Início

Questões de Concursos CETAM

Resolva questões de CETAM comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q23681 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Direito da Criança e do Adolescente, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCC

Para responder à questão, considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional − LDB (Lei no 9.394/1996).
Essa Lei destaca um entendimento mais amplo da função social da educação, quando afirma que a educação deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q23683 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Direito da Criança e do Adolescente, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCC

Para responder à questão, considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional − LDB (Lei no 9.394/1996).

Destacará a educação tecnológica básica, a compreensão do significado da ciência, das letras e das artes; o processo histórico de transformação da sociedade e da cultura; a língua portuguesa como instrumento de comunicação, acesso ao conhecimento e exercício da cidadania.

O texto acima refere-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q23679 | Matemática, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCC

O quociente entre a menor e a maior fração do conjunto C = {1/2, 2/5, 3/4, 5/6, 1/3}, nessa ordem, é igual
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q23676 | Matemática, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCC

Ana e Bruna estão em uma fila. Nessa fila, faltam exatamente 8 pessoas para serem atendidas antes de Ana e há exatamente 7 pessoas para serem atendidas depois de Bruna. Nessa fila há exatamente 3 pessoas entre Ana e Bruna. Apenas com essas informações, é correto concluir que existem duas possibilidades para o total de pessoas na fila que são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q23687 | Pedagogia, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCC

Maria da Penha, 38 anos, funcionária de indústria de tecido, com diploma do ensino fundamental regular, no início do ano foi comunicada que todos os empregados deveriam apresentar o certificado do ensino médio e especialização em área afim.
Nesta situação hipotética, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Maria da Penha precisa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q23680 | Matemática, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCC

Com sua promoção no trabalho, Renato teve um aumento de 16% no seu salário, passando a receber R$ 2.807,20. O salário, em reais, que Renato recebia antes do aumento era um valor compreendido entre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q23670 | Português, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCC

Texto associado.
Considere o texto abaixo para responder à questão.

    Muitos nativos e ribeirinhos da Amazônia acreditavam − e ainda acreditam − que no fundo de um rio ou lago existe uma cidade rica, esplêndida, exemplo de harmonia e justiça social, onde as pessoas vivem como seres encantados. Elas são seduzidas e levadas para o fundo do rio por seres das águas ou da floresta (geralmente um boto ou uma cobra sucuri), e só voltam ao nosso mundo com a intermediação de um pajé, cujo corpo ou espírito tem o poder de viajar para a Cidade Encantada, conversar com seus moradores e, eventualmente, trazê-los de volta ao nosso mundo.

(HATOUM, Milton. Órfãos do Eldorado. São Paulo, Companhia das Letras, 2008, p. 106)
Infere-se do texto que o narrador
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q23682 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Direito da Criança e do Adolescente, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCC

Para responder à questão, considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional − LDB (Lei no 9.394/1996).
Na educação especial:

I. Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.
II. O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.
III. O atendimento às crianças e aos adolescentes com deficiência estará garantido de zero a dezoito anos de idade.
IV. A oferta de educação especial, dever constitucional do Estado, tem início na faixa etária de zero a seis anos, durante a educação infantil.

Está correto o que consta APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q23684 | Pedagogia, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCC

A partir da Lei no 11.741/2008, a educação profissional técnica de nível médio será desenvolvida
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q23677 | Matemática, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCC

Analise as três afirmações relativas a operações com inteiros não negativos:

I. Em uma divisão em que o maior resto possível é 8, o divisor é igual a 7.
II. Em uma divisão em que o dividendo é 88, e o quociente é igual ao divisor, o maior resto é igual a 7.
III. O produto de um número de quatro algarismos por outro de três algarismos terá, no máximo, 7 algarismos.

Está correto o que se afirma APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q23678 | Matemática, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCC

Em uma década, o número de dias que são múltiplos de 7 é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q23674 | Direito Constitucional, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCC

De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil (CF/88), o dever do Estado para com a educação será efetivado mediante a garantia, dentre outras, de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q23685 | Pedagogia, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCC

A educação profissional e tecnológica

I. integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia.
II. deve ser interligada às seguintes modalidades de ensino: educação de jovens e adultos; educação voltada às novas tecnologias; educação ambiental e educação para o cooperativismo.
III. abrangerá os cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional; de educação profissional técnica de nível médio e de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação.

Está correto o que consta APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q23675 | Direito Constitucional, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCC

Conforme a Constituição da República Federativa do Brasil, o estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do Produto Interno Bruto − PIB, deve estar previsto no
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q23691 | Informática, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCC

Considere uma rede cabeada com hospedeiros interconectados por um comutador Ethernet cabeado. Se substituíssemos a Ethernet cabeada por uma rede 802.11 sem fio, uma placa NIC sem fio substituiria as placas da Ethernet cabeada nos hospedeiros e I substituiria o comutador Ethernet. Na camada de rede ou acima dela, praticamente nenhuma mudança seria necessária, porém, na camada de II, existiriam diferenças importantes entre redes sem fio e com fio. As lacunas I e II são preenchidas, respectivamente, com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q23671 | Português, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCC

Texto associado.
Considere o texto abaixo para responder à questão.

    Muitos nativos e ribeirinhos da Amazônia acreditavam − e ainda acreditam − que no fundo de um rio ou lago existe uma cidade rica, esplêndida, exemplo de harmonia e justiça social, onde as pessoas vivem como seres encantados. Elas são seduzidas e levadas para o fundo do rio por seres das águas ou da floresta (geralmente um boto ou uma cobra sucuri), e só voltam ao nosso mundo com a intermediação de um pajé, cujo corpo ou espírito tem o poder de viajar para a Cidade Encantada, conversar com seus moradores e, eventualmente, trazê-los de volta ao nosso mundo.

(HATOUM, Milton. Órfãos do Eldorado. São Paulo, Companhia das Letras, 2008, p. 106)
Considerando-se o contexto, a cidade de que se fala NÃO pode ser descrita como um lugar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q23672 | Português, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCC

Texto associado.
Considere o texto abaixo para responder à questão.

    Muitos nativos e ribeirinhos da Amazônia acreditavam − e ainda acreditam − que no fundo de um rio ou lago existe uma cidade rica, esplêndida, exemplo de harmonia e justiça social, onde as pessoas vivem como seres encantados. Elas são seduzidas e levadas para o fundo do rio por seres das águas ou da floresta (geralmente um boto ou uma cobra sucuri), e só voltam ao nosso mundo com a intermediação de um pajé, cujo corpo ou espírito tem o poder de viajar para a Cidade Encantada, conversar com seus moradores e, eventualmente, trazê-los de volta ao nosso mundo.

(HATOUM, Milton. Órfãos do Eldorado. São Paulo, Companhia das Letras, 2008, p. 106)
... onde as pessoas vivem como seres encantados.
No contexto, o elemento sublinhado acima pode ser substituído por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q23673 | Direito Constitucional, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCC

Quando os professores, alunos e pais participam da elaboração do Projeto Político Pedagógico e juntos decidem a organização curricular do ensino da escola, está se respeitando o seguinte princípio da Constituição Federal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q23686 | Pedagogia, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCC

Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, o conjunto das etapas que compõem a organização da oferta da Educação Profissional pela instituição de Educação Profissional e Tecnológica, no âmbito de um determinado eixo tecnológico, possibilitando contínuo e articulado aproveitamento de estudos e de experiências profissionais devidamente certificadas por instituições educacionais legalizadas, expressa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q23688 | Pedagogia, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCC

A estruturação dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, orientada pela concepção de eixo tecnológico, implica em considerar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.