Questões de Concursos DPE SP

Resolva questões de DPE SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q176395 | Direito Constitucional, Constitucionalismo, Defensor Público, DPE SP, FCC

O que assegura aos cidadãos o exercício dos seus direitos, a divisão dos poderes e, segundo um dos seus grandes teóricos, a limitação do governo pelo direito é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q34180 | Matemática, Oficial de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

Observe que os termos da sequência de quadrados perfeitos abaixo representados obedecem a determinado padrão.

        4² = 16
     34² = 1156
  334² = 111556
3334²  = 11115556
          . . .
          . . . 

De acordo com tal padrão, pode-se concluir corretamente que ao calcular-se 333333342 obtém-se um número cuja soma dos algarismos é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q34073 | Pedagogia, Legislação da Educação, Pedagogo, DPE SP, FCC

Para que se efetive o direito à educação, não basta apenas investir no acesso à escola. A LDB (Lei n° 9.394/1996) estabelece que o ensino deverá ser ministrado com base no princípio da igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. Para que isto se efetive, a escola deve se pautar em um ensino que

I. considere seus educandos como sujeitos de seu processo de aprendizagem e não meros receptores de conhecimentos.
II. promova a participação, estimulando “a voz" de todos educandos.
III. reconheça os educandos com capacidade intelectual, promovendo-os a tutores do alunos com déficit cultural.
IV. estimule o respeito à diversidade e rejeite qualquer forma de discriminação.
V. auxilie o educando na busca de sua autoconstrução e de seu modo de estar na vida mediante aprendizagens bem-sucedidas.

Está correto o que se afirma APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q187187 | Contabilidade Geral, Estoques, Agente de Defensoria Contador, DPE SP, FCC

O registro da venda a vista de um estoque provoca

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q34078 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Pedagogo, DPE SP, FCC

Por método entende-se a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q34077 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Pedagogo, DPE SP, FCC

A professora que acredita saber como melhor ensinar, já que domina o método, se limitando a planejar e executar o que planeja, sem buscar explicações para o sucesso de uns e o fracasso de outros, se limitando a aprovar os que revelam ter aprendido o que ela ensinou, e reprovar os que não mostram ter aprendido o ensinado, decididamente nada aprendeu ao ensinar.

Baseando-se nesta concepção de ensino aprendizagem, depreende-se que a prática docente crítica
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q34176 | Matemática, Oficial de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

Escrever um número na notação científica significa expressá-lo como o produto de dois números reais x e y, tais que: 1 ≤ x < 10 e y é uma potência de 10.

Assim, por exemplo, as respectivas expressões dos números 0,0021 e 376,4, na notação científica, são 2,1 x 10 -3 e 3,764 x 102.

Com base nessas informações, a expressão do número

N =      1,2 0,054          na notação científica é:
        0,64 0,000027
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q34094 | Pedagogia, Pedagogo, DPE SP, FCC

Para se elaborar um projeto é necessário
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q187539 | Modelagem de Processos de Negócio BPM, Mapeamento de Processos, Agente de Defensoria Administrador, DPE SP, FCC

O ponto crucial na análise de processos de trabalho é a determinação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q34082 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Pedagogo, DPE SP, FCC

Na questão do analfabetismo no Brasil, para além de um descaso de políticas públicas de educação, há que se considerar a importância do papel da mídia no senso comum, especialmente nos últimos anos, no sentido de associar, aos índices divulgados de analfabetismo, a marginalidade, a criminalidade e a miséria.

Em uma escola que ainda tem como perfil um acesso relativamente restrito e uma permanência por vezes precária, estes fatos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q34081 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Pedagogo, DPE SP, FCC

O educador preocupado em reconhecer e respeitar a cultura e as diferenças do outro precisa

I. refletir sobre o papel social da escola na formação dos indivíduos.
II. pensar seu educando como indivíduo portador de conhecimentos, códigos, valores, tradições, costumes e a cultura de seu contexto.
III. dominar o conteúdo e a forma de ensinar os conhecimentos propostos pelo currículo escolar.
IV. questionar conteúdos apresentados nos livros didáticos que, muitas vezes, reforçam preconceitos ou situações preconceituosas.
V. reconhecer as aptidões de seus diversos educandos para democraticamente escolher os conhecimentos a serem ensinados de acordo com a capacidade de cada um.

