Questões de Concursos IFAP

Resolva questões de IFAP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q897536 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PedagogoÁrea, IFAP, FUNDATEC, 2024

A respeito da relação com o saber, de acordo com Charlot (2005), analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. A noção de relação com o saber emerge dos trabalhos de psicanalistas e dos trabalhos de analistas de inspiração marxista dos sistemas de formação. [...] Pouco importam as questões de paternidade; em compensação, é importante ter em mente que a noção de relação com o saber foi construída relativamente a partir de questões que, de um lado, se colocam os psicanalistas e, de outro, os sociólogos da educação de inspiração crítica.

PORQUE

II. A questão-chave é aquela do saber como objeto de desejo. Como o desejo que visa ao gozo pode um dia se tornar desejo de aprender este ou aquele saber, esta ou aquela disciplina.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q897537 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, PedagogoÁrea, IFAP, FUNDATEC, 2024

A respeito das tendências pedagógicas brasileiras, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as seguintes tendências às suas respectivas definições.

Coluna 1

1. Tendências liberais.
2. Tendências progressistas.

Coluna 2

( ) Renovada não diretiva (Escola Nova).
( ) Libertadora.
( ) Tecnicista.
( ) Tradicional.
( ) Histórico-crítica.
( ) Renovadora Progressivista.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q897538 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, PedagogoÁrea, IFAP, FUNDATEC, 2024

Conforme o último relatório de monitoramento dos dados da Meta 4 do Plano Nacional de Educação (2014-2024): “Universalizar, para a população de 4 a 17 anos com deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à Educação Básica e ao AEE, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados” (INEP, 2018), assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q897539 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, PedagogoÁrea, IFAP, FUNDATEC, 2024

Em relação à Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE), a Meta 7: “Fomentar a qualidade da Educação Básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem [...]”, apresenta as seguintes estratégias, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q897540 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PedagogoÁrea, IFAP, FUNDATEC, 2024

De acordo com Japiassu (1976 – apud Iribarry, 2003), o termo significa a exploração científica e especializada de determinado domínio homogêneo de estudo. O que nos permite evocar um conjunto sistemático e organizado de conhecimentos com características próprias em seus planos de ensino, de formação, dos métodos e das matérias. Tal exploração tem a finalidade de fazer surgir novos conhecimentos que irão substituir os antigos. O trecho refere-se à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q897541 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PedagogoÁrea, IFAP, FUNDATEC, 2024

Quanto ao contexto, relação com o mundo do trabalho e metodologias de ensino, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as abordagens educacionais abaixo às suas respectivas definições.

Coluna 1

1. Educação 1.0.
2. Educação 2.0.
3. Educação 3.0.
4. Educação 4.0.
5. Educação 5.0.

Coluna 2

( ) Essa abordagem de Educação promete uma organização curricular que atende às necessidades dos alunos do século em questão, com base no conteúdo inovador da Inteligência Artificial para fornecer a eles uma aprendizagem inteligente e um trabalho inteligente. Pressupõe o entendimento de que conhecimentos digitais e tecnológicos são importantes, mas, que é preciso ir além, considerando também, as competências socioemocionais. E essas remetem a um termo atual, que são soft skills, um pilar importante do desenvolvimento humano que não é quantificável, mas que faz diferença na vida pessoal e profissional e, inclusive são mais valorizadas no ambiente de trabalho e tem como essência a capacidade de comunicação, de resolução de problemas, o gerenciamento das emoções, o trabalho em equipe, a diversidade, a empatia e a ética.
( ) Relaciona-se ao surgimento dos computadores, da automação e da sistematização do conhecimento científico. O professor começa a utilizar as tecnologias digitais, como recurso pedagógico, incentivando a autonomia, o pensamento crítico, promovendo a participação e oportunizando o potencial criativo dos estudantes. Nessa abordagem, a interação é essencial, em detrimento da repetição. As habilidades tecnológicas, de comunicação, compreensão, e de tradução, são fundamentais para a empregabilidade e são consideradas no processo educacional, em que o erro começa a ser aceito como parte do processo.
( ) Prevalece o Homeschooling, um tipo de educação oferecida nas próprias residências, aos filhos das classes econômicas mais favorecidas. Na sequência, é implementado o modelo de escola conhecido ainda hoje, com turmas numerosas, no qual o professor é a figura central do processo, o único detentor do conhecimento, enquanto aos estudantes resta receber passivamente o conhecimento. Nesse contexto, em que predomina o ensino e o teste, cabe somente ao professor a decisão referente ao que o estudante devia estudar.
( ) É caracterizada pelos processos de leitura, memorização e repetição, habilidades necessárias para o mundo do trabalho. Seu objetivo principal é prover para a indústria mão de obra eficiente, capaz de produzir em larga escala. Nessa abordagem, o trabalho individual predomina e o erro é altamente evitado, já que não é considerado como parte do processo de aprendizagem.
( ) Destaca-se pela alta tecnologia (robôs, machine learning, inteligência artificial, Big Data, impressão 3D, realidade aumentada, cloud computing e a Internet das Coisas). Neste sentido, a Inteligência Artificial e várias inovações tecnológicas, se sobrepõem ao trabalho mental humano. O livre acesso à informação, colocado dentro do meio educacional, exige uma contribuição direta para o aprender a aprender, para que não ocorra apenas o acúmulo de informações, sem que se tornem um conhecimento, passível de reflexão e criticidade. Assim, essa Educação precisa proporcionar aos estudantes habilidades digitais, cognitivas e socioemocionais capazes de garantir o aprendizado do século em questão, imprescindível para o mundo do trabalho.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q897542 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PedagogoÁrea, IFAP, FUNDATEC, 2024

