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Questões de Concursos IF Sul RioGrandense

Resolva questões de IF Sul RioGrandense comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q948569 | Geografia, Integrado, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

.Considerando que esta prova do Processo Seletivo - Inverno 2017 do IFSUL - tenha iniciado às 16h (Horário de Brasília), qual o horário, no mesmo instante, em Florianópolis, capital de Santa Catarina?
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2Q948565 | História, República Oligárquica, Integrado, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

“Os italianos participaram da Primeira Guerra Mundial objetivando satisfazer suas necessidades econômicas e reivindicações territoriais, mas a eles restaram miséria, caos econômico e político, fuga de capitais e ruína.” (BARBEIRO, Heródoto e outros. História: de olho no mundo do trabalho. São Paulo: Scipione, 2004. p. 401)

Com base no texto e a respeito do período entre guerras na Itália, é correto afirmar que este foi um período
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3Q948589 | Física, Física Térmica, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

A óptica geométrica estuda basicamente as trajetórias da luz na sua propagação. Dentre os fenômenos que podem ocorrer nessa trajetória está a reflexão, que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, quando incidir na superfície de separação deste meio com outro.
Em relação ao estudo da reflexão da luz nos espelhos esféricos, analise as seguintes afirmativas:
I. Todo raio luminoso que incide no vértice do espelho esférico gera, relativamente ao eixo principal, um raio refletido simétrico. II. Todo raio luminoso que incide paralelamente ao eixo principal, reflete-se em uma direção que passa pelo centro de curvatura. III. Um espelho convexo conjuga uma imagem real, invertida e menor que o objeto.
Está (ão) correta (s) afirmativa(s)
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4Q948577 | Conhecimentos Gerais, Trabalho, Integrado, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

“Rizicultura em várzeas de vários grandes rios do sul e sudeste asiáticos, caracterizada pelo emprego de abundante mão-de-obra em pequenas propriedades, geralmente irrigadas por cheias naturais”.
(TAMDJIAN, James Onnig & MENDES, Ivan Lazzari. Geografia Geral e do Brasil: Estudos para a compreensão do espaço. São Paulo: FTD, 2004. p.50)

O fragmento de texto apresenta algumas das características da agricultura de
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5Q948587 | Física, Lançamento Vertical, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

Leia com atenção o texto que segue
“Galileu fez outra grande descoberta. Ele mostrou que Aristóteles estava também errado quando considerava que fosse necessário exercer forças sobre os objetos para mantê-los em movimento. Embora seja necessária uma força para dar início ao movimento, Galileu mostrou que, uma vez em movimento, nenhuma força é necessária para manter o movimento – exceto a força necessária para sobrepujar o atrito. Quando o atrito está ausente, um objeto em movimento mantém-se em movimento sem a necessidade de qualquer força.”
HEWITT, P. G. Fundamentos de Física Conceitual. 1ª ed. – Porto Alegre: Bookman, 2003. p. 50.
O texto refere-se a uma questão central no estudo do movimento dos corpos na Mecânica Newtoniana, que é a propriedade dos corpos manterem o seu estado de movimento.
Essa propriedade é conhecida como
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6Q948588 | Física, Espelhos Planos, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

Uma partícula oscila em movimento harmônico simples ao longo de um eixo x entre os pontos x1 = - 35cm e x2 = 15 cm. Sabe-se que essa partícula leva 10 s para sair da posição x1 e passar na posição x = -10 cm.
Analise as seguintes afirmativas referentes ao movimento dessa partícula:
I. A amplitude do movimento é igual a 50 cm e a posição de equilíbrio é o ponto x = 0. II. Na posição x = -10 cm, a velocidade da partícula atinge o valor máximo. III. Nos pontos x1 = - 35 cm e x2 = 15 cm, a velocidade da partícula é nula. IV. O período do movimento é 10 s.
Estão corretas apenas as afirmativas
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7Q948590 | Física, Física Térmica, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

Um copo com 300g de água foi colocado sobre a mesa da cozinha no início da manhã e ali permaneceu até ao meio dia, horário em que a temperatura estava 30 °C. Para tomar essa água gelada, um estudante colocou a água do copo e dois cubos de gelo em um recipiente termicamente isolado e aguardou o sistema entrar em equilíbrio térmico. Sabe-se que esse conjunto estava submetido à pressão de 1atm , que o Calor Latente de Fusão do gelo é LF = 80cal / g , que o Calor Específico do Gelo é cgelo = 0,5cal / g. ºC , que o Calor Específico da água é cágua = 1cal / g. ºC , que os dois cubos de gelo estava inicialmente a 0 °C e que cada um possuía massa de 50 g.
No final do processo, a temperatura da água resultante do equilíbrio térmico foi igual a
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8Q948594 | Química, Soluções características, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

