Questões de Concursos DPE RO

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1Q1035026 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Os gestores de comunicação de uma organização têm, sob sua responsabilidade, quatro áreas que devem considerar no planejamento de comunicação integrada, a saber:

1. Comunicação Interna; 2. Comunicação Administrativa; 3. Comunicação Institucional; 4. Comunicação mercadológica.
Cada uma delas envolve ações relacionadas, por exemplo, a(o)
( ) elaboração de manuais, relatórios, e outros documentos oficiais da organização;
( ) fornecimento de informação e estímulo ao engajamento e interação eficiente com os colaboradores da organização;
( ) marketing e ao merchandising, tendo como objetivo a geração de negócios para a organização;
( ) assessoria de imprensa e às relações públicas que visam a construção da imagem corporativa de forma abrangente.

Assinale a opção que apresenta a correlação na ordem dada.
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2Q1032467 | Legislação da Defensoria Pública, Defensoria Pública do Estado de Rondônia, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Após regular tramitação interna, Ana, servidora da Defensoria Pública do Estado de Rondônia, encaminhou determinado expediente ao órgão com atribuição para instaurar processo disciplinar contra membros da Defensoria Pública.
À luz da Lei Complementar nº 117/1994, esse órgão é
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3Q1035027 | Comunicação Social, Relações Públicas, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Muitas empresas organizam congressos que podem ter diversos objetivos. Sobre esse tipo de evento, avalie as afirmativas a seguir:

I. Os congressos são eventos comerciais destinados à equipe de vendas interna, externa e aos canais de distribuição da empresa e ocorrem em data e local por ela definidos;

II. Nos congressos, profissionais da mesma área de atuação reúnem-se, geralmente em local fechado e restrito aos participantes, para discutir sobre temas de interesse comum;

III. Os congressos são usados prioritariamente para divulgar algo novo e de interesse público, como lançamento de um produto ou serviço, aquisições de outras empresas ou bons resultados empresariais;


Está correto o que se afirma em
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4Q1032468 | Direito Administrativo, Agentes Públicos e Lei 8 112 de 1990, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Maria, após regular aprovação em concurso público, foi nomeada para ocupar cargo de provimento efetivo no quadro de servidores da Defensoria Pública do Estado de Rondônia. Um mês depois, foi informada que João, ocupante anterior do cargo e que fora demitido, teve sua demissão invalidada por decisão administrativa.
Na situação descrita, é correto afirmar que João deve ser
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5Q1035028 | Marketing, Tecnologias e Marketing, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Em fevereiro de 2025, a revista Exame publicou uma matéria listando “Cinco tendências de marketing digital para 2025”. Sobre as tendências que já podem ser notadas na publicidade online, avalie as afirmativas a seguir:

I. Ferramentas de IA generativa vão ajudar na criação de conteúdos personalizados e de alto valor agregado, e fornecerão possibilidades de trabalhar individualmente cada público-alvo.

II. Há demanda crescente por vídeos mais longos e diminuição de interesse do consumidor por conteúdos interativos como pesquisas, quis e realidade aumentada;

III. A maior parte dos usuários segue acessando a internet pelo notebook, portanto deve-se priorizar as estratégias que atendem ao formato horizontal e com interatividade limitada.


Está correto o que se afirma em
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6Q1032469 | Legislação da Defensoria Pública, Defensoria Pública do Estado de Rondônia, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Pedro, servidor ocupante de cargo de provimento efetivo no âmbito da Defensoria Pública do Estado de Rondônia, tinha dúvidas em relação à possibilidade de obter a promoção vertical na carreira, o que lhe propiciaria um incremento remuneratório. A dúvida decorrida da ocorrência de certos fatos em sua situação funcional que poderiam obstar essa promoção.
Ao analisar a sistemática da Lei Complementar nº 703/2013, Pedro concluiu corretamente que o único fato que obsta a promoção alvitrada é
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7Q1035029 | Comunicação Social, Marketing Na Comunicação Social, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Recentemente, Kotler, Kartajaya e Setiawan lançaram o conceito de Marketing 6.0 em mais um livro da série Marketing X.0, que explora as mudanças no cenário dos negócios e seus impactos no marketing. Correlacione cada uma das eras a seguir com seu principal foco
1. Marketing 1.0; 2. Marketing 2.0; 3. Marketing 3.0; 4. Marketing 4.0; 5. Marketing 5.0; 6. Marketing 6.0.
( ) Aposta no metamarketing, uma abordagem do marketing que transcende as fronteiras entre os mundos físico e digital, proporcionando uma experiência imersiva aos clientes;

