Questões de Concursos IFBA

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1Q939694 | Atualidades, MODALIDADE INTEGRADO, IFBA, INEP, 2019

Para responder a essa questão, leia o trecho da reportagem que segue, intitulada “Quênia proíbe produção, venda e uso de sacolas plásticas” de 01/09/2017:
“O que era para ser um objeto prático e útil do dia-a-dia, tornou-se um dos maiores problemas ambientais da humanidade: a sacola plástica. A produção e o descarte em quantidades irracionais fizeram com que este resíduo não só entulhasse lixões e aterros sanitários, levando centenas de anos para se decompor, mas o pior de tudo, poluindo os oceanos do planeta, matando animais, pois o Quênia, na África, decidiu tomar uma decisão radical para combater esta situação: proibiu a produção, comercialização e o uso de sacolas plásticas. Quem desrespeitar a nova lei poderá pagar multa de até 38 mil dólares ou ainda prisão de quatro anos. Para conseguir aprovar a rígida legislação, foram necessários dez anos de muitas negociações. Foram três tentativas – frustradas – para colocar a norma em vigor, mas a partir de hoje, não há mais discussão.”
Texto adaptado. Disponível em: <https://catracalivre.com. br/cidadania/quenia-proibe-producao-venda-e-uso-desacolas-plasticas/>. Acessado em 26/07/2018

Sobre o problema relatado pela reportagem e a solução proposta pelo Quênia, analise as afirmações que seguem e marque a única verdadeira:
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2Q939693 | Geografia, Noções Gerais de Urbanização, MODALIDADE INTEGRADO, IFBA, INEP, 2019

Leia o fragmento de texto que segue e encontre, entre as alternativas, o fenômeno geográfico típico das grandes concentrações urbanas atuais.
“[Esse fenômeno] não é o único, mas, com certeza, o principal elemento constitutivo das Regiões Metropolitanas. Isso porque esse fenômeno costuma ocorrer a partir de grandes cidades e sua junção com as chamadas “áreas de entorno” ou “cidades-satélites”. Assim, forma-se uma região metropolitana que, obviamente, estrutura-se a partir da metrópole que se expande em direção às cidades vizinhas”.
Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/ geografia/>. Acessado em 26/07/2018 (cochete nosso).
O fenômeno a que o texto se refere é conhecido como:
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3Q939691 | Geografia, MODALIDADE INTEGRADO, IFBA, INEP, 2019

O Manifesto Comunista de 1848, elaborado por Karl Marx e F. Engels é um documento fundamental para compreender a crítica social ao capitalismo no século XIX.
“Seguraram com firmeza as visões originais de seus mestres, em oposição ao desenvolvimento histórico progressivo do proletariado. Eles, portanto, empenharam-se, de modo consistente, para enfraquecer a luta de classe e para reconciliar os antagonismo de classe. Ainda sonham com a realização experimental de suas utopias sociais, de fundar phalanstères isolados, de fundar “colônias residenciais”, e de erigir uma Pequena Içaria – décima segunda edição da Nova Jerusalém, e para realizar todos estes castelos no ar, são compelidos a apelar para os sentimentos e bolsas dos burgueses.”
MARX, Karl. O Manifesto Comunista. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1998. p. 62.
Na passagem acima os autores daquele documento criticavam:
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4Q939690 | História, República Oligárquica, MODALIDADE INTEGRADO, IFBA, INEP, 2019

O relato do revolucionário Gregório Bezerra, nascido em 13 de março de 1900, expõe muito do drama social brasileiro: da seguinte forma:


“Gregório Bezerra só foi comer um “prato de arroz com farofa e carne de porco” aos 7 anos, quando já trabalhava como pequeno lavrador na fazenda de um velho latifundiário. Costumava fazer uma única refeição: farinha com migalhas de charque ou “pirão de água fria com um naco de bacalhau.”


PRIORE, Mary Del. Histórias da Gente Brasileira, volume 3, República – Memórias. Rio de Janeiro: LeYa, 2017. p. 286.