Texto associado.
Recentemente as denúncias das Operações da Polícia Federal contra as fraudes em frigoríficos reacenderam os debates sobre o uso de aditivos alimentares e segurança alimentar. Dentre os diversos grupos de aditivos alimentares, estão os acidulantes, definidos pela ANVISA como “substância que aumenta a acidez ou confere um sabor ácido aos alimentos” (ANVISA, Portaria 540/1997). São exemplos de acidulantes o ácido fosfórico, o ácido cítrico e o ácido acético.
Além do ácido fosfórico, o elemento fósforo forma outros ácidos, tais como o H3PO3 e o H3PO2. Estes ácidos são classificados, respectivamente, como
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9Q948561 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Integrado, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

“A Igreja Ortodoxa resultou da ruptura com a Igreja de Roma, em 1054. Até ocorrer o Cisma, duas grandes tradições conviviam no interior do cristianismo: a latina, no Império Romano do Ocidente, com sede em Roma, e a bizantina, no Império Romano do Oriente, sediada em Constantinopla (antiga Bizâncio e atual Istambul, na Turquia). A Igreja Ortodoxa adota os mesmos sacramentos da Igreja Católica. No entanto, os rituais ortodoxos são cantados sem o acompanhamento de instrumentos musicais e as imagens esculpidas de santos são proibidas, exceto o crucifixo e os ícones sagrados. Os ortodoxos não admitem o conceito de infalibilidade do papa e do purgatório, lugar intermediário entre o Céu, reservado aos crentes, e o Inferno, destinado aos pagãos. Também rejeitam a doutrina católica da Imaculada Conceição segundo a qual Maria teria nascido sem pecado e concebido seu filho virgem. De acordo com os ortodoxos, esse dogma não faz parte da narrativa bíblica e contraria a doutrina tradicional do pecado original.”
(BRAICK, Patrícia e Ramos. MATA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio. 2ª ed. - São Paulo, Moderna, 2010. p. 175.)


O Cisma do Oriente, referido no texto acima resultou
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10Q948598 | Química, Glicídios, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

Ao apagar-se a cal, conforme reação abaixo,
CaO(s) + H2O(l) → Ca(OH)2 + 63,7 kJ
afirma-se que temos uma reação
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11Q948592 | Química, Principais Funções Orgânicas Funções Oxigenadas Cetona, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

Texto associado.
Recentemente as denúncias das Operações da Polícia Federal contra as fraudes em frigoríficos reacenderam os debates sobre o uso de aditivos alimentares e segurança alimentar. Dentre os diversos grupos de aditivos alimentares, estão os acidulantes, definidos pela ANVISA como “substância que aumenta a acidez ou confere um sabor ácido aos alimentos” (ANVISA, Portaria 540/1997). São exemplos de acidulantes o ácido fosfórico, o ácido cítrico e o ácido acético.
O ácido fosfórico apresenta fórmula molecular H3PO4. Nesse composto, o elemento fósforo apresenta qual número de oxidação?
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12Q948557 | Matemática, Regra de Três, Integrado, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

Segundo uma pesquisa realizada em uma determinada cidade, numa população de 6000 habitantes foi estimado que 1920 pessoas são aposentadas.

Qual é a porcentagem de aposentados nessa cidade?

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13Q948572 | Geografia, Vegetação, Integrado, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

“[...] faixa situada ao sul do Saara cujas características transitam entre as do deserto e as da savana. É ocupada predominantemente por populações que praticam atividades econômicas rudimentares”.
(CONTI, José Bueno. Clima e Meio Ambiente – São Paulo: Atual, 1998. p. 67)

A região geográfica descrita no texto recebe o nome de
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14Q948564 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Integrado, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

“A dissolução da Assembleia Constituinte e a outorga da Carta de 1824 acirraram os ânimos, principalmente em Pernambuco. O que incomodava os pernambucanos, assim como os membros da elite de outras províncias dos atuais Nordeste e Norte, era a falta de autonomia, em decorrência da opção de D. Pedro por um regime centralizado a partir do Rio de Janeiro.” (VAINFAS, Ronaldo e outros. História 2: o longo século XIX. – 2° Ed. São Paulo:Saraiva, 2013. p. 153)

O texto faz referencia à política autoritária de D. Pedro I, a qual ocasionou a
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15Q948583 | Matemática, Função de 1 Grau ou Função Afim, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

Considerando o sobrenome do autor do texto contido na prova de Língua Portuguesa deste processo seletivo, podemos afirmar que a probabilidade de escolhermos uma letra ao acaso do seu sobrenome e esta ser uma vogal é
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16Q948555 | Matemática, Sistema de Unidade de Medidas, Integrado, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

Para assar um peru são necessários 12 minutos para aquecer o forno e mais 22 minutos para assar um quilo de peru. Sabendo-se que o forno está frio, é correto afirmar que o tempo mínimo, em minutos, para assar um peru de 3,5 kg é de
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17Q948558 | Matemática, Áreas e Perímetros, Integrado, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

