Questões de Concursos ENAP

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1Q804866 | Legislação e Decretos, Política de Desenvolvimento de Pessoal, Técnico em Assuntos Educacionais, ENAP, CESPE CEBRASPE

Com base no Decreto n.º 5.707/2006, que institui a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, julgue os itens a seguir. Os grupos informais de estudos são considerados eventos de capacitação por contribuírem para o desenvolvimento profissional do servidor.
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2Q323842 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, ENAP, CESPE CEBRASPE

Em relação à prática pedagógica e seus objetivos, julgue os itens que se seguem, considerando os fundamentos da educação brasileira. Os objetivos específicos dosam o grau de dificuldade dos conteúdos que serão trabalhados na prática pedagógica, de forma a explicitar, também, os resultados a serem atingidos.
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3Q378374 | Administração Pública, Técnico em Assuntos Educacionais, ENAP, CESPE CEBRASPE

A propósito da gestão de pessoas no setor público, julgue os itens subsequentes. A gestão estratégica é um tipo de gestão voltada para os objetivos e as metas da organização em longo prazo.
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4Q378121 | Administração Pública, Técnico em Assuntos Educacionais, ENAP, CESPE CEBRASPE

A propósito da gestão de pessoas no setor público, julgue os itens subsequentes. Os principais mecanismos e instrumentos da gestão estratégica de pessoas são os seguintes: planejamento de gastos com serviços; gestão de competências básicas; capacitação continuada de pessoal terceirizado; e avaliação de desempenho após estágio probatório.
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5Q407819 | Direito Administrativo, Poderes e Deveres do Administrador Público, Técnico de Nível Superior, ENAP, CESPE CEBRASPE

Considerando os poderes regulamentar, disciplinar e hierárquico da administração pública, julgue os seguintes itens. A administração, quando aplica sanção administrativa a uma pessoa que descumpre as normas de vigilância sanitária, atua no exercício do poder disciplinar, que se baseia na ideia de supremacia geral e se dirige a todos os administrados de forma indistinta.
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6Q328461 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, ENAP, CESPE CEBRASPE

O vocábulo avaliar tem origem no latim a + valere e significa atribuir valor e mérito. As instituições se valem das avaliações de circunstâncias e de pessoas nas suas tomadas de decisões. Acerca da avaliação no contexto educacional, julgue os itens que se seguem. As avaliações de planejamento são desenvolvidas nos momentos em que o professor tem oportunidade de refletir sobre o conteúdo já apreendido pelos alunos.
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7Q378382 | Administração Pública, Técnico em Assuntos Educacionais, ENAP, CESPE CEBRASPE

Com relação a treinamento, educação e desenvolvimento de servidores públicos, julgue os itens que se seguem. O desenvolvimento de competências profissionais ou humanas é um processo de aprendizagem que visa preencher as lacunas existentes entre o que é exigido pelo órgão público e o que é apresentado pelos servidores no que tange aos conhecimentos, às habilidades e às atitudes.
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8Q405777 | Direito Administrativo, Poderes e Deveres do Administrador Público, Técnico de Nível Superior, ENAP, CESPE CEBRASPE

Considerando os poderes regulamentar, disciplinar e hierárquico da administração pública, julgue os seguintes itens. O presidente da República, os governadores e os prefeitos podem estabelecer, por decreto, medidas que disciplinem a organização e o funcionamento da administração pública em suas respectivas esferas, desde que isso não enseje aumento de despesa nem a criação ou extinção de órgãos públicos.
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9Q377619 | Administração Pública, Técnico em Assuntos Educacionais, ENAP, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, acerca do desenvolvimento profissional por competências. O desenvolvimento de competências profissionais pode não ser efetivo caso o contexto e o ambiente organizacional não contribuam para a adoção de uma nova forma de avaliar a gestão de pessoas.
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11Q378390 | Administração Pública, Técnico em Assuntos Educacionais, ENAP, CESPE CEBRASPE

As escolas de governo têm um papel fundamental a ser desempenhado na oferta de programas de treinamento e desenvolvimento de recursos humanos, de modo que seja obtida a valorização do servidor público e seu reconhecimento como cidadão, contribuindo para que este apresente um desempenho de qualidade e construa uma nova imagem do serviço público. Julgue os itens que se seguem, relativos a escolas de governo e profissionalização dos servidores públicos. O perfil híbrido caracteriza-se como detentor de uma visão estruturada em dois eixos, estreitamente articulados, fundamentada em uma formação generalista dos processos referentes ao Estado e à gestão pública, e confederada a uma formação especializada no campo de ação específico em que se pretende atuar.
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12Q438296 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Técnico de Nível Superior, ENAP, CESPE CEBRASPE

No que tange aos direitos e às garantias individuais e coletivos, julgue os itens que se seguem. O direito adquirido, entendido como aquele que já se incorporou ao patrimônio do seu titular, não poderá ser prejudicado por lei posterior.
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13Q429086 | Direito Constitucional, Previdência Social, Técnico de Nível Superior, ENAP, CESPE CEBRASPE

Com relação aos aspectos orçamentários contidos na Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os itens a seguir. A função de reduzir desigualdades inter-regionais, atribuída aos orçamentos, orienta a elaboração do orçamento da seguridade social no sentido de destinar proporcionalmente maiores números e valores de benefícios previdenciários para as regiões mais pobres do país.
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14Q328735 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, ENAP, CESPE CEBRASPE

A respeito dos elementos pedagógicos da capacitação, julgue os itens subsecutivos. Os conteúdos atitudinais têm a função de provocar a reflexão acerca dos valores e das atitudes que influenciam as relações interpessoais no contexto educacional.
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16Q377889 | Administração Pública, Técnico em Assuntos Educacionais, ENAP, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, acerca do desenvolvimento profissional por competências. Para o desenvolvimento de competências profissionais, devem ser consideradas apenas as ações de capacitação stricto sensu.
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17Q328747 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, ENAP, CESPE CEBRASPE

A respeito da pedagogia da autonomia, proposta por Paulo Freire, julgue os itens seguintes. Ensinar exige liberdade, autoridade e apreensão da realidade.
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18Q440108 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Técnico de Nível Superior, ENAP, CESPE CEBRASPE

No que tange aos direitos e às garantias individuais e coletivos, julgue os itens que se seguem. De acordo com a CF, e com base no direito à escusa de consciência, o indivíduo pode se recusar a praticar atos que conflitem com suas convicções religiosas, políticas ou filosóficas, sem que essa recusa implique restrições a seus direitos.
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19Q377646 | Administração Pública, Técnico em Assuntos Educacionais, ENAP, CESPE CEBRASPE

Com relação a treinamento, educação e desenvolvimento de servidores públicos, julgue os itens que se seguem. O plano de desenvolvimento do servidor pode abranger treinamentos estruturados (cursos, ciclos de palestras, seminários), visitas técnicas a organizações nacionais ou internacionais, estágios, grupos de trabalho, e etapas de autoaprendizado e de coach.
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20Q325678 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, ENAP, CESPE CEBRASPE

O vocábulo avaliar tem origem no latim a + valere e significa atribuir valor e mérito. As instituições se valem das avaliações de circunstâncias e de pessoas nas suas tomadas de decisões. Acerca da avaliação no contexto educacional, julgue os itens que se seguem. É correto afirmar que a avaliação diagnóstica é a responsável pela identificação de fragilidades e competências na aprendizagem.
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