A assistência de enfermagem na fase perioperatória inclui os cuidados de enfermagem ministrados antes ( pré-operatório), durante (transoperatório) e depois( pós-operatório) de uma cirurgia. Esses procedimentos podem ocorrer no hospital, em um centro cirúrgico ligado a um hospital, em um centro cirúrgico isolado, em consultório médico ou em ambulatório. Em qualquer desses espaços, os cuidados de enfermagem desenvolvidos pelo técnico de enfermagem podem ser específicos, de acordo com o tipo de cirurgia e condições do paciente, ou podem ser cuidados comuns, independentemente da cirurgia e do local de sua realização. Assim, considerando a assistência de enfermagem na fase perioperatória, analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa INCORRETA .
a) Antes do início de qualquer procedimento cirúrgico, o técnico de enfermagem deve se certificar se o paciente tem alergia a esparadrapos, pomadas e soluções a serem utilizadas na fase perioperatória, uma vez que alergias precisam ser diferenciadas dos efeitos colaterais indesejáveis das drogas a serem utilizadas durante a cirurgia, por exemplo.
b) O jejum é recomendado antes de procedimentos eletivos que exijam anestesia geral, anestesia local ou sedação. O técnico de enfermagem deve remover os líquidos e alimentos sólidos da cabeceira do paciente e colocar um aviso na cama para alertar os profissionais de saúde assistenciais e familiares sobre as restrições do jejum.
c) Alguns pacientes fazem o uso de próteses que podem se perder ou sofrer algum dano durante a cirurgia. Por isso, o técnico de enfermagem, no caso das dentaduras, por exemplo, deve orientar o paciente para mantê-las na cavidade oral durante a cirurgia para evitar possíveis perdas.
d) Cabe ao técnico de enfermagem, na sala de recuperação pós-anestésica, estar atento aos padrões respiratórios, circulatório e neurológico do paciente bem como ao gerenciamento da dor para que as medidas efetivas sejam tomadas em benefício do paciente.