Questões de Concursos: FUNDHAS SP Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: FUNDHAS SP. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. FUNDHAS SP Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 1 Q889600 | Pedagogia, Principais Autores, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024Quando são analisadas as informações concernentes ao estudo do desenvolvimento motor infantil, é possível encontrar informações que relacionam deterministicamente o aparecimento de habilidades motoras e classificações etárias. Essas habilidades seguem uma sequência bem definida, sendo consideradas como pontos críticos no desenvolvimento motor infantil. Como essas habilidades são conhecidas? a) Marcos referenciais motores b) Habilidades sensório-motoras c) Pontos de desenvolvimento d) Idade cronológica do indivíduo e) Habilidades biológicas inatas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 2 Q889455 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Direito à Liberdade, Artes Visuais, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024“(...) Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade Art. 15. A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis. Art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos: I – ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais; II – discriminação, opinião e expressão; III – crença e culto religioso; IV – brincar, praticar esportes e divertir-se; Estatuto da Criança e do Adolescente. https://www2.senado.leg.br/ Estão corretas as afirmações: a) Apenas I, II e III b) Apenas I, II e IV c) Apenas I, III e IV d) Apenas II, III e IV e) Apenas I e IV Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 3 Q889601 | Educação Física, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024Algumas características relativas ao movimento foram apresentadas a seguir. Destaque a alternativa que traz um erro interpretativo. a) Os movimentos são frequentemente classificados em termos de coordenação motora grossa ou fina. b) Um movimento de coordenação motora grossa envolve o movimento dos grandes grupos musculares do corpo. c) O tiro ao alvo é um exemplo de prática esportiva com movimentos de coordenação motora fina. d) Um movimento de coordenação motora fina envolve movimentos de limitadas partes do corpo no desempenho de movimentos precisos. e) Os terapeutas físicos e os professores de educação física preocupam-se, primeiramente, com a aprendizagem ou reaprendizagem de habilidades de coordenação motora fina. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 4 Q889592 | Primeiros Socorros, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024A crise convulsiva é caracterizada pela alteração súbita e involuntária nos sentidos, no comportamento, na atividade muscular ou no nível de consciência, resultante de irritação ou superatividade das células cerebrais. Assim, destaque a seguir um exemplo de medida básica de primeiros socorros para atendimento a uma crise convulsiva. a) Não deixe a vítima em posição decúbito dorsal, pois essa posição é mais propensa a afogamento pela própria saliva. b) Hidrate bem a vítima, logo após a crise, pois ela perde muitos eletrólitos durante a crise convulsiva. c) Faça a vítima exercitar após terminar a crise, no intuito de facilitar a recuperação de seus movimentos. d) A ajuda médica deverá ser acionada para crises convulsivas que durem mais de 30 minutos. e) Procure imobilizar a língua da vítima com algum material, como uma colher, no intuito de evitar que ela engasgue com a própria saliva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 5 Q889453 | Informática, Microsoft Excel 2016 e 365, Artes Visuais, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024No Excel 2016, como uma fórmula deve ser iniciada para realizar cálculos dentro de uma célula? a) Com o sinal # b) Com o sinal & c) Com o sinal @ d) Com o sinal % e) Com o sinal = Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 6 Q889598 | Pedagogia, Jogos e suas Características: Pedagógicos, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024Algumas atividades corroboram para estimular o desenvolvimento motor da criança. Nesse sentido, quando se trabalha a competência voltada para a construção simbólica da noção corporal e espacial, é possível implementar que tipo de atividades? a) Coordenação motora fina – por exemplo: recortes de papel. b) Coordenação motora global – por exemplo: pular, correr. c) Lateralidade – por exemplo: desenhar o contorno do corpo da criança. d) Organização espacial – por exemplo: amarelinha. e) Organização temporal – por exemplo: contar histórias. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 7 Q889603 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024Leia as assertivas a seguir e destaque a que foi construída de forma equivocada. a) A brincadeira, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é considerada um dos eixos estruturantes da prática pedagógica. b) O brincar é um dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento assegurados por meio da BNCC. c) Jogos e brincadeiras devem ser inerentes ao ambiente escolar, pois favorecem o aprendizado prático das crianças que aprendem em situações nas quais estão mentalmente ativas e interagindo com materiais de forma significativa, indo de encontro com o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, cognitivas e autorregulatórias. d) Todos os campos de experiências incluem brincar e brincadeira em suas concepções e alguns