Questões de Concursos COPASA

Resolva questões de COPASA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q43412 | Informática, Segurança da Informação, Técnico em Informática, COPASA, FUNDEP

Analise as seguintes afirmativas referentes aos vírus de computador e classifique-as com V para as verdadeiras e F para as falsas. 

( ) A propagação ocorre pela inserção de cópias de si mesmo e tornando-se parte de outros programas e arquivos. 
( ) Entre os tipos mais comuns, podemos destacar os vírus propagados por email, de script e de macro. 
( ) Para se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q43401 | Matemática Financeira, Técnico em Informática, COPASA, FUNDEP

Um capital será aplicado a uma taxa de juros constante durante um determinado período. Existe a possibilidade de aplicação a juros simples ou juros compostos. 

Sobre essa aplicação, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q49812 | Matemática, Agente de Saneamento, COPASA, FUMARC, 2017

Se, em uma Progressão Aritmética de sete termos, o primeiro termo é o número 6 e o último termo é o número 30, então é CORRETO afirmar que a adição do quarto termo com o quinto termo dessa progressão corresponde ao total de: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q43399 | Matemática Financeira, Técnico em Informática, COPASA, FUNDEP

Uma mercadoria foi vendida com 20% de desconto em um dia promocional. 

Sabendo que o valor pago foi de R$100,00, o valor da mercadoria, sem desconto era de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q43400 | Matemática Financeira, Técnico em Informática, COPASA, FUNDEP

Um capital de R$ 100,00 foi aplicado, a juros simples de 1% ao mês, durante 1 trimestre. O montante produzido nesse período foi de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q43404 | Informática, Arquitetura de Computadores, Técnico em Informática, COPASA, FUNDEP

A gerência de memória conhecida como alocação particionada estática cria um problema conhecido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q43406 | Informática, Arquitetura de Computadores, Técnico em Informática, COPASA, FUNDEP

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o tipo de escalonamento em que, ao iniciar a execução de um processo, nenhum evento externo cause a perda do uso do processador.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q49806 | Matemática, Agente de Saneamento, COPASA, FUMARC, 2017

Certa pesquisa feita sobre o consumo de água entre famílias de determinada região constatou que 30 famílias consomem 10 m3 de água por mês, cada uma, 20 famílias consomem 12 m3 de água por mês, cada uma, e 50 famílias consomem 15 mcada. Sendo assim, a média de consumo de água, por família, nessa região, é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q49807 | Matemática, Agente de Saneamento, COPASA, FUMARC, 2017

Leia o trecho a seguir:

“Quando descobri que o obturador se deformava com o tempo de uso, decidi conversar com os moradores e explicar o quanto essa ideia da garrafa PET poderia gerar economia. Foi então que disponibilizei um funcionário do condomínio para fazer a troca dos obturadores e colocar a garrafa PET nas caixas acopladas de descarga. A vantagem é que esta dica diminui o volume da água e sem alterar a pressão, porque a altura da água continua a mesma. Há cinco anos, nossa conta de água do bloco 2 girava em torno de R$ 7 mil. Hoje, mesmo com o aumento do custo da água pela concessionária, gastamos pouco mais de R$ 4 mil – explica a síndica do condomínio dividido em dois blocos e que contabiliza cerca de 200 moradores.”
http://www.condominiosverdes.com.br/sindica-reduz-consumo-de-agua-colocando-garrafas-pet-nas-descargas/

A estratégia utilizada pela síndica contribuiu para uma redução no valor da conta de água de, aproximadamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q43408 | Informática, Arquitetura de Computadores, Técnico em Informática, COPASA, FUNDEP

Analise as seguintes afirmativas referentes ao thrashing e classifique-as com V para as verdadeiras e F para as falsas. 

( ) É um problema observado apenas em sistemas que implementam paginação. 
( ) É um problema observado apenas em sistemas que implementam segmentação. 
( ) É um problema observado em sistemas que implementam tanto segmentação como paginação. 
( ) Caracteriza-se pela excessiva transferência de páginas/segmentos entre a memória principal e a memória secundária. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q49808 | Matemática, Agente de Saneamento, COPASA, FUMARC, 2017

Sabe-se que, ao utilizar um copo para beber água, são necessários, pelo menos, outros dois copos iguais de água potável para lavá-lo.