Sobre a obra “Inteligência emocional”, de Daniel Goleman (2011), analise as assertivas abaixo:

I. O autor apresenta sua tese de que o Quociente de Inteligência (QI) é um dado genético impossível de ser alterado pela experiência de vida e que nosso destino é, em grande parte, determinado pela aptidão intelectual recebida geneticamente.
II. Para o teórico, as aptidões podem ser ensinadas às pessoas, na medida em que lhes proporcionam a oportunidade de lançar mão de qualquer que seja o potencial intelectual que lhes tenha sido legado pela loteria genética.
III. Na interpretação de Goleman, inteligência emocional são aptidões que incluem controle, resistência, e a capacidade de motivação do outro.
IV. Goleman defende que o impulso é o veículo da emoção; a semente de todo impulso é um sentimento explodindo para expressar-se em ação. Os que estão à mercê dos impulsos — os que não têm autocontrole — sofrem de uma deficiência intelectual. A capacidade de controlar os impulsos é a base da força de vontade e do caráter.
V. Na concepção do autor, a raiz do altruísmo está na empatia, que é a capacidade de identificar as emoções nos outros; sem a noção do que o outro necessita ou de seu desespero, o envolvimento é impossível. E se há duas posições morais que nossos tempos exigem são precisamente estas: autocontrole e piedade.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q897468 | Informática, Windows, Administrador, IFAP, FUNDATEC, 2024

A respeito das camadas do sistema operacional Windows, como na maioria dos sistemas operacionais, as camadas são formadas por __________ (DLLS) com as quais osprogramas se conectam dinamicamente para acessar os recursos do sistema operacional.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q897469 | Informática, Webemail Hotmail, Administrador, IFAP, FUNDATEC, 2024

Forma de usar a internet como interface para enviar e receber e-mail, fornecido como um serviço onde mensagens e contatos ficam direto na nuvem do provedor que lhe oferece o serviço. Esses serviços são usados no Google Gmail, Microsoft Hotmail e Yahoo Mail. O trecho refere-se a qual tipo de serviço?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q897470 | Informática, Administrador, IFAP, FUNDATEC, 2024

Em relação aos conceitos de organização e de gerenciamento de informações em banco de dados, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O tipo mais comum é o banco de dados relacional, que organiza os dados em tabelas (denominadas entidades) com colunas e linhas.
( ) Um banco de dados autônomo fica em nuvem e executa todas as tarefas e muito mais sem intervenção humana.
( ) O banco de dados de processamento de transações on-line (OLTP) realiza o processamento de dados em transações off-line para posteriormente efetuar o armazenamento de todo o pacote.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q897471 | Informática, Malware vírus, Administrador, IFAP, FUNDATEC, 2024

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os tipos de software mal-intencionados abaixo, que podem ameaçar a segurança da informação, às suas respectivas características.

Coluna 1

1. Vírus.
2. Spyware.
3. Worm.

Coluna 2

( ) Programa que se anexa a outros para ser executado normalmente, sem que o usuário perceba, causando estragos pequenos ou grandes.
( ) Tipo de software que pode trazer problemas, instalando-se nos computadores para monitorar a atividade do internauta e usar as informações para fins de marketing.
( ) Consiste em programas de computador independentes que se copiam de um computador para outro por meio de uma rede.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q897472 | Informática, Nuvem "cloud computing" e "cloud storage", Administrador, IFAP, FUNDATEC, 2024

Quanto à nova arquitetura introduzida pela computação em nuvem (Cloud Computing) para armazenamento de dados na nuvem, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Permite que as organizações escolham onde armazenar seus dados.
II. A centralização em grandes pontos de armazenamento e processamento otimiza o uso dos recursos.
III. A nuvem, na verdade, é um conjunto de grandes pontos de armazenamento e processamento de dados e informação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q897483 | Nutrição, Inovações Tecnológicas em UAN, NutricionistaHabilitação, IFAP, FUNDATEC, 2024

Sobre as Unidades de Alimentação e Nutrição (UANs) e a atuação do nutricionista nesses estabelecimentos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q897484 | Nutrição, Inovações Tecnológicas em UAN, NutricionistaHabilitação, IFAP, FUNDATEC, 2024

Em relação aos modelos de gestão das UANs, assinale a alternativa que descreve corretamente o modelo de autogestão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q897485 | Nutrição, Modalidades de Contrato, NutricionistaHabilitação, IFAP, FUNDATEC, 2024

A respeito do modelo de concessão para o gerenciamento de serviços de alimentação e nutrição, qual das alternativas abaixo apresenta uma vantagem especificamente associada a esse modelo de gestão?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q897486 | Nutrição, Higiene e Vigilância Sanitária, NutricionistaHabilitação, IFAP, FUNDATEC, 2024

Sobre o Manual de Boas Práticas em unidades de alimentação e os procedimentos de segurança alimentar, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q897487 | Nutrição, Higiene e Vigilância Sanitária, NutricionistaHabilitação, IFAP, FUNDATEC, 2024

Sobre o Manual de Boas Práticas de fabricação de alimentos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q897488 | Nutrição, Higiene e Vigilância Sanitária, NutricionistaHabilitação, IFAP, FUNDATEC, 2024

Quanto ao controle da potabilidade da água nos POPs, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q897489 | Nutrição, Higiene e Vigilância Sanitária, NutricionistaHabilitação, IFAP, FUNDATEC, 2024

Em relação aos manipuladores de alimentos em serviços de alimentação, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q897490 | Nutrição, Microrganismos patogênicos e DTA’s, NutricionistaHabilitação, IFAP, FUNDATEC, 2024

Sobre a transmissão da Giardia lamblia em serviços de alimentação, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.