoa da família precisa ficar em casa para cuidar das crianças, o que reduz a disponibilidade de mão-de-obra no mercado de trabalho e impacta a receita familiar.
IV. O trabalho doméstico realizado por um dos cônjuges em casa, mesmo que essencial para o funcionamento do lar e com valor econômico, não é contabilizado nas estatísticas oficiais, o que pode distorcer a avaliação do PIB nacional.
V. A Economia do Cuidado não está relacionada a questões de gênero, sendo uma área neutra em termos de distribuição de responsabilidades e cuidados na sociedade.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q885566 | História, República Oligárquica, Recepcionista, Câmara de Petrolina de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

O começo do século XX no Brasil foi marcado pelo início da produção industrial e a vinda de grande número de imigrantes de diversos países, que provocou um expressivo crescimento econômico e transformações sociais resultantes do convívio com diferentes culturas. Esses novos tempos buscaram se exprimir através de uma nova arte. (adaptado de PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Editora Ática, 2008. p. 290-293).

Como ficou conhecido o movimento artístico que emergiu no Brasil no início do século XX, refletindo as transformações sociais e culturais resultantes da industrialização e da imigração?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q885567 | História e Geografia de Estados e Municípios, Recepcionista, Câmara de Petrolina de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

Considerando as características geográficas de Goiás, um Estado brasileiro marcado por uma diversidade ambiental significativa, qual conjunto de elementos melhor descreve suas características climáticas, vegetacionais e de relevo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q885568 | Informática, Conceitos Básicos de Correio Eletrônico, Recepcionista, Câmara de Petrolina de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

As mensagens (e-mails) sempre chegam na caixa postal do destinatário, que fica no servidor. Mas também há outras pastas que armazenam as mensagens, cada uma com sua finalidade específica. Nesse sentido, a pasta em que ficam as mensagens a serem enviadas ao destinatário é denominada corretamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q885569 | Informática, Conceitos Básicos de Correio Eletrônico, Recepcionista, Câmara de Petrolina de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

Quando enviamos uma mensagem, alguns campos são muito importantes e precisam ser devidamente entendidos. Assim, sobre o campo “Para”, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Esse campo identifica o principal destinatário.
II. Não é possível inserir vários destinatários nesse campo.
III. É possível inserir apenas o nome do contato que estiver salvo no catálogo ou inserir o endereço completo de e-mail.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q885570 | Informática, Recepcionista, Câmara de Petrolina de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

Um navegador de Internet permite que você possa aceder a qualquer lugar na Internet. Ele obtém informações de outras partes da Internet e apresenta-as no seu computador ou dispositivo móvel. São exemplos de navegadores, com exceção de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q885571 | Arquivologia, Protocolo, Recepcionista, Câmara de Petrolina de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

Nos órgãos públicos, que é o nosso foco, o volume de documentos é muito grande, o que exige formas de controle mais eficientes e bem estruturadas. Em geral, empresas maiores criam um setor só para cuidar desta atividade. Naturalmente, este setor recebe o nome de PROTOCOLO. Sobre as etapas de controle realizadas pelo protocolo, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q885572 | Arquivologia, Organização de Arquivos / Métodos de Arquivamento, Recepcionista, Câmara de Petrolina de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

Métodos de arquivamento são as maneiras que podemos utilizar para colocar os documentos em ordem dentro do arquivo. Assim, considerando as regras de alfabetação do método alfabético, qual dos nomes descritos nas alternativas seria colocado na frente dos demais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q885573 | Arquivologia, Organização de Arquivos / Métodos de Arquivamento, Recepcionista, Câmara de Petrolina de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

Quando acondicionados e armazenados, os documentos podem ser guardados em dois tipos de arquivamento, de acordo com a forma como estão posicionados: vertical ou horizontal. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. No arquivamento vertical os documentos são colocados lado a lado, um atrás do outro. Tem como vantagem facilitar a busca ao documento, pois é possível retirar aquele desejado sem retirar os outros do arquivo; no entanto, acaba por prejudicar a conservação dos documentos, pois o papel tende a amassar quando guardado dessa forma.
II. O arquivamento vertical é recomendado para os arquivos permanentes, em que a preservação do documento é extremamente importante, devido ao valor histórico da documentação. Também é recomendado para documentos de grandes dimensões, como mapas e plantas.
II. No arquivamento horizontal, os documentos são colocados uns sobre os outros, formando pilhas de documentos. Apesar de conservar melhor os documentos, o arquivamento horizontal acaba por dificultar a busca a eles, uma vez que, para pegar qualquer documento, há a necessidade de remover os outros que estão por cima dele.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q885574 | Arquivologia, Lei nº 8159/91, Recepcionista, Câmara de Petrolina de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

A Lei nº. 8.159/91 afirma que o poder público, ou seja, o governo, tem a obrigação de implementar uma gestão de documentos a seus arquivos. Um programa de gestão de documentos, quando implementado em uma instituição, deve prever operações nas idades ____________ do ciclo vital dos documentos. A lacuna é corretamente preenchida por:

I. Corrente
II. Intermediária
III. Permanente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q885575 | Arquivologia, Definições / Fases da Gestão de Documentos, Recepcionista, Câmara de Petrolina de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

De forma simplificada, a bibliografia arquivística afirma que um programa de gestão de documentos é subdividido em três fases ou etapas: produção, utilização e destinação. Nesse sentido, está incorreto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q885576 | Arquivologia, Diagnóstico de Arquivos, Recepcionista, Câmara de Petrolina de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

Antes da implementação de um programa de gestão de documentos, é interessante realizar um estudo da situação do arquivo da instituição, a fim de identificar seus problemas e a melhor forma de solucioná-los. Esse estudo é corretamente chamado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q875976 | Regimento Interno, Regimento Interno da Câmara Municipal de Petrolina de Goiás, Auxiliar Legislativo, Câmara de Petrolina de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

Considerando as competências dispostas na Resolução nº. 001/2020, que aprova o Novo Regimento Interno da Câmara Municipal de Petrolina de Goiás, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q875977 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Auxiliar Legislativo, Câmara de Petrolina de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

O Relatório é um relato expositivo, detalhado ou não, do funcionamento de uma instituição, do exercício de atividades ou acerca do desenvolvimento de serviços específicos em determinado período. Quanto à elaboração de relatório de atividades, deve-se atentar para os seguintes procedimentos:

I. Abster-se de transcrever a competência formal das unidades administrativas já descritas nas normas internas.

II. Relatar todas as atividades do órgão.

III. Evitar o detalhamento excessivo das tarefas executadas pelas unidades administrativas que lhe são subordinadas.

IV. Priorizar a apresentação de dados agregados, grandes metas realizadas e problemas abrangentes que foram solucionados.

V. Destacar propostas que não puderam ser concretizadas, identificando as causas e indicando as prioridades para os próximos anos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.