( ) Ações baseadas nos produtos, relativamente básicos, produzidos em escala visando a redução de preço, para atender à sociedade de massa;

( ) Ações focadas na sustentabilidade, pois os consumidores são vistos como seres mais culturais, colaborativos e voltados para o espírito;

( ) Ações orientadas para o cliente, pois na Era da Informação é preciso segmentar o mercado e buscar abordagens capazes de emocionar para cada segmento;

( ) Propõe que as tecnologias devem servir para o bem da humanidade e que a Inteligência Artificial pode auxiliar os profissionais de marketing na relação direta com o cliente;

( ) Marca a passagem do marketing tradicional para o digital e defende uma abordagem onicanal para as ações de marketing, pois há fosso digital entre os que têm acesso à internet e os que não têm.

A correspondência correta, na ordem dada, é:
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8Q1032470 | Direito Digital, Lei N 13 709 de 2018, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Joana, servidora pública, foi incumbida por seu superior hierárquico de analisar a possibilidade de serem utilizados meios técnicos razoáveis e disponíveis, para que os dados pessoais dos usuários de determinado serviço público percam a possibilidade de associação, direta ou indireta, aos indivíduos a que se referem, de modo que sejam utilizados para uma pesquisa que subsidiaria a realização de publicidade institucional.
Após consultar a Lei nº 13.709/2018, Joana concluiu corretamente que a realização do objetivo alvitrado por seu superior hierárquico
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9Q1035030 | Jornalismo, Legislação da Comunicação, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Avalie a seguinte situação:
Uma ONG internacional pretende criar uma emissora de rádio comunitária em uma região de fronteira no Brasil. Para obtenção de concessão, argumenta que a emissora promoverá a integração cultural entre os países fronteiriços.
Considerando o Capítulo V da Constituição Federal, a nova empresa deve ser constituída, em território nacional, com uma emissora
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10Q1032471 | Direito Constitucional, Direitos Individuais, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Em razão de uma diversidade de problemas que assolaram sua esfera jurídica, João decidiu ingressar com quatro ações constitucionais perante os juízos competentes. Essas ações estão inseridas no rol dos direitos fundamentais. No entanto, tinha receio do impacto que as custas judiciais poderiam ocasionar em sua esfera econômica. Afinal, apesar de ter uma ótima situação econômica, não tencionava adiar viagens ou a aquisição de bens de consumo.
João obteve a seguinte informação correta:
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11Q1035031 | Jornalismo, Ética Jornalística, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Avalie a seguinte situação:
Um repórter investigativo de um jornal local obteve acesso exclusivo a gravações feitas durante um interrogatório policial de um suspeito de tráfico de drogas, nas quais ele assume a autoria de alguns assassinatos. As gravações mostram que o suspeito sofreu pressão psicológica e violência física durante o longo interrogatório.
Considerando o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, o veículo noticioso deve
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12Q1032472 | Direito Administrativo, Serviços Públicos, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

A Defensoria Pública do Estado Alfa foi procurada por um assistido, o qual relatou a má qualidade do serviço local de gás canalizado, o que vinha causando sérios embaraços na rotina de sua família.
Com o objetivo de verificar as medidas a serem adotadas, o Defensor Público com atribuição decidiu identificar o ente federativo responsável pela prestação do referido serviço, tendo concluído corretamente que é
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13Q1035032 | Direito Administrativo, Serviços Públicos, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Uma emissora local de rádio educativa sem fins lucrativos opera em uma pequena cidade e precisou, recentemente, solicitar a renovação de sua concessão para continuar operando. Considerando o Código Brasileiro de Telecomunicações e a função social da emissora, a concessão poderá ser renovada pelo prazo máximo de
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14Q1032473 | Direito Previdenciário, Regime Próprio de Previdência Social, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Maria, agente socioeducativa no âmbito do Estado Alfa, compareceu à Defensoria Pública e formulou consulta jurídica em relação à possibilidade, ou não, de ser alcançada por critérios diferenciados no regime próprio de previdência social, com tempo de contribuição e idade distintos, considerando a regra geral aplicada aos servidores públicos.
Com base na disciplina estabelecida pela Constituição da República, o Defensor Público, esclareceu corretamente, que
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15Q1035033 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir:

