Início

Questões de Concursos CRO SP

Resolva questões de CRO SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q31493 | Redação Oficial, Assistente Administrativo, CRO SP, VUNESP

A concisão e a objetividade estão presentes na organização do seguinte texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q31472 | Administração Geral, Administração Geral, Assistente Administrativo, CRO SP, VUNESP

A primeira grande aplicação prática da racionalização do trabalho foi feita por Taylor, um dos teóricos da Administração Científica, por meio do estudo de tempos e movimentos. A ênfase principal desse estudo se concentrava
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q31494 | Redação Oficial, Assistente Administrativo, CRO SP, VUNESP

Queremos, neste momento, observar que o aceite àquela condição não deve ser entendido como uma aprovação à mesma, não no que diz respeito ao valor que, apesar de ter ultrapassado a importância de R$ 350,00, que achá- vamos justa, dela não se afastou em demasia, mas sim, quanto ao prazo de reajuste, qual seja, semestral, contrariando o relacionamento comercial passado, calcado no prazo de um ano, não nos dando sequer a chance da contra-argumentação.

(Miriam Gold, Redação empresarial: escrevendo com sucesso na era da globalização)

O texto está comprometido quanto à concisão e à clareza. Assinale a alternativa que apresenta a reescrita do texto no qual essas qualidades estão presentes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q31473 | Administração Geral, Administração Geral, Assistente Administrativo, CRO SP, VUNESP

Em um processo de comunicação interpessoal, o receptor, para entender o conteúdo da mensagem, tem que interpretá-la. O processo de “tradução" da mensagem é chamado de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q31456 | Raciocínio Lógico, Assistente Administrativo, CRO SP, VUNESP

Uma escola promoveu uma festa para arrecadar fundos para uma instituição que ajuda crianças em situação de risco. O ingresso cobrado dos adultos custou R$ 20,00 e das crianças, R$ 10,00. O número de adultos nessa festa foi cinco vezes maior que o número de crianças e o total arrecadado com os ingressos foi R$ 11.330,00. A diferença entre adultos e crianças nessa festa foi igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q31453 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Assistente Administrativo, CRO SP, VUNESP

Uma professora de artes decidiu, no último dia de aula, organizar os potes de tinta que sobraram do ano letivo. Ela dispõe de 91 potes de cor amarela, 78 de cor branca e 52 de cor vermelha e pretende distribuí-los em caixas, de maneira que cada caixa tenha potes de uma mesma cor e que todas as caixas tenham o mesmo número de potes. O menor número de caixas que ela necessitará para os potes de cor branca é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q31457 | Raciocínio Lógico, Assistente Administrativo, CRO SP, VUNESP

Marcelo fez uma viagem na qual percorreu um trecho de carro e um trecho de bicicleta. O trecho percorrido de carro é sete vezes maior que o percorrido de bicicleta. Marcelo pedalou por três sétimos do tempo total de viagem. Sendo a velocidade média de cada trecho a razão entre a distância percorrida no trecho e o tempo para percorrê-lo, a razão entre as velocidades médias de carro e de bicicleta é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q31492 | Redação Oficial, Assistente Administrativo, CRO SP, VUNESP

Quanto ao uso do correio eletrônico nas comunicações oficiais, é correto afirmar que ele
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q31478 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Assistente Administrativo, CRO SP, VUNESP

Joaquim das Neves é gerente da unidade de produção de colírios da Indústria Farmacêutica Ver Melhor. Joaquim acredita que a melhor forma de gerenciamento de seu grupo de trabalho é tomando as decisões de forma solitária, comunicando-as ao grupo e controlando todo o processo. Dessa forma, acredita Joaquim, tudo sairá dentro dos prazos e com a qualidade necessária. O estilo de Joaquim é o de liderança
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q31455 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Assistente Administrativo, CRO SP, VUNESP

Uma epidemia de gripe atingiu 20% dos alunos de uma escola. Sabendo-se que 14 meninas contraíram a gripe e que 75% dos alunos que contraíram eram meninos, pode-se calcular corretamente que o total de alunos dessa escola é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q31454 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Assistente Administrativo, CRO SP, VUNESP

Na semana que disputaria a final de um campeonato de futebol, Renato treinou muitos pênaltis. Na segunda-feira, de cada 5 pênaltis batidos, Renato acertou 4. Considerando os dias em que treinou nessa semana, de cada 9 pênaltis batidos, Renato acertou 7. Se na segunda-feira Renato bateu 50 pênaltis e nos outros dias da semana em que ele treinou, no total, ele acertou 471, o número total de pênaltis cobrados por Renato em seu treinamento foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q31477 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Assistente Administrativo, CRO SP, VUNESP

Um autor bastante conhecido no campo da motivação é David McClelland. Como alguns outros teóricos, também identifica algumas necessidades básicas que orientam as pessoas em seu desempenho. Uma delas é a necessidade de afiliação, que é representada pelo desejo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q31475 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Assistente Administrativo, CRO SP, VUNESP

