Questões de Concursos EAFRS

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1Q321606 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Pedagogo, EAFRS, ESAG

O espaço escolar representa um modelo organizacional constituído por diferentes segmentos que interagem permanentemente, cada qual com capacidade de promover intervenções, a fim de concretizar o ato pedagógico. O Pedagogo - Orientador pode contribuir como:

I. Construtor de projetos inseridos no projeto político-pedagógico.

II. Pesquisador da realidade.

III. Articulador na prática educativa.

IV. Controlador dos problemas dos alunos.

Analisadas a proposições, assinale a alternativa correta:

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2Q320518 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Pedagogo, EAFRS, ESAG

A educação obrigatória é uma experiência universal inerente às sociedades do mundo moderno. Consiste em um projeto educativo reconhecido como um direito universal que deveria contribuir para a inclusão social e para o progresso da humanidade. Assinale a proposição verdadeira:

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3Q752473 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, EAFRS, ESAG

Uma semeadora-adubadora deve distribuir sementes de arroz com um espaçamento de 0,20 m entre-linhas, numa taxa de 100 kg/ha de sementes e 300 kg/ha de adubo. No campo foi marcada uma distância de 20 m para a máquina ser deslocada e serem coletadas sementes e adubo na saída dos respectivos mecanismos dosadores de uma das linhas. Quais quantidades de sementes e de adubo deverão ser coletadas para que a regulagem da semeadora adubadora seja considerada correta?

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4Q320546 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Pedagogo, EAFRS, ESAG

O processo de gestão democrática pressupõe a participação de todos os segmentos da escola e como conseqüência produz os seguintes benefícios:

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5Q751640 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, EAFRS, ESAG

O controle químico de doenças de plantas causadas por fungos é geralmente realizado através de pulverizações com fungicidas protetores e/ou sistêmicos. Os fungicidas sistêmicos, comparados com os protetores, em geral são:

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6Q329028 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, EAFRS, ESAG

A ética vem do grego ethos, que significa analogamente "modo de ser" ou "caráter" enquanto forma de vida adquirida ou conquistada pelo homem. No âmbito educativo é fundamental:

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7Q326529 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Pedagogo, EAFRS, ESAG

O papel do Pedagogo – Orientador Educacional diante das perspectivas atuais deve ser numa dimensão:

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8Q640517 | Informática, Transmissão de Informação, Pedagogo, EAFRS, ESAG

Nessa transmissão, todos os bits que o dispositivo transmissor é capaz de manipular são transmitidos simultaneamente ao receptor. Estamos falando da:
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9Q327185 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EAFRS, ESAG

Na perspectiva da escola cidadã preconizada por Paulo Freire, a busca da autonomia escolar e da garantia dos direitos a todos os cidadãos passa pela construção de um:

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10Q325914 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, EAFRS, ESAG

Para adequar-se às necessidades contemporâneas relacionadas com as formas de aprendizagem, a didática precisa fortalecer a investigação sobre o papel mediador do professor na preparação dos alunos para o pensar. Então, pode-se afirmar que:

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11Q326271 | Pedagogia, Pedagogo, EAFRS, ESAG

Leia atentamente as proposições abaixo: I. O processo ensino/aprendizagem é multidimensional, compreendido sob as dimensões humana, política e técnica e de forma interdependente, visando a formação integral do indivíduo. II. Segundo um paradigma crítico de educação a concepção pedagógica de uma prática docente é como um fio condutor que interliga e dá sentido às suas ações. III. Os procedimentos didáticos são estratégias as quais o professor pode lançar mão para tornar suas aulas verdadeiros momentos de aprendizagem diretiva. Analisadas a proposições, assinale a alternativa correta:

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12Q553265 | Informática, Internet, Contador, EAFRS, ESAG

O conjunto de comandos e regras que define como deve ser a comunicação entre um browser e um servidor é definido como:

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13Q752023 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, EAFRS, ESAG

Uma distância de 770 metros no campo corresponde a 308 milímetros em uma planta topográfica. Portanto, esta planta está representada em uma escala de:

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14Q752192 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, EAFRS, ESAG

O fenômeno conhecido por "chilling", em bananas armazenadas, é causado por:

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15Q749980 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, EAFRS, ESAG

Um dos processos de avaliação do estado nutricional das plantas é a análise visual, que consiste em comparar o aspecto de uma amostra (geralmente a folha) com um padrão. Se houver falta ou excesso de um determinado elemento, isso se traduzirá em anormalidade visível e típica para cada elemento. Diversas avaliações são realizadas, dentre elas a observação do gradiente dos sintomas, que está relacionado com a mobilidade do elemento na planta. Assim sendo:

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16Q325887 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Pedagogo, EAFRS, ESAG

Os modelos organizacionais autônomas compreendem princípios democráticos que privilegiam a tomada de decisão compartilhada. Autonomia de todos os indivíduos, gestão democrática, negociação durante o processo de gestão e formação continuada dos educadores são elementos integrantes do:

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17Q752244 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, EAFRS, ESAG

Um sistema de irrigação por aspersão convencional está operando em uma área cujo solo possui uma velocidade de infiltração básica (VIB) da água igual a 15 mm/h. Os aspersores, com 16 m de diâmetro de alcance, operam em espaçamento de 18m x 18m com vazão média de 3,24 m3/h. Baseando-se na intensidade média de aplicação de água do aspersor (Ia) e na VIB, pode-se dizer que, nessas condições:

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18Q401454 | Direito Administrativo, Contador, EAFRS, ESAG

Designação adotada para um segmento da administração pública que congrega as entidades públicas dotadas de personalidade jurídica própria, ou seja, as autarquias, as fundações, as empresas públicas, as sociedades de economia mista. Assinale, dentre as alternativas abaixo a que contém a resposta correta:

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19Q749982 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, EAFRS, ESAG

A calagem constitui prática comum na agricultura brasileira e apresenta diversas características, dentre elas:

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20Q809272 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Pedagogo, EAFRS, ESAG

De acordo com a LDB 9394/96, art.9 os currículos do ensino fundamental e médio devem ter:

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