Na Primeira República ou República Velha (1889-1930) no Brasil, a estrutura da economia brasileira de natureza agrário exportadora e latifundiária era a simbiose de um regime político que tinha como característica:

I – O poder oligárquico coronelista excludente da participação da maioria.

II – Os potentados locais controlavam o sistema eleitoral, fraudando o voto que era aberto e não secreto.

III – A Comissão Verificadora dos Poderes foi estabelecida pela “Política dos Governadores” fortalecendo o “jogo oligárquico”.

IV – Os latifundiários tinham o controle social dos trabalhadores rurais fortalecendo o seu mando político.

Marque a alternativa que apresenta as proposições verdadeiras:

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5Q939689 | História, Medievalidade Europeia, MODALIDADE INTEGRADO, IFBA, INEP, 2019

“Mas é verdade que a cidade medieval, por sua lógica econômica fundada mais no dinheiro do que na terra, por seu sistema de valores no qual, em face do ideal aristocrático de hierarquia vertical, de duração, de ociosidade e de largueza, impunha a si mesmo outra concepção, outro ideal de hierarquia horizontal, do tempo, do trabalho e do cálculo, podia minar por dentro o sistema feudal para transformá-lo em sistema capitalista. Foi preciso, entretanto, esperar pela revolução industrial.”
LE GOFF, Jacques. O Apogeu da Cidade Medieval. São Paulo, Martins Fontes, 1992. p.58.
Em relação ao trabalho, a cidade feudal diferia do campo, entre outras razões, por:
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6Q939688 | História, República Autoritária 1964 1984, MODALIDADE INTEGRADO, IFBA, INEP, 2019

No relato da professora Lúcia Guedes Mello, nos “anos de chumbo” da ditadura militar no Brasil, a agressão ao direito de manifestação era uma constante:
“Os meus universitários não poderiam estar longe do burburinho. Conta Cristina que numa passeata, na Avenida Sete, Rua Chile, Praça da Sé, ao passar pela Praça Municipal chega a polícia para dispersá-los. Ela corre para uma das ruas transversais e, de repente, um policial a intimida com um fuzil em riste. Noutra ocasião, sempre movimento de rua, na Avenida Sete, exatamente na Ladeira de São Bento, chega a polícia montada. Não sei como souberam. A turminha joga milhares de bolinhas de gude nas patas dos cavalos que começam a escorregar e sem estabilidade, os policiais caem. Os estudantes aproveitam e correm para o Mosteiro de São Bento que os abriga.”
MELLO, Lúcia Guedes. Sobradão. Salvador, Omar G, 2002. p. 287.
A ditadura militar no Brasil teve o seu início:
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7Q939687 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, MODALIDADE INTEGRADO, IFBA, INEP, 2019

Voyages contém dados sobre mais de 3,8 milhões de escravos embarcados em navios luso-brasileiro na África e cerca de 3,4 milhões desembarcados nas Américas (…). A maior parte dos africanos trazidos por comerciantes luso-brasileiros embarcou em navios que haviam partido de portos brasileiros. De acordo com Voyages, pelo menos 37% dos escravos transportados por traficantes luso-brasileiros embarcaram em navios que haviam partido do Rio de Janeiro, 36% em navios saídos de Salvador da Bahia e 12% em embarcações de Recife em Pernambuco. O restante, cerca de 15%, foi transportado em navios que haviam partido de outros portos, com Lisboa, Porto, Belém do Pará e São Luís do Maranhão.”
SILVA, Daniel B. Domingues da. Brasil e Portugal no Comércio atlântico de escravos: um balanço histórico e estatístico. In. GUEDES, Roberto (org.). África – Brasileiros e Portugueses. Rio de Janeiro, Mauad X, 2013 p.53-54.
No início do século XVII, o tráfico de escravos da África para o Brasil passou a ser regular e tinha intima relação com as economias desenvolvidas no Brasil colonial. Com base nos dados apresentados, é possível afirmar que:
I – Pelos dados apresentados, o porto do Rio de Janeiro já era o mais concorrido para o desembarque de pessoas na condição de escravos, podendo evidenciar a maior atividade econômica desta região, como, por exemplo, a economia aurífera ou do ouro.
II – A cidade do Salvador, com base nos dados apresentados, mantinha o segundo lugar no trato de escravos podendo evidenciar a continuidade da importância da economia do açúcar e do tabaco.
III – Pernambuco, pelos dados do Voyages, aparecia com 12% dos navios embarcados revelando a falência da economia açucareira e aurífera daquela região.
IV – A presença de diversos portos no trato ou tráfico de escravos evidencia o quanto a economia do escravismo e da escravidão estavam disseminadas na Idade Moderna.
Marque a alternativa que apresenta as preposições verdadeiras:
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8Q939686 | História, Medievalidade Europeia, MODALIDADE INTEGRADO, IFBA, INEP, 2019

