Questões de Concursos Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais MG

Resolva questões de Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q806134 | Legislação e Decretos, Sistema Público de Escrituração Digital, Contador, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais MG, FUNDEP UFMG, 2018

O Decreto Lei Nº 6.022/2007 dispõe sobre o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped).

Considerando os preceitos desse Decreto, analise as seguintes afirmativas.

I. As administrações tributárias dos estados, do Distrito Federal e dos municípios são usuárias do Sped.

II. Quando a entidade adotar escrituração contábil digital, não haverá necessidade de impressão e encadernação em forma de livro, bem como não terá que fazer a manutenção de arquivo magnético com autenticação do registro público.

III. O acesso às informações armazenadas no Sped deverá ser compartilhado com seus usuários, no limite de suas respectivas competências e sem prejuízo da observância à legislação referente aos sigilos comercial, fiscal e bancário.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q790212 | Engenharia Elétrica, Geração de Energia Elétrica, Engenheiro de Instalações, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais MG, FUNDEP UFMG, 2018

Um motor com 12 terminais de bobinas apresenta as seguintes tensões de placa: 220/380/440/760 V.

Para acioná-lo em 380 V, a ligação dessas bobinas será em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q790058 | Engenharia Elétrica, Teoria de Controle, Engenheiro de Instalações, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais MG, FUNDEP UFMG, 2018

Analise as seguintes afirmativas relativas à corrente de curto-circuito, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Os valores das correntes de curto-circuito monopolares são empregados nos ajustes dos valores mínimos dos dispositivos de proteção contra sobrecorrentes.

( ) A solicitação eletrodinâmica nos barramentos, isoladores, suportes e na estrutura dos quadros é calculada a partir da corrente de curto-circuito bifásica.

( ) Em regime permanente, a corrente de curto-circuito apresenta dois componentes: um alternado assimétrico e outro contínuo crescente.

( ) As impedâncias dos transformadores são expressas pelo mesmo valor quando se utiliza o sistema por unidade, pu.

Assinale a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q788720 | Engenharia Elétrica, Sistema de Potência, Engenheiro de Energia, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais MG, FUNDEP UFMG, 2018

Analise o quadro a seguir em que se listam ações relacionadas ao dimensionamento da rede secundária.

• Equilibrar as fases da rede.

• Fechar a rede em anel.

• Realocar o transformador.

• Dividir o circuito secundário.

• Trocar condutores em trechos críticos.

• Transformar os circuitos monofásicos em trifásicos.

Essas ações visam a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q786487 | Engenharia Elétrica, Sistema de Potência, Engenheiro de Energia, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais MG, FUNDEP UFMG, 2018

Analise as seguintes afirmativas relativas à proteção dos sistemas de distribuição de energia elétrica, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Os alimentadores apresentam particularidades quanto aos defeitos a que são submetidos, gerando necessidades específicas de projeto.

( ) Ao longo dos alimentadores troncos, recomenda-se a utilização de proteção com religadores, a fim de permitir manobras com outros alimentadores.

( ) Os religadores ou seccionadores são equipamentos indispensáveis na proteção de cargas conectadas no início dos ramais.

( ) As chaves fusíveis são os elementos mais utilizados na proteção de redes de distribuição urbanas.

Assinale a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q785903 | Engenharia Elétrica, Teoria de Controle, Engenheiro de Energia, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais MG, FUNDEP UFMG, 2018

Analise as seguintes afirmativas relativas à corrente de curto-circuito, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) No sistema por unidade, as impedâncias dos transformadores diferem entre o lado de baixa e alta tensão, na razão inversa da relação de transformação.

( ) O barramento do quadro geral de força – QGF – é um ponto fundamental para se determinar a corrente de curto-circuito.

( ) A impedância de malha de terra, caracterizada por seu componente reativo, depende da superfície de contato dos cabos e do solo.

( ) Os motores de indução apresentam relevante contribuição no cálculo das correntes de curto-circuito de um projeto.

Assinale a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q784500 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Engenheiro de Energia, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais MG, FUNDEP UFMG, 2018

Analise o quadro a seguir em que se listam as condições para a instalação de um motor.

• Corrente nominal da rede muito superior à corrente de partida.

• Corrente de partida de baixo valor proporcionada pela pequena potência.

• Partida sem carga.

• Baixo número de manobras.

Nesse caso, o sistema de partida recomendado é através da:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q723666 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Blocos Econômicos, Analista de Administração, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais MG, FUNDEP UFMG, 2018

Em 2017, o presidente da República do Brasil, Michel Temer, viajou oficialmente à China, onde se reuniu com dirigentes desse país e empresários e também participou da cúpula do BRICS. É conhecido pela sigla BRICS o grupo de países considerados grandes mercados emergentes, entre os quais o Brasil.

Os demais países componentes do BRICS são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q723658 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Analista de Administração, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais MG, FUNDEP UFMG, 2018

Após grande reação contrária de ambientalistas, artistas e outros segmentos da comunidade nacional e internacional, o atual presidente do Brasil, Michel Temer, revogou, em setembro de 2017, o decreto que extinguia a RENCA.

É correto afirmar que a RENCA é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q721937 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Analista de Administração, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais MG, FUNDEP UFMG, 2018

Figura amplamente conhecida por sua atuação como procurador-geral da República, o Sr. Rodrigo Janot foi substituído nesse cargo por outro membro do Ministério Público Federal escolhido pelo presidente da República.