Está correto o que se afirma APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q373561 | Português, Redação Oficial, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

Os fechos "Sendo o que se apresenta para o momento" e "Com as expressões de nossa elevada consideração" são hoje considerados
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q193263 | Gestão de Pessoas, Feedback, Agente de Defensoria Administrador, DPE SP, FCC

Com relação à importância do feedback no processo de comunicação interpessoal nas organizações, considere as afirmativas abaixo.

I. Para ser efetivo o feedback dever ser descritivo ao contrário de ser um processo de avaliação.

II. O feedback é mais útil quando solicitado e oportuno, isto é, quando feito no momento do comportamento ou do fato em questão.

III. Deve ser compatível com as motivações e objetivos do emissor, mesmo que seja expresso na forma de um desabafo.

IV. Deve ser direcionado às características pessoais, idiossincrasias, limitações de raciocínio e outras manifestações individuais que podem ser apontadas como falhas.

V. Deve ser específico ao contrário de verbalizar uma generalização.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q34079 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Pedagogo, DPE SP, FCC

Uma proposta metodológica tem como objetivo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q34080 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Pedagogo, DPE SP, FCC

  Em uma proposta metodológica emancipadora, o mapeamento de quem são os alunos, como vivem, quais suas experiências, é essencial para que os educadores possam identificar seus conhecimentos prévios e, desta forma, estabelecer estratégias de confronto entre estes e o conhecimento escolar de forma a problematizá-los e ampliá-los. 

Igualmente importante é que o planejamento do trabalho do professor possa considerar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q34084 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Pedagogo, DPE SP, FCC

Não temos problema nenhum de racismo aqui. Eu, por exemplo, ao entrar em sala, trato todos os meus alunos como se fossem brancos.

Depoimentos como este confirmam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q187521 | Ciências Sociais, Agente de Defensoria Cientista Social, DPE SP, FCC

Prolongamento do mais-trabalho corresponderia à redução do trabalho necessário, ou seja, uma parte do tempo de trabalho que o trabalhador até agora utilizava de fato, para si mesmo, transforma-se em tempo de trabalho para o capitalista. O que teria mudado não seria a jornada de trabalho, mas a sua divisão em trabalho necessário e mais-trabalho.
(Karl Marx. O Capital, Vol. 1, Livro 1, 1980, p. 250)

A partir do trecho acima, pode-se inferir que se trata do conceito de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q174793 | Direito Penal, Teoria Geral do Delito, Defensor Público, DPE SP, FCC

“(...) instrumento de legitimação da gestão policial e judiciária da pobreza que incomoda - a que se vê, a que causa incidentes e desordens no espaço público, alimentando, por con- seguinte, uma difusa sensação de insegurança, ou simplesmente de incômodo tenaz e de inconveniência -, propagou-se através do globo a uma velocidade alucinante. E com ela a retórica militar da “guerra” ao crime e da “reconquista” do espaço público, que assimila os delinquentes (reais ou imaginários), sem-teto, mendigos e outros marginais a invasores estrangeiros - o que facilita o amálgama com a imigração, sempre rendoso eleitoralmente.” (WACQUANT, Loïc. As Prisões da Miséria.)

A escola/doutrina descrita pelo autor é :
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q186263 | Engenharia de Software, Metodologias Ageis, Agente de Defensoria Analista de Sistemas, DPE SP, FCC

Na engenharia de software, um processo iterativo denominado sprint, que segue o ciclo PDCA para entregar, num período de 30 dias aproximadamente, um incremento do software pronto, caracteriza a metodologia ágil

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.