Sendo assim, se uma pessoa utilizar 12 copos distintos cheios com 200 ml cada em um único dia, para lavá-los serão necessários, no mínimo,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q49809 | Matemática, Agente de Saneamento, COPASA, FUMARC, 2017

João resolveu limpar sua caixa d’água que estava completamente cheia de água.

Ele retirou 4/5 do conteúdo da caixa e percebeu, pelo medidor de nível de água, que ainda restavam 1 000 litros na caixa.

Sendo assim, considerando 1 m3 = 1 000 litros, o volume dessa caixa d’água é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q49810 | Matemática, Agente de Saneamento, COPASA, FUMARC, 2017

Márcio, Pedro, André e Fred são amigos e moram juntos em um apartamento. Em determinado mês, o valor da conta relativa ao consumo de água foi de R$ 86,00. Para fins de conscientização, eles decidiram dividir esse valor em partes proporcionais ao tempo que cada um ficava no banho diariamente. Considerando que Márcio, Pedro, André e Fred ficavam, em média, 5 minutos, 10 minutos, 8 minutos e 20 minutos no banho cada um, respectivamente, o valor pago por Fred foi  
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q43413 | Informática, Segurança da Informação, Técnico em Informática, COPASA, FUNDEP

O ______ é um malware que dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor que permite que ele seja controlado remotamente. 

Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q43414 | Informática, Segurança da Informação, Técnico em Informática, COPASA, FUNDEP

Uma secretária faz regularmente cópia de dados de um dispositivo de armazenamento a outro a fim de manter os dados de seu computador serem preservados. 

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o nome desse procedimento de segurança.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q43415 | Português, Interpretação de Textos, Auxiliar Administrativo, COPASA, FUNDEP

Texto associado.
Afiando o Machado 

No Alasca, um esporte tradicional é cortar árvores. Há lenhadores famosos, com domínio, habilidade e energia no uso do machado. Querendo tornar-se também um grande lenhador, um jovem escutou falar do melhor de todos os lenhadores do país. Resolveu procurá-lo. 

- Quero ser seu discípulo. Quero aprender a cortar árvore como o senhor. O jovem empenhou-se no aprendizado das lições do mestre, e depois de algum tempo achou-se melhor que ele. Mais forte, mais ágil, mais jovem, venceria facilmente o velho lenhador. Desafiou o mestre para uma competição de oito horas, para ver qual dos dois cortaria mais árvores. 

O desafio foi aceito, e o jovem lenhador começou a cortar árvores com entusiasmo e vigor. Entre uma árvore e outra, olhava para o mestre, mas na maior parte das vezes o via sentado. O jovem voltava às suas árvores, certo da vitória, sentindo piedade pelo velho mestre. 

Quando terminou o dia, para grande surpresa do jovem, o velho mestre havia cortado muito mais árvores do que o seu desafiante. 
Mas como é que pode? - surpreendeu-se. Quase todas as vezes em que olhei, você estava descansando! 
Não, meu filho, eu não estava descansando. Estava afiando o machado. Foi por isso que você perdeu. 

Aprendizado é um processo que não tem fim. Sempre temos algo a aprender. O tempo utilizado para afiar o machado é recompensado valiosamente. O reforço no aprendizado, que dura a vida toda, é como afiar sempre o machado. 

Continue afiando o seu. 

Do livro: Comunicação Global - Dr. Lair Ribeiro
Entre os seguintes fragmentos de frases, o que ilustra, principalmente, o título do texto é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q49815 | Raciocínio Lógico, Agente de Saneamento, COPASA, FUMARC, 2017

Uma caixa contém bolas brancas e bolas pretas, sendo que a quantidade de bolas pretas é o triplo da quantidade de bolas brancas. Se retirarmos duas bolas brancas e 26 bolas pretas dessa caixa, o número de bolas de cada cor será o mesmo.