A escolha recaiu sobre o nome de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q720395 | Arquitetura, Arquitetura, Arquiteto, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais MG, FUNDEP UFMG, 2018

De acordo com Diez, em seu livro Projeto Estrutural na Arquitetura, é possível agrupar os sistemas de fundações em cinco categorias: fundações superficiais ou diretas, fundações profundas ou por poços, fundações indiretas ou por estacas, fundações por compactação e subfundações.

Considerando esse contexto, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Quando o plano de assentamento das fundações se encontra a pouca profundidade, em torno de 0,80 m a 1,50 m, com escavação corrente de baixo custo e pouca profundidade, são utilizadas fundações diretas ou superficiais.

( ) Quando o plano de assentamento das fundações se encontra tão profundo que só pode ser alcançado mediante trabalhos especiais de muita dificuldade e custo, denomina-se fundação por compactação.

( ) Quando não existe plano de assentamento, são utilizados elementos estruturais de grande longitude que trabalham de ponta ou por fricção, o que é denominado fundação profunda.

( ) Quando é necessário levar o plano de assentamento de uma fundação a um plano mais baixo, denomina-se estaqueamento ou fundação indireta.

Assinale a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q720016 | Arquitetura, Arquitetura, Arquiteto, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais MG, FUNDEP UFMG, 2018

Uma instalação predial de água fria constitui-se no conjunto de tubulações, equipamentos, reservatórios e dispositivos destinados ao abastecimento dos aparelhos e pontos de utilização de água de uma edificação, em quantidade suficiente e mantendo a qualidade da água fornecida pelo sistema de abastecimento. Ela deve ser projetada de modo que, durante a vida útil do edifício que a contém, atenda a determinados requisitos.

Analise as seguintes afirmativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. As instalações prediais de água fria devem:

( ) preservar a potabilidade da água.

( ) promover economia de água e de energia.

( ) possibilitar manutenção fácil e econômica.

( ) evitar níveis de ruído inadequados à ocupação do ambiente.

Assinale a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q719876 | Arquitetura, Arquitetura, Arquiteto, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais MG, FUNDEP UFMG, 2018

As instalações prediais de esgotos sanitários destinam-se a coletar, conduzir e afastar da edificação todos os despejos provenientes do uso adequado dos aparelhos sanitários, dando-lhes um rumo apropriado, normalmente indicado pelo poder público competente. O destino final dos esgotos sanitários pode ser a rede pública coletora de esgotos ou um sistema particular de recebimento e pré-tratamento, em regiões que não dispõem de sistema de coleta e tratamento de esgotos.

Tendo em vista as considerações de Carvalho Junior no livro Instalações hidráulicas e o projeto de arquitetura, é correto se afirmar que um sistema de esgoto sanitário deve ser projetado de modo a permitir:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q718701 | Arquitetura, Arquitetura, Arquiteto, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais MG, FUNDEP UFMG, 2018

Para a compreensão do comportamento térmico das edificações, é desejável o conhecimento de uma base conceitual sobre os fenômenos de trocas térmicas. Considerando esse tema, pode-se afirmar que as trocas térmicas entre os corpos dependem de uma entre duas condições básicas, que são a existência de corpos que estejam a temperaturas diferentes e a mudança de estado de agregação.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação dos mecanismos de trocas secas com suas respectivas definições, conforme descrito por Frota e Schiffer, no livro Manual de conforto térmico.

COLUNA I

1. Convecção

2. Radiação

3. Condução

COLUNA II

( ) Troca de calor entre dois corpos (ou partes do corpo) que se tocam e que estejam a temperaturas diferentes.

( ) Mecanismo de troca de calor entre dois corpos, que guardam entre si uma distância qualquer, por meio de sua capacidade de emitir e absorver energia térmica. É consequência da natureza eletromagnética da energia, que, ao ser absorvida, provoca efeitos térmicos.

( ) Troca de calor entre dois corpos, sendo um deles sólido e o outro um fluido (líquido ou gás).

Assinale a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q649335 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Tecnologia da Informação, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais MG, FUNDEP UFMG, 2018

O escalonamento de processos permite que um computador possa executar diversos programas em pseudoparalelismo, o que viabiliza aspectos como a multiprogramação.

Qual entre os algoritmos de escalonamento a seguir seria mais adequado para sistemas de processamento em lote?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q649303 | Informática, Modelagem conceitual, Analista de Sistemas, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais MG, FUNDEP UFMG, 2018

Sobre gerenciamento de projetos de software, é incorreto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q649107 | Informática, Arquitetura de Computadores, Analista de Tecnologia da Informação, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais MG, FUNDEP UFMG, 2018

Considere que uma instituição precisa decidir sobre a compra de um novo sistema computacional e está na dúvida entre RISC e CISC.

Entre as características de arquiteturas para fabricação de microprocessadores a seguir, assinale aquela que é uma característica apenas da arquitetura RISC.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q649024 | Informática, Protocolo, Analista de Tecnologia da Informação, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais MG, FUNDEP UFMG, 2018

QUESTÃO 38 Qual entre os protocolos a seguir deve ser utilizado para que os datagramas enviados pela rede cheguem na ordem correta até o destino, atuando na camada de transporte?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.