Questões de Concursos CBM SC

Resolva questões de CBM SC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1059112 | Matemática, Geometria Analítica, Soldado, CBM SC, Instituto Consulplan, 2023

Um Bombeiro Militar precisa subir em uma árvore utilizando- -se de uma escada de comprimento extensível que será colocada sobre o solo horizontal plano e sua outra extremidade será apoiada no topo da árvore. Inicialmente, ele coloca a escada sobre o piso formando um ângulo de 30° com a horizontal. Vendo que a escada estava muito deitada e com receio de que ela pudesse deslizar, o Bombeiro decidiu se aproximar 16 metros em direção à árvore e, então, a colocou sobre o piso formando com este um ângulo de 60°. Qual das alternativas a seguir representa o valor inteiro mais próximo da altura dessa árvore?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1059113 | Matemática, Geometria Espacial, Soldado, CBM SC, Instituto Consulplan, 2023

Um soldado do Corpo de Bombeiros está lidando com um princípio de incêndio utilizando um extintor de incêndio de CO2 em formato cilíndrico, cujo diâmetro é de 10 cm e a altura é de 40 cm. Sabe-se que, inicialmente, o cilindro está completamente cheio de CO2 e que a vazão máxima do gás é constante e igual 40 cm³/s. Desse modo, se o soldado acionar o gatilho do cilindro de forma contínua, usando sua vazão máxima, o tempo que levará até que o gás em seu interior seja totalmente expelido está no intervalo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1059114 | Matemática, Aritmética e Problemas, Soldado, CBM SC, Instituto Consulplan, 2023

Considere que a chance de se salvar uma vítima de afogamento seja descrita pela função dada a seguir: C( t ) = 2-t(2t) 29/30, em que C é a chance percentual de salvamento da vítima e t é o tempo de afogamento em segundos. Assim, se uma vítima sofrer afogamento de 2 minutos, a chance dela ser salva está compreendida entre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1059115 | Matemática, Aritmética e Problemas, Soldado, CBM SC, Instituto Consulplan, 2023

Um concurso público para provimento do cargo de soldado previu a contratação de 250 novos soldados a serem distribuídos entre as três regiões de Santa Catarina: 1ª Região – Florianópolis; 2ª Região – Lages; e, 3ª Região – Chapecó. Finalizadas as etapas do certame, os novos soldados foram distribuídos da seguinte forma:

● para as 2ª e 3ª Regiões, o total de soldados supera em 40 unidades o quantitativo de soldados que foram para a 1ª Região;

● aumentando-se em 50% o número de soldados que foram para a 2ª Região, teria-se uma unidade a mais do que a metade do total de soldados do concurso público.

De posse dessas informações, é correto afirmar que neste concurso a diferença entre o número de soldados que foram para a 2ª Região supera a quantidade dos que foram para a 3ª Região em quantas unidades?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1059116 | Matemática, Funções, Oficial, CBM SC, Instituto Consulplan, 2023

Um comandante do CBM/SC estimou uma função que descreve o grau de efetividade de sua equipe em uma ocorrência como função do tempo transcorrido desde o início do incidente até o momento em que a equipe de atendimento inicia os trabalhos de intervenção no local. A função está definida no domínio [0, T],tal que E(T) = 0; o tempo é dado em horas e sua representação matemática é dada por:
E(t) = − 1/10 (- 2 t³ + 5 t² + 1)
Com base na análise dessa função e de seu respectivo gráfico, qual é o tempo ideal para que a equipe inicie sua atividade, de modo que o grau de efetividade seja o maior possível?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1059117 | Matemática, Funções, Oficial, CBM SC, Instituto Consulplan, 2023

Durante uma simulação de atendimento a combate a incêndios, uma viatura se desloca durante uma frenagem com velocidade descrita pela função contínua: v(t) = –0,5t² – 8/3 t + 19, levando, aproximadamente, 4 segundos até atingir o repouso em relação ao solo. Sendo a velocidade dada em metros por segundo, qual será, aproximadamente, a distância percorrida por essa viatura no referido intervalo de tempo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1057658 | Português, Morfologia, Oficial, CBM SC, Instituto Consulplan, 2023

Texto associado.
Sem medo de errar

A atmosfera política do mês passado não foi a de um spa nas montanhas. Era abrir o celular e vinha artilharia pesada, agressões que abalavam o sistema nervoso. Cada um defendeu sua saúde mental como pôde. A leitura sempre me salva nessa hora, mas, ao invés de buscar algum livro inquietante, como gosto, me socorri com Buda, já que Deus estava sobrecarregado. Atravessei os diaslendo “Eu posso estar errado”, de Björn Natthiko Lindeblad, um monge sueco que faleceu recentemente, aos 60 anos.

Aos 26, ele era um economista bem-sucedido, com muitos ternos no armário e voos em classe executiva. Até que se fez a pergunta de um milhão: É isso que eu quero mesmo? A fim de buscar um sentido espiritual para sua vida, largou tudo e aterrissou com sua mochila num mosteiro na Tailândia. Ao se apresentar a um abade, escutou: “Pode ir para o dormitório. Se ainda estiver aqui daqui a três dias, raspe a cabeça”.

Foi uma experiência radical de desapego, isolamento e dúvidas – benditas dúvidas, que geram reflexões como a que dá título ao livro: “Eu posso estar errado”. Quantas vezes a gente diz isso para si mesmo? Duas a cada 100 anos.

Ele aconselha usar a frase como mantra para momentos de tensão, situações de enfrentamento, discussões virulentas. Pense: “eu posso estar errado”. A paz, subitamente, cai do céu. Fui criada para acertar, para nunca me desviar do que é correto. O que é ótimo, mas lá pelas tantas o acerto ganhou um status exagerado, a coisa foi ficando militarizada, reprimiu a espontaneidade. Ora, errar faz parte do crescimento. As pessoas se enganam, brigam, falam sem pensar, magoam, pedem desculpas, e assim, aos tropeços, vai se construindo uma identidade mais verdadeira, que se reconhece complexa, não perfeita.

Ninguém sabe tudo, ninguém acerta o tempo todo – os fortes são os primeiros a reconhecer. Já os fracos se apegam a discursos laudatórios autorreferentes e a uma rigidez cuja única função é disfarçar sua vulnerabilidade. Se declaram acima dos mortais e ficam lá no topo, sozinhos. Este é o isolamento fatal.

Não sou rigorosa com os outros, mas comigo sempre fui tirana, não me permitia falhar. Ainda me permito pouco: sou exemplar cumpridora de tarefas, atenta, educada e tudo o mais que se preza. Mas erro feio – comigo – ao não relaxar diante de eventuais vacilos e por me exigir o que não exijo de ninguém. Lidar com o erro de forma tranquila nos torna pessoas menos obsessivas, portanto, menos chatas, o que é uma contribuição para a paz mundial.

Então, vamos em frente buscando a eficiência possível, mas aceitando que a perfeição é um delírio e que a nossa verdade nem sempre bate com a verdade do outro. Fazer o quê? Respirar fundo. Aqui mesmo, que a Tailândia é muito longe.

(MEDEIROS, Martha. Sem medo de errar. Jornal O Globo, 2022. Disponível em https://oglobo.globo.com/ela/martha-medeiros/ coluna/2022/11/sem-medo-de-errar.ghtml. Acesso em: 31/12/22.)
Em alguns contextos, os adjetivos podem ser substantivados, ou seja, podem aparecer como termos independentes no enunciado, representando o substantivo omitido que qualificariam. Com base nessas informações, assinale a passagem cujo adjetivo destacado foi empregado com valor de substantivo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.