Início

Questões de Concursos IBC

Resolva questões de IBC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q8589 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, IBC, AOCP

Para que as aprendizagens infantis ocorram com sucesso, é preciso que o professor considere, na organização do trabalho educativo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q43899 | Enfermagem, Enfermeiro, IBC, AOCP

Sobre os cuidados paliativos, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q8585 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, IBC, AOCP

Sobre a educação infantil, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q8582 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, IBC, AOCP

Assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q8578 | Conhecimentos Específicos, Direitos Difusos e Coletivos, Professor de Educação Infantil, IBC, AOCP

De acordo com o Decreto nº 7.690, de 2 de março de 2012, é correto afrmar que “subsidiar a formulação da Política Nacional de Educação Especial na área de deficiência visual” é atribuição que compete ao
 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q8591 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, IBC, AOCP

A teoria piagetiana concebeu uma inteligência
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q8587 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, IBC, AOCP

Sobre o brincar, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q43879 | Enfermagem, Enfermeiro, IBC, AOCP

“Criar espaços saudáveis, acolhedores e confortáveis, que respeitem a privacidade, propiciem mudanças no processo de trabalho e sejam lugares de encontro entre as pessoas”. O enunciado refere-se a qual dos princípios da Politica Nacional de Humanização (PNH)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q43880 | Enfermagem, Enfermeiro, IBC, AOCP

Sobre o Dimensionamento do Quadro de Profissionais de Enfermagem nas Unidades Assistenciais das Instituições de Saúde, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q8599 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, IBC, AOCP

Quanto à organização espaço-tempo, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q8580 | Conhecimentos Específicos, Direitos Difusos e Coletivos, Professor de Educação Infantil, IBC, AOCP

De acordo com a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, com relação a educação especial, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.

II. Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.

III. O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.

IV. A oferta de educação especial, dever constitucional do Estado, tem início na faixa etária de zero a seis anos, durante a educação infantil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q8592 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, IBC, AOCP

Sobre o desenvolvimento da inteligência, segundo PIAGET, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q8588 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, IBC, AOCP

O papel do professor na brincadeira
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q43893 | Enfermagem, Enfermeiro, IBC, AOCP

O período perioperatório compreende as fases
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q8603 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, IBC, AOCP

Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta. A avaliação funcional

( ) da visão e do desenvolvimento integral é um procedimento de avaliação qualitativa e contínua por meio da observação informal e natural da criança em todas as situações de vida e atividade cotidiana.
( ) compreende um diagnóstico pedagógico com fm psicológico que serve à tomada de consciência e ajuda a refletir sobre o processo de intervenção no planejamento de atividades e a compreender como a criança está progredindo.
( ) pode ser denominada dessa forma porque não avalia apenas a criança, mas busca entender o que pode ser útil e funcional para melhorar seu desempenho global e seu acesso ao conhecimento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q8598 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, IBC, AOCP

Há três fases básicas na trajetória da formação de conceitos, segundo Vygotsky e nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q8575 | Direito Constitucional, Professor de Educação Infantil, IBC, AOCP

Assinale a alternativa correta. De acordo com a Constituição Federal do Brasil, a República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q8596 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, IBC, AOCP

Sobre o desenvolvimento dos conceitos científicos na infância, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q8590 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, IBC, AOCP

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). A qualidade do processo de integração depende da estrutura organizacional da instituição, pressupondo propostas que considerem, entre outros

I. o grau de deficiência e as potencialidades de cada criança.

II. a idade cronológica.

III. a disponibilidade de recursos humanos e materiais existentes na comunidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q8581 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, IBC, AOCP

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. De 4 a 6 anos, a aprendizagem significativa e conceitual passa pelas vivências corporais no espaço e no tempo.

II. A integração escolar é um processo gradual e dinâmico que assume diferentes formas segundo as necessidades e as características de cada aluno e o contexto da escola.

III. A criança com deficiência visual severa ou cegueira, não apresenta defasagens de desenvolvimento em relação às videntes (que enxergam).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.