A Idade Moderna entre os séculos XV e XVIII foi um período de intensas mudanças sociais, políticas, econômicas, geográficas e culturais entre outras mudanças, entre as quais podemos ressaltar:
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9Q939685 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, MODALIDADE INTEGRADO, IFBA, INEP, 2019

A cultura ateniense desenvolveu o teatro como uma das suas artes, estendendo-se até as cidades de Roma Antiga. Entre os gêneros dessa manifestação artística podemos destacar:
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10Q939684 | História e Geografia de Estados e Municípios, MODALIDADE INTEGRADO, IFBA, INEP, 2019

TEXTO I
Carlos Martel, que sucedeu a seu pai, Pepino de Herstal, em 714, foi considerado como o verdadeiro rei e seu prestígio foi realçado por suas vitórias, entre as quais estava a ganha perto de Poitiers contra os muçulmanos. LE GOFF, Jacques. As raízes medievais da Europa. Petrópolis, Vozes, 2007. p.50.


TEXTO II
João da Mota era baiano e filho de Pedro da Mota. Foi servir como soldado na capitania de Pernambuco a partir de 2 de outubro de 1684, galgou postos militares por seus serviços e bravura, chegando a sargento-mor do Recife.
CAVALCANTI, Nireu. História de Conflitos no Rio Colonial. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2013. P. 219.
Os séculos indicados nos textos I e II, relativos a Carlos Martel e João da Mota, são, respectivamente:
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11Q939683 | História, Fundamentos da História Tempo, MODALIDADE INTEGRADO, IFBA, INEP, 2019

A ciência da História, como qualquer outra ciência, é um conhecimento racional, objetivo, progressivo, verificável e verdadeiro, ainda que falível. Contudo, a ciência da História para conhecer a realidade dos homens no tempo tem determinada especificidade, essa especificidade na construção do passado dos homens no tempo é:
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12Q939682 | Raciocínio Lógico, MODALIDADE INTEGRADO, IFBA, INEP, 2019

Marieta era fã tanto do futebol masculino quanto do futebol feminino e colecionavafotos de grandes expoentes do futebol no cenário mundial. Por algum motivo, enjoou e quis mudar sua admiração para outro esporte. Resolveu, então, presentear seus colegas da escola com suas figurinhas relacionadas ao futebol.
Ela tem 125 fotos do jogador de futebol Cristiano Ronaldo, 250 fotos da jogadora de futebol Marta e 300 fotos do jogador de futebol Messi. Marieta deseja dividi-las entre um maior número de grupos possível, contendo os três expoentes de jogadores que ela possui, de forma a conter um mesmo número de foto em cada grupo, e ainda cada grupo deverá conter uma mesma quantidade de fotos de cada jogador.
Determine o número de fotos do jogador Cristiano Ronaldo contido em cada grupo.
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13Q939681 | Matemática, MMC e MDC, MODALIDADE INTEGRADO, IFBA, INEP, 2019