Uma das características importantes do trabalho em equipe, que o torna suficientemente eficaz, é aquela que contribui para a satisfação de seus membros, representando o grau em que a equipe é atraente para seus participantes, e para a obtenção de um nível de desempenho ótimo. Essa característica tem o nome de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q31476 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Assistente Administrativo, CRO SP, VUNESP

Força-tarefa é uma das formas de se constituir uma equipe de trabalho. Assinale a alternativa que contém o conceito correto de força-tarefa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q31490 | Redação Oficial, Assistente Administrativo, CRO SP, VUNESP

O único efeito presumidamente prejudicial que as divergências ortográficas podem ter é o de estabelecer confusão no público. Isso, porém, é da essência da cultura, que consiste precisamente em “estabelecer confusão" intelectual – em obrigar a pensar por meio do conflito de doutrinas. Onde essas divergências ortográficas produziriam já um efeito prejudicial, e portanto imoral, é se o Estado admitisse essa divergência em seus documentos e publicações, e, derivadamente, a consentisse nas escolas [a seu cargo]. No primeiro caso haveria um fermento de indisciplina, que nenhum governo pode ou deve permitir. No segundo haveria, além desse mesmo fermento, de desnortear as crianças, incapazes, por o serem, de refletir ou analisar esses problemas.

(Fernando Pessoa, A Língua Portuguesa. Adaptado)

O texto discorre sobre um dos aspectos gerais da redação oficial, a saber,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q31466 | Informática, Assistente Administrativo, CRO SP, VUNESP

O nome dado, no MS-PowerPoint 2010, em sua configuração padrão, aos efeitos visuais usados dentro de um mesmo slide é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q31458 | Raciocínio Lógico, Assistente Administrativo, CRO SP, VUNESP

Mariana, Letícia e Rafaela organizaram os livros da biblioteca escolar. No total, elas catalogaram e etiquetaram 357 livros. Mariana trabalhou por 7 horas e vinte minutos; Letícia, que organizou 116 livros, trabalhou uma hora a menos que Rafaela. Para organizar cada livro, essas meninas utilizaram sempre o mesmo tempo, o que permite concluir que Rafaela trabalhou a mais que Mariana um tempo, em minutos, igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q31479 | Direito Administrativo, Licitações, Assistente Administrativo, CRO SP, VUNESP

Quando se ajusta mão de obra para pequenos trabalhos por preço certo, com ou sem fornecimento de materiais, de acordo com o art. 6° , da Lei n° 8.666/93, isso é considerado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q31449 | Português, Assistente Administrativo, CRO SP, VUNESP

Texto associado.
      Das musas, entidades mitológicas da Grécia Antiga, dizia-se que eram capazes de inspirar criações artísticas e científicas. Mulheres belas, talentosas e descendentes diretas de Zeus já foram homenageadas por Shakespeare, Dante e Rafael.
      Pois a musa inspiradora de Felipe Alves Elias tinha 15 m de comprimento e 6 m de altura, pesava até sete toneladas e estaria, hoje, com idade bem avançada: 145 milhões de anos. Funcionário do Museu de Zoologia da USP, Felipe leva tatuado no braço um crânio de espinossauro e é um paleoartista. Ele diz: “Faço a representação visual de uma hipótese paleontológica sobre a anatomia, a aparência ou a ecologia das espécies fósseis." Apesar da explicação complicada, todos já devem ter visto obras de paleoartistas em livros didáticos, exposições ou filmes. O trabalho deles, contudo, não aparece nos Flintstones ou no Jurassic World – O Mundo dos Dinossauros.
      “A paleoarte tem como função a divulgação científica", diz Ariel Milani, um dos grandes estudiosos da área no Brasil. “No cinema, é entretenimento. Visualmente é lindo, mas tudo ali é uma grande liberdade artística". Ao dizer isso, ele jura que não é dor de cotovelo. Pioneiro da paleoarte no Brasil, Ariel desenha dinossauros há quase 20 anos e atualmente faz doutorado na Unicamp. Ele afirma: “Meu trabalho tenta formalizar a paleoarte dentro das ciências biológicas. O problema é que as pessoas não entendem o limite entre arte e ciência. Para os cientistas, somos artistas; para os artistas, somos cientistas."
      Para estimular o crescimento da área no país, anualmente a Paleo SP – reunião anual da Sociedade Brasileira de Paleontologia – organiza um concurso de paleoarte. O próximo evento está marcado para dezembro e Ariel será o juiz técnico, por isso sugere alguns macetes que podem levar os aspirantes à vitória. “O dinossauro não pode ser magnífico, se estiver andando em cima da grama, está errado. A grama só surgiu depois dos dinossauros.Também não pode colocar um T-Rex ao lado de um dinossauro do período Triássico."

(Revista da Folha, junho de 2015. Adaptado)
Segundo o texto, a paleoarte tem por objetivo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q31470 | Administração Geral, Administração Geral, Assistente Administrativo, CRO SP, VUNESP

Em uma estrutura organizacional, a delegação de autoridade possibilita, entre outros efeitos,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.