“Nenhuma empresa, por mais sólida, admirada e moderna que seja, está imune à crise. Esse princípio básico da gestão de crise, mesmo repetido, ainda continua esquecido por muitas organizações” (FORNI, 2018)
Nesse contexto, avalie as seguintes afirmativas

I. A crise é notícia, porque preenche os requisitos básicos do conceito de notícia: é um fato grave, inusitado, que afeta a vida das pessoas ou o interesse da sociedade.

II. A organização não deve entrar em conflito com os veículos de mídia porque estes noticiaram a crise, mas sim ter uma estratégia, mensagens-chave e bons porta-vozes para explicála.

III. A mídia motiva a ocorrência de eventos negativos na organização, que não tem qualquer responsabilidade sobre como os efeitos dessa crise serão comunicados à opinião pública.


Está correto o que se afirma em
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16Q1032474 | Direito Administrativo, Improbidade Administrativa, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Joana é investigada pela prática de ato doloso de improbidade administrativa que teria causado prejuízo ao erário. Em conversa com a Defensora Pública Maria, a investigada demonstrou interesse em celebrar, com o Ministério Público, um acordo de não persecução cível.
De acordo com a narrativa e considerando as disposições da Lei nº 8.429/1992, analise as afirmativas a seguir.
I. Oitiva do juízo competente, em momento anterior ou posterior à propositura da ação.
II. Aprovação, no prazo de até sessenta dias, pelo órgão do Ministério Público competente para apreciar as promoções de arquivamento de inquéritos civis, se anterior ao ajuizamento da ação.
III. Homologação pelo ente federativo lesado, independentemente de o acordo ocorrer antes ou depois do ajuizamento da ação de improbidade administrativa.
A celebração do acordo de não persecução cível dependerá da observância do(s) requisito(s) elencado(s) em
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17Q1035034 | Publicidade e Propaganda, Teorias da Comunicação, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Chris Anderson é o autor da Teoria da Cauda Longa, que propõe que
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18Q1032475 | Direito Penal, Crimes contra a Administração Pública, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

João, ocupante de um cargo em comissão em um órgão da administração direta, aceitou promessa de vantagem do empresário Carlos. As partes combinaram que o referido agente público proferiria decisão favorável aos interesses do particular em um determinado processo administrativo em tramitação. Como contrapartida, João receberia, por interposta pessoa, uma potente motocicleta. Contudo, antes da prolação da decisão por parte do servidor público, os fatos foram descobertos pelas autoridades públicas, dando-se conhecimento ao Ministério Público.
Nesse cenário, considerando as disposições do Código Penal, é correto afirmar que João responderá pelo crime de
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19Q1035035 | Publicidade e Propaganda, Redação Publicitária, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

A habilidade para a redação de textos curtos é requisito para construção de slogans que integram a história da Publicidade e permanecem na memória dos consumidores, como os listados abaixo:
1. Tem 1001 utilidades; 2. Não tem comparação; 3. Uma boa ideia; 4. Eu sou você amanhã; 5. Você conhece, você confia; 6. Energia que dá gosto; 7. Amo muito tudo isso.
Correlacione os slogans às marcas ou produtos aos quais se referem
( ) Volkswagen; ( ) Vodka Orloff; ( ) Caninha 51; ( ) McDonald’s; ( ) Brastemp; ( ) Bombril; ( ) Nescau.
Assinale a alternativa que combina os slogans com as respectivas marcas ou produtos na ordem correta.
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20Q1032476 | Direito Administrativo, Organização da Administração Pública, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Os novos servidores da Defensoria Pública do Estado de Rondônia participaram de uma palestra, na sede da referida instituição, com o objetivo de melhor conhecerem a Administração Pública local. Desta forma, durante a exposição, os servidores foram informados sobre a existência de uma Secretaria Estadual e de uma autarquia, ambas destinadas a tutelar os indivíduos vulneráveis e hipossuficientes econômicos.
Nesse cenário hipotético, considerando o entendimento doutrinário e jurisprudencial dominantes, é correto afirmar que a
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