.Para se fabricar 20 camisas iguais são necessários 30 metros de um certo tecido. Quantos metros do mesmo tecido serão necessários para fabricar 50 camisas iguais às citadas?
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18Q948571 | Geografia, Solo, Integrado, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

“Ventos constantes da baixa troposfera que se dirigem das altas pressões subtropicais para as baixas pressões equatoriais, com a direção sudeste predominante no hemisfério Sul e nordeste no hemisfério Norte”.
(CONTI, José Bueno. Clima e Meio Ambiente – São Paulo: Atual, 1998. p. 82)

O texto faz referência aos ventos
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19Q948187 | Arquivologia, Transformações Químicas, Língua Inglesa, IF Sul RioGrandense, INEP, 2018

Texto associado.
INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo.

O ovo perfeito

Nenhum lugar da casa se parece tanto com um laboratório de química quanto a cozinha, onde diversos ingredientes são misturados, queimados, fermentados e submetidos a processos dignos de experiências científicas. Assim como no laboratório, ter noções de química é essencial para que o cozinheiro consiga preparar corretamente os pratos, até os mais simples. Veja, por exemplo, como levar à perfeição a arte de cozinhar ovos.

A clara possui água, gordura e colesterol. Também tem muitas proteínas que mudam de forma quando aquecidas. Elas se desenrolam e deixam expostas regiões na superfície que as ligam a outras proteínas, formando um emaranhado que transforma a clara no material sólido e branco que conhecemos. O ovo também tem bolhas de ar para que o filhote comece a respirar. Elas se tornam um problema quando cozinhamos porque, além de deixar o fundo do ovo chato, ainda podem aumentar a pressão interna e fazê-lo rachar. Para resolver o problema, basta furar o fundo da casca com uma agulha antes de cozinhar e colocar sal ou limão na água. Os dois ingredientes conseguem tampar o buraco porque agem sobre a clara da mesma forma que o calor: fazem as proteínas se juntarem e endurecerem antes que o ovo vaze na panela.

Há também outras maneiras pelas quais o ovo pode explodir. A casca é irregular e, ao aquecer, cada uma das partes começa a se expandir de forma diferente, o que pode levar a rachaduras. É preciso controlar a forma como ele esquenta para que isso não aconteça. Coloque o ovo em água fria, aqueça até ferver, reduza o fogo por mais 10 minutos e jogue em outro recipiente com água fria. Esse último procedimento também ajuda a eliminar aquela substância esverdeada que se forma em volta da gema. Ela surge quando o sulfeto de hidrogênio presente na clara esquenta e se expande.

O aumento de pressão o faz migrar para as regiões mais frias do ovo, como a gema, onde ele reage com o ferro e forma sulfeto de ferro, o material verde. Quando jogamos o ovo em água fria, a casca diminui de temperatura e atrai o sulfeto para longe da gema.

Finalmente, é bom saber que, quanto mais velho um ovo, mais fácil ele descasca. Ao envelhecer, ele se torna menos ácido, o que faz com que a membrana interna da casca se enfraqueça e não grude na parte branca.

É recomendável deixar os ovos ao menos uma semana na geladeira, com cuidado para que eles não estraguem.

Seguindo todas as dicas, o ovo terá formato, aparência e gosto perfeitos.


Que mistura: as histórias curiosas da química.Disponível em: <https://super.abril.com.br/ciencia/que-mistura-as-historiascuriosas-da-quimica/>. Acesso em: 19 mar. 2

Avalie as afirmações abaixo.

I - “ clara possui água, gordura col st rol.” Isso significa qu a clara é uma mistura homogênea.

II - “Também t m muitas prot ínas qu mudam d forma quando aqu cidas. Elas s d s nrolam deixam expostas regiões na superfície que as ligam a outras proteínas, formando um emaranhado que transforma a clara no material sólido branco qu conh c mos.” Essa mudança d comportamento deve-se às forças intermoleculares.

III - “O ovo também t m bolhas d ar para qu o filhot com c a r spirar.” omo o ar atmosférico é composto, aproximadamente, de 20% de gás oxigênio e 80% de gás nitrogênio, os filhotes aproveitam o oxigênio da mistura gasosa para se manterem vivos.

IV - O cozimento dos ovos é um processo endotérmico.

V - Se adiciona o limão na água de cozimento do ovo para deixá-la ácida.

Assinale a alternativa correta.

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20Q948581 | Matemática, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

A charge localizada na prova de português deste processo seletivo ilustra vassouras em diferentes posições. Analisando as posições dos cabos das vassouras e relacionando-as com funções de 1o grau (representação de um segmento de reta), afirma-se que, da esquerda para a direita,
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