Questões de Concursos: DPERO

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1 Q1009161 | Engenharia Civil, Normas e Legislações, Classe B, DPERO, FGV, 2025

A turbidez da água é um dos parâmetros avaliados para determinar sua potabilidade, sendo relacionada à presença de partículas em suspensão que podem interferir na desinfecção e indicar contaminação por microrganismos. De acordo com a Portaria GM/MS nº 888/2021, que estabelece os padrões de qualidade da água para consumo humano no Brasil, o valor máximo permitido (VMP) para a turbidez da água em qualquer ponto de um sistema de distribuição ou pontos de consumo é de

2 Q1009239 | Banco de Dados, PostgreSQL, Classe B, DPERO, FGV, 2025

A otimização de consultas SQL desempenha um papel crucial no desempenho dos SGBDs. O PostgreSQL 17.4 cria um plano de consulta para cada consulta SQL que processa. Logo, a escolha do plano mais adequado para combinar com a estrutura da consulta e as propriedades dos dados é absolutamente crítico para um bom desempenho do SGBD.
O comando para exibir o plano de execução de uma consulta gerado pelo PostgreSQL planner é o

3 Q1009250 | Banco de Dados, SGBD, Classe B, DPERO, FGV, 2025

O MS SQL Server 2022 admite o uso de diversos procedimentos armazenados.
Com relação aos tipos de procedimentos armazenados e os benefícios da sua utilização, analise os itens a seguir.
I. Os comandos de um procedimento armazenado são executados como um único bloco de código, reduzindo significativamente o tráfego de dados da rede entre a máquina cliente e o servidor pois ocorre uma única chamada para executar o procedimento sem esse encapsulamento de código, cada linha individual de código teria de trafegar a rede.
II. Quando um aplicativo chama um procedimento armazenado através da rede, a chamada e outras informações para executar o procedimento ficarão visíveis na rede. Portanto, usuários mal-intencionados podem consultar nomes de tabelas e objetos de banco de dados, inserir instruções Transact-SQL próprias e pesquisar para obter dados críticos.
III. Por padrão, um procedimento armazenado será compilado todas as vezes que for executado, mas criam-se planos de execução que podem ser reutilizados em execuções subsequentes. Como o processador de consulta não precisa criar um plano a cada execução, o tempo de processar um procedimento é reduzido. Se houver alterações significantes nas tabelas ou dados referenciados pelo procedimento armazenado, o plano de execução poderá fazer com que o procedimento execute mais lentamente. Neste caso, recompilará o procedimento e forçará um novo plano de execução para melhorar o desempenho.
IV. Os tipos de procedimentos armazenados suportados pelo SGBD são: os definidos pelo usuário, os procedimentos de sistema, os temporários e as extensões definidas pelo usuário. Esse último tipo permite criar rotinas externas em uma linguagem de programação. Além disso, eles são DLLs que uma instância do MS SQL Server pode carregar e executar dinamicamente.
Está correto, o que se afirma em:

4 Q1009094 | Banco de Dados, Modelo relacional, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Proposto há mais de cinquenta anos, o modelo relacional de banco de dados continua sendo uma alternativa eficiente para aplicações convencionais.
Um dos conceitos básicos do modelo relacional é o de que

5 Q1009152 | Publicidade e Propaganda, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Leia o texto abaixo sobre as características dos meios eletrônicos:
O meio eletrônico é selecionado para uma campanha em virtude de suas qualidades positivas. As características negativas devem ser contornadas. A TV aberta é _________ seletiva, por isso a mensagem precisa ser _______abrangente. Seu custo de inserção é ________. O anúncio em rádio tem __________, por isso precisa ser forte e impactante para chamar a atenção logo “de cara”. (...) Cada meio e veículo de comunicação tem aspectos positivos e negativos, por isso que, ao desenvolver uma campanha publicitária, os planejadores tratam de selecionar um _____________, que é o conjunto de meios e veículos que será utilizado em uma campanha, através do qual os anunciantes tentam assegurar que sua mensagem será vista e compreendida pelo público-alvo. O número de vezes que as pessoas veem um determinado anúncio é chamado de ____________________. (GALHARDI e TREVISAN, 2020, adaptado).
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do texto acima

6 Q1009154 | Publicidade e Propaganda, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Para identificar o sucesso (ou não) do planejamento em publicidade é necessário medir os resultados. Mas, segundo ROCHA e TREVISAN (2019), “[a]ntes de pensar em métricas, é importante compreender quais são os aspectos mensuráveis da comunicação, que são divididos em eficácia, eficiência e efetividade”.
As métricas de eficiência

7 Q1009156 | Publicidade e Propaganda, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Embora a maior parte das organizações adote estratégias híbridas, David Aaker (2015) pontua que “uma questão fundamental de estratégia de portfólio é como desenvolver uma marca para uma nova oferta adquirida ou desenvolvida internamente ou como criar uma nova marca para uma oferta existente”. Didaticamente, ele propôs quatro opções posicionadas ao longo de um espectro de relacionamento de marca, a saber: 1. nova marca; 2. marca endossada; 3. submarca e 4. marca mestre.
Ao escolher terceira opção, a nova oferta

8 Q1009157 | Publicidade e Propaganda, Marketing e Responsabilidade Social, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Há tempos, o publicitário e professor Francisco Gracioso já escrevia “[c]omo em qualquer outro tipo de comunicação institucional, as campanhas que enfatizam a ecologia devem apoiar-se em fatores concretos”.
Hoje, para designar a falsa promoção de discursos, anúncios ou campanhas com características ecologicamente ou ambientalmente responsáveis ou inclusivas, mas que, na prática, não são realizadas pela empresa, usamos o termo ou expressão

9 Q1009158 | Publicidade e Propaganda, Classe A, DPERO, FGV, 2025

O remarketing e o retargeting são estratégias que apesar de diferenciadas, às vezes são confundidas.
Uma ação que caracteriza o remarketing é

10 Q1009159 | Marketing, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Recentemente, Kotler, Kartajaya e Setiawan lançaram o conceito de Marketing 6.0 em mais um livro da série Marketing X.0, que explora as mudanças no cenário de negócios e como estas alterariam o modo de profissionais de marketing abordarem o próprio marketing. Sobre as eras do marketing, avalie as afirmativas a seguir.
I. O Marketing 6.0 propõe uma abordagem de marketing que transcende as fronteiras entre os mundos físico e digital, proporcionando uma experiência imersiva;
II. O Marketing 5.0 está centrado no produto que, além da qualidade, deve demonstrar seu alinhamento com os ideais de sustentabilidade;
III. O Marketing 4.0 está centrado no cliente, visto como um ser multifacetado, que faz suas escolhas de compra baseando-se fundamentalmente nos diferenciais de qualidade de cada produto.
Está correto o que se afirma em
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