Analise o trecho a seguir, retirado da nona proposição do texto “Ideia de uma História
Universal Com um Propósito Cosmopolita”, de Immanuel Kant:
“Um ensaio filosófico que procure elaborar toda a história mundial segundo um plano da Natureza,
em vista da perfeita associação civil no gênero humano, deve considerar-se não só como possível,
mas também como fomentando esse propósito da Natureza. É decerto um anúncio estranho e, quanto
à aparência, incongruente querer conceber a história segundo uma ideia de como deveria ser o curso
do mundo, se houvesse de se ajustar a certos fins racionais; parece que, num tal intento, apenas
poderia vir à luz uma novela. Mas se a Natureza, por suposição, mesmo no jogo da liberdade humana,
não procede sem plano e meta final, semelhante ideia poderia ser muito útil; e embora sejamos
míopes para divisarmos o mecanismo secreto do seu dispositivo, essa ideia poderia, contudo, servirnos de fio condutor para representar como sistema pelo menos em conjunto, um acervo, aliás sem
plano, das acções humanas. Com efeito, se partirmos da história grega – como aquela pela qual se
nos conservou ou, pelo menos, se deve autenticar toda a outra história mais antiga ou coetânea; se
seguirmos a sua influência na formação e na desintegração do corpo político do povo romano, que
absorveu o Estado grego, e a influência daquele sobre os bárbaros que, por seu turno, destruíram o
Estado romano, e assim sucessivamente até aos nossos dias; se, além disso, acrescentarmos
episodicamente a história política dos outros povos, cujo conhecimento chegou gradualmente até nós
por intermédio dessas nações ilustradas: descobrir-se-á um curso regular da melhoria da constituiçãoestatal na nossa parte do mundo (que, provavelmente, algum dia dará leis a todas as outras)”.
Com base no trecho acima e no sistema filosófico kantiano, analise as assertivas a seguir:
I. A liberdade humana não impede Kant de admitir a possibilidade de um desenvolvimento histórico
guiado por um propósito natural implícito.
II. O progresso histórico é garantido pelas revoluções políticas, que representam, segundo Kant,
rupturas inconciliáveis com qualquer plano racional da Natureza.
III. A história humana, mesmo em sua aparência caótica e acidental, pode ser interpretada
racionalmente a partir da hipótese de um plano teleológico da Natureza.
IV. Kant rejeita por completo a ideia de que o curso da história possa estar vinculado a uma finalidade
racional, considerando essa hipótese fictícia e inútil.
V. A razão humana, embora limitada, pode supor a presença na história de progresso gradual rumo
à realização das potencialidades morais do gênero humano.
Quais estão corretas?
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