Nessas condições, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q43416 | Português, Interpretação de Textos, Auxiliar Administrativo, COPASA, FUNDEP

Texto associado.
Afiando o Machado 

No Alasca, um esporte tradicional é cortar árvores. Há lenhadores famosos, com domínio, habilidade e energia no uso do machado. Querendo tornar-se também um grande lenhador, um jovem escutou falar do melhor de todos os lenhadores do país. Resolveu procurá-lo. 

- Quero ser seu discípulo. Quero aprender a cortar árvore como o senhor. O jovem empenhou-se no aprendizado das lições do mestre, e depois de algum tempo achou-se melhor que ele. Mais forte, mais ágil, mais jovem, venceria facilmente o velho lenhador. Desafiou o mestre para uma competição de oito horas, para ver qual dos dois cortaria mais árvores. 

O desafio foi aceito, e o jovem lenhador começou a cortar árvores com entusiasmo e vigor. Entre uma árvore e outra, olhava para o mestre, mas na maior parte das vezes o via sentado. O jovem voltava às suas árvores, certo da vitória, sentindo piedade pelo velho mestre. 

Quando terminou o dia, para grande surpresa do jovem, o velho mestre havia cortado muito mais árvores do que o seu desafiante. 
Mas como é que pode? - surpreendeu-se. Quase todas as vezes em que olhei, você estava descansando! 
Não, meu filho, eu não estava descansando. Estava afiando o machado. Foi por isso que você perdeu. 

Aprendizado é um processo que não tem fim. Sempre temos algo a aprender. O tempo utilizado para afiar o machado é recompensado valiosamente. O reforço no aprendizado, que dura a vida toda, é como afiar sempre o machado. 

Continue afiando o seu. 

Do livro: Comunicação Global - Dr. Lair Ribeiro
“Quero ser seu discípulo. Quero aprender a cortar árvores como o senhor.” 

A palavra sublinhada pode, na frase, ser adequadamente substituída por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q49816 | Raciocínio Lógico, Agente de Saneamento, COPASA, FUMARC, 2017

Se todo carioca é brasileiro e existem flamenguistas que são cariocas, então, partindo dessas premissas lógicas, é CORRETO concluir que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q43417 | Português, Interpretação de Textos, Auxiliar Administrativo, COPASA, FUNDEP

Texto associado.
Afiando o Machado 

No Alasca, um esporte tradicional é cortar árvores. Há lenhadores famosos, com domínio, habilidade e energia no uso do machado. Querendo tornar-se também um grande lenhador, um jovem escutou falar do melhor de todos os lenhadores do país. Resolveu procurá-lo. 

- Quero ser seu discípulo. Quero aprender a cortar árvore como o senhor. O jovem empenhou-se no aprendizado das lições do mestre, e depois de algum tempo achou-se melhor que ele. Mais forte, mais ágil, mais jovem, venceria facilmente o velho lenhador. Desafiou o mestre para uma competição de oito horas, para ver qual dos dois cortaria mais árvores. 

O desafio foi aceito, e o jovem lenhador começou a cortar árvores com entusiasmo e vigor. Entre uma árvore e outra, olhava para o mestre, mas na maior parte das vezes o via sentado. O jovem voltava às suas árvores, certo da vitória, sentindo piedade pelo velho mestre. 

Quando terminou o dia, para grande surpresa do jovem, o velho mestre havia cortado muito mais árvores do que o seu desafiante. 
Mas como é que pode? - surpreendeu-se. Quase todas as vezes em que olhei, você estava descansando! 
Não, meu filho, eu não estava descansando. Estava afiando o machado. Foi por isso que você perdeu. 

Aprendizado é um processo que não tem fim. Sempre temos algo a aprender. O tempo utilizado para afiar o machado é recompensado valiosamente. O reforço no aprendizado, que dura a vida toda, é como afiar sempre o machado. 

Continue afiando o seu. 

Do livro: Comunicação Global - Dr. Lair Ribeiro
“... Mais forte, mais ágil, mais jovem, venceria facilmente o velho lenhador. Desafiou o mestre para uma competição de oito horas, para ver qual dos dois cortaria mais árvores.” 

Considerando que, em português, todas as palavras proparoxítonas devem ser acentuadas, as palavras que obedecem, no fragmento acima, a essa regra de acentuação são em número de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.