A Lei n. 8.666, de 21 de junho de 1993, atualizada pela Lei n. 13.500/2017 e pelo Decreto 9.412/2018, estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Considerando os fins desta Lei, o art. 6º, seção II, prevê como definição de Projeto Básico:
✂️
✂️ b)
Toda atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a Administração, tais como: demolição, conserto, instalação, montagem, operação, conservação, reparação, adaptação, manutenção, transporte, locação de bens, publicidade, seguro ou trabalhos técnico-profissionais.
✂️ c)
O conjunto dos elementos necessários e suficientes à execução completa da obra, de acordo com as normas pertinentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.
✂️ d)
Produtos manufaturados, produzidos no território nacional de acordo com o processo produtivo básico ou com as regras de origem estabelecidas pelo Poder Executivo federal.
✂️ e)
Bens e serviços de tecnologia da informação e comunicação cuja descontinuidade provoque dano significativo à Administração Pública e que envolvam pelo menos um dos seguintes requisitos relacionados às informações críticas: disponibilidade, confiabilidade, segurança e confidencialidade.
Em ambiente de TI, as empresas buscam cada vez mais simplificar suas infraestruturas e cortar custos. Um bom exemplo disso ocorre com as empresas de desenvolvimento de software, que muitas vezes criam aplicativos que precisam ser homologados em diversas versões de sistemas operacionais mas que possuem apenas um computador para realizar tal tarefa. Existe uma técnica que nos permite instanciarmos diferentes sistemas operacionais a partir do sistema operacional originalmente instalado em um computador. Assinale a alternativa que indica corretamente o nome desta técnica.