deles os explicitam nos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. e) Bebês e crianças são sujeitos ativos e curiosos que aprendem e se desenvolvem por meio de brincadeiras e em contextos de interações responsivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 8 Q889452 | Informática, Microsoft Word 2016 e 365, Artes Visuais, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024No MS-Word 2016, qual das seguintes alternativas descreve corretamente o processo para recuperar um documento que não foi salvo antes do fechamento do aplicativo? a) Acessar o menu "Arquivo", selecionar "Informações", depois "Gerenciar Documento" e "Recuperar Documentos Não Salvos". b) Reabrir o Word, que automaticamente exibirá os documentos não salvos. c) Usar a função "Pesquisar" do sistema operacional para localizar o arquivo temporário que corresponderá à versão mais recente editada. d) Ir em "Opções" dentro do Word, selecionar "Salvar" e acessar a pasta de auto recuperação "Recuperar Documentos Não Salvos". e) Clicar no botão "Desfazer" na barra de ferramentas de acesso rápido após reabrir o Word. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 9 Q889594 | Pedagogia, Jogos e suas Características: Pedagógicos, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024Alguns aspectos, conceitos e características sobre a gamificação foram descritos por meio das asserções seguintes, porém apenas uma alternativa foi elaborada corretamente, assinale-a: a) O jogo e a gamificação são conceitos interligados, ou seja, análogos. b) Por meio da gamificação, é feita a dissociação de um conteúdo, ação pedagógica ou atividade cognitiva ao jogo. c) A grande vantagem da gamificação é que para aplica-la o professor pode escolher qualquer jogo que esteja disponível ou que ele possua domínio. d) A gamificação não é uma atividade recente que só começou a ser empregada com o afloramento das metodologias ativas. e) A gamificação é estrita para o emprego de jogos eletrônicos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 10 Q889454 | Informática, Microsoft Excel 2016 e 365, Artes Visuais, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024Em relação à criação e execução de macros no MS-Excel 2016, qual afirmação é verdadeira? a) O Excel não permite a importação de macros de outras planilhas, mas suporta a exportação direta de macros para outros softwares de planilha. b) É impossível atribuir uma macro a um botão na planilha para facilitar sua execução. c) Macros são usadas para operações de formatação e não podem automatizar cálculos ou análise de dados. d) Para executar uma macro, o usuário precisa acessar sempre o Visual Basic for Applications (VBA). e) Macros permitem automatizar tarefas repetitivas, incluindo cálculos complexos, através de scripts no VBA. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDFPróximo →
1 Q889600 | Pedagogia, Principais Autores, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024Quando são analisadas as informações concernentes ao estudo do desenvolvimento motor infantil, é possível encontrar informações que relacionam deterministicamente o aparecimento de habilidades motoras e classificações etárias. Essas habilidades seguem uma sequência bem definida, sendo consideradas como pontos críticos no desenvolvimento motor infantil. Como essas habilidades são conhecidas? a) Marcos referenciais motores b) Habilidades sensório-motoras c) Pontos de desenvolvimento d) Idade cronológica do indivíduo e) Habilidades biológicas inatas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
2 Q889455 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Direito à Liberdade, Artes Visuais, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024“(...) Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade Art. 15. A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis. Art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos: I – ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais; II – discriminação, opinião e expressão; III – crença e culto religioso; IV – brincar, praticar esportes e divertir-se; Estatuto da Criança e do Adolescente. https://www2.senado.leg.br/ Estão corretas as afirmações: a) Apenas I, II e III b) Apenas I, II e IV c) Apenas I, III e IV d) Apenas II, III e IV e) Apenas I e IV Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
3 Q889601 | Educação Física, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024Algumas características relativas ao movimento foram apresentadas a seguir. Destaque a alternativa que traz um erro interpretativo. a) Os movimentos são frequentemente classificados em termos de coordenação motora grossa ou fina. b) Um movimento de coordenação motora grossa envolve o movimento dos grandes grupos musculares do corpo. c) O tiro ao alvo é um exemplo de prática esportiva com movimentos de coordenação motora fina. d) Um movimento de coordenação motora fina envolve movimentos de limitadas partes do corpo no desempenho de movimentos precisos. e) Os terapeutas físicos e os professores de educação física preocupam-se, primeiramente, com a aprendizagem ou reaprendizagem de habilidades de coordenação motora fina. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