Ozzy e Boby tomaram medicamentos diuréticos e, por isso, vão para o banheiro de maneira sistemática. Ozzy vai ao banheiro de 30 em 30 minutos e Boby, de 18 em 18 minutos. Assim, a primeira vez que eles se encontraram foi no horário de 12:45. Qual foi o horário que os dois se encontraram novamente no banheiro depois deste primeiro horário?
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14Q939680 | Matemática, Prismas, MODALIDADE INTEGRADO, IFBA, INEP, 2019

Pamponet comprou um reservatório em formato de um cubo, a fim de armazenar uma determinada cota de água, necessária para um determinado serviço. Quando ele colocou a referida cota de água no reservatório, percebeu que apenas 40% do volume do reservatório foi preenchido. Sabendo que o volume do reservatório, ocupado pela água da cota que Pamponet colocou, corresponde a 1280 milímetros cúbicos, então a diferença do volume do total do reservatório pelo volume ocupado pela cota, em milímetros cúbicos será de?
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15Q939679 | Matemática, Frações e Números Decimais, MODALIDADE INTEGRADO, IFBA, INEP, 2019

Pilatus foi numa banca de revista comprar pacotes de figurinhas para ver se completava seu álbum. Chegando em casa, ele abriu todos os pacotes, totalizando X figurinhas. Ele foi verificando as figurinhas e as que ele já tinha no álbum ele iria descartar. O descarte das figurinhas foi feito em duas etapas, sendo que na primeira foram descartadas 1/3 do total das figurinhas compradas e no segundo descarte 1/4 do que restou do total, após o primeiro descarte.
Determine o percentual de figurinhas descartadas por Pilatus, do total de figurinhas que ele comprou é igual a:
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16Q939678 | Matemática, Áreas e Perímetros, MODALIDADE INTEGRADO, IFBA, INEP, 2019

A hipotenusa do triângulo retângulo de catetos (4 + √5) cm e (4 - √5) cm é igual ao lado de um quadrado de área x cm². Determine o valor de x.
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17Q939677 | Matemática, Médias, MODALIDADE INTEGRADO, IFBA, INEP, 2019

Numa escola o grupo A é composto por 6 pessoas e tem a média de idade de 13 anos. O grupo B tem a mesma soma de idade que o grupo A. Entram no grupo B duas pessoas com idades de 14 anos e 18 anos, e então a média de idade do grupo B passa a ser de 11 anos. Quantos integrantes tinha o grupo B, antes da chegada dos dois últimos integrantes?
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18Q939676 | Matemática, Sistema de Unidade de Medidas, MODALIDADE INTEGRADO, IFBA, INEP, 2019

Um grupo de 80 motoqueiros viaja por 60 dias e suas motos totalizaram um consumo de 10000l Se este mesmo grupo tivesse sido composto com 20 motoqueiros a menos, em quantos dias neste grupo, suas motos totalizariam um consumo de 8000l, supondo todas as motos com mesmo rendimento de consumo?
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19Q939675 | Matemática, Função de 1 Grau ou Função Afim, MODALIDADE INTEGRADO, IFBA, INEP, 2019

Hoje eu tenho x anos e meu irmão y anos. Há 15 anos meu irmão tinha o dobro de minha idade. Então a minha idade x, em anos, sabendo que daqui a cinco anos nossas idades somarão 70 anos, é:
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20Q939674 | Português, Figuras de Linguagem, MODALIDADE INTEGRADO, IFBA, INEP, 2019

Texto associado.
Leia o texto II e responda à questão

TEXTO II
ELA E EU

Há flores de cores concentradas
Ondas queimam rochas com seu sal
Vibrações do sol no pó da estrada
Muita coisa, quase nada
Cataclismas, carnaval

Há muitos planetas habitados
E o vazio da imensidão do céu
Bem e mal e boca e mel
E essa voz que Deus me deu
Mas nada é igual a ela e eu

Trecho de uma canção de Caetano Veloso, cantada por Marina Lima no álbum Marina Lima, do ano de 1991. Disponível em: https://www.vagalume.com.br/marina-lima/ ela-e-eu.html>. Acessado em: 06/08/2018.
Assinale a alternativa em que encontramos um exemplo de antítese:
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