4 Q889592 | Primeiros Socorros, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024A crise convulsiva é caracterizada pela alteração súbita e involuntária nos sentidos, no comportamento, na atividade muscular ou no nível de consciência, resultante de irritação ou superatividade das células cerebrais. Assim, destaque a seguir um exemplo de medida básica de primeiros socorros para atendimento a uma crise convulsiva. a) Não deixe a vítima em posição decúbito dorsal, pois essa posição é mais propensa a afogamento pela própria saliva. b) Hidrate bem a vítima, logo após a crise, pois ela perde muitos eletrólitos durante a crise convulsiva. c) Faça a vítima exercitar após terminar a crise, no intuito de facilitar a recuperação de seus movimentos. d) A ajuda médica deverá ser acionada para crises convulsivas que durem mais de 30 minutos. e) Procure imobilizar a língua da vítima com algum material, como uma colher, no intuito de evitar que ela engasgue com a própria saliva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
5 Q889453 | Informática, Microsoft Excel 2016 e 365, Artes Visuais, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024No Excel 2016, como uma fórmula deve ser iniciada para realizar cálculos dentro de uma célula? a) Com o sinal # b) Com o sinal & c) Com o sinal @ d) Com o sinal % e) Com o sinal = Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
6 Q889598 | Pedagogia, Jogos e suas Características: Pedagógicos, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024Algumas atividades corroboram para estimular o desenvolvimento motor da criança. Nesse sentido, quando se trabalha a competência voltada para a construção simbólica da noção corporal e espacial, é possível implementar que tipo de atividades? a) Coordenação motora fina – por exemplo: recortes de papel. b) Coordenação motora global – por exemplo: pular, correr. c) Lateralidade – por exemplo: desenhar o contorno do corpo da criança. d) Organização espacial – por exemplo: amarelinha. e) Organização temporal – por exemplo: contar histórias. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
7 Q889603 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024Leia as assertivas a seguir e destaque a que foi construída de forma equivocada. a) A brincadeira, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é considerada um dos eixos estruturantes da prática pedagógica. b) O brincar é um dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento assegurados por meio da BNCC. c) Jogos e brincadeiras devem ser inerentes ao ambiente escolar, pois favorecem o aprendizado prático das crianças que aprendem em situações nas quais estão mentalmente ativas e interagindo com materiais de forma significativa, indo de encontro com o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, cognitivas e autorregulatórias. d) Todos os campos de experiências incluem brincar e brincadeira em suas concepções e alguns deles os explicitam nos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. e) Bebês e crianças são sujeitos ativos e curiosos que aprendem e se desenvolvem por meio de brincadeiras e em contextos de interações responsivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
8 Q889452 | Informática, Microsoft Word 2016 e 365, Artes Visuais, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024No MS-Word 2016, qual das seguintes alternativas descreve corretamente o processo para recuperar um documento que não foi salvo antes do fechamento do aplicativo? a) Acessar o menu "Arquivo", selecionar "Informações", depois "Gerenciar Documento" e "Recuperar Documentos Não Salvos". b) Reabrir o Word, que automaticamente exibirá os documentos não salvos. c) Usar a função "Pesquisar" do sistema operacional para localizar o arquivo temporário que corresponderá à versão mais recente editada. d) Ir em "Opções" dentro do Word, selecionar "Salvar" e acessar a pasta de auto recuperação "Recuperar Documentos Não Salvos". e) Clicar no botão "Desfazer" na barra de ferramentas de acesso rápido após reabrir o Word. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
9 Q889594 | Pedagogia, Jogos e suas Características: Pedagógicos, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024Alguns aspectos, conceitos e características sobre a gamificação foram descritos por meio das asserções seguintes, porém apenas uma alternativa foi elaborada corretamente, assinale-a: a) O jogo e a gamificação são conceitos interligados, ou seja, análogos. b) Por meio da gamificação, é feita a dissociação de um conteúdo, ação pedagógica ou atividade cognitiva ao jogo. c) A grande vantagem da gamificação é que para aplica-la o professor pode escolher qualquer jogo que esteja disponível ou que ele possua domínio. d) A gamificação não é uma atividade recente que só começou a ser empregada com o afloramento das metodologias ativas. e) A gamificação é estrita para o emprego de jogos eletrônicos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
10 Q889454 | Informática, Microsoft Excel 2016 e 365, Artes Visuais, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024Em relação à criação e execução de macros no MS-Excel 2016, qual afirmação é verdadeira? a) O Excel não permite a importação de macros de outras planilhas, mas suporta a exportação direta de macros para outros softwares de planilha. b) É impossível atribuir uma macro a um botão na planilha para facilitar sua execução. c) Macros são usadas para operações de formatação e não podem automatizar cálculos ou análise de dados. d) Para executar uma macro, o usuário precisa acessar sempre o Visual Basic for Applications (VBA). e) Macros permitem automatizar tarefas repetitivas, incluindo cálculos complexos, através de scripts no VBA. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro